Dicas para black friday

5 dicas para Black Friday e fugir da Black Fraude

Todo ano o mercado esquenta para as novas promoções de uma das datas mais aguardadas por muitas pessoas. Então, para não cair na Black Fraude, separamos 5 dicas para você aproveitar a Black Friday sem dor de cabeça!

Evite a Black Fraude e aproveite a verdadeira Black Friday

Para milhões de pessoas, a Black Friday é a hora de fazer compras de Natal – mesmo antes do finalzinho do ano! Trata-se da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, e é um dos principais dias de compras nos Estados Unidos, caindo entre 23 e 29 de novembro.

E no Brasil, a data só perde para o Natal quando o assunto é as vendas. De fato, as promoções surgem para realmente convencer a consumidor a comprar!

Por isso, elaboramos uma lista com 5 dicas para você se preparar para as compras sem cair na Black Fraude. Confira agora:

1. Pesquise e compare preços!

Pode parecer clichê, mas pesquisar e acompanhar os preços é muito importante e nunca é demais. Faça uma lista de tudo que você planeja comprar. Pesquise a média dos preços e descubra quanto você quer gastar.

O mais recomendado é que você pesquise com pelo menos 1 mês de antecedência. Então começar a pesquisar na última semana de outubro é uma boa!

Verifique também propagandas anteriores da loja escolhida e tenha certeza que se trata mesmo de uma grande oferta.

As pesquisas de preço podem ser feitas online sendo muito rápidas e simples por meio de sites e aplicativos como:

dicas para black friday
Compare os preços em diferentes sites e lojas

O recurso é ótimo porque é possível comparar preços antes e depois da Black Friday. Fique atento!

2. Pesquise sobre a loja

Antes de efetuar a compra, o consumidor deve pesquisar a reputação da loja, o que pode ser feito na própria web.

Dados como endereço físico e CNPJ são indispensáveis em qualquer situação, contudo, nas compras online, tenha cuidado.

É importante tirar print das telas e todas as comunicações realizadas com a loja virtual e verificar a segurança do site. Esteja certo de que o endereço apresenta o protocolo https verificado na barra do navegador e uso de certificados.

E fica o alerta: só compre em lojas online que possuam em sua página o contato do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Para garantir, faça contato com a empresa por telefone ou chat.

3. Conheça a política de troca e devolução

Como ocorre em qualquer compra, é comum que uma determinada roupa não sirva, chegue com defeito ou simplesmente o consumidor se arrependa da compra feita pela internet.

Sim, os consumidores que agiram por impulso nas compras online da Black Friday ainda podem voltar atrás.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível cancelar a compra no prazo de 7 dias corridos após a compra ou a entrega do produto, no caso de venda virtual.

Aliás, se o produto apresentar defeito, o prazo para desistir é ainda maior. A Lei prevê 30 dias para reclamações sobre problemas em produtos não duráveis como roupas e sapatos. No caso de produtos duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, o prazo é de 90 dias.

Por isso, sempre procure ler a Política de Trocas e Devoluções no site que você pretende comprar. Geralmente elas ficam no rodapé do próprio site. Mas se não encontrar, pesquise no Google: Trocas e Devoluções e coloque o nome da loja na frente.

dicas para black friday
Conheça a política de troca das lojas virtuais ou físicas

4. Faça compras em sites seguros

Recomendamos que você faça suas compras somente em sites confiáveis.

E como saber disso? Basta verificar se na barra de endereço consta o símbolo de um cadeado ou essa informação pode estar no rodapé do site.

dicas para black friday
Protocolo de segurana: cadeado e https

Outra forma também de verificar se o site é mesmo confiável é verificar se começa com https://. Além disso, deve constar as informações necessárias como CNPJ/CPF, endereço e telefone.

No site da Lenscope, por exemplo, essas informações são encontradas em todos os casos que citamos. Além disso, é possível encontrar os todos os certificados de segurança que a Lenscope utiliza. Veja abaixo:

dicas para black friday
Como verificar se um site é seguro – Site Lenscope

 

5. Desconfie sempre!

Sem dúvidas, a Black Friday é um grande sucesso, mas o problema é que as ofertas online são ótimas oportunidades para golpes.

Fraudadores lançam links de páginas falsas com supostas promoções com o objetivo de instalar arquivos maliciosos ou roubar informações pessoais.

Além disso, casos de processos movidos contra empresas que fazem falsas promessas também não são raros. Os adjetivos utilizados com o intuito de forçar as vendas parecem ser simples ferramentas de venda e marketing, mas acabam sendo um fator determinante da compra do produto/serviço pelo cliente. 

É preciso ficar atento para não cair no “tudo pela metade do dobro”.

Curiosidades sobre Black Friday

O termo Black Friday (no sentido de varejo) surgiu na década de 1960 para marcar o pontapé inicial para a temporada de compras de Natal. 

“Preto” refere-se a lojas que se deslocam do “vermelho” para o “preto”, quando os registros contábeis eram mantidos à mão, e a tinta vermelha indicava uma perda e o preto como lucro. 

Nos Estados Unidos, país de origem da data, as pessoas ficam enlouquecidas com a possibilidade de adquirir mercadorias com preços muito mais baixos.

Tanto por aqui, quanto em outros lugares, os produtos mais procurados são os smartphones, notebooks, eletrodomésticos, TVs e livros, entre outros.

dicas para black friday

Black Fraude no Brasil

No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 e virou febre quando muitos lojistas perceberam seu potencial de vendas. Infelizmente, o trabalho amador de algumas lojas acabou criando uma reputação negativa a respeito da data no início. Com isso, muita gente acredita que a nossa Black Friday não é coisa séria. 

Daí vem o termo adotado por milhares de brasileiros: Black Fraude.

Mas, fique tranquilo. Temos certezas que com as nossas dicas você vai evitar qualquer problema em suas compras. Afinal, ninguém quer pagar a metade do dobro, não é mesmo?

Considerações finais

No finalzinho de novembro você vai encontrar muitos produtos com preços realmente baixos, mas isso não significa que eles são baratos diante dos seus objetivos. Lembre-se de avaliar tudo com base na sua realidade. Não importa o tamanho da promoção.

Assim como outros serviços de vendas virtuais, A Lenscope está aqui para facilitar a vida das pessoas, mas todas dicas que passamos devem ser levadas em conta antes de efetuar a compra.

Seguindo nossas dicas, você pode evitar qualquer dor de cabeça!

Tem alguma dica para aproveitar a Black Friday sem dor de cabeça? Compartilhe com a gente aqui nos comentários! E boas compras!

dicas para black friday

5 dicas para Black Friday e fugir da Black Fraude
Deixe sua avaliação



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest