óculos prejudicial

7 dicas de quando o óculos pode ser prejudicial

Entre os acessórios mais utilizados pelas pessoas são os óculos, que podem ser tanto de grau como de sol. O objetivo de ambos os tipos de acessórios é beneficiar e proteger a visão dos usuários. Por isso, a qualidade é primordial na hora de comprar ou trocar os seus óculos. 

Alguns problemas de visão como miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outros, ocasionam a necessidade do uso frequente dos óculos de grau para determinadas pessoas.

Já os óculos solares são feitos exclusivamente para proteger os olhos dos raios UVA e UVB

O grande problema é quando as pessoas esquecem do objetivo do acessório, ou não dão a importância devida em relação a qualidade.

A partir desse momento, passam a comprar qualquer produto e isso pode ser mais prejudicial do que você imagina. 

Confira aqui quando o uso de óculos pode ser prejudicial!

óculos prejudicial

Óculos de sol e de grau pode ser prejudicial em determinadas situações.

Embora tenham sido criados para sanar problemas de visão, se usados de forma errada podem ocasionar grandes desconfortos no futuro.

Veja abaixo algumas situações em que o óculos pode ser prejudicial!

1. Lentes inadequadas 

Sendo a parte principal, e a mais importante dos óculos, você deve estar atento em relação a qualidade das lentes.

São elas que proporcionam a proteção contra os raios solares e ajudam os que possuem algum tipo de problema de visão. 

É importante considerar comprar apenas em lojas especializadas para assim, adquirir um produto de qualidade. Um dos problemas que podemos citar como exemplo são as lentes escuras sem qualidade. 

Embora o uso de óculos de sol previne doenças oculares, se a lente for inadequada o efeito é inverso. Elas podem fazer com que as pupilas se dilatem e recebam mais luz. Se a lente não tiver a qualidade necessária para proteger suas pupilas dos raios UVA e UVB, os malefícios serão grandes.

Estes ainda podem ocasionar problemas mais graves com o passar dos anos. 

2. Óculos sem garantia

Comprar óculos em lojas não especializadas, ambulantes ou em camelôs, pode gerar sérios problemas. Em muitos casos, os produtos são vendidos sem nota fiscal e não oferecem garantia. 

Nesse caso, se o consumidor notar algum defeito no produto após a compra, o mesmo não tem direito ao benefício de troca. Isso acontece porque o produto não oferece a garantia contra defeitos.

óculos prejudicial
Certificados de garantia e autenticidade para todas as Lentes das Lenscope

3. Usar óculos com grau inadequado

Muitos camelôs vendem pares de óculos de grau prontos.

Com isso, algumas pessoas provam e escolhem os pares que mais lhe parece servir e levam para casa. O que não é adequado e pode gerar problemas oculares no futuro. 

Para comprar um óculos com o grau adequado, é necessário passar por uma consulta com um profissional de saúde visual, como oftalmologista, por exemplo. O profissional fará alguns exames e saberá dizer exatamente o grau que as lentes de seus óculos devem ter. 

Após a consulta, o oftalmologista fará uma receita por escrito para que a pessoa possa fazer as lentes do seu óculos. Somente estas lentes estão aptas a seguir as instruções listadas na receita. Ou seja, fornecem o óculos adequado e com garantia ao consumidor.

óculos prejudicial
Exemplo de prescrição de receita de óculos

4. Plaquetas mal ajustadas ou sem condições de uso

O desconforto gerado pelas plaquetas mal ajustadas, ou sem condições de uso geradas pelo desgaste, podem sim ser prejudicial. Com o passar do tempo é normal que os óculos comecem a ficar frouxos e caindo do rosto. Quando isso acontecer, procure trocar as plaquetas ou então, toda a armação de seus óculos. 

Entre os problemas que o óculos frouxo pode ocasionar, está o desconforto. Este gera um incômodo, especialmente entre pessoas que sofrem com sinusite, já que a região do nariz fica mais dolorida. 

5. Modelos de armações grandes demais 

Para evitar o estresse e o desconforto, é necessário respeitar as medidas de seu rosto.

óculos prejudicial

Evite escolher modelos de armações grandes. Isso porque além do desconforto no rosto, podem impossibilitar a montagem das lentes no seu óculos (de grau ou escuras).

Veja as opções mais adequadas a você, já que o conforto é importante, especialmente para que usa óculos diariamente. 

Descubra o seu tipo de rosto de forma simples.

6. Lentes sujas ou riscadas

Mesmo que a pessoa que esteja usando um óculos sujo não perceba, isso pode ser prejudicial. O mesmo acontece se as lentes estiverem riscadas. Além disso, mesmo que limpar o óculos seja uma tarefa considerada fácil, muitas pessoas fazem de forma errada.

Alguns especialistas alegam que pacientes reclamam que o grau piorou e quando verificam, o problema está nas lentes. Além de prejudicar a visão, lentes sujas e/ou riscadas podem causar dor de cabeça e cansaço ocular.

A dica é sempre utilizar tecidos de microfibra na hora de limpar o óculos. Além disso, especialistas recomendam não usar produtos a base de álcool, pois pode comprometer o acabamento da lente. Ao lavar, prefira usar detergente ou sabão neutro e água fria. 

Foto Grupo Míopes, Facebook

Saiba 5 maneiras de limpar o óculos da forma correta.

7. Usar óculos de grau de outra pessoa

O óculos de grau é feito com base na receita do oftalmologista, portanto, não deve ser compartilhado. Porém, não é incomum ver pessoas pedindo emprestado o óculos de alguém. Isso não acontece apenas por alguns instantes, mas também para uso de horas.

É importante considerar que as lentes são feitas com base no grau prescrito pelo médico.

Então, é um acessório de uso individual e compartilhar, pode ocasionar problemas como a piora na visão. Ao emprestar o óculos de alguém, você também se arrisca a ter dores nos olhos, tonturas, dor de cabeça e outros males.

Como você viu, são muitas as situações em que o óculos pode ser prejudicial. Você conhecia esses problemas?

Fontes: G1 e BONDE.

Por: Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net. 

óculos prejudicial

7 dicas de quando o óculos pode ser prejudicial
Média 5 de 4 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest