5 dicas para adaptação com lentes multifocais ou lentes progressivas

adaptação com lentes multifocais
  • por
4.4
(505)

A adaptação com lentes multifocais ou lentes progressivas ainda é uma dúvida muito grande para quem precisa usar esse tipo de óculos.

Afinal, não são as lentes multifocais que tornam a adaptação difícil, mas sim o tipo de lente escolhida, quantos graus a pessoa tem e qual a necessidade do dia a dia.

É comum uma pessoa que não está acostumada a utilizar uma lente multifocal ver algumas distorções e  ter dificuldade em usar escadas (devido à transição do grau), ver o chão se mexer, ou ainda, ter dores de cabeça frequente.

Vamos te contar agora as principais dicas para melhor adaptação com seu óculos multifocal. Acompanhe!

Como funcionam as lentes multifocais

As lentes multifocais servem para corrigir problemas de presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada.

Aliás, este é um problema muito comum, que muitas pessoas possuem e não percebem, ou demoram a descobrir. 

Geralmente as pessoas que tenham a partir de 35 ou 37 anos começam a precisar usar lentes multifocais. Clique aqui e entenda tudo sobre presbiopia ou vista cansada no nosso artigo.

Como o próprio nome diz, as lentes multifocais possuem múltiplos focos. Ou seja,  elas conseguem, em uma única lente, corrigir o problema causado pela presbiopia.

As lentes multifocais possuem três campos de visão:

  • Visão de Perto
  • Visão Intermediária
  • Visão de Longe

adaptação com lentes multifocaisA separação de campo de visão nas lentes acontece de forma gradual entre os graus, assim é possível enxergar nitidamente qualquer campo independente da distância.

Além disso, não afeta a estética dos óculos.

No início, é normal algumas pessoas sentirem dificuldade na adaptação de lentes multifocais.

Isso acontece devido à mudança gradual do grau para perto para o grau para longe em uma única lente.

Sentir dificuldade para se adaptar com as lentes multifocais é normal no começo.

Principalmente se é a primeira vez que você está usando esse tipo de lente ou se você usava muito tempo um tipo e uma marca e alterou para outra.

Veja as dicas que separamos para você se adaptar com as lentes multifocais.

Dicas para adaptação com lentes multifocais ou progressivas

Separamos dicas essenciais para ajudar você com a adaptação de lentes multifocais. Vamos lá?

1- Acostume seu cérebro

Pode ser difícil se acostumar com as lentes multifocais no primeiro momento. Mas acredite, o seu cérebro se acostuma aos poucos. 

Mas para isso, você deve ajudar o seu cérebro a se acostumar, treinando-o.

Funciona como se estivéssemos fazendo uma dieta: precisamos acostumar nosso corpo com novos hábitos saudáveis.

E com o uso do óculos com lentes multifocais é a mesma coisa. O nosso cérebro entende que mudamos, e precisa interpretar a nova forma que enxergamos.

Para isso, é necessário que você tente usar o óculos multifocal o dia todo, começando logo que acorda durante os primeiros 7 dias.

Normalmente o período de adaptação com lentes multifocais (progressivas) leva de 7 a 15 dias, podendo estender para mais.

Isso porque é necessário acostumar com a transição de grau que acontece em cada campo da lente.

Ao longo desse período, é para você começar a sentir diminuição da intensidade de alguns sintomas típicos da adaptação com o óculos multifocal.

Os principais sintomas nesse processo são: tontura, enjoo, dores de cabeça e dificuldade para enxergar degrau de escadas, por exemplo.

Se após esse período, você ainda não conseguir se adaptar com o óculos, leve o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o seu grau e com as medidas do óculos.

Veja aqui quanto tempo leva para se acostumar com óculos novo!

2- Medida correta da DNP e DP

Essa medida é muito importante para a confecção de qualquer tipo de óculos, mas principalmente para quem utiliza lentes multifocais.

A DNP é a a  Distância Naso-Pupilar, ou seja, é a medida, em milímetros, entre a pupila e o centro do nariz. Já a DP é a medida, também em mílimetros, entre as duas pupilas.

adaptação com lentes multifocais

DP: distância pupilar e DNP: distância naso-pupilar

 

Para quem usa lentes multifocais, o cuidado em ter essa medida realizada com maior precisão é fundamental.

Dessa forma, o modo como a pessoa usa o óculos deve ser levado em conta.

Por exemplo: se a pessoa usa o óculos posicionado mais perto da ponta do nariz ou não, ela precisa posicionar o óculos exatamente onde ela mais o utiliza quando a medida da DNP for tirada.

Veja aqui como a Lenscope mede a DNP.

Quando a medida da DNP é tirada sem que isso seja levado em conta, tem-se um valor errado que impacta diretamente na adaptação com o óculos multifocal.

Dessa forma, a adaptação torna-se quase impossível e a óptica responsável pela montagem das lentes é obrigada a refazer o óculos.

3- Altura da armação

A escolha correta da armação é fundamental para que a adaptação com as lentes multifocais ou progressivas ocorra da maneira mais suave possível.

Isso porque, se altura do aro da armação for pequena (menor que 3 cm ou 30mm), a mudança de grau pode ser mais brusca, proporcionando extremo desconforto à visão.

Por esse motivo, armações muito pequena nem relação à altura não são compatíveis com lentes multifocais. 

Já a armação que possui a altura do aro maior que 3 cm (30 mm) ajuda na transição suave entre os campos de visão de perto, intermediário e longe.

Adaptação com lentes multifocais

Alturas maiores que 30mm (3cm) para lentes multifocais

 

Por isso, ao escolher uma armação para usar lentes multifocais, escolha sempre armações que possuem a medida da altura a partir de 3cm.

4-  Acostume com as áreas do campo de visão

É importante que, uma vez utilizando lentes multifocais, você esteja consciente da transição dos 3 campos de visão que suas lentes possuem: para longe, intermediário e para perto. 

Confuso? Vou te explicar:

Por exemplo, na parte superior da lente, você vai ver para longe, assim como para perto você vai enxergar entre o centro e a parte inferior das lentes. Veja uma imagem de exemplo abaixo

adaptação com lentes multifocais

5- Dê preferência para lentes multifocais personalizadas

As lentes multifocais personalizadas são o melhor tipo de lente multifocal ou progressiva que hoje existe, além de ser o tipo de lente multifocal mais fácil para se adaptar

Como o próprio nome sugere, as lentes progressivas personalizadas são produzidas de forma personalizada e individual para cada pessoa levando em conta seu estilo de vida e a quantidade de horas que cada atividade é realizada ao longo do dia.

Ou seja, se você passa mais tempo do seu dia fazendo atividades que necessitam mais da sua visão para perto, o campo de visão de perto é otimizado, sendo maior na sua lente progressiva.

Consequentemente você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também.

E o mesmo acontece caso você passe a maior parte do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou a visão intermediária.

Temos um exemplo abaixo que pode te ajudar a entender como funciona a personalização das lentes progressivas.

adaptação com lentes multifocais

Campo de visão longe, otimizado para lentes multifocais personalizadas

 

Entretanto, infelizmente, esse tipo de lente ainda posisu um preço bastante elevado no Brasil,sendo acessível para poucas pessoas. 

É por isso que nós da Lenscope oferecemos essa opção com um preço muito mais justo para que você também possa ter mais conforto ao usar uma lente fabricada sob medida pra você.

Veja aqui como são as lentes multifocais personalizadas da Lenscope.

Dificuldades de adaptação com as lentes multifocais

No início, algumas atividades do dia a dia podem causar estranheza com a utilização das lentes. Em alguns casos, quem utiliza óculos pode até sentir dor de cabeça ou tontura.

Por isso, algumas medidas devem ser tomadas.

O ideal, é que você evite olhar seus passos andando, ou ao subir e descer uma escada, por exemplo.

Outras atividades como dirigir parecerão mais difíceis até que o cérebro se adapte com as novas lentes.

Dessa forma, evite essas atividades na primeira semana de uso das lentes multifocais.

Como seus olhos estão em fase de adaptação, evite também ficar tirando e colocando o óculos. Isso pode dificultar ainda mais o período de adaptação com as lentes multifocais.

Agora que você já sabe como se adaptar ao seu óculos, que tal continuar aprendendo mais com a gente?

A saúde dos seus olhos é muito importante, e nós temos muito conteúdo no nosso blog – assuntos que ninguém te explica! 

Além disso, a qualquer momento, você pode deixar um comentário para gente! Conte suas dúvidas, deixe sugestões e fale se o artigo foi útil para você. Ficaremos felizes em te ajudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 505

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

118 comentários em “5 dicas para adaptação com lentes multifocais ou lentes progressivas”

  1. Boa tarde.
    Uso multifocal há cinco anos, mas nunca precisei de mais que quatro ou cinco dias para me adaptar às novas lentes. Da última vez, entretanto, a situação ficou insuportável. Na semana passada comecei a usar os óculos novos, mas para ler tenho sido obrigada a recorrer aos anteriores. Simplesmente não enxergo as letras com os novos. As letras ficam com um formato de trapézio (alongadas e com a base mais larga). Um horror a preço de ouro.

    1. Oi, Ana! Tudo bem?
      Obrigada por deixar seu comentário
      Você retornou ao seu oftalmo para que ele conferisse se estava tudo certo com o grau do seu óculos? Caso não tenha feito isso, agende um retorno para que ele possa conferir seu óculos. Relate também essas dificuldades que está enfrentando em relação à sua visão para que ele possa fazer uma possível avaliação e orientação para o seu caso, pois esse profissional tem aptidão para passar seu diagnóstico.
      Lentes progressivas (multifocais) podem levar pouco mais de 14 dias de adaptação devido aos corredores das lentes referente ao campo de visão de perto, intermediário e longe.
      Quando puder, agende um retorno mais rápido possível.
      Convido você para conhecer as lentes progressivas (multifocais) personalizadas da Lenscope para seu próximo óculos https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Sempre que precisar, conte com a gente

  2. Estou usando óculos multifocal pela primeira vez ,hoje é o primeiro dia , tá horrível sinto dor de cabeça e tontura
    Mas isso é normal né ‍♀️

    1. Olá, Rose! Tudo bem?
      Agradecemos por deixar seu comentário em nosso artigo
      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Pode levar de 7 a 14 dias corridos para nos acostumarmos com o óculos novo e esse período pode ser um pouco maior quando falamos de lentes progressivas (multifocais). Tente usar seu óculos multifocal na maior parte do seu dia a dia, assim você acostuma sua visão com a melhor forma de enxergar
      De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o oftalmo conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  3. Boa noite, não estou conseguindo me adaptar com meu óculos. De perto consigo ler, usar celular etc, mas se vou andar o chão fica enorme, ao olhar a mesa ela fica deformado, aparecendo buraco e ficando grande e acabo ficando zonza, o que pode ser?

    1. Oi, Gabrielle! Como vai?
      Obrigada por ler nosso artigo
      Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Nos primeiros 7 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como dores de cabeça, tontura, objetos distorcidos. Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades.
      Qualquer dúvida, estamos aqui!

  4. Olá, esto usando lentes progressivas já faz mais de um mês, co uma dificuldade enorme para ler, no resto já me adaptei, já fui de volta e eles mudaram as lentes de perto portanto para ler um pouco maior, ainda não está bem, será que me vou adaptar algum dia? Escrever e ler , portanto de perto uma dificuldade enorme, estou me desesperando, já não sei que fazer, estou usando os óculos esse que levanto até que me deito, obrigada

    1. Oi, Elisa! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário
      Você já levou seu óculos para o seu médico para ele fazer a conferência do grau? Esse procedimento é muito importante, porque o profissional pode avaliar se está tudo certo com o grau e o óculos também. Relate também essas dificuldades que está enfrentando em relação à sua visão para que ele possa fazer uma possível avaliação e orientação para o seu caso, pois esse profissional tem aptidão para passar seu diagnóstico.
      Lentes progressivas (multifocais) podem levar pouco mais de 14 dias de adaptação devido aos corredores das lentes serem diferentes em relação ao campo de visão de perto, intermediário e longe.
      Quando puder, agende um retorno mais rápido possível.
      Convido você para conhecer as lentes progressivas (multifocais) personalizadas da Lenscope para seu próximo óculos https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Sempre que precisar, conte com a gente

    1. Olá Valeria! Tudo bom?
      Obrigada pelo comentário e por compartilhar com a gente a sua satisfação!
      Ficamos felizes em saber que contribuímos significativamente para o seu conhecimento. Não deixe de acessar nosso blog para acompanhar as novidades toda semana Sempre que precisar, conte com a gente!

  5. Obrigada pelos esclarecimentos,estou em transição de uma lente simples para uma multifocal. Também estou com dificuldade para achar os campos. Tenho que ficar procurando a melhor posição do celular para achar o lugar que fica mais confortável a leitura.

    1. Olá Nilmara, tudo bem?
      Ficamos felizes que pudemos te ajudar um pouco nesse período de adaptação.
      É importante que continue utilizando o óculos, assim o período de adaptação será mais curto.
      Qualquer dúvida que tiver, conte com a gente!

        1. Olá Leila, tudo bem?

          O mais indicado é você levar o seu óculos para um profissional da saúde visual! Assim, ele pode averiguar se está tudo corretor com o seu óculos e com o seu grau! 🙂

    2. Olá, Nilmara tudo bem?
      É normal levar um tempo maior na adaptação com o óculos com lentes progressivas (multifocais). Há quanto tempo você está usando o óculos novo?
      Conseguiu levar o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com as lentes e com o seu grau também? Essa é uma dica muito importante que sempre recomendamos por aqui e para nossos clientes também

  6. Ola tenho 29 anos! Estava usando uma lente com o grau 1,5 em cada olho para perto! Fui ao oftalmo e me receitou um oculos multifocal com 2, no olho direito e 2,5 no esquerdo esse grau e para perto pra longe nao me lembro! E nao estou me adaptando! E percebi que quando uso o oculos sai uma secreção do meu olho! Espero que possa me ajudar! Grata

    1. Olá, Litieli! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário
      Você já fez o retorno ao seu oftalmo? O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende um retorno ao especialista para que ele possa te ajudar com esses desconfortos e checar se está tudo certo para o seu grau. Esperamos que tudo ocorra bem
      Sempre que precisar, conte com a gente!

  7. Oi adorei a matéria sobre a adaptação ,pois estou passando por esse processo e estou tendo dificuldades.Vou tentar fazer como vcs estão orientando e testar.Agora estou com uma dificuldade quando me deito para assistir tv,pq não estou conseguindo ajustar o campo.Como faço?Abs.

    1. Olá, Manuella! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário
      Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Entre 7 a 14 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como dores de cabeça, tontura, objetos distorcidos. Esse período pode se estender um pouco mais quando falamos de lentes multifocais
      Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para ele. Assim, ele pode fazer um diagnostico sobre essas dificuldades e passar as melhores recomendações ao seu caso 😀
      Qualquer dúvida, estamos aqui!

  8. Bom dia, ontem fuu ao oftalmologista e a indicação do médico p mim é um multifoca,como é mh primeira experiência estou ak buscando informações e dicas p meu bem estar. Eu li td informações q a página disponibiliza e fk mt satisfeita. Agora sim eu vou em busca de poder ter um, porisso vou fazer algumas pesquisas de preços. Gratidão pelas dicas. Obrigada

    1. Olá, Ana! Como vai?
      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!
      Aqui na Lenscope, nós disponibilizamos as Lentes Lenscope Progress que são nossas lentes progressivas (multifocais) personalizadas. Ou seja, elas são produzidas de acordo com as atividades que você mais realiza ao longo do dia.
      A principal vantagem é que assim conseguimos otimizar o campo de visão que você mais precisa no dia-a-dia.
      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      As Lentes Lenscope Progress custam a partir de R$ 737
      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos? É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Ficaremos felizes em ajudar! Até mais!

    2. Olá, gostei muito das dicas que vocês deram.
      A primeira vez que usei bifocaltive muita dificuldade,fui ao oftalmologista a duas semanas,estou em adaptação novamente,ainda sinto dificuldades.Essa materia de vocês me orientou bem,.
      Estou com dificuldade no olhar médio que é o meio,longe está ok e para perto também.
      Um abraço .

    1. Olá, Josy! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário
      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Lentes progressivas (multifocais) podem levar pouco mais de 14 dias de adaptação devido aos corredores das lentes serem diferentes em relação ao campo de visão de perto, intermediário e longe.
      De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau Quando puder, agende um retorno ao especialista!
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  9. Marines taborda subtil

    Gostei muito dessa matéria pois para mim tudo se faz novo pois daqui alguns dias começarei a usar óculos com lente multifocal e estava curiosa no uso como me adaptar por aqui encontrei a informação que eu precisava muito bom.

    1. Oi, Marines!
      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!
      Te convido também a conhecer mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/
      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  10. Recentemente passei a usar lentes multifocais e inicialmente achei que tinham errado na construção das lentes, senti tonturas e distorcia bastante, mesmo levando ao meu oftalmologista para conferir o óculos e estando tudo bem do jeito que prescreveu, eu ainda continuei achando que tinha algum erro, mas hoje já estou percebendo uma melhor adaptação com as novas lentes e com essa matéria me ajudou muito mais a entender como funciona todo esse período de adaptação, muito obrigado por me ajudar a esclarecer minhas dúvidas, me ajudou muito.

    1. Olá, Márcio tudo bem?
      Ah que bom que agora você está conseguindo se adaptar melhor com as lentes multifocais. No começo, é normal ter os sintomas que você sentiu. Continue usando
      Também te convidamos a conhecer nossas opções de lentes progressivas (multifocais) em nosso site https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Elas são lentes personalizadas e produzidas de acordo com as atividades que você realiza ao longo dia. A principal vantagem é que você consegue se adaptar mais facilmente com elas.
      Qualquer dúvida que tiver, é só falar com a gente

  11. Muito bom! um show de informação.
    A minha pergunta é o seguinte tenho miopia,astigmatismo e hipermetropia (Bifocal), é a primeira vez q uso Bifocal, recentemente recebi meus óculos novos.
    Acontece que com os óculos novos só enxergo de forma nítida no centro das lentes,quando olho para os lados sem mover a cabeça as imagens fica um pouco embaçada (Desfocada). Será q é só questão de adaptação ou as lentes estão erradas?

    1. Olá, Salatiel!
      Obrigado por conversar aqui com a gente em nosso blog
      Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo foi útil!
      Pode ser uma questão de adaptação mesmo, já que enxergar com lentes progressivas (multifocais) é diferente de enxergar com lentes para visão simples. Mas sempre que nosso grau muda e precisamos de novas lentes, é recomendado levar o óculos para o profissional que prescreveu sua receita conferir se está tudo certo com as lentes e também com o seu grau. Assim você já fica sabendo de qualquer problema caso ele exista.
      Também te convidamos a conhecer nossas opções de lentes progressivas. Elas são personalizadas de acordo com as atividades que você mais realiza ao longo do dia, além de já contarem com todos os tratamentos inclusos. Saiba mais em https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Esperamos ter te ajudado.
      Até mais!

  12. Maria José da Silva Fonseca

    Boa noite, sou maia José,sempre usei lentes multifocais,premfiz um novo óculos com multifocais digital, estou sentindo a maior dificuldade para me adaptar,o que devo fazer? Ja ne arrependi de ter feito.

    1. Olá Maria, tudo bem?
      O mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau Quando puder, agende um retorno ao especialista!
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

  13. Muito interessante o conteúdo dessa materia. Comecei a usar lentes muktifocais hj e realmente senti dor de cabeca, tontura e um pouco de enjoo. Compreendi como focar o olhar para visão para perto e para longe. Volto depois para contar sovre a minga adaptação. Obrigada!

    1. Oi Zoraide, tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar!
      Te convido também a conhecer mais sobre nós da Lenscope acessando https://lenscope.com.br/
      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  14. António Carlos de Medeiros

    Bom dia,com as trocas das lentes multifocais estou só lende ao virar à cabeça.Sou míope e so tenho visao no olho esquerdo.Meu antigo eixo era 175 e agora estou usando 172,esta pequena alteração pode ser o pivô deste problema.Minha miopia era 7.00 e foi para 7.50 com um astigmatismo de 1.25.

    1. Olá Antônio!
      A lente multifocal tem três campos de visão em uma única lente e por conta disso, para enxergar com nitidez você precisa encontrar os campos de visão. Com esse tipo de lente, você precisa se adaptar a manter uma postura para movimentar a cabeça quando precisar de determinado campo. Caso sinta muita dificuldade de adaptação, aconselhamos voltar ao médico para conferir se o grau prescrito está correto.
      Se tiver mais dúvidas, estaremos à disposição.

  15. Muito esclarecedora as informações.
    Estou com muita dificuldade em me adaptar com as lentes multifocais, mas agora acho que vou conseguir.
    Obrigada e parabéns.

  16. Amei essa matéria, estou começando a usar agora o óculos multifocal estou tentando me adaptar, mas não está sendo fácil a visão fica turva e um pouco embaçada deve ser normal por causa aumentou o grau para longe.

    1. Olá, Tereza!
      O início da adaptação com o óculos multifocal pode ser difícil no começo. Mas não deixe de tentar usar o novo óculos o máximo de tempo que puder e também de levar o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o óculos e com o seu grau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *