Adição na receita de óculos. O que significa?

Você passou pela consulta com o oftalmo e em sua receita tem uma informação de adição com as letras AD ao lado de algum número? Veja o que a adição na receita de óculos significa.

Como é uma receita de óculos

Normalmente as receitas de óculos costumam seguir um padrão para auxiliar na identificação das informações. As receitas para óculos costumam ter as seguintes informações: as colunas do esférico, cilíndrico, eixo.

adição na receita de óculos
Exemplo de receita de óculos

A primeira coluna, a coluna do esférico, descreve a informação da dificuldade no campo de visão. Nesta coluna você irá encontrar o grau de miopia, (que é a dificuldade de enxergar de longe e é representada pelo sinal negativo – ao lado do grau).

adição na receita de óculos

Na coluna do esférico você também pode encontrar o grau de hipermetropia (que é a dificuldade de enxergar de perto e é representada pelo sinal positivo  + ao lado do grau, ou por nenhum sinal, somente o número). É importante saber que é impossível ter miopia e hipermetropia no mesmo olho.

adição na receita de óculos

A segunda coluna é a coluna do cilíndrico. Aqui você encontra as informações sobre o astigmatismo.

adição na receita de óculos
Exemplo de receita de óculos com a coluna do cilíndrico preenchida indicando astigmatismo

A terceira coluna, a coluna do eixo, só estará preenchida se a pessoa tiver astigmatismo. O eixo informa a localização do grau de astigmatismo e também pode influenciar na espessura da lente do seu óculos, caso o seu grau de astigmatismo seja maior que 2.

O astigmatismo não tem relação alguma com a miopia ou a hipermetropia. Quem tem miopia ou hipermetropia pode ou não ter astigmatismo. Assim como é possível ter somente astigmatismo sem ter miopia ou hipermetropia.

ATENÇÃO: Os graus da coluna esférico e cilíndrico não devem ser somados, pois se tratam de problemas de visão diferentes.

O que significa a adição na receita de óculos

As receitas que tem a informação de adição são as receitas para lentes multifocais.

A adição na receita de óculos indica que além da miopia ou da hipermetropia, você precisa de alguns graus a mais para conseguir enxergar de perto com nitidez. Isso é chamado de presbiopia e é também conhecido como vista cansada.

Em geral, a presbiopia pode começar a partir dos 37 anos. A presbiopia é caracterizada pela perda de nitidez em enxergar objetos próximos. Essa dificuldade causa o chamado “braço curto”. As pessoas que possuem presbiopia são constantemente vistas “esticando” o braço para ler, na tentativa de regular manualmente a clareza visual.

Ao identificar a presbiopia, o médico oftalmo irá prescrever a necessidade de correção visual na receita, indicando quantos graus serão necessários adicionar ao grau existente gerando assim todas as correções visuais em uma única lente.

Como saber se tenho adição na receita de óculos

Uma receita de óculos só pode ser considerada uma receita com adição, ou uma receita para lentes multifocais, quando no final existir o termo “Adição” ou “Ad” ou quando os campos para perto e para longe estiverem completamente preenchidos com as somas realizadas.

adição na receita de óculos
Exemplo de receita de óculos com adição
adição na receita de óculos
Exemplo de receita de óculos com o campo para perto e para longe preenchidos

Se a sua receita contém essas informações, significa que você possui presbiopia e pode usar lentes multifocais (progressivas) para perto e para longe.

Quais tipo de lentes multifocais para óculos devo procurar?

Para aqueles que possuem presbiopia, as lentes indicadas são as chamadas lentes multifocais ou lentes progressivas.

Essas lentes atendem todos as dificuldades de visão como, miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia em uma única lente. Você não precisa ficar trocando de óculos.

As lentes multifocais apresentam três áreas de visão, conhecidas como campos de visão. Cada um dos campos de visão permite a visão de perto, a visão intermediária e a visão de longe em uma única lente.

É importante escolher lentes que ofereçam campo de visão mais amplo e sejam adequadas para a sua necessidade. Hoje é possível adquirir lentes que tenham os campos de visão produzidos de forma personalizada para o seu estilo de vida, levando em conta todas as atividades que você realiza no dia-a-dia e também a quantidade de tempo. Conheça todos os benefícios das lentes progressivas personalizadas da Lenscope.

 

Média 5 de 3 votos


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest