astigmatismo pode diminuir?

1 grau de astigmatismo é muito? Veja se você tem grau alto de astigmatismo

5
(6)

Se você está em dúvida se 1 grau de astigmatismo é muito, saiba que não precisa se preocupar, pois 1 grau de astigmatismo não é considerado um grau alto ou muito forte. Mas talvez você precise usar óculos de grau para conseguir ver bem.

Isso acontece porque o astigmatismo provoca dificuldade para ver de perto e de longe. Por isso, quando não usamos óculos, nossos olhos precisam se esforçar para conseguir enxergar bem e isso provoca vários sintomas que incomodam nosso dia a dia. Os principais sintomas são dores de cabeça, dor nos olhos e vista cansada.

Por que eu tenho astigmatismo?

O astigmatismo é causado por uma imperfeição no grau de curvatura da córnea. Para você entender melhor, vamos te explicar como é a córnea de quem não tem astigmatismo e comparar com quem tem astigmatismo.

Quem não tem astigmatismo, por exemplo, a córnea possui um formato oval, parecido com um bola de basquete. Ou seja, a córnea tem o mesmo grau de curvatura em toda a sua extensão. Assim, há apenas um ponto de foco de luz e a visão é nítida.

Já quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente. Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Então, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

Olha só a imagem abaixo mostrando como é a visão normal e a visão com astigmatismo.

Visão normal e visão com astigmatismo. Observe que, na visão com astigmatismo, diversos pontos focais são formadas na retina, provocando dificuldade para ver com nitidez de perto e de longe.

Aprenda a ler a receita do seu óculos e descubra o que você tem na sua visão.

Nós também explicamos tudo sobre o astigmatismo em uma série de vídeos lá no nosso canal no Youtube. Olha só

 

1 grau de astigmatismo é muito?

1 grau de astigmatismo não é muito, então não precisa se preocupar. O grau de astigmatismo só é considerado alto, quando o grau é acima de 4 graus. Mas, de qualquer forma, é muito importante fazer o uso o óculos de grau. Afinal, você terá muito mais conforto para enxergar tudo ao seu redor, evitando, inclusive, dores de cabeça.

Se eu não usar óculos, meu grau aumenta?

Se você não usar o óculos, seu grau não vai aumentar. Mas, é importante usar óculos para evitar dor de cabeça, vista cansada e dor nos olhos. Além disso, é somente com o óculos de grau, ou lentes de contato, que você vai conseguir enxergar com nitidez, tendo 1 grau de astigmatismo.

No entanto, há outros fatores que contribuem para o grau de astigmatismo aumentar ao longo dos anos. Um deles é o fator hereditário. Dessa forma, se eu pai ou mãe tem astigmatismo e usa óculos, as chances de você precisar de óculos também e desenvolver essa condição no seu olho são maiores.

Por isso, é muito importante fazer acompanhamento anual com um oftalmologista de sua confiança ou outros profissionais de saúde da área. Assim, você acompanha a saúde da sua visão e a evolução do seu grau, além de manter as lentes do seu óculos sempre atualizadas.

Conheça as lentes que corrigem seu grau astigmatismo aqui na Lenscope.

Posso usar qualquer armação para 0,50 grau de astigmatismo?

Você tem medo seu óculos para 1 grau de astigmatismo fique grossa? Se a resposta for sim, você não precisa se preocupar. Como 1 grau de astigmatismo é considerado um grau baixo, você pode escolher a armação que preferir, porque seu óculos não ficará grosso devido ao astigmatismo

Mas lembre-se que o ideal é não exagerar no tamanho do óculos, porque armações muito grandes, podem impossibilitar a montagem das lentes na armação.

Veja alguns modelos  de armação para o seu grau de astigmatismo.

Mas se além de astigmatismo, você também tem mais de -4 graus de miopia, nesse caso, o seu óculos pode ficar grosso. Para evitar que isso aconteça, veja todas as nossas dicas de armações para o seu grau.

Qual lente de óculos usar para 1 grau de astigmatismo?

Se você tem 1 grau de astigmatismo, você pode escolher diversos tipos de lentes para óculos, como as lentes de acrílico 1.49 ou 1.50, também conhecidas como lentes CR-39 ou Orma®.

No entanto, para quem busca lentes mais resistentes e com tratamentos como antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV, a melhor opção é as lentes de policarbonato, que também são chamadas de lentes Poli ou Poly.

 A lente de policarbonato é mais indicada porque  seu material é bastante resistente, o que garante maior durabilidade para seu óculos. Além disso, essas lentes são 30% mais leves e finas, quando comparamos com as lentes em acrílico. E isso acontece, devido ao índice de refração das lentes de policarbonato. 

O índice de refração das lentes de policarbonato é de 1.58 a 1.59, enquanto as lentes em acrílico é de 1.50. E é essa diferença que faz com que as lentes de policarbonato sejam mais finas. 

Fizemos um vídeo sobre como escolher o óculos para astigmatismo no nosso canal no Youtube, que você pode ver clicando no vídeo abaixo.

Conseguimos te ajudar a decidir se vai usar óculos para 1 grau de astigmatismo?

Neste artigo, tentamos te ajudar a entender se 1 grau de astigmatismo é considerado um grau forte e a comentar as lentes e armações que você pode usar para esse grau. Mas agora queremos saber: o que você decidiu? Se ainda tiver alguma dúvida, é só escrever pra gente aqui nos comentários.

Nós da Lenscope somos um serviço de venda de lentes para óculos pela internet que está reinventando a jornada de compra de lentes para óculos. Através de um processo de compra 100% online, e sem você precisar sair de casa, você encontra lentes com todos os tratamentos inclusos, por um preço bem mais acessível.

Se você acabou de descobrir que vai precisar usar óculos, você pode fazer um orçamento online e gratuito em nosso site. Estamos te esperando.

Atualizado em 02/09/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

26 comentários em “1 grau de astigmatismo é muito? Veja se você tem grau alto de astigmatismo”

  1. Boa noite,eu fiz o exame de vista e o resultado deu esse
    OD:Esférico:plano Cilíndrico:0,25
    Eixo:160
    OE: Esférico:Plano. Cilidrico:0,25. Eixo:20
    O que significa essa receita

    1. Olá, Kelze! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário 😀

      Vamos te ajudar a entender a sua receita
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.

      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) você tem a informação de “Plano” que significa “grau plano” na coluna do “ESFÉRICO” . Isso quer dizer que você não possui grau de miopia ou hipermetropia no olho direito. Mas, ainda no OD, consta -0,25 na coluna do cilíndrico que indica que você possui astigmatismo, localizado no eixo de 160 graus.
      No olho esquerdo (OE), você também tem a informação de “Plano” na coluna esférico, tendo somente -0,25 de astigmatismo localizado no eixo de 20 graus.
      Ou seja, você só tem astigmatismo

      O seu grau é baixo, então o ideal é que você escolha pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para corrigir seu tipo de grau e não ter uma lente grossa Essas lentes são feitas de policarbonato, sendo 30% mais fina e mais leve que a lente comum no mercado que é o acrílico, garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!
      O valor das lentes é a partir de R$ 189 + frete da sua localidade; mas se você for da região da Grande SP, Rio de Janeiro ou Campinas, o frete é por nossa conta
      As lentes já incluem em seu valor os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. Vou deixar o link aqui para você conhecer nossa Lente: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      O que acha de enviar uma foto da sua receita para ajuda@lenscope.com.br? Vamos ficar contentes em poder te ajudar!

  2. Michel oliveira da silva

    O astgmatismo tem cura? Fiz o exame semana passada e tenho -200 de astgmatismo e gostaria de saber porque tenho que ir ao oftalmologista todo ano a para que?

    1. Olá, Michel! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui

      O astigmatismo tem cura sim, normalmente ele pode ser corrigido por uso de óculos de grau A importância de fazer consultar com oftalmo vai além do diagnóstico. Esse é o profissional que vai acompanhar a saúde dos seus olhos caso seu grau evolua. Além disso, vai passar as melhores recomendações pra você. Por isso, é muito importante fazer as visitas a cada 6 meses ou 1 ano, mas se sentir sintomas antes do período, procurar ajuda médica é fundamental para que possa sempre fazer o diagnóstico precoce e seguir o melhor tratamento possível

      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/

  3. Bom dia,fiz exame de “Topografia ou ceratoscopia” e, no olho direito deu: Ceratonetria simulada: 43.30 x 43.50 D 3°
    Superfície corneana regular, astigmatismo, a favor da regra (-0.30 D).
    No olho esquerdo deu: Ceratometria Simulada: 43.30 x 43.30 D 53°
    Superfície corneana regular, astigmatismo simetrico,obliquo (-0.10 D)
    Pode me explicar doutor?ui oi Pfvr

    1. Oi, Beatryz! Tudo bom?

      Obrigada por deixar seu comentário por aqui

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Converse com o profissional e relate os desconfortos que tem enfrentado com sua visão e, principalmente, o que tem te incomodado. Ele é o profissional mais apto para passar as melhores orientações e fazer um diagnóstico eficiente.
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescreva o melhor tratamento para você.
      Aqui na Lenscope desenvolvemos conteúdos que possam te ajudar em relação à saúde dos olhos, problemas de visão, até mesmo as lentes, armações e dicas exclusivas que ninguém conta Não somos médicos, por isso nós orientamos que procure o profissional mais especializado da área para que este possa te ajudar com o diagnóstico e tratamento mais adequado ao seu caso.

      Sempre que precisar, conte com a gente!

    1. Oi, Ane!! Como vai?

      Obrigada por deixar seu comentário por aqui 😀

      Fazer o uso do óculos de grau vai ajudar você ter muito mais conforto na hora de enxergar, além de evitar que os desconfortos provocados pela falta de uso dele persistam. Por exemplo: dores de cabeça, visão embaçada, fadiga ocular, dentre outros sintomas muito comuns

      Se precisar usar óculos para descansar sua visão, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  4. JAILTON JOSE VICENTE

    Bom dia gostaria de saber se meu astigmatismo é muito alto, fiz exame essa semana e o resultado da receita foi:PP, OD Eaf+1,50 Cil -0,25 Ex 1,65°. OE Esf +2,00.

    1. Olá, Jailton! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      O astigmatismo alto é considerado alto quando é acima de 4 graus.

      Então, pode ficar tranquilo O seu astigmatismo é considerado baixo! De toda forma, recomendamos que você sempre faça acompanhamento médico para que o profissional possa estar orientando o melhor a ser feito ao seu caso. Quando puder, agende uma visita para receber as melhores orientações ao seu caso

      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos? Assim conseguimos te indicar qual de nossas lentes atendem o seu grau.
      É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br

      Aguardo seu contato!
      Até mais!

  5. Boa tarde. Sofri uma queimadura na córnea por alcalis que deixou um Ponto pequeno mais fino na córnea, com a inflamação inicial chegou a 10 grau de astigmatismo agora com 47 dias o grau reduziu pra 6 graus, tenho que esperar mais ou há posso usar lentes de contato?

    1. Oi, Valdir!

      Obrigada pelo seu comentário

      Quem pode te ajudar com maior precisão sobre o assunto é o seu médico Converse com ele e relate os desconfortos que está sentindo para ter as melhores orientações para seu caso.

      Sempre que precisar, estamos aqui

  6. Boa noite, fiz meu exame ontem e pesquisando aqui já entendi muita coisa como por exemplo meu esférico deu 1,50 nos dois olhos porém não consigo entender o cilíndrico que deu -3,75 nos dois olhos, tenho astigmatismo e não sei se esses números quer dizer que é alto. E outra coisa na minha receita tem um AV mas não consegui identificar a letra, o que quer dizer?

    1. Oi Suzane, tudo bem? -3.75 de astigmatismo já é considerado alto e faz as lentes ficarem mais grossas, por isso, procure lentes que te ajudarão a ter um resultado estético melhor, como lentes 1.67 ou 1.76. Em nosso site, neste link, você pode simular um orçamento com o seu grau e realizar sua compra https://lenscope.com.br/orcamento

      Quanto ao “AV”, ela significa “Acuidade visual”, que se refere a sua clareza visual usando instrumentos de correção visual. Pessoas com baixa visão, por exemplo, possuem acuidade visual baixa.

  7. Ola, minha receita do oculos esta assim:
    OD – 3,75 esf – 0,5 cil 155
    OE – 3,75 esf – 0,5 cil 20

    O que quer dizer que tenho 3,75 de miopia e 0,5 de astigmatismo em ambos os olhos, certo? Minha dúvida é se posso comprar uma lente apenas para a miopia com o grau -3,75, ou se é necessário fazer alguma conversão.

    1. Olá, Maria tudo bem?
      Seria lentes de contato ou lentes para óculos?
      Se for lentes para óculos, o recomendado é você seguir o grau prescrito na sua receita de óculos
      E se você estiver falando de lente de contato, é indicado você pedir uma receita específica para lente de contato, pois elas são diferentes de lentes para óculos

  8. Boa tarde, fiz um exame e foi diagnosticado 1 grau no OE e 0,25 no OD. Será que posso fazer o uso do óculos só em algumas situações como usar celular, computador e ler por exemplo?

    1. Olá Marilene, tudo bem?

      Obrigado por ler nosso artigo

      O ideal é usar o máximo possível, porém o ideal é conversar com seu médico para saber qual a melhor forma de usar o óculos

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

    1. Olá Michel, tudo bem?
      Espero que tenha gostado do nosso conteúdo
      O uso do seu óculos deve ser informado por seu médico, somente ele vai conseguir dizer quanto tempo você deve usar o óculos

    1. Olá, Kethilyn tudo bem?
      Se você já tem a receita de óculos da sua filha em mãos, então ela precisa usar óculos
      E nós atendemos o grau dela com as nossas Lentes Lenscope Poli 1.59. São lentes de policarbonato e possuem antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV.
      Você pode saber mais sobre elas nesse link https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se tiver alguma dúvida, é só falar com a gente

  9. Ola
    Minha filha de 7 anos apresentou 1,5 de astigmatismo. Se eu tivesse visto antes, estaria menor o grau?
    Estamos preocupados.
    Obrigado

    1. Olá, Marcelo tudo bem?
      É difícil responder sua pergunta. Pode ser que sim, mas isso não impede que o grau deixaria de aumentar ao longo dos anos.
      Agora que vocês descobriram, é importante não deixar de acompanhar fazendo exames de vistas anualmente ou a cada 6 meses.
      Esteja sempre em contato com um oftalmologista de sua confiança.
      E se precisar de ajuda para escolher a melhor armação ou lente para o grau dela, conte com a gente.
      Segue nosso site para saber mais https://lenscope.com.br/
      Esperamos poder te ajudar

  10. Tailane Guimarães

    Na receita está OD esférico +0,25 cilindro -1,50 eixo 95
    OE esférico +0,25 cilindro -1,5 eixo 90
    Como ficaria minha receita para usar lentes de contato?

    1. Olá, Tailane!
      O mais indicado é que você peça para o profissional de saúde que prescreveu sua receita de óculos, também prescrever uma receita específica para lentes de contato. Receitas de lentes de contato são diferentes de receitas de óculos, por isso o mais indicado é pedir pelas duas receitas
      Se tiver mais dúvidas, pode continuar comentando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *