5 dicas para adaptação com lentes multifocais ou lentes progressivas

adaptação com lentes multifocais
  • por
4.4
(505)

A adaptação com lentes multifocais ou lentes progressivas ainda é uma dúvida muito grande para quem precisa usar esse tipo de óculos.

Afinal, não são as lentes multifocais que tornam a adaptação difícil, mas sim o tipo de lente escolhida, quantos graus a pessoa tem e qual a necessidade do dia a dia.

É comum uma pessoa que não está acostumada a utilizar uma lente multifocal ver algumas distorções e  ter dificuldade em usar escadas (devido à transição do grau), ver o chão se mexer, ou ainda, ter dores de cabeça frequente.

Vamos te contar agora as principais dicas para melhor adaptação com seu óculos multifocal. Acompanhe!

Como funcionam as lentes multifocais

As lentes multifocais servem para corrigir problemas de presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada.

Aliás, este é um problema muito comum, que muitas pessoas possuem e não percebem, ou demoram a descobrir. 

Geralmente as pessoas que tenham a partir de 35 ou 37 anos começam a precisar usar lentes multifocais. Clique aqui e entenda tudo sobre presbiopia ou vista cansada no nosso artigo.

Como o próprio nome diz, as lentes multifocais possuem múltiplos focos. Ou seja,  elas conseguem, em uma única lente, corrigir o problema causado pela presbiopia.

As lentes multifocais possuem três campos de visão:

  • Visão de Perto
  • Visão Intermediária
  • Visão de Longe

adaptação com lentes multifocaisA separação de campo de visão nas lentes acontece de forma gradual entre os graus, assim é possível enxergar nitidamente qualquer campo independente da distância.

Além disso, não afeta a estética dos óculos.

No início, é normal algumas pessoas sentirem dificuldade na adaptação de lentes multifocais.

Isso acontece devido à mudança gradual do grau para perto para o grau para longe em uma única lente.

Sentir dificuldade para se adaptar com as lentes multifocais é normal no começo.

Principalmente se é a primeira vez que você está usando esse tipo de lente ou se você usava muito tempo um tipo e uma marca e alterou para outra.

Veja as dicas que separamos para você se adaptar com as lentes multifocais.

Dicas para adaptação com lentes multifocais ou progressivas

Separamos dicas essenciais para ajudar você com a adaptação de lentes multifocais. Vamos lá?

1- Acostume seu cérebro

Pode ser difícil se acostumar com as lentes multifocais no primeiro momento. Mas acredite, o seu cérebro se acostuma aos poucos. 

Mas para isso, você deve ajudar o seu cérebro a se acostumar, treinando-o.

Funciona como se estivéssemos fazendo uma dieta: precisamos acostumar nosso corpo com novos hábitos saudáveis.

E com o uso do óculos com lentes multifocais é a mesma coisa. O nosso cérebro entende que mudamos, e precisa interpretar a nova forma que enxergamos.

Para isso, é necessário que você tente usar o óculos multifocal o dia todo, começando logo que acorda durante os primeiros 7 dias.

Normalmente o período de adaptação com lentes multifocais (progressivas) leva de 7 a 15 dias, podendo estender para mais.

Isso porque é necessário acostumar com a transição de grau que acontece em cada campo da lente.

Ao longo desse período, é para você começar a sentir diminuição da intensidade de alguns sintomas típicos da adaptação com o óculos multifocal.

Os principais sintomas nesse processo são: tontura, enjoo, dores de cabeça e dificuldade para enxergar degrau de escadas, por exemplo.

Se após esse período, você ainda não conseguir se adaptar com o óculos, leve o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o seu grau e com as medidas do óculos.

Veja aqui quanto tempo leva para se acostumar com óculos novo!

2- Medida correta da DNP e DP

Essa medida é muito importante para a confecção de qualquer tipo de óculos, mas principalmente para quem utiliza lentes multifocais.

A DNP é a a  Distância Naso-Pupilar, ou seja, é a medida, em milímetros, entre a pupila e o centro do nariz. Já a DP é a medida, também em mílimetros, entre as duas pupilas.

adaptação com lentes multifocais

DP: distância pupilar e DNP: distância naso-pupilar

 

Para quem usa lentes multifocais, o cuidado em ter essa medida realizada com maior precisão é fundamental.

Dessa forma, o modo como a pessoa usa o óculos deve ser levado em conta.

Por exemplo: se a pessoa usa o óculos posicionado mais perto da ponta do nariz ou não, ela precisa posicionar o óculos exatamente onde ela mais o utiliza quando a medida da DNP for tirada.

Veja aqui como a Lenscope mede a DNP.

Quando a medida da DNP é tirada sem que isso seja levado em conta, tem-se um valor errado que impacta diretamente na adaptação com o óculos multifocal.

Dessa forma, a adaptação torna-se quase impossível e a óptica responsável pela montagem das lentes é obrigada a refazer o óculos.

3- Altura da armação

A escolha correta da armação é fundamental para que a adaptação com as lentes multifocais ou progressivas ocorra da maneira mais suave possível.

Isso porque, se altura do aro da armação for pequena (menor que 3 cm ou 30mm), a mudança de grau pode ser mais brusca, proporcionando extremo desconforto à visão.

Por esse motivo, armações muito pequena nem relação à altura não são compatíveis com lentes multifocais. 

Já a armação que possui a altura do aro maior que 3 cm (30 mm) ajuda na transição suave entre os campos de visão de perto, intermediário e longe.

Adaptação com lentes multifocais

Alturas maiores que 30mm (3cm) para lentes multifocais

 

Por isso, ao escolher uma armação para usar lentes multifocais, escolha sempre armações que possuem a medida da altura a partir de 3cm.

4-  Acostume com as áreas do campo de visão

É importante que, uma vez utilizando lentes multifocais, você esteja consciente da transição dos 3 campos de visão que suas lentes possuem: para longe, intermediário e para perto. 

Confuso? Vou te explicar:

Por exemplo, na parte superior da lente, você vai ver para longe, assim como para perto você vai enxergar entre o centro e a parte inferior das lentes. Veja uma imagem de exemplo abaixo

adaptação com lentes multifocais

5- Dê preferência para lentes multifocais personalizadas

As lentes multifocais personalizadas são o melhor tipo de lente multifocal ou progressiva que hoje existe, além de ser o tipo de lente multifocal mais fácil para se adaptar

Como o próprio nome sugere, as lentes progressivas personalizadas são produzidas de forma personalizada e individual para cada pessoa levando em conta seu estilo de vida e a quantidade de horas que cada atividade é realizada ao longo do dia.

Ou seja, se você passa mais tempo do seu dia fazendo atividades que necessitam mais da sua visão para perto, o campo de visão de perto é otimizado, sendo maior na sua lente progressiva.

Consequentemente você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também.

E o mesmo acontece caso você passe a maior parte do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou a visão intermediária.

Temos um exemplo abaixo que pode te ajudar a entender como funciona a personalização das lentes progressivas.

adaptação com lentes multifocais

Campo de visão longe, otimizado para lentes multifocais personalizadas

 

Entretanto, infelizmente, esse tipo de lente ainda posisu um preço bastante elevado no Brasil,sendo acessível para poucas pessoas. 

É por isso que nós da Lenscope oferecemos essa opção com um preço muito mais justo para que você também possa ter mais conforto ao usar uma lente fabricada sob medida pra você.

Veja aqui como são as lentes multifocais personalizadas da Lenscope.

Dificuldades de adaptação com as lentes multifocais

No início, algumas atividades do dia a dia podem causar estranheza com a utilização das lentes. Em alguns casos, quem utiliza óculos pode até sentir dor de cabeça ou tontura.

Por isso, algumas medidas devem ser tomadas.

O ideal, é que você evite olhar seus passos andando, ou ao subir e descer uma escada, por exemplo.

Outras atividades como dirigir parecerão mais difíceis até que o cérebro se adapte com as novas lentes.

Dessa forma, evite essas atividades na primeira semana de uso das lentes multifocais.

Como seus olhos estão em fase de adaptação, evite também ficar tirando e colocando o óculos. Isso pode dificultar ainda mais o período de adaptação com as lentes multifocais.

Agora que você já sabe como se adaptar ao seu óculos, que tal continuar aprendendo mais com a gente?

A saúde dos seus olhos é muito importante, e nós temos muito conteúdo no nosso blog – assuntos que ninguém te explica! 

Além disso, a qualquer momento, você pode deixar um comentário para gente! Conte suas dúvidas, deixe sugestões e fale se o artigo foi útil para você. Ficaremos felizes em te ajudar!

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 505

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

118 comentários em “5 dicas para adaptação com lentes multifocais ou lentes progressivas”

  1. Silvane dos santos pinheiro pessi

    Estou usando lentes multifocal pela primeira vez e. Para longe estou enxergando bem. Mas na parte de baixo que e para visao pra perto nao estou conseguindo ler quando puxo algo p ler para perto de meu rosto nao consigo ler fica tudo embaralhado fosco sei la. Dai tenho q afastar p longe um pouco e procurar um foco ainda para poder ler. E estranho isso. Eu so usava para miopía agora que tenho q usar para as duas visoes. Entao e multifocal faz 4 dias q to usando. P perto ta ruim.

    1. Olá Silvane, tudo bem?

      Pode ficar tranquila, é normal enfrentar algumas dificuldades como essa que nos contou.
      O período para se acostumar com o óculos leva normalmente 7 dias, então sentir alguns sintomas como esse pode ser comum nessa fase de adaptação.

      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure seu oftalmo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

      Qualquer dúvida, é só contar com a gente 🙂

  2. DESDE 08/11 COM LENTES MULTIFOCAIS- O GRAU PARA LONGE É 050 NOS 2 OLHOS E PARA PERTO É 2,5. Consigo focar para longe e intermediário sem problemas, mas para perto está estranho, pois acho o foco mas só enxergo com nitidez parte da frase – tanto no livro ou no computador, o restante da frase seja uma parte para direita ou esquerda fica fora do foco. fica turvo, para ler a frase toda preciso scnnear a frase. Está desconfortável demais! Impossível adaptação com esse óculos! Help me!

    1. Olá Mônica, tudo bem?
      O mais indicado é você retornar ao profissional que prescreveu sua receita de óculos e conferir se está tudo certinho. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
      Sempre que precisar, conte com a gente!

  3. Uso mais de 6 graus miopia e aumento recentemente. Atualizei e aumentou o grau e só estou arriscando o multifocal, com pé atrás, porque a ótica garantiu a troca em caso de eu não me adaptar por 3 meses. Estou ainda no primeiro dia e vou seguir as indicações. Por enquanto só a visão longe está excelente. Pra médio, perto e principalmente laterais está em desvantagem. Se persistir, vou voltar em outro médico para conversar e avaliar se o grau está correto, a lente e talvez voltara para o monofocal que é minha queixa (não conseguia ler nem mais legendas de Netflix kk). De perto e pertíssimo enxergo melhor sem óculos (posso até ler, aproximando um pouco o livro do rosto, sem óculos). Abraço e grato pelas indicações.

    1. Olá Alexandre, tudo bem?
      Pode ficar tranquilo, é normal enfrentar algumas dificuldades como essa que nos contou.
      O período para se acostumar com o óculos leva normalmente 7 dias, então sentir alguns problemas como esse pode ser comum nessa fase de adaptação.
      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, o certo é procurar seu oftalmo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!
      Qualquer dúvida, é só contar com a gente 🙂

      1. Sim, vou retornar em outro oftalmo para conversar melhor. Os supostos benefícios da multifocagem não são maiores que os desfoques laterais (ou mesmo olhando para baixo etc.). A todo instante preciso mirar a cabeça para ter 100% de foco onde preciso e isso é bem inconveniente (com a lente monofocal não acontece). Tenho uma particularidade que fiz cirurgia de coluna, com fixação de pinos, então tenho 50% de perda de movimentos laterais e olhar com o canto dos olhos é uma constante. Como imagino que seja uma limitação optica da lente, talvez mais tempo de “costume” não se resolva. Então vou avaliando até mais uma ou duas semanas e decidir se ficou ou não com essa lente (é a primeira multifical que estou testando). Obrigado pelo retorno e um abraço.

  4. Olá ,Boa noite.
    Usava lentes somente pra longe,esse ano tive dificuldade para leitura de perto e o oftalmo receitou lentes multifocais. Quando acerto a posição do óculos no rosto até que enxergo bem (kkkk) , mas mesmo assim com o passar do dia sinto minha visão muito cansada, a ponto de querer fechar os olhos e cochilar um pouco. Isso é normal na adaptação?
    Faz 8 dias que estou usando as novas lentes. Coloco os óculos quando acordo e só tiro para tomar banho e dormir.
    Desde já agradeço

    1. Olá Willans, tudo bem?

      Você voltou no seu oftalmo para ele conferir se está tudo certo com seu óculos? Esse é o próximo passo depois da adaptação de 7 dias com o óculos, pois se você não se acostumou, é muito importante retornar a visita para que ele faça a conferência.

      Qualquer dúvida, é só contar com a gente 🙂

  5. Preciso de óculos apenas para perto, mas como tenho 1,5 tinha que ficar tirando o óculos para conversar com a pessoa do meu lado (que fica entre 1.5 e 02 metros de mim), fiz um óculos para visão intermediária, mas na verdade nem sabia que seria multifocal, o problema que estou tendo, é que antes para outras coisas em média distância como legenda tv não precisava de óculos, e com os óculos intermediário que são multifocais (salvo engano), estou tendo que manter o óculos o tempo todo, ou seja, usava óculos só quando estava no computador, celular, agora estou tendo que usar o tempo todo, isso é normal, com o multifocal o uso é o tempo todo ?? estou com os óculos há 07 dias. obrigada, pois gostaria de usar o óculos multifocal apenas quando fosse ler (computador, celular, livro)

    1. Olá Claudia, tudo bem?

      Você levou seu óculos no oftalmologista para ele conferir se está tudo certo com seu óculos e o grau nele? Como passou do período de adaptação comum com os óculos que são de 7 dias, o próximo passo é sempre procurar pelo oftalmologista.

      Pelo fato de você estar acostumado a trocar de óculos e agora tem a comodidade do óculos multifocal, talvez você enfrente essa dificuldade naturalmente, porque agora você não precisa mais tirar e colocar o óculos toda hora. Mas é muito importante voltar ao seu oftalmologista para ele fazer a conferência do grau, assim ele pode diagnosticar e prescrever as ideais recomendações para você.

      Peça para ele também conferir se está tudo certo com seu óculos e as recomendações para uma adaptação com multifocal.

      Qualquer dúvida, conte com a gente!

    1. Oi, Clecia. Tudo bem? Depende do tipo de lente multifocal que você está usando e da personalização dela. Por exemplo, se a sua lente multifocal foi personalizada para perto (parte inferior da lente) você terá que ficar mudando o foco da visão ao usar o computador. Isso porque o foco desse campo de visão é a leitura. Já o campo intermediário da lente (que fica no meio das lentes) é ideal para o computador.

      É por isso que a personalização das lentes, de acordo com as suas necessidades, faz muita diferença nas atividades do dia a dia. Temos um artigo completo aqui no Blog em que explicamos tudo sobre campo de visão das lentes multifocais: https://lenscope.com.br/blog/lentes-multifocais-com-maior-campo-de-visao/
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  6. Boa noite, já uso multifocal de uma determinada marca há 2 anos, agora mudou o meu grau e tb mudei d marca. Estou com muita dificuldade para ler de perto, o médico me disse q uma vez tendo usado uma multifocal d determinada marca não poderia muda lá. Isso é verdade?
    Roberta

    1. Olá Roberta! O que entendemos que pode ter acontecido é que os campos de visão das lentes das diferentes marcas podem ser diferentes. Assim, teria mais dificuldade na adaptação com as novas lentes multifocais.

      Porém, existem algumas dicas para deixar essa adaptação mais fácil. Por exemplo, você pode conferir nosso artigo de como escolher a melhor armação para óculos multifocais para o seu grau: https://lenscope.com.br/blog/oculos-multifocal-como-escolher-o-modelo-certo-para-o-seu-grau/

      Também, pode dar uma olhada em nosso artigo com dicas para adaptação ao óculos multifocal: https://lenscope.com.br/blog/5-dicas-para-adaptacao-com-lentes-multifocais-ou-lentes-progressivas/

      Sempre que precisar, estamos aqui!

  7. Simplesmente amei as dicas tudo que eu precisava ouvir ,acabei de comprar o meu e esta uma briga kkkkk ,mais vou insistir pq é importante. obrigado a todos.

    1. Oi, Jussara. Esse sintoma pode ser apenas por causa do período de adaptação, principalmente devido à mudança no seu grau. O período de adaptação com óculos novo pode durar de 7 até 14 dias, mas pode demorar ainda mais em casos específicos (aumento de grau e lentes multifocais, por exemplo). Por isso, caso os sintomas persistam após esse período, o ideal é que você procure o oftalmologista que prescreveu a receita do óculos para verificar se está tudo certo com as lentes e o grau do novo óculos.

      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

  8. Boa noite, já uso lentes multifocais há algum tempo. Com meu primeiro óculos precisei de uns 3 meses para me adaptar e me adaptei bem.
    Meu segundo óculos fiz em outra ótica, já estou com ele há uns 4 ou 5 meses e a mudança de grau ainda me incomoda quando olho para o chão ou meia distância, porém a garantia de adaptação dada pelo fabricante é de 3 meses e de defeito de fabricação é de 12 meses. Devido a correria do trabalho não tive tempo de ir na ótica ou ao médico para verificar isso, continuei usando o óculos assim mesmo. Desconfio de que as medidas foram tiradas de forma equivocada ou que as lentes não foram bem confeccionadas, como posso ter certeza? Ainda posso reclamar na ótica já que o prazo de adaptação já passou? E se for defeito de fabricação ainda tá na garantia, nesse caso o que devo fazer?

    1. Olá, Ana Paula. Sentimos muito pela sua situação. O ideal é que leve o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o seu grau e com as medidas do óculos. Caso seja constatado que foi um defeito de fabricação ou erro na na montagem o ideal é que você converse com o estabelecimento onde adquiriu as lentes para entender a política de garantia que eles oferecem e o que podem fazer para resolver o seu caso.
      Sempre que precisar, conte com a gente. 🙂

  9. Leda Maria de Carvalho Gattás

    Excelente explicação sobre multifocais. Uso há uns 35 anos e nunca me incomodaram, mas agora com 69 anos e após ter realizado a cirurgia de catarata em ambas as vistas, minha miopia sumiu permanecendo apenas o astigmatismo e fiz novas lentes com essa adaptação. Hoje, depois de uns quase 100 dias sem o grau correto, portanto sem óculos, comecei a usar essa nova lente multifocal com grau correto e senti um certo embaçamento numa das lentes, será correto ou a lente está com algum problema na manufatura?
    Se puderem me orientar, agradeço.

    1. Olá, Leda. Tudo bem? Ficamos muito felizes que gostou do nosso conteúdo. 🙂 Como faz pouco tempo que está usando óculos multifocal, é normal sentir alguns desconfortos. A adaptação com óculos multifocal é realmente mais demorada que com lentes convencionais. Por isso, o ideal é que você converse com o oftalmo que prescreveu a receita sobre a dificuldade de adaptação, para que ele verifique se está tudo certo com o grau da receita e das lentes.
      Além disso, o tipo de lente escolhida pode influenciar na adaptação. As mais confortáveis, de fácil adaptação e, por isso, mais recomendadas,são as lentes multifocais personalizadas.. Temos um artigo completo sobre essas lentes que pode te ajudar: https://lenscope.com.br/blog/lentes-multifocais-personalizadas-ou-convencionais-qual-e-a-melhor-para-mim/
      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  10. Não me acostumei com multifocal. Pra perto Fica bom. Pra intermediário também. Mas quando tenho que caminhar Fica tudo torto. Agora tenho que trocar minhas lentes e fico pensando o que devo fazer dois óculos um para perto outro para longe ou tento multifocal.

    1. Olá, Genoefa. Tudo bem? A adaptação com óculos multifocal é realmente mais demorada que com lentes convencionais. O ideal é que você converse com o seu oftalmo sobre a dificuldade de adaptação e verifique se está tudo certo com o grau da receita e das lentes.

      Além disso, o tipo de lente escolhida pode influenciar na adaptação. As mais indicadas são as lentes multifocais personalizadas para as suas necessidades do dia a dia. Temos um artigo completo sobre essas lentes que pode te ajudar: https://lenscope.com.br/blog/lentes-multifocais-personalizadas-ou-convencionais-qual-e-a-melhor-para-mim/
      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

    2. É a primeira vez que uso óculos e a lente multifocal foi a pior experiência da minha vida depois da endoscopia ,não fiquei nem uma hora com os óculos e voltei na ótica para trocar ,a minha necessidade é para perto e o campo lateral direito e esquerdo ficou turvo só conseguia ler o meio da frase todo o redor embaçado ,prefiro usar 2 óculos independentes do que ter 2 em 1 e passar raiva pra ler !!!

  11. Sandra Dantas Sodré

    Mudei pra multifocal tem uns 2 meses não me acostumei quando fiz o exame ele falou que era só pra perto voltei novamente fiz novo exame ele falou que tinha passado batido que precisava pra longe também e refez minha lente pela manhã fica ótimo pra enxergar com passa do tempo meus olhos se cansa e preciso tirar oculos e o intermediário vejo tudo embaçado e o perto se leio por 1 hora fica embaçado

    1. Olá, Marivone. Tudo bem? Como faz pouco tempo que trocou de óculos multifocal, é normal sentir alguns desconfortos. A adaptação com óculos multifocal é realmente mais demorada que com lentes convencionais. Por isso, o ideal é que você converse com o oftalmo que prescreveu a receita sobre a dificuldade de adaptação, para que ele verifique se está tudo certo com o grau da receita e das lentes.
      Além disso, o tipo de lente escolhida pode influenciar na adaptação. As mais confortáveis, de fácil adaptação e, por isso, mais recomendadas,são as lentes multifocais personalizadas.. Temos um artigo completo sobre essas lentes que pode te ajudar: https://lenscope.com.br/blog/lentes-multifocais-personalizadas-ou-convencionais-qual-e-a-melhor-para-mim/
      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  12. Emerson ribeiro franco

    Comprei um multifocal e quando dirijo e olho para esquerda fica embaçado, para perto não consigo ler toda uma linha sem virar a cabeça, embaça nas bordas isso é normal?

    1. Olá, Emerson. Tudo bem? A adaptação com óculos multifocal é realmente mais demorada que com lentes convencionais. O ideal é que você converse com o seu oftalmo sobre a dificuldade de adaptação e verifique se está tudo certo com o grau da receita e das lentes.

      Além disso, o tipo de lente escolhida pode influenciar na adaptação. As mais indicadas são as lentes multifocais personalizadas para as suas necessidades do dia a dia. Temos um artigo completo sobre essas lentes que pode te ajudar: https://lenscope.com.br/blog/lentes-multifocais-personalizadas-ou-convencionais-qual-e-a-melhor-para-mim/
      Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *