Dicas para black friday

5 dicas para Black Friday e fugir da Black Fraude

Todo ano o mercado esquenta para as novas promoções de uma das datas mais aguardadas por muitas pessoas. Então, para não cair na Black Fraude, separamos 5 dicas para você aproveitar a Black Friday sem dor de cabeça!

Evite a Black Fraude e aproveite a verdadeira Black Friday

Para milhões de pessoas, a Black Friday é a hora de fazer compras de Natal – mesmo antes do finalzinho do ano! Trata-se da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, e é um dos principais dias de compras nos Estados Unidos, caindo entre 23 e 29 de novembro.

E no Brasil, a data só perde para o Natal quando o assunto é as vendas. De fato, as promoções surgem para realmente convencer a consumidor a comprar!

Por isso, elaboramos uma lista com 5 dicas para você se preparar para as compras sem cair na Black Fraude. Confira agora:

1. Pesquise e compare preços!

Pode parecer clichê, mas pesquisar e acompanhar os preços é muito importante e nunca é demais. Faça uma lista de tudo que você planeja comprar. Pesquise a média dos preços e descubra quanto você quer gastar.

O mais recomendado é que você pesquise com pelo menos 1 mês de antecedência. Então começar a pesquisar na última semana de outubro é uma boa!

Verifique também propagandas anteriores da loja escolhida e tenha certeza que se trata mesmo de uma grande oferta.

As pesquisas de preço podem ser feitas online sendo muito rápidas e simples por meio de sites e aplicativos como:

dicas para black friday
Compare os preços em diferentes sites e lojas

O recurso é ótimo porque é possível comparar preços antes e depois da Black Friday. Fique atento!

2. Pesquise sobre a loja

Antes de efetuar a compra, o consumidor deve pesquisar a reputação da loja, o que pode ser feito na própria web.

Dados como endereço físico e CNPJ são indispensáveis em qualquer situação, contudo, nas compras online, tenha cuidado.

É importante tirar print das telas e todas as comunicações realizadas com a loja virtual e verificar a segurança do site. Esteja certo de que o endereço apresenta o protocolo https verificado na barra do navegador e uso de certificados.

E fica o alerta: só compre em lojas online que possuam em sua página o contato do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Para garantir, faça contato com a empresa por telefone ou chat.

3. Conheça a política de troca e devolução

Como ocorre em qualquer compra, é comum que uma determinada roupa não sirva, chegue com defeito ou simplesmente o consumidor se arrependa da compra feita pela internet.

Sim, os consumidores que agiram por impulso nas compras online da Black Friday ainda podem voltar atrás.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível cancelar a compra no prazo de 7 dias corridos após a compra ou a entrega do produto, no caso de venda virtual.

Aliás, se o produto apresentar defeito, o prazo para desistir é ainda maior. A Lei prevê 30 dias para reclamações sobre problemas em produtos não duráveis como roupas e sapatos. No caso de produtos duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, o prazo é de 90 dias.

Por isso, sempre procure ler a Política de Trocas e Devoluções no site que você pretende comprar. Geralmente elas ficam no rodapé do próprio site. Mas se não encontrar, pesquise no Google: Trocas e Devoluções e coloque o nome da loja na frente.

dicas para black friday
Conheça a política de troca das lojas virtuais ou físicas

4. Faça compras em sites seguros

Recomendamos que você faça suas compras somente em sites confiáveis.

E como saber disso? Basta verificar se na barra de endereço consta o símbolo de um cadeado ou essa informação pode estar no rodapé do site.

dicas para black friday
Protocolo de segurana: cadeado e https

Outra forma também de verificar se o site é mesmo confiável é verificar se começa com https://. Além disso, deve constar as informações necessárias como CNPJ/CPF, endereço e telefone.

No site da Lenscope, por exemplo, essas informações são encontradas em todos os casos que citamos. Além disso, é possível encontrar os todos os certificados de segurança que a Lenscope utiliza. Veja abaixo:

dicas para black friday
Como verificar se um site é seguro – Site Lenscope

 

5. Desconfie sempre!

Sem dúvidas, a Black Friday é um grande sucesso, mas o problema é que as ofertas online são ótimas oportunidades para golpes.

Fraudadores lançam links de páginas falsas com supostas promoções com o objetivo de instalar arquivos maliciosos ou roubar informações pessoais.

Além disso, casos de processos movidos contra empresas que fazem falsas promessas também não são raros.

Os adjetivos utilizados com o intuito de forçar as vendas parecem ser simples ferramentas de venda e marketing, mas acabam sendo um fator determinante da compra do produto/serviço pelo cliente. 

É preciso ficar atento para não cair no “tudo pela metade do dobro”.

Curiosidades sobre Black Friday

O termo Black Friday (no sentido de varejo) surgiu na década de 1960 para marcar o pontapé inicial para a temporada de compras de Natal. 

“Preto” refere-se a lojas que se deslocam do “vermelho” para o “preto”, quando os registros contábeis eram mantidos à mão, e a tinta vermelha indicava uma perda e o preto como lucro. 

Nos Estados Unidos, país de origem da data, as pessoas ficam enlouquecidas com a possibilidade de adquirir mercadorias com preços muito mais baixos.

Tanto por aqui, quanto em outros lugares, os produtos mais procurados são os smartphones, notebooks, eletrodomésticos, TVs e livros, entre outros.

dicas para black friday

Considerações finais

No finalzinho de novembro você vai encontrar muitos produtos com preços realmente baixos, mas isso não significa que eles são baratos diante dos seus objetivos.

Lembre-se de avaliar tudo com base na sua realidade. Não importa o tamanho da promoção.

Assim como outros serviços de vendas virtuais, A Lenscope está aqui para facilitar a vida das pessoas, mas todas dicas que passamos devem ser levadas em conta antes de efetuar a compra.

Seguindo nossas dicas, você pode evitar qualquer dor de cabeça!

Tem alguma dica para aproveitar a Black Friday sem dor de cabeça? Compartilhe com a gente aqui nos comentários! E boas compras!

dicas para black friday

5 dicas para Black Friday e fugir da Black Fraude
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest