Dicas e orientações sobre adaptação óculos astigmatismo

  • por
4.4
(24)

Você sente dificuldade com a adaptação do óculos para astigmatismo? Sabemos que nem sempre é fácil e é muito comum sofrer incômodos nesse período de adaptação. Aliás, você sabia que no caso do astigmatismo, o eixo pode influenciar no processo de adaptação? Por esse motivo, preparamos dicas e orientações que vão ajudar você. Nos acompanhe na leitura.

Período de adaptação com óculos de grau novo

Ao usar óculos de grau, é normal, no começo, sentir alguns desconfortos. Isso porque você estará no período de adaptação. Inclusive, alguns dos sintomas mais comuns podem causar incômodo, como:

  • Enjoo.
  • Dor de cabeça.
  • Sensação de grau incorreto
  • Tontura.

Mas não se preocupe, pois, entre 7 a 15 dias esses sintomas tendem a diminuir. Afinal, você estará mais acostumado ao uso das lentes corretivas. Após esse período até se acostumar com o óculos novo, é comum sentir que a adaptação está melhor e que os sintomas não incomodam mais.  No entanto, se os sintomas não passam, a sugestão é que você retorne ao oftalmologista e converse com ele sobre a adaptação com o óculos novo.

Sintomas de adaptação óculos de astigmatismo mais comuns

Para quem tem astigmatismo, além dos sintomas comuns de adaptação com o óculos novo, é comum sentir alguns sintomas específicos do óculos para astigmatismo. E tem mais: a adaptação com óculos de astigmatismo pode demorar um pouco mais quando você tem alto grau. Confira os sintomas:

  • Dor nos olhos.
  • Dor de cabeça.
  • Leve falta de concentração.
  • Visão um pouco embaçada.

 Óculos astigmatismo: tudo o que você precisa saber

Quem tem astigmatismo tem o formato da córnea do olho parecido com uma bola de futebol americano. Dessa forma, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” do que outras. Ou seja, o grau de curvatura do olho não é uniforme. Assim, a luz se propaga de forma difusa, causando diversos pontos de foco de luz.

Por outro lado, o normal seria formar apenas um ponto de foco de luz formado no olho. E é por isso que é tão importante definir qual o eixo do astigmatismo.  Isso porque o olho com astigmatismo acaba tendo vários pontos de foco de luz atingindo vários eixos da nossa visão.

Entenda mais sobre astigmatismo em nossa série sobre o tema no Youtube.

Além disso, o astigmatismo causa sintomas muito desconfortáveis, tais como:

  • Falta de nitidez geral (visão embaçada de longe e de perto).
  • Dores de cabeça.
  • Presença de halo (círculo luminoso ou colorido) ao olhar para fontes de luz.
  • Dificuldade em diferenciar letras parecidas.
  • Sensibilidade à luz (fotofobia).
  • Coceira nos olhos. 

A correção do problema é por meio do uso do óculos de grau e o eixo do astigmatismo é levado em conta quando pensamos na produção das lentes do seu novo óculos. Isso porque, o eixo na receita de óculos indica a localização exata em que estará o grau que visa corrigir o astigmatismo.

Dessa forma, a receita compreende qual o valor também do grau cilíndrico. Nesse sentido, ele que indica qual o seu grau de astigmatismo presente em cada olho (nos dois ou em apenas um dos olhos). Por isso, esteja sempre atento às colunas do eixo e do grau cilíndrico da sua receita de óculos. 

Eixo do astigmatismo e influência no período de adaptação

O eixo do astigmatismo é a localização do grau do astigmatismo em nossos olhos, que varia de 0 a 180º. Assim, essa medida vem acompanhada na receita do seu óculos, assim como o grau cilíndrico, que indica quantos graus de astigmatismo você tem.

O  grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente, mas apenas no grau do eixo. Assim como, é determinado durante o exame de vista. Além disso, o eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos. Com isso, você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando.

Eixo do astigmatismo e espessura da lente

Outras medidas como da DNP e altura de montagem do óculos, quando incorretas, também podem dificultar na adaptação com o óculos de astigmatismo. Inclusive, a medida do eixo é tão importante que pode influenciar até na espessura da lente. Dessa forma, quando as lentes ficam muito espessas, você pode notar mais distorções ao tentar enxergar de longe ou de perto.

Entenda como a posição do eixo de astigmatismo afeta a espessura da lente do óculos:

adaptação óculos astigmatismo eixo

 

Dicas para se adaptar com o óculos astigmatismo mais rápido e fácil

 Reunimos algumas dicas para te ajudar a se adaptar com mais facilidade aos seus novos óculos, principalmente se você tem astigmatismo. Anote todas elas, pois sabemos que vão te ajudar neste processo.

  • Leve seu óculos para conferir – leve o seu óculos pronto para o seu oftalmologista conferir se tudo está certo. Isso faz você ganhar tempo e evita que você continue usando óculos errado, especialmente se a sua receita estiver errada, assim como suas lentes.
  • Só faça óculos novos com receita atualizada – a sua receita tem validade de 1 ano. Após isso, volte ao seu oftalmologista e veja se o seu grau não mudou.
  • Use sempre que possível o óculos –  se estiver lendo, estudando, trabalhando, etc. Coloque sempre os óculos em vez de forçar os olhos. Use ele com a maior frequência possível.

E se eu não me adaptar com o óculos novo? O que fazer?

Se, mesmo após o período de adaptação com as lentes novas, você não conseguiu se adaptar, então existe ainda uma última opção. Leve o seu óculos ao oftalmologista para conferir se o grau está correto. Depois do período de adaptação, se você ainda sentir os sintomas, retorne ao médico e peça laudo médico para apresentar à ótica onde fez as lentes.

Lentes de óculos para astigmatismo com melhor adaptação

Existem lentes que melhoram o processo de adaptação com o óculos novo. Como as Lentes Lenscope LensAI 1.74, as lentes de resina superfinas. Elas proporcionam bordas mais finas para quem possui alto ou médio grau, incluindo casos de astigmatismo.

As Lentes Lenscope LensAI 1.74 são vendidas exclusivamente no Brasil somente no site da Lenscope por um preço bem mais acessível. Além disso, elas oferecem melhor adaptação com o óculos novo, por conta do design asférico.

E sabe o que torna ainda melhor a compra dessa lente? O nosso Programa 100 Dias Para Provar e Amar. Somos a primeira marca a oferecer até 100 dias para você provar e se adaptar com nossas lentes. E se você não gostar ou não se adaptar, devolvemos o seu dinheiro.

 

A nossa missão é facilitar a sua vida quando o assunto é saúde ocular. Somos uma Health tech e acreditamos no poder de compartilhar informações sobre saúde visual e empoderar você para fazer escolhas cada vez mais conscientes. Conte para gente nos comentários o que achou do artigo e se está passando pela fase de adaptação com óculos de astigmatismo.  Pode deixar também sua dúvida que vamos te responder.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *