31 de Maio – Dia Mundial da Luta contra o Tabaco

luta contra o tabaco
  • por
0
(0)

O dia 31 de maio foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, em 1987, como o “Dia Mundial da Luta contra o Tabaco”.  

Essa data visa conscientizar os impactos negativos e perigosos para a saúde causados pelo fumo. Além disso, busca encorajar os fumantes, neste dia, a terem um dia inteiro de abstinência total do tabaco.

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes? Isso representa 11 milhões de homens e 7 milhões de mulheres que fazem uso do cigarro.

Além disso, dados estatísticos recentes da OMS mostraram que, todos anos, aproximadamente 5,4 milhões de pessoas morrem em decorrência de doenças relacionadas aos malefícios que o fumo provoca aos usuários.

E, entre todos os problemas de saúde agravados ou provocados pelo fumo, o uso do cigarro pode prejudicar, inclusive, a saúde ocular de quem os utiliza.

Segundo um estudo recente da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, foi revelado que aqueles que fumam pelo menos 20 cigarros por dia têm sua visão prejudicada.

Os resultados da pesquisa alertam para o fato de que fumantes não só correm risco de desenvolverem doenças pulmonares e até cardíacas, como também podem sofrer mudanças significativas na percepção das cores.

Por isso, preparamos um artigo especial para que você entenda como o fumo pode ser tão prejudicial a saúde dos nossos olhos e perceber a relevância da conscientização sobre o tema e da luta contra o tabaco.

Prontos? Vamos lá!

luta contra o tabaco

Como o tabaco afeta a nossa visão?

O cigarro contém mais de 4.000 substâncias tóxicas, sendo a maioria cancerígena! Dessa forma, podemos notar o quão mal que ele faz a nossa saúde como um todo.

Ao inalar o fumo de um cigarro, centenas de substâncias tóxicas chegam, através dos pulmões e na corrente sanguínea. Então, o sangue transporta as toxinas por todos os órgãos do corpo, incluindo, os olhos.

Dentre os efeitos ruins causados pelo cigarro, alguns podem ser irreversíveis podendo levar à cegueira. Veja como isso acontece:

  • Catarata

Quando inaladas as substâncias químicas contidas na fumaça do tabaco, elas podem alterar o metabolismo do cristalino, acelerando o processo natural de opacidade dos olhos.

Com isso, o fumante pode desenvolver, de forma precoce, a catarata.

Leia mais sobre a doenças e os tipos de tratamentos.

  • Glaucoma

Essa doença é caracterizada pela pressão intraocular que pode danificar o nervo óptico.

Então, para quem possui o glaucoma e ainda faz uso do tabaco, a doença pode ser potencializada provocando a pressão do olho, dificultando, a circulação necessária.

  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

O tabaco pode agredir a nossa retina e, dessa forma, aumentar a sua oxidação.

Acontecendo isso, é favorecido o avanço da doença da região central dos olhos (extinguindo a capacidade de enxergar com nitidez). Ou seja, comprometendo toda visão do usuário.

  • Síndrome do olho seco

 A exposição à fumaça do tabaco pode agravar o quadro de pacientes com algumas alergias oculares, assim como potencializar a síndrome do olho seco. Além disso, pode provocar também coceiras, vermelhidão e lacrimejamento.

O efeito consegue ser ainda maior quando a pessoa utiliza lente de contato, pois o olho já fica seco naturalmente, e com a fumaça, pode agravar ainda mais o ressecamento dos olhos.

Luta contra o tabaco:  ainda não acabou!

Apesar de existir o Dia Mundial da Luta contra o Tabaco, a importância em falar sobre o assunto deve acontecer sempre, todos os dias!

Você, agora, já sabe como o tabaco consegue afetar a nossa visão, podendo, inclusive, causar danos irreversíveis. Mas e quanto as demais doenças provocadas pelas toxicas cancerígenas contidas no cigarro?

Conforme pesquisa realizada pela OMS, cerca de 50 doenças, entre elas respiratórias e cardíacas, podem ser ocasionadas pelo uso do cigarro.

 Por isso, falar sobre a luta contra o tabaco é de importância também para nós! Isso porque nos preocupamos com a saúde dos olhos, afinal, essa é uma das nossas maiores fonte de informação!

Portanto, lutar contra o tabaco pode ser possível com remédios e alternativas existentes. Há, por exemplo, o cigarro eletrônico, adesivos e chicletes para a reposição de nicotina (substância que acarreta a dependência). 

Além disso, existem dois remédios amplamente usados para o tratamento, sendo eles: vareniclina e bupropiona. Tais medicamentos atuam no cérebro e diminuem a vontade de fumar.

Todas essas alternativas buscam ajudar o usuário a lutar contra o tabaco. Assim, ao se livrar dos cigarros, as toxinas contidas no fumo não vão atrapalhar a sua saúde e nem o seu modo de vida.

Por fim, para os que desejam se livrar do vício da nicotina, é essencial lembrar que existem tratamentos seguros e efetivos!

É necessário que o fumante procure um cardiologista ou pneumologista de confiança para iniciar seu tratamento.

Benefícios de abandonar o cigarro:

Publicado em abril de 2019, em uma matéria de saúde da Revista Abril, ao abandonar o cigarro alguns benefícios na saúde do usuário já são notados em questão de minutos:

  • Em 20 minutos: os batimentos cardíacos e a pressão arterial se normalizam;
  • Em 12 horas: o nível de monóxido de carbono no corpo desce para parâmetros saudáveis;
  • De 2 a 12 semanas: a circulação sanguínea e a função pulmonar melhora bastante;
  • De 1 a 9 meses: tosse e respiração entrecortada típicas dos fumantes se tornam raras;
  • Em 1 ano: o risco de sofrer uma doença do coração (como um infarto) cai pela metade;
  • Em 5 anos: a probabilidade de acidente vascular cerebral fica próxima ao de não tabagistas;
  • Em 10 anos: o perigo de desenvolver um câncer de pulmão despenca em 50%;
  • Em 15 anos: as artérias do coração estão tão protegidas quanto as de quem não fuma.

Dados impressionantes, não acha?

Considerações Finais

O Dia Mundial da Luta contra o Tabaco revela que ainda é necessário discutir o assunto e prevenir todos contra os malefícios do uso do cigarro.

Essa data visa prevenir e lutar contra um vício que mata e que pode causar sérios danos à saúde do usuário, bem como danos à saúde ocular.

Quanto antes o usuário abandonar esse vício, melhor será para sua saúde e seu modo de vida, afinal, é ideal sempre manter bons hábitos para a qualidade de vida aumentar!

Portanto, se lembre também que o hábito de fumar acarreta perdas significativas da qualidade de sua visão, além de doenças sérias.

E, por último, é necessário atentar para outros fatores que auxiliam na preservação da saúde de seus olhos, por isso, nunca se esqueça de se consultar, regularmente, seu médico. Afinal, é fundamental se cuidar!

Você já conhecia essa data? Conhece alguém que conseguiu parar de fumar?

Deixe nos comentários!

luta contra o tabaco

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *