Acuidade visual: o que é, testes e para que serve o exame

Acuidade visual: oque é, testes e para que serve o exame
3.5
(2)

Acuidade visual é um teste para avaliação ocular, prescrito pelo oftalmologista, quando uma pessoa apresenta alterações visuais ou para testar sua capacidade visual. Em outras palavras, o exame consegue determinar se a visão de uma pessoa tem alterações ou se está funcionando normalmente. 

No artigo de hoje, falaremos sobre como é feito os testes de medição da acuidade visual, como funciona o exame, e ainda, como ele ajuda profissionais da saúde a entregar laudos com mais precisão e rapidez. Continue a leitura!

O que é a acuidade visual?

O exame de acuidade visual é um teste de avaliação ocular para medir como está a visão de uma pessoa, se apresenta alterações ou se está normal. Dessa forma, ele avalia qual o grau de funcionamento da visão identificando se a pessoa consegue identificar ou não objetos, tais como forma e contorno.

Também é comum que crianças realizem o exame para identificar se há alterações visuais de modo a detectá-las precocemente evitando que se agravem. Outro motivo em que o teste de acuidade visual pode ser solicitado é durante o processo de renovação da habilitação de motoristas, para saber se o motorista teve alterações visuais e se precisa de óculos, lentes ou se está ou não apto a dirigir.

O teste também é muito utilizado na medicina do trabalho, como, por exemplo, em processos admissionais e demissionais de empresas, verificando se o trabalhador tem alguma dificuldade visual que ofereça riscos a sua saúde e de outros trabalhadores. 

Teste de Acuidade Visual: O teste de Snellen

O teste de acuidade visual também chamado teste de Snellen, foi desenvolvido para medir o quão bem uma pessoa enxerga em diferentes distâncias. O teste de Snellen é impresso com letras maiúsculas que, linha por linha, diminuem de tamanho, correspondendo à distância em que essa linha de letras é normalmente visível.

Então, cada letra de bloco é bastante científica em seu design (de modo que na distância apropriada a letra subentende um ângulo visual de 5 graus e cada parte composta supõe um ângulo de 1 minuto). A tabela e as letras têm o nome do oftalmologista holandês do século XIX, Hermann Snellen (1834 – 1908), que criou o teste de acuidade visual.

Sobretudo, o teste de Snellen pode ser realizado por diferentes profissionais da saúde e da educação, desde que devidamente capacitados, aplicado em crianças em fase escolar ou não, adultos alfabetizados ou analfabetos. Confira a seguir como é feito o teste em cada pessoa e outros testes que podem ser aplicados juntamente ao Snellen.

Teste de Snellen para adultos alfabetizados:

A tabela de Snellen nada mais é que um quadro com letras ou símbolos de diferentes tamanhos organizados em fileiras e colunas, sendo a mais utilizada no exame de acuidade visual. Para realização do teste não é necessário nenhum preparo prévio do paciente. Afinal, é feita em poucos minutos. Para o teste, o paciente deve:

  • Sentar a uma distância específica da projeção ou monitor com a tabela de Snellen.
  • Cobrir um dos olhos.
  • Ler e falar em voz alta as letras que ele enxerga com o olho descoberto.
  • Repetir o processo no outro olho.

Geralmente pede-se ao paciente que leia primeiro as letras maiores e, em seguida, as menores, até que não consiga mais enxergá-las com precisão. Se o paciente conseguir ler a última linha do teste, o resultado da acuidade visual do paciente é de 100%. Agora, se houver alterações e dificuldades visuais, o profissional deve registrar em qual momento da leitura houve dificuldade, e em qual olho foi (direito/esquerdo).

teste de acuidade visual

Teste de Snellen para crianças e analfabetos:

No caso de crianças em fase escolar, é necessária uma boa percepção visual para a realização de atividades intelectuais e sociais, contribuindo também no desenvolvimento e aprendizagem. O teste de Snellen em escolas é feito por um profissional capacitado.

Sendo, portanto, muito importante para identificar precocemente se existem alterações ou dificuldades visuais em crianças nesta faixa etária. Dessa forma, é possível alertar aos pais sobre à necessidade de consultar um oftalmologista, possibilitando a correção dos problemas de visão que possam prejudicar o rendimento da criança em idade escolar.

No caso de pessoas analfabetas, o teste de Snellen usa-se a versão que traz a letra “E” tombada em várias direções. O paciente vai mostrando com a mão a direção apontada. Outros testes também podem ser aplicados, como, por exemplo, testes de visão com desenhos. 

teste de snellen com desenhos

Teste de visão com Cartões de Teller:

O teste com cartões de Teller, utiliza vários cartões com listras pretas e cinzas mostrados para as crianças que ainda não saibam ler, escrever e nem mesmo falar. Então, quando é mostrado o cartão, o médico avalia o movimento de fixação dos olhos nas listras do cartão. O teste é repetido até a criança não conseguir mais fixar o olhar nas listras dos cartões. Assim, a definição da a acuidade visual é pela menor listra vista.

Por fim, o teste é feito com um olho por vez, ajudando a identificar quais crianças tendem a olhar mais para telas brancas ou pretas, ao invés de superfícies homogêneas. Além disso, é o teste também pode avaliar a saúde ocular de analfabetos. 

acuidade visual: cartões de teller

Teste Cardif Cards:

O teste Cardif Cards é feito em bebês ou crianças portadoras de alguma deficiência intelectual e serve para avaliar a acuidade visual. Os resultados costumam ser muito satisfatórios. Além de que, o teste é bastante eficiente em sua realização com crianças de pouca idade. Esse teste segue o mesmo princípio do teste de Teller, porém, usa desenhos em cartões. Em cada lado do cartão tem-se o mesmo desenho, porém, em tamanhos diferentes.

cardiff cards

Tabela Landolf

A Tabela Landolf, também conhecida como teste de visão japonês, anel de Landolf ou anel quebrado de Landolf, é bem semelhante à Tabela Snellen. No entanto, há a utilização de uma espécie de anel, parecido com a letra C e com o dobro de posições (já que inclui letras na posição diagonal).

O teste avalia a capacidade da pessoa em descobrir em qual posição está a lacuna. Porque conforme se avançam as linhas, essa lacuna vai diminuindo de tamanho. Embora sua utilização seja pouca, possibilita resultados bem satisfatórios.

tabela de landolf

O exame de acuidade visual

A princípio, o teste de acuidade visual com o oftalmologista começa com alguns procedimentos para que o médico consiga fazer a apuração do grau e do problema de visão. Antes de mais nada, dois testes comumente usados ​​para o exame: o teste de Snellen e random E. Confira a seguir, todos os passos do exame desde o início da consulta:

Snellen:

  • O teste de Snellen usa um gráfico de letras ou símbolos.
  • As letras são de tamanhos diferentes e organizadas em linhas e colunas. Visto de 4 a 6 metros de distância, esse gráfico ajuda a determinar quão bem você pode ver letras e formas.
  • Então, o pacientesenta ou fica em pé a uma distância específica do gráfico e cobrirá um olho. Depois, lê em voz alta as letras que vê com o olho descoberto.
  • Também repetirá esse processo com o outro olho. Normalmente, o médico pede para o paciente ler as letras cada vez menores até que não consiga mais distinguir as letras com precisão.
  • Por fim, o responsável pelo teste registra se houve dificuldades durante o exame para determinar se houve alterações visuais ou não.

Teste E:

  • Em um gráfico ou projeção o paciente tem que identificar a direção para a qual a letra “E” está voltada, apontando na direção em que a letra está voltada: para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita.
  • Esses testes tendem a ser mais sofisticados quando realizados em uma clínica oftalmológica.
  • No consultório de um oftalmologista, pode haver projeção de um gráfico. Ou, mesmo mostrado como um reflexo no espelho. O gráfico é visto através de uma variedade de lentes diferentes.
  • Logo depois, o médico trocará as lentes até que o paciente veja o gráfico claramente. Isso ajuda a determinar a prescrição ideal de óculos ou lentes de contato, caso precise de correção da visão.

O resultado do teste de acuidade visual

A acuidade visual é expressa como uma fração, como 20/20, ou seja, uma visão 20/20 significa que sua acuidade visual a 6 metros de distância de um objeto é normal. Se você tem visão 20/40, por exemplo, isso significa que você precisa estar a 6 metros de distância para ver um objeto que as pessoas normalmente podem ver a 12 metros de distância.

Se sua acuidade visual não for 20/20, você pode precisar de óculos corretivos, lentes de contato ou cirurgia. Você também pode ter uma condição ocular, como uma infecção ou lesão ocular, que precisa de tratamento. Dessa forma, você e seu médico discutirá os resultados do teste, bem como qualquer tratamento ou correção que possa ser necessário.

Baixa visão significa baixa acuidade visual?

A baixa visão ou visão subnormal é o termo usado para pessoas com sua função visual comprometida, mas, capaz de usar  a visão para realizar tarefas. Geralmente, pessoas com baixa visão apresentam resíduo visual que permitem ler impressos com o uso de lentes de aumento, lupas, telescópios, se locomovem com o auxílio de bengalas e fazem de treinamentos de orientação.

Em outras palavras, a baixa visão pode ser muito variável. Assim, a depender do grau ou nível de perda visual, sendo uma condição que pode ficar entre a cegueira e a visão normal que se caracteriza por:

  • Existir dificuldades extremas em enxergar, mas possuir algum resíduo visual.
  • O resíduo visual permite uma certa independência.
  • Muitas vezes precisam de ajuda de cão-guia ou bengala para locomoção.
  • Muitas vezes com essas dificuldades ainda conseguem usar a visão central ou lateral.

Então, pessoas com baixa acuidade visual enfrentam desafios diários, onde algumas podem ter a autonomia de uma vida normal, porém, com algumas limitações. Contudo, geralmente a baixa visão também denominada visão subnormal, é uma perda de visão que não pode ser corrigida por óculos convencionais, lentes de contato, medicação ou cirurgia.

No Brasil, segundo dados do IBGE, a deficiência visual é a mais representativa, atingindo cerca de 3,6% dos brasileiros, ou seja, 6 milhões de brasileiros, sendo que 500 mil são cegos. Segundo a OMS, poderiamos evitar ou curar cerca 80% das deficiências visuais. Isso se o diagnóstico e tratamento fossem feitos a tempo.

As principais causas da baixa visão podem ser congênitas, ou seja, no parto, como, por exemplo, coriorretinite macular por toxoplasmose. Também podem ser de origem genética, familiar, como retinose pigmentar, glaucoma congênita, catarata congênita, e adquiridas por doenças ao longo da vida como diabetes, descolamento de retina, glaucoma, catarata, degeneração senil de mácula, traumas oculares, etc.

​​Teste de visão online

Então, você viu até aqui o quanto é importante realizar testes de visão para prevenir que problemas visuais se agravem ou até mesmo detectar seu surgimento. Por isso, nunca deixe de fazer estes exames regularmente. Muitos destes testes previnem o agravamento de doenças graves como, por exemplo, a catarata, degeneração macular, glaucoma, entre outras.

Sobretudo, existem alguns testes online que você pode realizar para saber se existe alguma dificuldade ou alteração visual. E em nosso site você realiza o teste de visão online no conforto da sua casa! Faça agora mesmo!

teste de visão

Informações relevantes sobre saúde visual na palma da mão

Somos um serviço de venda de lentes para óculos pela internet e transformamos o processo de compra de um óculos de grau em simples, prático e muito mais acessível. E você pode fazer isso sem sair de casa. Funciona assim: você compra seus óculos pelo nosso site e recebe na sua casa, sem preocupação nenhuma. E se você mora na grande São Paulo, ou Campinas (interior de SP), nós buscamos a sua armação na sua casa e devolvemos o óculos pronto.

Todas as nossas lentes contam com garantia e certificado de autenticidade, para que você não tenha preocupação ao adquirir seu novo óculos. E caso você não se adapte ao seu novo óculos, nós devolvemos seu dinheiro. Somos a primeira marca no Brasil a oferecer até 100 dias para você provar e amar nossas lentes!

Acreditamos no poder da informação, por isso produzimos conteúdo relevante para ajudar quem precisa de informações acessíveis sobre saúde visual. Conheça nosso portal de notícias e assine a nossa Newsletter e fique bem informado.

acuidade visual instagram

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *