combate o glaucoma

26 de maio: Dia Nacional do Combate ao Glaucoma

Uma das maiores preocupações da Lenscope é em relação a saúde visual. Por isso, preparamos um conteúdo especial sobre a conscientização do combate ao glaucoma, comemorado no dia 26 de maio.

De acordo com uma matéria publicada no G1, o glaucoma afetará 80 milhões de pessoas em 2020 e 111,5 milhões em 2040, de acordo com projeções feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com números tão altos, essa doença dos olhos pode ser diagnosticada com exames precoces.

Então, vamos entender melhor sobre isso?

Entendendo sobre o Glaucoma

No Brasil, a data é oficializada no dia 13 de maio de 2002, a partir do decreto de lei nº 10.456, como dia Dia Nacional de Combate ao Glaucoma.

Todos os anos, acontece a semana de conscientização promovida pela Sociedade Brasileira de Glaucoma. O objetivo desse projeto é reunir atividades e discussões sobre o tema.

O glaucoma  é causado por uma lesão no nervo óptico, responsável por transmitir tudo o que enxergamos para o nosso cérebro.

Em muitos casos, o glaucoma está associado a um aumento de pressão intra ocular.

Essa pressão acontece quando o líquido se acumula na parte frontal do olho fazendo com que aumente pressão dos olhos, danificando o nervo óptico.

Entenda como isso acontece na imagem que preparamos:

combate ao glaucoma

 

O glaucoma é uma doença degenerativa, ou seja, ela avança com o tempo. Se não for controlada ou tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Tipos de glaucoma

Existem diferentes tipos de glaucoma, sendo eles:

  • Ângulo fechado: afetando o campo periférico e, caso não faça tratamento, compromete toda visão;
  • Ângulo aberto: quando ocorre o aumento rápido da pressão intra ocular provocando dores de cabeça e nos olhos e a visão começa a ficar turva;
  • Congênito: casos raros provocado por problemas genéticos desde o nascimento;

Leia aqui as características de cada tipo de glaucoma.

Veja um exemplo de como acontece a perda de visão progressiva causada pelo glaucoma:

combate ao glaucoma

Como combater o Glaucoma?

A melhor forma do combate ao glaucoma é fazendo exames de rotina com seu oftalmologista. Isso porque, normalmente nesses procedimentos, o médico mede a pressão intra ocular do paciente e o exame de fundo de olho para analisar o funcionamento do nervo óptico.

Dessa forma, é possível identificar  o aparecimento da doença ou até mesmo controlá-la.

As pessoas que são mais propensas a desenvolver a doença são:

  • pessoas acima de 40 anos;
  • diabéticos;
  • histórico familiar de glaucoma;
  • usar medicamentos à base de corticoides;
  • ter algum trauma ocular.

Como a doença não ocasiona dores, as pessoas acabam não dando a devida importância para o tratamento correto, e muitas vezes negligenciam seus cuidados.

Como por exemplo, o uso de colírios para controlar a pressão ocular e ajudar a prevenir danos permanentes na visão. Essa negligência faz com que o glaucoma seja uma das principais razões para a cegueira.

Se você faz uso de medicamentos que causam algum desconforto, nossa maior recomendação é nunca parar de tomar os remédios antes de passar pelo oftalmologista, pois existem outras alternativas que somente ele pode te dar.

Pelo fato da doença ser silenciosa e progressiva, exames precoces são fundamentais. Dessa forma, é possível evitar a perda de visão.

Por isso, nunca deixe de fazer uma visita ao seu oftalmo e realizar exames frequentes. Seguir recomendações médicas fazem toda diferença quando o assunto é saúde dos olhos.

E como uma data importante, não poderíamos deixá-la passar, pois também nos preocupamos com você! Então, não deixe de dar uma passadinha em seu oftalmo ainda este ano, certo?

combate ao glaucoma

26 de maio: Dia Nacional do Combate ao Glaucoma
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest