adição na receita de óculos

Adição na receita de óculos. O que significa?

Você passou pela consulta com o oftalmo e em sua receita tem uma informação de adição com as letras AD ao lado de algum número? Veja o que a adição na receita de óculos significa.

Como é uma receita de óculos

Normalmente as receitas de óculos costumam seguir um padrão para auxiliar na identificação das informações. As receitas para óculos costumam ter as seguintes informações: as colunas do esférico, cilíndrico, eixo.

adição na receita de óculos
Exemplo de receita de óculos

A primeira coluna, a coluna do esférico, descreve a informação da dificuldade no campo de visão. Nesta coluna você irá encontrar o grau de miopia, (que é a dificuldade de enxergar de longe e é representada pelo sinal negativo – ao lado do grau).

adição na receita de óculos

Na coluna do esférico você também pode encontrar o grau de hipermetropia (que é a dificuldade de enxergar de perto e é representada pelo sinal positivo  + ao lado do grau, ou por nenhum sinal, somente o número). É importante saber que é impossível ter miopia e hipermetropia no mesmo olho.

adição na receita de óculos

A segunda coluna é a coluna do cilíndrico. Aqui você encontra as informações sobre o astigmatismo.

adição na receita de óculos
Receita de óculos com a coluna de “cilíndrico” preenchida indicando astigmatismo

A terceira coluna, a coluna do eixo, só estará preenchida se a pessoa tiver astigmatismo. O eixo informa a localização do grau de astigmatismo e também pode influenciar na espessura da lente do seu óculos, caso o seu grau de astigmatismo seja maior que 2.

O astigmatismo não tem relação alguma com a miopia ou a hipermetropia. Quem tem miopia ou hipermetropia pode ou não ter astigmatismo. Assim como é possível ter somente astigmatismo sem ter miopia ou hipermetropia.

ATENÇÃO: Os graus da coluna esférico e cilíndrico não devem ser somados, pois se tratam de problemas de visão diferentes.

O que significa a adição na receita de óculos

As receitas que tem a informação de adição são as receitas para lentes multifocais.

A adição na receita de óculos indica que além da miopia ou da hipermetropia, você precisa de alguns graus a mais para conseguir enxergar de perto com nitidez. Isso é chamado de presbiopia e é também conhecido como vista cansada.

Em geral, a presbiopia pode começar a partir dos 37 anos. A presbiopia é caracterizada pela perda de nitidez em enxergar objetos próximos. Essa dificuldade causa o chamado “braço curto”. As pessoas que possuem presbiopia são constantemente vistas “esticando” o braço para ler, na tentativa de regular manualmente a clareza visual.

Ao identificar a presbiopia, o médico oftalmo irá prescrever a necessidade de correção visual na receita, indicando quantos graus serão necessários adicionar ao grau existente gerando assim todas as correções visuais em uma única lente.

Como saber se tenho adição na receita de óculos

Uma receita de óculos só pode ser considerada uma receita com adição, ou uma receita para lentes multifocais, quando no final existir o termo “Adição” ou “Ad” ou quando os campos para perto e para longe estiverem completamente preenchidos com as somas realizadas.

adição na receita de óculos
Exemplo de receita de óculos com adição

 

adição na receita de óculos
Receita de óculos com o campo para perto e para longe preenchidos

Se a sua receita contém essas informações, significa que você possui presbiopia e pode usar lentes multifocais (progressivas) para perto e para longe.

Quais tipo de lentes multifocais para óculos devo procurar?

Para aqueles que possuem presbiopia, as lentes indicadas são as chamadas lentes multifocais ou lentes progressivas.

Essas lentes atendem todos as dificuldades de visão como, miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia em uma única lente. Você não precisa ficar trocando de óculos.

As lentes multifocais apresentam três áreas de visão, conhecidas como campos de visão. Cada um dos campos de visão permite a visão de perto, a visão intermediária e a visão de longe em uma única lente.

É importante escolher lentes que ofereçam campo de visão mais amplo e sejam adequadas para a sua necessidade. Hoje é possível adquirir lentes que tenham os campos de visão produzidos de forma personalizada para o seu estilo de vida, levando em conta todas as atividades que você realiza no dia-a-dia e também a quantidade de tempo.

Conheça todos os benefícios das lentes progressivas personalizadas da Lenscope.

adição na receita de óculos

 

Adição na receita de óculos. O que significa?
Média 5 de 3 votos



Comentários

  1. Oi será que vcs podem me esclarecer uma dúvida li vários artigos de como ler uma receita e não consigo entender a minha , gostaria de saber por que a minha receita a coluna do esférico não está preenchida somente tem as letras PL ,sendo que tenho uma dificuldade enorme de enchergar de perto?

    1. Oi, Kátia!
      Tudo bem?

      A sua dificuldade de enxergar de perto pode estar relacionada ao astigmatismo, que é a dificuldade de enxergar tanto de perto quanto de longe.
      Você pode enviar sua receita para nós através do e-mail: ajuda@lenscope.com.br
      Assim, podemos verificar precisamente sua receita e te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas 🙂

      Vamos aguardar o seu envio 🙂

  2. Na minha receita tem Adição +2,50 uso lentes de contato e sinto dificuldade para ver de perto…posso usar as lentes e para ver melhor de perto um óculos com esse grau de +2,50?

    1. Oi, José! Como vai?

      Você pode fazer sim esse óculos apenas para +2.50 de adição, mas as lentes multifocais em óculos é a melhor opção, pois você consegue em uma única lente três campo de visão: de perto, intermediário e de longe.
      Ao usar por lentes de contato, você pode prejudicar a saúde dos seus olhos, sabia? As lentes de contato dificultam o fluxo de oxigênio na córnea, deixando o olho seco e irritado, e quando você usa o óculos de grau, você permite essa circulação fundamental de oxigênio para os seus olhos.
      Quando o assunto é saúde dos olhos, óculos é sempre a melhor opção.

      Se você escolher ter um óculos para perto, talvez possa sofrer o incômodo de tirar e por para todas as tarefas que for realizar/precisar. Por exemplo, para leitura (visão de perto), você usa um óculos e para visão a longa distância, vai precisar removê-lo. Isso acaba sendo um grande desconforto, por isso muitas vezes a melhor recomendação são as lentes multifocais que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).

      Aqui na Lenscope, nós conseguimos proporcionar uma lente feita de forma individualizada de acordo com seu estilo de vida que são as nossas lentes multifocais personalizadas.
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado e tendo mais espaço na sua lente multifocal. Diferente das lentes multifocais comuns que costumam ter os campos para perto, intermediário e longe com o mesmo tamanho, não levando em conta qual deles você mais utiliza no seu dia.

      Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?

      Uma dica: quanto melhor personalizada for a sua lente multifocal, menores serão as áreas que correm risco de sofrer algum tipo de distorção (e você não precisa ficar movimentando tanto a cabeça, o que é um desconforto bem grande para quem tenta se adaptar com essas lentes) 🙂

      A Lenscope Progress atende até até 4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 4 graus de astigmatismo e até 3 graus de adição e o preço sai a partir de R$ 737.

      Nossas lentes contam com o tratamento Quartz (antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camada hidrorrepelente e camada hiporrepelente) já incluso no valor. Diferente de muitas lentes multifocais personalizadas que oferecem o tratamento antirreflexo mais caro para você, podendo custar mais de R$ 3.000,00. 🙁

      E o que torna o nosso preço mais em conta é que nós vendemos esse produto através da internet em nosso site. Isso porque levamos em consideração que você não precisa gastar uma fortuna para ter uma lente de qualidade, afinal, a saúde dos seus também são muito importantes.

      Conheça a nossa lente Lenscope Progress aqui: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

      Se o seu grau for superior a nossas Lentes Progress, você também pode entrar em contato conosco, pois temos um projeto piloto para lentes mais finas em multifocal: ajuda@lenscope.com.br

      Sempre que precisar, conte conosco 🙂

  3. A minha receita é para óculos multifocal. Eu posso usar essa receita e fazer 2 óculos, um para perto e outro para longe. Pois eu fiz um multifocal e não estou me adaptando.

    1. Oi, Patricia.

      Sim, pode sim! Mas com as lentes multifocais você tem o conforto de não precisar tirar e por o óculos toda hora e para cada situação que precise.
      O período de adaptação leva, normalmente, 7 dias. Dentro desse período busque usar o máximo de tempo possível seu óculos novo, assim você vai se acostumando com a nova forma de enxergar.
      Se você não se adaptar após esse período, volte ao oftalmo com seu óculos para que ele possa verificar se está tudo certo com seu óculos e sua visão 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest