Aberração cromática: o que é, seus efeitos e como corrigir

Aberração cromática: o que é, seus efeitos e como corrigir
  • por
4.7
(6)

Alguma vez em sua vida já ouviu ou leu essa expressão “aberração cromática”? E os termos “franja de cor” ou “franja roxa”, te remetem a algo? Se sua resposta for “não”, hoje é seu dia de sorte. Mas se for “sim”, com certeza também se beneficiará desse conteúdo rico em detalhes.

Sendo assim, hoje explicaremos sobre esse tema tão importante — principalmente para você que é usuário de óculos ou até mesmo para os amantes da fotografia. Quer saber como esses dois assuntos têm relação? Então é só seguir lendo, pois, explicaremos o que é aberração cromática segundo a física. Também, como é sua aplicação ao mundo óptico, quais são os seus efeitos, como pode ser sua correção, além de ensinar a diminuí-la. 

O que é aberração cromática?

De acordo com a física, a aberração cromática pode ser definida pelo seguinte conceito: distorção de cor em uma imagem vista através de uma lente de vidro. Isso porque existe uma alteração do índice de refração do vidro com o comprimento de onda da luz. Do mesmo modo, todos os atributos de uma lente que se baseiam no seu índice de refração também sofrem alteração com o comprimento de onda da luz. E isso inclui:

  •       a distância focal;
  •       distância da imagem e
  •       a ampliação da imagem.

    aberração cromática

    Imagem: Adobe

Ou seja, a aberração cromática (também conhecida como “franja de cor” ou “franja roxa”) nada mais é que uma complicação óptica muito comum que acontece quando uma lente não é capaz de capturar todos os comprimentos de onda da cor para o mesmo plano focal.

Da mesma forma, o mesmo também acontece quando os comprimentos de onda da cor são focados em posições diferentes no mesmo plano focal. Só para exemplificar, diferentes cores de luz viajam em diferentes velocidades ao passar por uma lente.

Sendo assim, a aberração cromática acontece quando essa lente acaba “espalhando/distribuindo” as ondas das cores ao invés de capturar todos os seus comprimentos. Por consequência, a imagem parece estar borrada ou com bordas coloridas visíveis ao redor dos objetos nas cores: vermelho, verde, azul, amarelo, roxo, magenta.

Como a aberração cromática pode afetar o mundo óptico?

Imagine quem tem a necessidade de usar óculos (para perto ou para longe, diariamente ou raramente), mas tem a vida dificultada pelo resultado negativo que esse simples acessório causa. Se esse é o seu caso, entenda como a aberração cromática pode afetar diretamente sua rotina.

Nos óculos, a aberração cromática afeta a vida do usuário provocando experiências negativas como:

  •       imagens com aspecto borrado — como se as cores dos objetos estivessem deslocadas.
  •       imagens desfocadas.
  •       falhas na formação das imagens.

Ou seja, muito além do mundo da fotografia, as lentes que possuem aberração cromática são capazes, não só de gerar todos esses desconfortos, mas também agravar problemas oculares já existentes.

Os efeitos da aberração cromática

Sem dúvida, tanto na fotografia quanto no mundo óptico, uma lente perfeita é capaz de focar todos os comprimentos de onda em um único ponto focal, onde está localizado o melhor foco com o chamado “círculo de menor confusão”. Desse modo, como o índice de refração para cada comprimento de onda varia em cada lente isso gera dois tipos de distorção:

  • Aberração Cromática Longitudinal: ou “LoCA” ou “bokeh fringing”. Acontece quando diferentes comprimentos de onda de cor não se concentram no mesmo ponto após passar por uma lente. Nesta situação, as lentes podem mostrar franjas ao redor de objetos em toda a imagem, até mesmo no centro.
  •  Aberração Cromática Lateral: ou transversal. Ocorre quando diferentes comprimentos de onda de cor vindos em um ângulo focam em diferentes posições ao longo do mesmo plano focal. Neste caso, a aberração nunca aparece no centro. Sendo assim, só é visível nos cantos da imagem em áreas de alto contraste.

Aliás,  a divisão das lentes dos óculos é por categorias por seu índice de refração. Mas, afinal, o que é esse “índice de refração”? Segundo a ciência, a luz viaja em maior velocidade no vácuo e mais lentamente através de diferentes materiais. Ou seja, o índice de refração de qualquer substância é a velocidade da luz nela em comparação com a velocidade da luz no vácuo.

Então, ao usar óculos com um índice de refração baixo, principalmente para graus mais altos pode causar efeitos indesejados, pois devido à dispersão mais alta provoca aberrações cromáticas. Frequentemente isso pode gerar frustração em quem usa óculos.

Como corrigir o efeito da aberração?

Então, como pode conferir até aqui, tanto no universo da fotografia quanto no que se refere aos óculos, é provável diminuir os efeitos negativos provocados pela aberração cromática, bem como, eliminá-los. Ou seja, tanto a aberração cromática quanto a cor lateral podem ser corrigidas em todos os sistemas ópticos de alta qualidade. Confira a seguir:

  • Corrigindo aberração cromática nos óculos de grau: o efeito da aberração cromática pode ser corrigido, até mesmo eliminado, com a combinação de uma lente forte de vidro de baixa dispersão com uma lente mais fraca de vidro de alta dispersão. Em outras palavras, a definição dessa combinação é como “acromática”. Assim, felizmente, há a possibilidade de correção dessa distorção com o uso de lentes finas e com alto índice de refração. 
  • Corrigindo aberração cromática na fotografia: ao fotografar é possível evitar a aberração cromática evitando lentes grandes angulares, usando uma lente de alta qualidade e, quando possível, fotografe com uma abertura mais estreita.

Segundo Adam Rindy, fotógrafo de moda, “A melhor maneira de consertar é fotografar corretamente na primeira vez”. Contudo, outra opção de correção é com a ferramenta de edição de imagens Adobe Lightroom. Em seu painel de correções de lente é possível usar os controles para localizar e remover qualquer distorção de cor.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

 Lentes com alto índice de refração do mundo para óculos com menos distorções

Sob o mesmo ponto de vista, a Lenscope trabalha com as lentes de resina mais finas do mundo, que reduz distorções indesejadas. Assim, se você deseja trocar as lentes dos seus óculos, está na hora de aproveitar o nosso serviço online de troca de lentes.

Trabalhamos com lentes para todas as necessidades, com o diferencial de oferecermos preços muito mais justos do mercado de armações e lentes. Somos uma health tech cujo propósito é criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza: um par de olhos por vez!

Por fim, se você quer garantir suas lentes com qualidade e melhor preço, confira no site nossas lentes mais finas. Economize nas lentes e sem precisar sair de casa. Solicite um orçamento. É online e gratuito!

orçamento

Fontes:

Adobe

Photography life

Britannica

Edmund

Master Eye associate

NFI

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *