0,50 grau de astigmatismo é muito? Preciso usar óculos?

0,50 graus de astigmatismo
  • por
4.5
(37)

0,50 grau de astigmatismo não é muito forte e não é considerado um grau alto. Mas se você descobriu que tem astigmatismo, talvez você precise usar óculos de grau para aliviar os sintomas que incomodam nosso dia a dia, como dor de cabeça, olhos cansados, dor no olho, entre outros. 

Nesse casos, muitos médicos especialistas em saúde visual podem recomendar usar o óculos com 0,50 grau de astigmatismo para assistir TV, mexer no computador, tablets ou celulares. Ou até mesmo ler livros, jornais e revistas. 

Se eu não usar óculos, o grau aumenta?

Você já pensou que seu grau poderia aumentar se não usasse óculos? Bom, quanto a isso, não precisa se preocupar, porque isso não é verdade.

As lentes de grau têm o objetivo de melhorar a sua visão, te ajudando a enxergar de forma nítida e eliminando a necessidade dos seus olhos se esforçarem para ver bem. Por isso, o que pode estar por trás do grau aumentar é o fator hereditário. Ou seja, se seus pais precisam de óculos, as chances de você também precisar são maiores. Além disso, as chances do grau de astigmatismo e miopia evoluírem ao longo dos anos também são maiores.

E o que também contribui para o aumento do grau é a alta exposição à luz azul emitida pelas telas digitais, como celular ou computador. Inclusive, essa é uma das principais causas do desenvolvimento da falsa miopiaPor isso, é sempre importante estar atendo aos sinais que você precisa cuidar da sua visão.

Se você quer saber o que é astigmatismo e como esse problema de visão se desenvolve em nossa visão, não deixe de ver nossa série sobre o assunto lá no nosso canal no Youtube. Clique no vídeo para assistir.

Posso usar qualquer armação para 0,50 grau de astigmatismo?

Você tem medo que a armação deixe evidente uma lente grossa para 0.50 de astigmatismo? Se a resposta for sim, você não precisa se preocupar. Como 0,50 grau de astigmatismo é considerado um grau baixo, você pode escolher a armação que preferir, porque seu óculos não ficará grosso devido ao astigmatismo.

Mas lembre-se que o ideal é não exagerar no tamanho do óculos, porque armações muito grandes, podem impossibilitar a montagem das lentes na armação.

0,50 graus de astigmatismo

Veja alguns modelos  de armação para o seu grau de astigmatismo.

Qual lente de óculos usar para 0,50 grau de astigmatismo?

Quem tem 0,50 grau de astigmatismo pode escolher diversos tipos de lentes para óculos, como as lentes de acrílico 1.49 ou 1.50, também conhecidas como lentes CR-39 ou Orma®.

No entanto, para quem busca lentes mais resistentes e com tratamentos como antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV, a melhor opção é as lentes de policarbonato, que também são chamadas de lentes Poli ou Poly.

 A lente de policarbonato é mais indicada porque  seu material é bastante resistente, o que garante maior durabilidade para seu óculos. Além disso, elas são conhecidas por serem lentes 30% mais leves e finas, quando comparamos com as lentes em acrílico. E isso acontece, devido ao índice de refração das lentes de policarbonato. 

O índice de refração das lentes de policarbonato é de 1.58 a 1.59, enquanto as lentes em acrílico é de 1.50. E é essa diferença que faz com que as lentes de policarbonato sejam mais finas. 

Fizemos um vídeo sobre como escolher o óculos para astigmatismo no nosso canal no Youtube, que você pode ver clicando no vídeo abaixo.

Você vai usar óculos para 0,50 grau de astigmatismo?

Neste artigo, tentamos te ajudar a entender se meio grau de astigmatismo é considerado um grau forte e a comentar as lentes e armações que você pode usar para esse grau. Mas agora queremos saber: o que você decidiu? Se ainda tiver alguma dúvida, é só escrever pra gente aqui nos comentários.

E, se você chegou até aqui e faz pouco tempo que está usando seu óculos novo, veja quanto tempo leva para se acostumar com ele.

Atualizado em 02/09/2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

24 comentários em “0,50 grau de astigmatismo é muito? Preciso usar óculos?”

    1. Oi, Amanda!Obrigada por deixar seu comentário

      O astigmatismo alto é considerado alto quando é acima de 4 graus.

      Então, pode ficar tranquilo O seu astigmatismo é considerado baixo!

      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos? Assim conseguimos te indicar qual de nossas lentes atendem o seu grau.
      É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br

      Aguardo seu contato!
      Até mais!

    1. Olá, Ana Carolina tudo bem?
      Nesse caso, o mais indicado é seguir as recomendações que o profissional da área passou pra ela. Em alguns casos, é indicado usar o dia todo, em outros, apenas em atividades que usamos mais nossa visão como ler, escrever, assistir a aula, mexer no computador e ver TV.
      Também deixamos aqui o convite para vocês conhecerem nossas lentes que atendem o grau da sua filha. Segue o link https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se tiver alguma dúvida, pode nos chamar pelo Whatsapp

    1. Olá, Camile!
      Nesses casos, é sempre importante seguir as orientações da sua oftalmo. Às vezes deixar de usar o óculos em algumas atividades, pode te dar dor de cabeça.
      E nós atendemos seu grau Você pode saber mais sobre nossas lentes e fazer um óculos de forma online e segura, sem precisar sair de casa. É só acessar https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      E se tiver alguma dúvida, é só nos chamar pelo Whatsapp

  1. Luana Pereira do Nascimento

    Olá, bom dia!

    Fui diagnósticada com astigmatismo para longe eixo 180, lado direito 0,50 e esquerdo 0,75.
    Devo utilizar o óculos, durante todo o dia em todas atividades?

    No aguardo e obrigada pelo conteúdo dos vídeos.
    Ajuda muito.
    Abraço.

    Luana Nascimento

    1. Olá Luana, tudo bem?
      Quanto a sua dúvida, nós recomendamos que você consulte o médico responsável pela saúde de seus olhos, para que ele possa te auxiliar com esse dúvida! Assim ele pode te explicar certinho tudo a respeito do período de uso do seu óculos 🙂

      Mas qualquer coisa, é só contar com a gente 🙂

  2. Amigos, creio que já deva ter feito uma pergunta por aqui, mas sem querer fechei a aba do navegador, e não encontrei mais o post. 🙁 Peço desculpas.

    Será que vocês poderiam me ajudar? Minha receita tem o seguinte:

    – OD Esférico -0,50 / Cilíndrico -0,25 / Eixo 170
    – OE Esférico -0,50 / Cilíndrico -0,25 / Eixo 25
    – Adição + 1,25 AO

    Com graus tão baixos, mesmo assim, é recomendável usar o óculos? 🙂

    Abraços!

    1. Oi, Marcos. Tudo bem?
      Uma vez que uma correção foi prescrita para correção da sua visão, o uso de um par de óculos para a correção do seu grau, por menor que ele seja, deve melhorar a sua qualidade de vida e aliviar os sintomas do seu problema de visão. Além disso, com o óculos você enxergará com mais nitidez, clareza e conforto.

    1. Oi, Rafael. Tudo bem? O ideal é que você use seu óculos o tempo inteiro, uma vez que te proporcionarão mais conforto visual e eliminarão os sintomas característicos do seu problema de visão. Por outro lado, você irá enxergar bem também sem os óculos em atividades onde o objetivo em foco está longe.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  3. Olá! Tenho astigmatismo de- 050 tanto no olho direito como no olho esquerdo com eixo de 175 p°ara o direito e 170° para o esquerdo e indica que é para longe. Isso dizer que não preciso usar pra trabalhar? (kkkk) sou manicure e não sei como usar🤡😂

    1. Oi, Josilente. Tudo bem? Astigmatismo é a dificuldade de enxergar independente da distância, que causa embaçamento da visão. A marcação no campo para longe na sua receita é apenas uma indicação do seu problema de visão (miopia, hipermetropia ou astigmatismo). O campo para perto só é preenchido quando se tem presbiopia (vista cansada).

      Além disso, uma vez que uma correção foi prescrita para correção da sua visão, o uso de um par de óculos para a correção do seu grau, por menor que ele seja, deve melhorar a sua qualidade de vida e aliviar os sintomas do seu problema de visão. Além disso, com o óculos você enxergará com mais nitidez, clareza e conforto.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

  4. Tenho astigmatismo com miopia. Na receita está -0,50 nos dois olhos e eixo 50 e 80. Sinto muitas dores de cabeça e fadiga mesmo usando óculos. Meu oftalmo falou que não posso usar óculos toda hora, mas não consigo. Quando fico sem óculos meu globo ocular inflama. O que fazer?

    1. Oi, Izabela. Esperamos que você esteja bem 🙂
      O ideal é que você se sinta bem usando o óculos, independente do grau. Dessa forma, quando há desconforto com o uso do óculos e sintomas como os que você relatou, é sinal de que algo pode estar errado com as lentes do óculos ou com o seu grau. Por isso, o ideal é que você converse com o seu médico oftalmo sobre os incômodos e falta de adaptação. E também verifique se o grau do óculos está condizente com o grau da receita. Assim, é possível encontrar uma solução para você enxergar bem e sem incômodos.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  5. Olá! Sempre tive astigmatismo e miopia, mas não usava os óculos. Hoje com 40 anos fui ao oftalmo e tenho presbiopia, 1,50 de astigmatismo no olho esquerdo e miopia no direito. Sinto a vista cansada, principalmente a noite. Uso direto os óculos ou como devo usar? Obrigada!

    1. Oi, Adriana. Tudo bem? O ideal é que você use o seu óculos multifocal o tempo inteiro, uma vez que te proporcionarão mais conforto visual e eliminarão os sintomas característicos da presbiopia, miopia e astigmatismo. O uso de óculos o tempo inteiro te permitirá enxergar com mais nitidez e clareza. Além disso, você também pode conversar com o seu oftalmo de confiança sobre o tempo de uso dos óculos.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Progress. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress Sempre que precisar, estamos aqui 😉

  6. Tenho -0,50 de astigmatismo em ambos olhos, além de miopia. Eu gosto de usar lentes de contato, mas todas as lentes tóricas são pra 0,75 graus ou acima, qual lente eu escolho?

    1. Oi, Maria. Tudo bem? O ideal é que você converse com o seu oftalmologista de confiança, e juntos, decidam qual a melhor indicação de lente de contato para o seu caso.
      Sempre que precisar, estamos aqui. 😉

    1. Olá, Vinicius. Tudo bem? Pode ficar tranquilo que o seu grau de astigmatismo não é alto. O grau de astigmatismo é considerado alto a partir de 4 graus. Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *