abril marrom

Abril Marrom: prevenção e combate às doenças que podem levar à cegueira

Saúde dos olhos sempre foi um assunto muito sério para nós da Lenscope. Por isso, o artigo de hoje vamos dedicar a causa do Abril Marrom, considerado o mês da prevenção e combate às diversas espécies de cegueira.

O Abril Marrom surgiu em 2016, mesmo mês em que é comemorado o Dia Nacional do Braille (08 de abril) e a cor marrom foi escolhida, pois a maior parcela da população brasileira tem essa cor nos olhos. Legal, né? 

A idealização da data veio do Professor e Doutor Suel Abujamra que foi médico em oftalmologia e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e os seus estudos sobre saúde ocular sempre foram muito importantes na área.

Segundo da Fundação Dorina Nowill, no Brasil, 5,6 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência. Isso representa o total de 23,9% da população, sendo o problema visual o mais comum atingindo 3,5%, em seguida 2,3% de problemas motores, 1,4% problemas intelectuais e 1,1% problemas auditivos.

Das doenças oculares que podem levar à cegueira, vamos falar:

  • Glaucoma;
  • Catarata;
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI);
  • Descolamento de retina;
  • Retinopatía Diabética;

Por isso, vamos ressaltar a importância da prevenção e cuidados com os olhos em todos os períodos da vida bebês e crianças, jovens e adultos. Além disso, vamo explicar como essas doenças oculares podem surgir. 

 Vamos lá?

Prevenção à saúde visual de bebês e crianças

Os olhos exigem cuidados em todos os momentos da vida. Por isso, quando bebês logo nas primeiras 48 horas de vida, a criança faz o teste do olhinho. E ele costuma ser bem simples. 

O médico projeta uma luz no olho do bebê e analisa se existem alterações no cristalino do olho. Nesse teste é possível detectar a catarata congênita, por exemplo.

Mas, além do teste do olhinho, é muito importante que durante a infância os pais façam acompanhamento médico com pediatra e oftalmologista.

Dessa forma, é possível identificar qualquer anormalidade que a criança possa apresentar. 

Para os pais, é muito importante também notar queixas dos pequenos. Por exemplo, dificuldade de enxergar a lousa ou assistir TV.

Além disso, doenças como sarampo e catapora também podem levar à cegueira. Por isso, mantenha as vacinações em dia dos pequenos.

Cuidados com os olhos para jovens e adultos

Muito importante dar atenção ao uso de óculos de sol. Além de proteger contra os raios UV, proporciona conforto visual em ambientes claros. 

Outra opção também são as lentes fotossensíveis que clareiam e escurecem de acordo com a intensidade dos raios solares.

Mas é importante lembrar: as consultas com médicos especialistas devem acontecer a cada 6 meses a 1 ano. Quem já usa óculos e sente o grau está mudando antes do período recomendado, a frequência também deve ser mais rápida.

Para quem é usuário de lente de contato, também é muito importante fazer a higienização correta para evitar infecções nos olhos.

 Veja 4 passos essenciais para limpar lentes de contato.

A diabete pode desencadear problemas oculares como retinopatía diabética, por isso, controlar a alimentação também se torna um passo fundamental para saúde dos olhos.

Além dessa, outras doenças como glaucoma e catarata também pode surgir com o passar dos anos e vamos te explicar como elas podem surgir. Entenda:

Glaucoma

O glaucoma é causado por uma lesão ao nervo óptico ligado ao cérebro. 

Normalmente surge devido o aumento de pressão intraocular quando o líquido que circula nos olhos se acumula na parte frontal. Com isso, a pressão dos olhos aumentam, danificando ao nervo óptico.

Por ser uma doença silenciosa, não provoca dores aos usuários. Por isso, é muito importante fazer acompanhamento médico para ver a progressão da doença. 

A perda de visão evolui com o tempo, causando a persa de visão periférica até visão turva. 

Veja um exemplo ilustrativo de como pode ser a visão de quem possui glaucoma: 

abril marrom

Caso não tratado ou falta de acompanhamento, o glaucoma pode levar à cegueira e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma é responsável por aproximadamente 5,2 milhões de cegos no mundo – o que corresponde a 15% da cegueira mundial.

Existem colírios que podem controlar a pressão dos olhos, mas é muito importante que seja prescrita por um profissional e com as orientações médicas necessárias para cada caso.

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que causa opacidade no cristalino, lente natural localizada atrás da íris que auxilia na formação de imagens na retina.

A principal causa da catarata é o envelhecimento do cristalino com a idade, chamada de catarata senil ou adquirida.

A catarata senil surge geralmente após os 50 anos quando a lente natural dos olhos, o cristalino, começa a perder elasticidade e torna-se opaco. Com isso, a visão do indivíduo vai embaçando aos poucos até enxergar apenas vultos e luzes, podendo levar à cegueira.

Além disso, existe o fator de risco para o desenvolvimento da doença, como: 

  • Diabetes;
  • Uso frequente de colírios com corticoides e sem prescrição médica;
  • Tabagismo e alcoolismo;

Veja também: como funciona a cirurgia de catarata e o que não posso fazer?.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença provocada em uma parte da retina, chamada mácula e que leva a perda de visão progressiva da visão central.

Essa mácula é nada mais que uma região no centro da nossa retina, permitindo com que possamos ver detalhes dos objetos.

Existem dois tipos de degeneração macular. A DMRI seca e a DMRI úmida. A DMRI seca é a mais comum e causa pelo envelhecimento e desgastes dos tecidos em nossos olhos.

Já a DMRI úmida ocorre vasos anormais, inclusive com possibilidade de sangramentos ou acúmulo de líquido na mácula.

Descolamento de retina

A nossa retina reveste toda parte interna do nosso globo ocular. Ela responsável em transmitir todos os estímulos luminosos em sinais elétricos através do nervo óptico, de acordo com Hospital dos Olhos.

Quando ocorre o descolamento de retina, além de ser uma urgência médica, o mecanismo de funcionamento não acontece de forma efetiva.

Uma dos principais fatores de risco estão para portadores de alta miopia, glaucoma, diaberes ou traumas oculares, dentre outros.

O paciente pode sentir: visão turva, moscas volantes ou perda de visão.

Por essa razão, é muito importante fazer acompanhamento médico para detecção do problema.

Na maioria das vezes, o tratamento recomendado é vitrectomia.

Retinopatía Diabética

A retinopatia diabética (RD) acontece pelo excesso de glicose no sangue danifica nossos vasos sanguíneos em nossa retina. 

Se não for diagnosticada e realizar o tratamento necessário, a doença pode levar à cegueira irreversível. Por isso, fazer o controle da diabete para portadores da doença é fundamental também para a saúde dos olhos. Além disso, exames periódicos podem ajudar na detecção da doença.

Entenda como isso pode afetar sua visão: 

abril marrom
Fonte: Motta MMS, Coblentz J, Melo LGN. Aspectos atuais na fisiopatologia do edema macular diabético. Rev Bras Oftalmol. 2008; 67 (1): 45-9.

Para você enxergar ainda melhor

Cuidar da nossa saúde dos olhos também é fundamental, por isso nós da Lenscope reforçamos a importância de manter os bons hábitos para que a qualidade visão seja preservada por muito tempo.

Então, continue fazendo visitas ao médico especialista (como oftalmo, por exemplo) a cada 6 meses a 1 ano. Além disso, manter a higiene dos olhos é fundamental, assim você evita que pequenas infecções como a conjuntivite. 

Manter lentes de contato bem limpas é fundamental, previne também irritações nos olhos. E lembre-se sempre de como a alimentação pode estar relacionada à saúde visual.

O que é normal de acontecer são os problemas refrativos como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Mas, para saber se possui algum problema de visão, buscar ajuda médica sempre será a melhor solução.

Se cuide! 

abril marrom

Abril Marrom: prevenção e combate às doenças que podem levar à cegueira
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest