5 fatos que você precisa saber sobre baixa visão

baixa visão
  • por
4.2
(53)

O termo baixa visão foi criado para identificar pessoas que possuem de 5% a 30% de visão em seu melhor olho mesmo após intervenções cirúrgicas ou uso de óculos comuns.

Ou seja, pessoas que possuem 70% da visão comprometida por algum motivo.

Em parceria com a Lenscope, a Fundação Dorina Nowill nos ajudou a desenvolver esse conteúdo muito legal que vamos trazer para vocês. Confira:

Quem era Dorina Nowill?

Nascida em São Paulo em 28 de maio de 1919, ficou cega aos 17 anos, vítima de uma doença não diagnosticada.

Desde então, aprendeu muito cedo a lidar com as dificuldades da vida. Foi a primeira aluna deficiente visual a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos.

Dorina sabia da carência que o Brasil enfrentava de livros em braille (sistema de escrita tátil para cegos ou baixa visão).

Por isso, criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil em 1946. Já em 1956, contribuiu para a elaboração da lei de integração escolar para pessoas com deficiente visual.

Se especializou em educação para cegos na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Mas, além da educação, sua preocupação sempre foi a prevenção contra a cegueira.

De 1961 a 1973, Dorina dirigiu a Campanha Nacional de Educação de Cegos do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para o Estado de São Paulo.

Recebeu também vários prêmios e medalhas nacionais e internacionais ao longo de da sua vida pelos trabalhos à frente da Fundação Dorina.

Escreveu o livro “…E Eu Venci Assim Mesmo”, lançado em 1996. Em 2004, teve a distribuição para toda a Europa e América Latina.

Nos últimos anos de vida, se dedicou em aprofundar o trabalho da fundação que criou, junto com sua experiência e o sistema braille. Dorina Nowill faleceu dia 29 de março de 2010, anos 91 anos.

“Vencer na vida é manter-se de pé quando tudo parece estar abalado. É lutar quando tudo parece adverso. É aceitar o irrecuperável. É buscar um caminho novo com energia, confiança e fé.” – Dorina de Gouvêa Nowill

Agora, confira algumas curiosidades sobre a baixa visão:

1 – Ter baixa visão é diferente de ser cego

Ao contrário do que ainda é muito difundido, as pessoas com deficiência visual são, na verdade, caracterizadas pela ausência de visão total ou parcial.

O que determina se uma pessoa é cega ou possui baixa visão é o quanto de acuidade visual que ela possui quanto ao seu campo de visão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as pessoas cegas apresentam acuidade visual igual ou menor que 0,05, no melhor olho, com a melhor correção óptica.

A baixa visão se caracteriza por apresentar acuidade visual de 0,05 a 0,3 no melhor olho, com a melhor correção óptica ou nos casos em que a somatória do campo visual é de 60°, ou ainda a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.

No dia-a-dia, um dos exemplos é que as pessoas com baixa visão veem as pessoas, mas não as reconhecem.

A maioria não necessita de bengala longa para locomoção, mas não enxergam os nomes dos ônibus ou das placas de rua; confundem obstáculos no chão tendo dificuldades para distinguir degraus, poças d’água e buracos.

Além disso, elas não conseguem ler na lousa e letreiros de cinemas  e apresentam muita dificuldade de enxergar dependendo da iluminação do ambiente.

Sentir grande sensibilidade à luz solar também é recorrente nas pessoas com baixa visão.

2- Existem recursos capazes de minimizar os efeitos da baixa visão

Apesar de a baixa visão comprometer grande parte da capacidade visual, alguns recursos podem ajudar para uma vida melhor.

Grande parte desses recursos é promovida pela Fundação Dorina Nowill que desenvolve e divulga diversos projetos e eventos voltados para a inclusão social de pessoas com baixa visão e cegueira.

Entre os principais projetos da Fundação Dorina estão: Programas de reabilitação integral para inclusão, elaborados por uma equipe composta por profissionais multidisciplinares especializados, que vão desde o desenvolvimento da autonomia e independência, inclusão educacional  até a colocação no mercado de trabalho; formação de professores da rede regular de ensino na temática de educação inclusiva,  além de produção e distribuição gratuita de livros em Braille para todo o território nacional.

Além disso, desenvolve diversas atividades e eventos voltados para as pessoas com deficiência visual.

Para saber mais sobre esses e outros projetos desenvolvidos é só acessar o site da Fundação Dorina.

baixa visão cta instagram

3- Pessoas com baixa visão podem usar computadores comuns

Um dos grandes benefícios do conhecimento sobre a baixa visão é que mais pessoas passaram a estudá-la e criar soluções voltadas para esse público.

Foi assim que nasceu o Projeto F123, um programa que transforma o computador que você tem em casa em um computador adaptado para quem possui baixa visão.

O software pode ser baixado gratuitamente.

Tanto para as pessoas com baixa visão, quanto para as pessoas cegas, há também softwares de voz, que fazem a leitura da tela e facilitam a navegação na internet ou no celular.

Alguns exemplos são: NVDA e DOSVOX. No celular, a configuração de acessibilidade dá acesso ao leitor de tela do sistema e permite que a pessoa ouça o que está na tela, bem como aumente a fonte para envio de mensagens e e-mails.

4-Existem diversas atividades de lazer voltadas para as pessoas com baixa visão

Pode não parecer, mas existem diversas atividades e atrações preparadas para receber pessoas com deficiência visual. Desde teatro a orquestras, os eventos são divulgados principalmente através do blog da Fundação Dorina Nowill. Confira a programação.

5- Você pode ajudar na inclusão de pessoas com baixa visão fazendo bem menos do que você imagina

O trabalho da Fundação Dorina Nowill é muito amplo, diversificado e fundamental. Isso porque eles promovem o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual de todas as idades!

E como tudo isso é feito?

Com ajuda de doações de pessoas como você e não só através de doações em dinheiro. Você pode fazer parte dessa mudança  compartilhando em suas redes sociais, sendo voluntário e doando seus cupons fiscais. Viu como é fácil ajudar? Você nem precisa sair de casa! Saiba mais!

Você precisa de um óculos com bastante grau, mas que seja leve e resistente?

Para graus elevados de miopia, a escolha do índice de refração da lente e do tamanho da armação é muito importante.

Isso porque, essas características contribuem para um óculos com lentes mais finas, leves e mais resistentes a possíveis quedas.

Conheça todos os tipos de lentes que existem para alta miopia e faça a melhor escolha para a sua necessidade.

Ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários.

Imagem do banner: Ora Bolas Estúdio Fotográfico

baixa visão

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 53

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

60 comentários em “5 fatos que você precisa saber sobre baixa visão”

    1. Oi, Stéfani! Tudo bem?

      A baixa visão se caracteriza por apresentar acuidade visual de 0.05 a 0.3 no melhor olho. Simplificando, a visão é abaixo de 20% nos dois olhos.

      Agora para problemas de visão, como miopia e hipermetropia, baixo grau varia de 0 a 3 😉

      1. Meu filho tem hipermetropia e astiguiomatismo no total de 4 graus em cada olho. Ele pode ser baixa visao?
        Ele tem uma letra muito feia e garranchosa.

        1. Oi Sonalle!

          A baixa visão se caracteriza por apresentar acuidade visual de 0.05 a 0.3 no melhor olho. Simplificando, a visão é abaixo de 20% nos dois olhos.
          Seu filho tem 4 graus, o que é um grau comum, mas não deixe de conferir com o oftalmo o diagnóstico prescrito.

          Provavelmente ele precise usar óculos para corrigir o problema dele de refração O ideal são as lentes de policarbonato que são bem resistentes e leves, aliás, muitos pais escolhem esse material para a confecção do óculos de seus filhos.

          Aqui na Lenscope temos um artigo bem completo sobre dicas para comprar óculos para criança e comentamos desde as melhores armações até as lentes ideais de acordo com o grau. Confere aqui: https://lenscope.com.br/blog/dicas-importantes-antes-de-comprar-o-oculos-infantil-para-seu-filho/ 😀

          Se precisar, conte com a gente!

    1. Olá, Andreia!
      A Fundação Dorina Nowill desenvolve projetos voltados para a inclusão social com pessoas que possui baixa visão e cegueira com diversos projetos e eventos voltados para esse público.
      O projeto conta com profissionais qualificados que ajudam no desenvolvimento da autonomia e independência, inclusão educacional até a colocação no mercado de trabalho.
      Sobre os direitos no âmbito escolar, pedimos que entre em contato com a Fundação Dorina Nowill para que eles possam te orientar com maiores informações.
      Telefone: (11) 5087-0999
      E-mail: relacionamento@fundacaodorina.org.br

  1. olá, minha faculdade está pedindo laudo médico para comprovar que tenho problema de baixa visão, porém queria saber se uma pessoa com miopia e astigmatismo é considerada baixa visão. no meu caso tenho 1,70 e 1,50 nos olhos de miopia e 0,50 de astigmatismo. queria saber sua resposta

    1. Oi, Wallace! Tudo bem?

      A baixa visão se caracteriza por apresentar acuidade visual de 0.05 a 0.3 no melhor olho. Simplificando, a visão é abaixo de 20% nos dois olhos.
      Para esse diagnóstico que sua faculdade está solicitando, nós recomendamos que você visite ao seu oftalmo para que ele possa avaliar sua visão , bem como fazer o diagnóstico completo do seu problema de visão.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  2. olá, minha faculdade está pedindo laudo médico para comprovar que tenho problema de baixa visão, porém queria saber se uma pessoa com miopia e astigmatismo é considerada baixa visão. no meu caso tenho 1,70 e 1,50 nos olhos de miopia e 0,50 de astigmatismo. queria saber sua resposta.

    1. Oi, Wallace! Como vai?

      A baixa visão é caracterizada por quem apresenta acuidade visual de 0.05 a 0.3 no melhor olho. Ou seja, a visão é abaixo de 20% nos dois olhos.

      Para o laudo médico que sua faculdade precisa que apresente, é necessário ir ao seu oftalmo, pois somente ele é capaz de fazer o diagnóstico de qualquer problema que você pode desenvolver em sua visão. Então, não deixe de dar uma passadinha lá 😉

    1. Olá, Joyce! Tudo bem?

      A baixa visão se caracteriza por apresentar acuidade visual de 0.05 a 0.3 no melhor olho. Simplificando, a visão é abaixo de 20% nos dois olhos.

      Pode ficar tranquila, o que você tem é alta miopia. Para corrigir isso com o máximo de conforto possível é escolher por materiais que vão proporcionar um óculos mais leve e resistente. Além disso, combinar a armação certa com o tipo de material certo (a resina), você pode proporcionar um bom resultado.
      Aqui na Lenscope nós te ajudamos com isso no Consultor Óptico que é uma ferramenta 100% gratuita que te orienta nas melhores decisões, além de mostrar o preço oferecido em todo mercado das lentes para o seu grau.
      Vou deixar o link para você dar uma olhadinha: https://lenscope.com.br/consultor-optico

      Se ficar com alguma dúvida, estamos aqui! 😀

  3. José Fernandes Filho

    Boa noite. Tenho um aluno que usa lentes grau 7 muitas dificuldades de aprendizagem.A família não entende acha que suas dificuldades são por conta da indisciplina.
    Está escrevendo em cima do caderno e feita sobre os livros. Como proceder.

    1. Oi, José! Tudo bem?

      Você pode orientar os pais para que eles façam acompanhamento com o oftalmo, assim qualquer problema de visão que o filho possa apresentar, esse profissional é capaz de diagnosticar e passar as devidas orientações.

  4. Juliana Ananias ortiz

    Olá boa tarde meu nome éJuliana
    Meu esposo tem baixa visão no direito é perdeu a visão do olho esquerdo,gostaria de saber se tem algum programa de computador que ajude ele poder ler ,meu esposo e professor ele tem uma força de vontade muito grande para ensinar os seus alunos só que tem dificuldade para achar um programa que o ajude preparar as aulas,fico no aguardo de uma resposta.Desde já agradeço muito.

    1. Oi, Juliana! Tudo bom?

      A Fundação Dorina Nowill desenvolve projetos voltados para a inclusão social de pessoas que possuem baixa visão e cegueira.
      O projeto conta com profissionais qualificados que ajudam no desenvolvimento da autonomia e independência, inclusão educacional até a colocação no mercado de trabalho.
      Você pode entrar em contato com a Fundação Dorina Nowill para que eles possam auxiliar você e seu marido sobre isso.
      Aqui está o contato: telefone: (11) 5087-0999 / E-mail: relacionamento@fundacaodorina.org.br =)

    1. Oi, Aline! Tudo bom?

      Faça sempre o acompanhamento médico do seu filho para que ele tenha sempre uma melhor qualidade de vida! Desejamos boa sorte nas conquistas e se precisar de ajuda para escolher um óculos confortável para ele, pode contar aqui com a Lenscope.
      Nós vendemos exclusivamente pela internet as lentes de resina mais finas do mundo que são as Lentes Tokai 1.76.

      As Lentes Tokai 1.76, por serem de resina, são bem mais leves e resistentes e podemos afirmar também que as Lentes Tokai 1.76 reduzem muito mais o efeito de olhos pequenos e o aspecto fundo de garrafa devido ao seu design asférico das lentes. Além disso, como as Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope, elas possuem um preço muito mais acessível: https://lenscope.com.br/lente-tokai

      Vou deixar aqui disponíveis alguns artigos sobre óculos infantil. São dicas exclusivas que devem ser levadas em consideração na hora de fazer o óculos do seu pequeno:
      https://lenscope.com.br/blog/dicas-para-escolher-oculos-para-crianca/
      https://lenscope.com.br/blog/como-escolher-armacao-de-oculos-infantil/
      https://lenscope.com.br/blog/lente-de-oculos-para-crianca/

      Sempre que precisar, conte conosco!

  5. Bom dia,Meu nome é Priscisa sou diagnosticada com ceratocone em um dos olhos tenho acuidade 20/600 e no outro 20/400,eu posso trabalhar?Quais são meus direitos?

    1. Olá, Priscila! Tudo bom?

      Você pode procurar a Fundação Dorina Nowill que possui uma excelente qualificação e pode te orientar melhor sobre os seus direitos como cidadã de baixa visão ou até mesmo te indicar algum profissional que possa passar maiores informações

      Telefone: (11) 5087-0999
      E-mail: relacionamento@fundacaodorina.org.br

  6. Bom dia,Meu nome é Priscila sou diagnosticada com ceratocone em um dos olhos tenho acuidade 20/600 e no outro 20/400,eu posso trabalhar?Quais são meus direitos?

    1. Olá, Priscila!
      Você pode procurar a Fundação Dorina Nowill que possui uma excelente qualificação e pode te orientar melhor sobre os seus direitos como cidadã de baixa visão ou até mesmo te indicar algum profissional que possa passar maiores informações

      Telefone: (11) 5087-0999
      E-mail: relacionamento@fundacaodorina.org.br

    1. Olá, Isaac!

      Obrigada por compartilhar sua breve experiência conosco. Mesmo com a dificuldade, acreditamos que todos possam ter as mesmas oportunidades e alcançar seus objetivos. É o que desejamos a você! Abraços da nossa equipe Lenscope.

    1. Oi, Edilza! Tudo bem?

      De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), é possível concorrer a concursos público pessoas que possuem acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores. Como determina o Decreto nº 3.298 /99 – Artigo 4º inciso III.
      Nossa recomendação é a procura de um médico profissional para que ele faça a avaliação e diagnóstico da sua acuidade visual

  7. Olá boa noite meu nome e Geovani tenho uma bebê de 1 ano e nove meses ela usa óculos dez dos três meses de vida é o grau dela 13 nos dois olhos eu queria saber por ela tem o olhar perdido com ouso dos dos óculos com o tempo ela vai melhorar ? E quanto por cento ela tem de visão ?

    1. Olá, Geovania. Como vai?

      Para esse caso, nossa recomendação é realizar o acompanhamento com seu filho, pois somente o médico especializado pode passar as devidas orientações e diagnóstico. Para sabem a porcentagem da visão que seu bebê possui, você pode saber através de exames que possam detectar a qualidade visual do seu filho.

      Caso ele precise usar óculos, busque optar por materiais confortáveis e lentes de qualidade para sua criança Criamos um conteúdo com dicas exclusivas para ajudar todas as mamães e papais: https://lenscope.com.br/blog/dicas-para-escolher-oculos-para-crianca/

      Sempre que precisar, estamos aqui! 😉

  8. Boa tarde!. Meu filho de 7 anos foi diagnosticado ontem com baixa visão. Estou completamente perdida. Lendo artigos e sites. Pq a medica n me explicou nd. Ele usa 1 grau nos dois olhos. Fiquei sem entender. Como sei o grau da baixa visão severa? Se é leve, moderada, ou severa. Esse baixa visão piora ao longo do tempo?. Simplemeste perdida.

    1. Olá, Giuliane! Tudo bom?

      De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), é possível concorrer a concursos público pessoas que possuem acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores. Como determina o Decreto nº 3.298 /99 – Artigo 4º inciso III.

      Nossa recomendação é a procura de um médico profissional para que ele faça a avaliação e diagnóstico da sua acuidade visual Se ficar com alguma dúvida, mande a receita do óculos do seu filho em nosso e-mail: ajuda@lenscope.com.br que vamos buscar te ajudar

  9. Olá, boa tarde. Perdi 80% da visão no olho esquerdo durante a gestação da minha mãe, suspeita de que foi/é Toxoplasmose. Já o olho direito é 100% funcional. Me enquadro no perfil de PCD baixa visão?

    1. Olá, Janayna! Tudo bem?

      De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), é possível concorrer a concursos público pessoas que possuem acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores. Como determina o Decreto nº 3.298 /99 – Artigo 4º inciso III.
      Nossa recomendação é a procura de um médico profissional para que ele faça a avaliação e diagnóstico da sua acuidade visual

  10. Tenho uma filha de 1 ano e ela tem nistagmo e albismo ocular ela não ver quase nada só a luz 1 cjama mais a atenção dela e coisas dourada ja levei pro oftalmo e falaram q ia só aconhar pq não tinha o q fazer pq o caso dela era albismo ocular vc acha q ela pode melhorar a visão?

    1. Oi, Vaininha! Tudo bem?

      Sua filha sofre com fotofobia, que é a sensibilidade ou intolerância à luz? Isso acontece devido a exposição à luz artificial ou natural. Um dos fatores que pode determinar o surgimento dos sintomas da fotofobia é o uso excessivo de aparelhos eletrônicos como por exemplo, tv, celular, tablets ou computadores emitem uma luz prejudicial à saúde de nossos olhos, quando expostos com frequência e por tempo prolongado.
      A luz emitida por esses aparelhos eletrônicos além de provocar o cansaço ocular, também provoca dores de cabeça, e prejudica nossa concentração e sono.

      Além disso, muitos profissionais especializados indicam o uso do óculos de sol com proteção UV ou uso de lentes fotossensíveis que clareiam e escurecem conforme a intensidade dos raios UV no ambiente. Assim, quando precisar sair para ambientes com muita claridade, você estará cuidando de sua saúde e oferecendo para você mesmo maior conforto.

      Normalmente esse sintoma é tratado através de prescrição médica, como feita pelo seu oftalmologista: uso de colírio e vitaminas além do acompanhamento.

      Aqui na Lenscope, nós disponibilizamos todas essas lentes em nosso catálogo:
      As lentes com filtro de luz azul – Lentes Digital Comfort: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort
      As lentes fotossensível que clereiam e escurecem – Lenscope Poli 1.59 Fotocroma: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-fotocroma
      E as lentes escuras de sol – Lenscope Shades: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-shades

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    1. Olá, Edson!

      Tudo vai depender de quantos graus a pessoa possuir Isso porque existem casos raros que somente o óculos pode ser a solução viável para essas pessoas de graus mais elevados, por isso, toda lente é feita de acordo com a prescrição médica, pois dessa maneira, é possível analisar de adequar as lentes para o determinado grau da pessoa.

      Sempre que precisar, estamos por aqui! 😀

    1. Olá, Jorge! Tudo bem?

      É muito importante continuar fazendo acompanhamento de um profissional que possa sempre prescrever as melhores recomendações diante da sua condição. Somente essas pessoas são habilitadas a passar os devidos tratamentos e orientações!

  11. É normal ter um olho que enxerga mais que o outro. No meu caso percebi que meu olho esquerdo enxerga mais que o outro olho. Em uma distância de em torno de 60cm com um monitor de 18 polegadas percebi que quando eu topo o meu olho esquerdo e fico só com olho direito aberto a visão fica um pouco embaçada na frente do computador. Enquanto o meu olho esquerdo eu tenho uma visão nítida. Isso seria um caso de miopia pela distância

    1. Olá, Cristiano! Como vai?

      Para esse sintoma, o ideal é que você procure pelo seu oftalmologista, assim ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
      Somente seu médico pode passar as devidas orientações e tratamentos necessários para os sintomas que está sentindo. Mas, se você precisar usar óculos, pode contar com a gente nessa escolha!

      Sempre que precisar, conte com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *