5 fatos que você precisa saber sobre baixa visão

baixa visão
  • por
4.2
(53)

O termo baixa visão foi criado para identificar pessoas que possuem de 5% a 30% de visão em seu melhor olho mesmo após intervenções cirúrgicas ou uso de óculos comuns.

Ou seja, pessoas que possuem 70% da visão comprometida por algum motivo.

Em parceria com a Lenscope, a Fundação Dorina Nowill nos ajudou a desenvolver esse conteúdo muito legal que vamos trazer para vocês. Confira:

Quem era Dorina Nowill?

Nascida em São Paulo em 28 de maio de 1919, ficou cega aos 17 anos, vítima de uma doença não diagnosticada.

Desde então, aprendeu muito cedo a lidar com as dificuldades da vida. Foi a primeira aluna deficiente visual a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos.

Dorina sabia da carência que o Brasil enfrentava de livros em braille (sistema de escrita tátil para cegos ou baixa visão).

Por isso, criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil em 1946. Já em 1956, contribuiu para a elaboração da lei de integração escolar para pessoas com deficiente visual.

Se especializou em educação para cegos na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Mas, além da educação, sua preocupação sempre foi a prevenção contra a cegueira.

De 1961 a 1973, Dorina dirigiu a Campanha Nacional de Educação de Cegos do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o Estado de São Paulo.

Recebeu também vários prêmios e medalhas nacionais e internacionais ao longo de da sua vida pelos trabalhos à frente da Fundação Dorina.

Escreveu o livro “…E Eu Venci Assim Mesmo”, lançado em 1996. Em 2004, teve a distribuição para toda a Europa e América Latina.

Nos últimos anos de vida, se dedicou em aprofundar o trabalho da fundação que criou, junto com sua experiência e o sistema braille. Dorina Nowill faleceu dia 29 de março de 2010, anos 91 anos.

“Vencer na vida é manter-se de pé quando tudo parece estar abalado. É lutar quando tudo parece adverso. É aceitar o irrecuperável. É buscar um caminho novo com energia, confiança e fé.” – Dorina de Gouvêa Nowill

Agora, confira algumas curiosidades sobre a baixa visão:

1 – Ter baixa visão é diferente de ser cego

Ao contrário do que ainda é muito difundido, as pessoas com deficiência visual são, na verdade, caracterizadas pela ausência de visão total ou parcial.

O que determina se uma pessoa é cega ou possui baixa visão é o quanto de acuidade visual que ela possui quanto ao seu campo de visão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as pessoas cegas apresentam acuidade visual igual ou menor que 0,05, no melhor olho, com a melhor correção óptica.

A baixa visão se caracteriza por apresentar acuidade visual de 0,05 a 0,3 no melhor olho, com a melhor correção óptica ou nos casos em que a somatória do campo visual é de 60°, ou ainda a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

No dia-a-dia, um dos exemplos é que as pessoas com baixa visão veem as pessoas, mas não as reconhecem.

A maioria não necessita de bengala longa para locomoção, mas não enxergam os nomes dos ônibus ou das placas de rua; confundem obstáculos no chão tendo dificuldades para distinguir degraus, poças d’água e buracos.

Além disso, elas não conseguem ler na lousa e letreiros de cinemas  e apresentam muita dificuldade de enxergar dependendo da iluminação do ambiente.

Sentir grande sensibilidade à luz solar também é recorrente nas pessoas com baixa visão.

2- Existem recursos capazes de minimizar os efeitos da baixa visão

Apesar de a baixa visão comprometer grande parte da capacidade visual, alguns recursos podem ajudar para uma vida melhor.

Grande parte desses recursos é promovida pela Fundação Dorina Nowill que desenvolve e divulga diversos projetos e eventos voltados para a inclusão social de pessoas com baixa visão e cegueira.

Entre os principais projetos da Fundação Dorina estão: Programas de reabilitação integral para inclusão, elaborados por uma equipe composta por profissionais multidisciplinares especializados, que vão desde o desenvolvimento da autonomia e independência, inclusão educacional  até a colocação no mercado de trabalho; formação de professores da rede regular de ensino na temática de educação inclusiva,  além de produção e distribuição gratuita de livros em Braille para todo o território nacional.

Além disso, desenvolve diversas atividades e eventos voltados para as pessoas com deficiência visual.

Para saber mais sobre esses e outros projetos desenvolvidos é só acessar o site da Fundação Dorina.

baixa visão cta instagram

3- Pessoas com baixa visão podem usar computadores comuns

Um dos grandes benefícios do conhecimento sobre a baixa visão é que mais pessoas passaram a estudá-la e criar soluções voltadas para esse público.

Foi assim que nasceu o Projeto F123, um programa que transforma o computador que você tem em casa em um computador adaptado para quem possui baixa visão.

O software pode ser baixado gratuitamente.

Tanto para as pessoas com baixa visão, quanto para as pessoas cegas, há também softwares de voz, que fazem a leitura da tela e facilitam a navegação na internet ou no celular.

Alguns exemplos são: NVDA e DOSVOX. No celular, a configuração de acessibilidade dá acesso ao leitor de tela do sistema e permite que a pessoa ouça o que está na tela, bem como aumente a fonte para envio de mensagens e e-mails.

4-Existem diversas atividades de lazer voltadas para as pessoas com baixa visão

Pode não parecer, mas existem diversas atividades e atrações preparadas para receber pessoas com deficiência visual. Desde teatro a orquestras, os eventos são divulgados principalmente através do blog da Fundação Dorina Nowill. Confira a programação.

5- Você pode ajudar na inclusão de pessoas com baixa visão fazendo bem menos do que você imagina

O trabalho da Fundação Dorina Nowill é muito amplo, diversificado e fundamental. Isso porque eles promovem o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual de todas as idades!

E como tudo isso é feito?

Com ajuda de doações de pessoas como você e não só através de doações em dinheiro. Você pode fazer parte dessa mudança  compartilhando em suas redes sociais, sendo voluntário e doando seus cupons fiscais. Viu como é fácil ajudar? Você nem precisa sair de casa! Saiba mais!

Você precisa de um óculos com bastante grau, mas que seja leve e resistente?

Para graus elevados de miopia, a escolha do índice de refração da lente e do tamanho da armação é muito importante.

Isso porque, essas características contribuem para um óculos com lentes mais finas, leves e mais resistentes a possíveis quedas.

Conheça todos os tipos de lentes que existem para alta miopia e faça a melhor escolha para a sua necessidade.

Ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.

Imagem do banner: Ora Bolas Estúdio Fotográfico

baixa visão

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 53

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

60 comentários em “5 fatos que você precisa saber sobre baixa visão”

  1. Alice Melone Vitorino

    Boa tarde, descobri após 50 anos q sempre tive uma só visão. Qto à usar óculos é uma tortura. Existe especialista baixa visão aqui na baixada santista ?

    1. Olá, Alice! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário
      Você pode encontrar alguns especialistas no Google, colocando a especialidade que deseja e a sua localidade Aqui na Lenscope, infelizmente não temos contato direto com esses profissionais, por isso a nossa sugestão é que você encontre em catálogos ou indicações de sua cidade.
      Se você descobrir que precisa usar óculos, não deixe de dar uma visitada em nosso site da Lenscope: https://lenscope.com.br/

      E qualquer dúvida, estamos à disposição

    2. Boa tarde! Eu tenho baixa visão, nistagmo e mais de 8 graus de miopia em cada olho. Queria saber dos meus benefícios se eu tiver algum e também queria saber se é melhor a lente de contato ou o óculos comum?

      1. Olá Pedro, tudo bem?

        Quanto a sua dúvida, nós não podemos respondê-la sem uma avaliação médica!
        O indicado é você ir ao profissional da sua saúde visual, para que ele possa te auxiliar na melhor opção para o seu problema!

  2. Ei, boa noite, no caso tenho -7 e 1 de astigmatismo, nao posso operar… e a medica falou que posso estar começando a desenvolver ceratocone, posso tentar pegar um laudo desse de baixa visão?

    1. Oi, Rayra! Tudo bom?

      Obrigada pelo comentário!

      Quem pode te ajudar com maior propriedade a respeito disso é seu médico oftalmologista ou relacionados na área. Faça um retorno com ele e peça maiores esclarecimentos a respeito disso
      Se precisar fazer lentes para seu óculos de grau, conte com a Lenscope com essa ajuda!

  3. Boa tarde,
    Minha filha de quatro anos nasceu com toxoplasmose congênita. Acabou ficou com corroretinite no olho esquerdo e estrabismo. No olho direito tem astigmatismo e hipermetropia. Ele enxerga bem do olho direito e bem mal do esquerdo, Gostaria de saber se ela se enquadra como baixa visão ou deficiente visual?. Estou perguntando isso para saber os direitos que ela tem. Ela vai ter que acompanhar o fundo de olho por toda vida.
    Que tipo de ajuda vocês oferecem para pessoas iguais ela?

    1. Olá, Sara! Tudo bom?

      Obrigada por deixar seu comentário

      Quem pode responder melhor sobre este tema é o médico especialista da sua filha que, através de exames, ele pode definir qual a acuidade visual dela.
      De acordo com a PORTARIA Nº 3.128, DE 24 DE DEZEMBRO DE 2008 do Ministério da Saúde, Art. 1º § 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se cegueira quando esses valores encontram-se abaixo de 0,05 ou o campo visual menor do que 10º (categorias 3, 4 e 5 do CID 10).
      Você pode procurar também a Fundação Dorina Nowill que possui uma excelente qualificação e pode te orientar melhor sobre os seus direitos como cidadã de baixa visão ou até mesmo te indicar algum profissional que possa passar maiores informações

      Telefone: (11) 5087-0999
      E-mail: relacionamento@fundacaodorina.org.br

  4. Daniel Hercules Vieira Mota

    Olha tenho alta miopia e apouco mais de um mês estou com muita sensibilidade a luz e com a visão noturna comprometida oq pode ser?

    1. Olá, Daniel tudo bem?
      O mais indicado é relatar esse desconforto para seu oftalmo de confiança. Só ele pode te dizer o que pode estar causando essa sensibilidade maior à luz e também o que você pode fazer para reduzir

  5. Teresinha Santos Lima

    Boa tarde, faço tratamento para retina, tenho dúvidas, pois um especialista diz que se fizer laser não resolve, outro diz que se fizer laser e injeções melhora. E uso 0,75 somente para um olho, o que me atrapalha muito. Tem alguma sugestão. Obrigada

    1. Olá, Teresinha! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico especialista. Converse com o profissional e relate os desconfortos que tem enfrentado com sua visão e, principalmente, o que tem te incomodado. Ele é o profissional mais apto para passar as melhores orientações e fazer um diagnóstico eficiente.
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescreva o melhor tratamento para você.
      Aqui na Lenscope desenvolvemos conteúdos que possam te ajudar em relação à saúde dos olhos, problemas de visão, até mesmo as lentes, armações e dicas exclusivas que ninguém conta Não somos médicos, por isso nós orientamos que procure o profissional mais especializado da área para que este possa te ajudar com o diagnóstico e tratamento mais adequado ao seu caso.

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  6. BOM DIA!
    TENHO MIOPIA E ASTIGMATISMO,
    NO OLHO DIREITO: ESF -9,00 cil: -1,00 Eixo: 75
    no olho esquerdo: esf: -9,00 cil: -1,50 eixo: 85
    gostaria de saber se tenho direito ao laudo de baixa visão?

    1. Olá, Dayanna! Tudo bem?

      Muito obrigada por deixar seu comentário por aqui

      Quem pode te ajudar melhor sobre esse assunto é o médico especialista. Quando puder, agende uma consulta para que ele possa te passar as melhores orientações sobre o laudo de baixa visão.
      Caso precise renovar as lentes do seu óculos, te convidamos a conhecer as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo Para saber mais é só acessar https://lenscope.com.br/lente-tokai

  7. Olá, Boa noite. Tenho ceratocone e acuidade visual com a melhor correção é de OD 20/40 e OE 20/80. Trabalho mais de 8 horas por dia no computador e a luz piora ainda mais a minha visão. O que fazer nessa situação, já que esse problema está afetando o meu desempenho no trabalho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *