astigmatismo pode diminuir?

1 grau de astigmatismo é muito? Veja se você tem grau alto de astigmatismo

4.8
(17)

Se você está em dúvida se 1 grau de astigmatismo é muito, saiba que não precisa se preocupar, pois 1 grau de astigmatismo não é considerado um grau alto ou muito forte. Mas talvez você precise usar óculos de grau para conseguir ver bem.

Isso acontece porque o astigmatismo provoca dificuldade para ver de perto e de longe. Por isso, quando não usamos óculos, nossos olhos precisam se esforçar para conseguir enxergar bem e isso provoca vários sintomas que incomodam nosso dia a dia. Os principais sintomas são dores de cabeça, dor nos olhos e vista cansada.

Por que eu tenho astigmatismo?

O astigmatismo é causado por uma imperfeição no grau de curvatura da córnea. Para você entender melhor, vamos te explicar como é a córnea de quem não tem astigmatismo e comparar com quem tem astigmatismo.

Quem não tem astigmatismo, por exemplo, a córnea possui um formato oval, parecido com um bola de basquete. Ou seja, a córnea tem o mesmo grau de curvatura em toda a sua extensão. Assim, há apenas um ponto de foco de luz e a visão é nítida.

Já quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente. Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Então, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

Olha só a imagem abaixo mostrando como é a visão normal e a visão com astigmatismo.

Visão normal e visão com astigmatismo. Observe que, na visão com astigmatismo, diversos pontos focais são formadas na retina, provocando dificuldade para ver com nitidez de perto e de longe.

Aprenda a ler a receita do seu óculos e descubra o que você tem na sua visão.

Nós também explicamos tudo sobre o astigmatismo em uma série de vídeos lá no nosso canal no Youtube. Olha só

 

1 grau de astigmatismo é muito?

1 grau de astigmatismo não é muito, então não precisa se preocupar. O grau de astigmatismo só é considerado alto, quando o grau é acima de 4 graus. Mas, de qualquer forma, é muito importante fazer o uso o óculos de grau. Afinal, você terá muito mais conforto para enxergar tudo ao seu redor, evitando, inclusive, dores de cabeça.

Se eu não usar óculos, meu grau aumenta?

Se você não usar o óculos, seu grau não vai aumentar. Mas, é importante usar óculos para evitar dor de cabeça, vista cansada e dor nos olhos. Além disso, é somente com o óculos de grau, ou lentes de contato, que você vai conseguir enxergar com nitidez, tendo 1 grau de astigmatismo.

No entanto, há outros fatores que contribuem para o grau de astigmatismo aumentar ao longo dos anos. Um deles é o fator hereditário. Dessa forma, se eu pai ou mãe tem astigmatismo e usa óculos, as chances de você precisar de óculos também e desenvolver essa condição no seu olho são maiores.

Por isso, é muito importante fazer acompanhamento anual com um oftalmologista de sua confiança ou outros profissionais de saúde da área. Assim, você acompanha a saúde da sua visão e a evolução do seu grau, além de manter as lentes do seu óculos sempre atualizadas.

Conheça as lentes que corrigem seu grau astigmatismo aqui na Lenscope.

Posso usar qualquer armação para 0,50 grau de astigmatismo?

Você tem medo seu óculos para 1 grau de astigmatismo fique grossa? Se a resposta for sim, você não precisa se preocupar. Como 1 grau de astigmatismo é considerado um grau baixo, você pode escolher a armação que preferir, porque seu óculos não ficará grosso devido ao astigmatismo

Mas lembre-se que o ideal é não exagerar no tamanho do óculos, porque armações muito grandes, podem impossibilitar a montagem das lentes na armação.

Veja alguns modelos  de armação para o seu grau de astigmatismo.

Mas se além de astigmatismo, você também tem mais de -4 graus de miopia, nesse caso, o seu óculos pode ficar grosso. Para evitar que isso aconteça, veja todas as nossas dicas de armações para o seu grau.

Qual lente de óculos usar para 1 grau de astigmatismo?

Se você tem 1 grau de astigmatismo, você pode escolher diversos tipos de lentes para óculos, como as lentes de acrílico 1.49 ou 1.50, também conhecidas como lentes CR-39 ou Orma®.

No entanto, para quem busca lentes mais resistentes e com tratamentos como antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV, a melhor opção é as lentes de policarbonato, que também são chamadas de lentes Poli ou Poly.

1 grau de astigmatismo - cta instagram

 A lente de policarbonato é mais indicada porque  seu material é bastante resistente, o que garante maior durabilidade para seu óculos. Além disso, essas lentes são 30% mais leves e finas, quando comparamos com as lentes em acrílico. E isso acontece, devido ao índice de refração das lentes de policarbonato. 

O índice de refração das lentes de policarbonato é de 1.58 a 1.59, enquanto as lentes em acrílico é de 1.50. E é essa diferença que faz com que as lentes de policarbonato sejam mais finas. 

Fizemos um vídeo sobre como escolher o óculos para astigmatismo no nosso canal no Youtube, que você pode ver clicando no vídeo abaixo.

Conseguimos te ajudar a decidir se vai usar óculos para 1 grau de astigmatismo?

Neste artigo, tentamos te ajudar a entender se 1 grau de astigmatismo é considerado um grau forte e a comentar as lentes e armações que você pode usar para esse grau. Mas agora queremos saber: o que você decidiu? Se ainda tiver alguma dúvida, é só escrever pra gente aqui nos comentários.

Nós da Lenscope somos um serviço de venda de lentes para óculos pela internet que está reinventando a jornada de compra de lentes para óculos. Através de um processo de compra 100% online, e sem você precisar sair de casa, você encontra lentes com todos os tratamentos inclusos, por um preço bem mais acessível.

Se você acabou de descobrir que vai precisar usar óculos, você pode fazer um orçamento online e gratuito em nosso site. Estamos te esperando.

Atualizado em 02/09/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Loading comments...