5 cuidados com os olhos fundamentais

É muito comum que as pessoas deixem de ter cuidados com os olhos devido a correria do dia a dia. Mas, manter a nossa visão saudável está mais ligado com a nossa rotina que nem percebemos.

Afinal, quem hoje não faz tudo pelo celular? Lê as notícias do dia, checa as redes sociais, pede uma comida, pagar uma conta…

E o que isso tem a ver com a saúde dos seus olhos? É simples, a luz artificial emitida pelo seu celular pode danificar sua visão. Por isso, separamos 5 dicas importantíssimas para manter os cuidados com os olhos e o que pode prejudicar ainda mais sua vista. Confira!

Importância dos cuidados com os olhos

Nossos olhos funcionam como uma câmera fotográfica: quando a luz chega aos nossos olhos através da pupila, forma-se uma imagem de cabeça para baixo na retina. Dessa forma, como a luz passa pela câmera através da lente, ela forma a imagem de cabeça para baixo.

É como se a retina funcionasse como uma projeção do que estamos vendo. Ou seja, a imagem convertida de cabeça para baixo.

Já a córnea e o cristalino são as “lentes” da nossa câmera que vão captar o que estamos vendo. E, assim como uma lente, os nossos olhos são extremamente frágeis e sensíveis. Por isso, os cuidados com os olhos são tão importantes.

Imagina se um fotógrafo deixa as lentes da sua câmera sujas, riscadas, sem nenhum cuidado. Você acha que as fotos vão sair boas? Com a imagem nítida? Pois é! Com os nossos olhos é a mesma coisa!

Então, agora que você já viu a complexidade do nosso sistema ocular, não resta dúvida de que mantê-lo em bom funcionamento e em condições saudáveis é a melhor opção.

Segundo a Revista Saúde, somos um país com mais 1,2 milhões de deficientes visuais, sendo que 80% dos casos de cegueiras podem ser evitáveis e/ou tratáveis.

Além disso, dos 65% dos brasileiros com alguma dificuldade de enxergar, metade não faz nenhum acompanhamento anual com um oftalmologista. Ou seja, a saúde ocular no Brasil ainda é muito negligenciada.

Por isso, queremos te mostrar que manter os cuidados com os olhos está mais dentro da nossa rotina do que você pode imaginar.  Veja as dicas essenciais que separamos para você.

1. Mantenha os olhos lubrificados

O que mantém os olhos lubrificados são as lágrimas. Ela não só umidifica o olho, como também protege a cada vez que piscamos. Assim, a lágrima se espalha pelos nossos olhos criando anticorpos e proteção.

Mas, você sabe como manter a córnea lubrificada? Basta piscar a cada 3 segundos. 

Porém, muita gente usa celular e, consequentemente, tem o contato com a luz artificial provocada por ele. Isso faz com que esse hábito de piscar corretamente não se mantenha.

Então, se você notar que está muito concentrado, olhe para outro foco e pisque. Assim você evita coceira ou algum desconforto provocado na visão pela falta de lubrificação.

2. Evite uso frequente de luz artificial

O maior vilão dos cuidados com os olhos hoje são os smartphones, computadores e tablets.

Hoje, com o grande uso de celulares e computadores, automaticamente estamos em contato direto com as luzes artificiais provocadas por esses eletrônicos. As luzes emitidas por esses aparelhos são duas: a luz azul e a luz turquesa.

Em matéria do Portal IG, o médico Oftalmologista Alfredo Tranjan explica que a luz turquesa é uma luz boa, mas a luz azul não. E é justamente luz azul que é emitida por esses aparelhos eletrônicos.

Com muito tempo de exposição, problemas mais graves de visão podem surgir ao longo dos anos. Então, a dica é descansar a visão por 20 segundos a cada 20 minutos, quando ficar muito tempo em frente a uma tela. Busque captar luz natural, olhe pela janela!

3. Use óculos de sol de qualidade!

É preciso lembrar que mesmo falando de exposição a luz natural, todo cuidado é pouco. Portanto, use óculos de sol!

A superexposição aos raios UV pode trazer duras consequências à visão. Esses raios são emitidos através da luz solar e podem levar a doenças graves nos olhos, como a catarata e degeneração macular. 

Os raios UV passam pela nossa córnea, agridem inicialmente a rotina e depois atingem o cristalino.

Cuidado com os olhos: proteja-se usando óculos de sol

 

A melhor escolha para ter cuidados com os olhos é usar óculos de sol de qualidade. Pois, além de garantir cuidados essenciais para os seus olhos, você não permite que os raios UV agridem sua visão.

Os óculos de sol nas banquinhas de camelô são irresistíveis, mas a maioria não acompanha os tratamentos que vão proteger seus olhos contra os efeitos nocivos dos raios solares. Saiba os perigos em comprar óculos de sol barato.

Você pode conferir tudo o que você precisa saber antes de comprar seu óculos de grau. Dúvidas, esclarecimentos e até como economizar em um óculos de qualidade você encontra em nosso artigo.

4. Não force, coce ou aperte os seus olhos

Tá aí uma das principais dicas para manter os cuidados essenciais para a saúde dos seus olhos: nunca coce, aperte ou esfregue os seus olhos!

Segundo a Doutora Tatiana Gebrael, se você coça, esfrega os olhos, você acaba criando um astigmatismo temporário. E coçar, apertar os olhos ou esfregar, é uma prática muito comum no dia a dia. Porém, dessa maneira, você modifica o formato da sua córnea e consequentemente a sua vista fica embaçada.

Não se preocupe. De um modo automático a sua visão vai se adaptando e voltando ao normal. Mas vale lembrar que a córnea tem uma estrutura flexível e ao coçar ou esfregar com muita frequência, você vai mudando o formato da sua córnea e pode vir a ter um um problema visual.

5. Ir ao oftalmologista

O site das Nações Unidas (ONU), divulga que segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), 246 milhões de pessoas sofrem de perda moderada ou severa da visão e 19 milhões de crianças com menos de 15 anos tem problemas visuais. Desse total, 12 milhões sofrem de condições que poderiam ser facilmente diagnosticadas e corrigidas.

Mais uma vez a gente vê que a visita ao oftalmologista é muito importante também para a prevenção, pois qualquer alteração ou sintoma que apareça, ele pode diagnosticar precocemente para evitar o progresso do problema ou da doença.

O ideal é que ela aconteça uma vez por ano, garantindo a saúde visual, e quanto mais cedo a criança puder fazer uma consulta com o oftalmologista, melhor.

Outras dicas de quando você deve ir ao oftalmologista você pode conferir aqui no nosso artigo. Você vai ver dicas completas da frequência em consultar um especialista e quando isso deve acontecer. Dê uma lida lá!

Considerações Finais

Pequenos detalhes no dia a dia podem fazer diferença na nossa vida, e com a saúde dos olhos isso não é diferente. Portanto, cuide dos seus olhos para evitar futuros problemas.

Com essas dicas, temos certeza que muitas complicações poderão ser evitadas.  Lembre-se também de, sempre que possível, descansar os olhos da tela do celular, ok?

E já sabe: qualquer dúvida, é só deixar nos comentários!

Fontes:

5 cuidados com os olhos fundamentais
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest