6 motivos pra você não fazer exame de vista gratuito

exame de vista grátis
  • por
4.4
(74)

Você já fez exame de vista grátis? Essa prática se torna cada dia mais comum, mas você sabia que na verdade ela pode trazer graves consequências para a saúde dos seus olhos?

Normalmente, alguns lugares oferecem uma “compra casada”. Isso significa que você até pode fazer uma consulta com o optometrista ou oftalmologista. Mas, se quiser ter o resultado, precisa adquirir a armação e as lentes na própria ótica. Esse tipo de coação é ilegal e deve ser denunciada. Além disso, existem outros motivos que você precisa saber antes de pensar em fazer um exame de vista gratuito. Veja a seguir!

1. Não é confiável

Em uma matéria realizada pelo Jornal Nacional, o repórter testou a consulta em uma ótica. Por 20 reais. Ele recebeu uma receita, assinada por um médico, que indicava que ele tinha problemas na visão. Porém, ele só teve acesso a essa receita quando adquiriu os óculos.

Logo depois, o mesmo repórter foi até uma consulta tradicional com o oftalmologista de confiança. Dessa forma, ele poderia comparar as duas receitas. No fim da consulta, o oftalmo então lhe informou que na verdade ele não precisava de óculos.

Isso não quer dizer que todas essas óticas fazem isso. Entretanto, procure sempre estabelecimentos de confiança para fazer as lentes do seu óculos e sempre prefira fazer o exame com seu oftalmo de confiança.

2. Não identifica várias doenças dos olhos

A saúde do olho não se resume apenas ao uso de óculos. Outras doenças podem existir, dependendo dos seus sintomas e histórico familiar. Na maior parte das consultas gratuitas, problemas como glaucoma, catarata e infecções não podem ser detectados, pois encontra-se a necessidade de usar equipamentos que um oftalmologista possui somente em seu consultório.

3. Vendas casadas são proibidas

O Código de Defesa do Consumidor e o Procon (Procuradoria do Consumidor) proíbem as vendas casadas, pedindo que essa prática seja denunciada. Por isso, caso você se depare com essa condição na hora de comprar seu óculos, não aceite.

4. Publicidade de serviços de saúde

Nos centros de cidades paulistas, como Campinas e Santos, existe muita concorrência entre óticas que fazem o serviço. Por isso, é comum encontrar vários vendedores que entregam panfletos e abordam as pessoas nas ruas. O Manual de Publicidade Médica, proíbe a prática de publicidade de serviços médicos.

5. Uso incorreto do autorrefrator

Quando você realiza seu exame ocular em um consultório, em alguns casos, o aparelho utilizado é o autorrefrator, que é de fácil manejo. Entretanto, para diagnosticar doenças mais sérias e fazer uma previsão mais correta do grau do paciente é preciso estar ciente que – se for necessário – o paciente deve ser direcionado a um profissional especializado.

exame de vista grátis

Refrator – equipamento usado por um médico oftalmologista

6. Uma consulta completa demora mais do que alguns minutos

Para ter um diagnóstico realmente completo, a consulta torna-se mais demorada do que pode acontecer nos lugares em que oferecem exame de vista grátis. O médico começa perguntando sobre seus sintomas, histórico familiar, se você já usa lentes corretivas, qual o seu grau, entre outras.

Depois, ele decide quais tipos de testes serão realizados em você, dependendo dos seus riscos. Pois, se você tiver alguém na família com glaucoma, por exemplo, o teste específico será aplicado.

Além disso, outros fatores, como o estado das partes do olho, movimentos, respostas e campo de visão também são checados nas consultas realizadas com um oftalmologista.

Exame oftalmológico preço

Os preços para exame de vista acabam variando bastante de acordo com a necessidade e o tipo de exame recomendado pelo oftalmologista. O valor de um exame de vista pode custar de R$99,99 até R$300,00 dependendo da sua cidade e do exame que precisar fazer. Mas existem alguns sites e aplicativos que te ajudam a economizar fazendo uma consulta com um oftalmo da sua cidade. Os mais conhecidos são:

Não deixe de conferir. Assim você consegue economizar sem colocar a saúde dos seus olhos em risco né?

Considerações finais

Por isso, pense bem antes de fazer exame de vista grátis! Não deixe de sempre consultar um profissional de confiança para realmente saber como está a saúde dos seus olhos. E se realmente você precisar de óculos, pesquise bem o melhor tipo de lente para a sua necessidade antes de comprá-la.

Dessa forma, se você estiver precisando encontrar um oftalmo perto de você, clique aqui e marque uma consulta em instantes pelo BoaConsulta gratuitamente. Afinal, hoje em dia há várias opções no mercado com diversos nomes e marcas que muitas vezes podem te confundir e fazer com que você gaste bem mais do que seria realmente necessário. Conheça aqui os tipos de lentes para miopia disponíveis hoje.

exame de vista grátis

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 74

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

19 comentários em “6 motivos pra você não fazer exame de vista gratuito”

  1. Eu sempre fiz exame gratuito,mas dei sorte o oftalmologista é um excelente profissional, inclusive detectou outros problemas alem da necessidade de óculos..meu oftalmologista de santa Cruz RJ ,, excelente..

    1. Oi, Patrícia!

      Ficamos felizes que tenha encontrado um médico referência que é capaz de atender todas as necessidades que precisa. Busque fazer sempre com oftalmo, pois ele é o único profissional apto para diagnosticar qualquer problema que possa ter em seus olhos.

      Continue mantendo a saúde dos seus olhos em dia! 😀

  2. Boa tarde eum não tenho condições financeiras para cuidar das minhas vista e 19o tempo muito estaca muito a minha vista direita cai
    E onde tem claridade não con sigo em chegar bem !..peço por me ajudar apenas com exame , das com tempo dou um jeitinho de a um armação.
    Obrigado

    1. Oi, Sabrina!

      Tudo bem?

      Você pode procurar por programas gratuitos de consultas oferecidas pelo governo, como o SUS.
      Consulte também a prefeitura da sua cidade sobre programas sociais de atendimentos gratuitos com oftalmologista.

      Faça exames somente com o médico oftalmologista, pois somente ele é capaz de identificar todo e qualquer problema que você tenha em sua visão. 😉

  3. Boa tarde eu não tenho condições financeiras para cuidar das minhas vista enao tenho ,só apenas apenas 19anos tempo muito estraga muito! Minhas vista direita cai quando exploro muito na leitura, mas antes ele não era assim.
    E onde tem claridade não con sigo em chegar bem !..Peço por favor que me ajude apenas com exame com tempo dou um jeitinho de a
    um armação.
    Obrigado

    1. Oi, Sabrina!

      Tudo bem?

      Existem alguns sinais que indicam que você pode usar óculos. Temos um artigo aqui falando quais são esses sinais: https://lenscope.com.br/blog/11-sinais-de-que-e-preciso-usar-oculos-imediatamente/

      Você pode procurar por programas gratuitos de consultas oferecidas pelo governo, como o SUS.
      Consulte também a prefeitura da sua cidade sobre programas sociais de atendimentos gratuitos com oftalmologista.

      Evite exame de vista grátis, pois muitos casos os exames não são feitos por um médico responsável e somente o oftalmo é capaz de diagnosticar qualquer problema que você apresente em sua visão.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    1. Oi, Elaine!

      Pelos sintomas que você nos contou, talvez você precise usar óculos de grau. Olhos cansados e dificuldade para enxergar, como você relatou, pode ser algum problema de visão. Você já foi no oftalmologista fazer um exame de vista? Caso ainda não tenha ido, não deixe de marcar uma consulta. Só ele pode fazer o diagnóstico para você.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  4. realmente a venda casada é crime. o COM deveria tomar providências sobre essas clínicas de oftalmologia que tem ótica não do lado, mas dentro da clínica e que o paciente nem pega a receita, já que uma funcionária leva a mesma até a ótica.

    faltou a matéria informar que o optometrista também está capacitado para usar equipamentos como lâmpada de fenda e retinoscopio, já que esses não são invasivos portanto, não são de uso exclusivo do médico. como optometrista não diagnostica doença, em caso de suspeita de patologia, deve encaminhar o paciente ao profissional médico.

  5. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    A vida é como uma câmera. Foque no que é importante, capture bons momentos, desenvolva a vida a partir de negativos. E, se as coisas não derem certo, tire outra foto.

  6. Seria bom que no Brasil as coisas começassem a mudar pois os médicos querem tomar conta de tudo sempre unindo o útil ao agradável .
    São donos de óticas fazendo concorrência com os comerciantes de uma forma desleal
    bom se cada um respeitasse o direito do outro.

  7. Oi!
    Esclarecedor o texto, obrigado!
    Eu já fiz exame de vista gratis 2 vezes e comprei o óculos na segunda vez e, foi quando me senti ludibriado depois que eu comprei o par de óculos e percebi que eles não estavam sendo bons pra mim, quer dizer, eu uso eles mas ainda tenho dificuldade de exergar com total nitidez.
    Os exames que fiz foram bem rapidos e sem muita atenção. Apenas precreveram uma receita e mandaram para óptica.

    1. Olá, Ledeilson!
      Poxa, sinto muito pela sua experiência. Infelizmente isso ainda é bastante comum. Como não está satisfeito com o resultado dos seus óculos, o mais indicado é procurar um médico oftalmologista e realizar um exame completo. Assim você saberá exatamente o que precisa, a partir de uma receita de óculos correta para a sua necessidade. Estamos aqui pra te ajudar a encontrar as melhores lentes, pelo melhor custo benefício em uma nova maneira de fazer lentes para óculos pela internet. Saiba mais sobre a gente em nosso site, no link https://lenscope.com.br/.
      Espero ter ajudado e sempre que tiver dúvidas pode nos procurar.

  8. Sérgio Trindade Alves

    Achei essa matéria bastante tendenciosa,conheço muitas pessoas que fizeram seus exames com optometrista e que estão enxergando muito bem.
    A verdade é que os médicos oftalmologistas não querem perder espaço para os optometrista que muita das vezes são mais eficazes e atenciosos que um oftalmologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *