Adição na receita de óculos. O que significa?

adição na receita de óculos
  • por
4.4
(244)

Você passou pela consulta com o oftalmo e em sua receita tem uma informação de adição com as letras AD ao lado de algum número? Veja o que a adição na receita de óculos significa.

 

Como é uma receita de óculos

As principais abreviações na receita de óculos são:

  • OE: olho esquerdo
  • OD: olho direito
  • PL/PLANO: você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação
  • ESF: esférico
  • CIL: cilíndrico
  • DNP: distância naso-pupilar
  • DP: distância pupilar
  • AD: adição
  • AV: acuidade Visual
  • VL: visão de longe
  • VP: visão de perto
  • VI: visão intermediária

E tão importante quantos essas abreviações são os sinais indicados na frente do seu grau. Por exemplo, os sinais negativo e positivo nos indicam problemas na visão deferentes. Sendo:

  • Miopia: Sinal Negativo (-)
  • Hipermetropia: Sinal Positivo (+)

Astigmatismo: Coluna CIL e EIXO, na sua receita, devem estar preenchidas.

Além disso, normalmente as receitas de óculos costumam seguir um padrão para auxiliar na identificação das informações.

Dessa forma, as receitas para óculos costumam ter as seguintes informações: as colunas do esférico, cilíndrico, eixo.

adição na receita de óculos

Exemplo de receita de óculos

 

A primeira coluna, a coluna do esférico, descreve a informação da dificuldade no campo de visão. Nesta coluna você irá encontrar o grau de miopia, (que é a dificuldade de enxergar de longe e é representada pelo sinal negativo – ao lado do grau).

adição na receita de óculos

Na coluna do esférico você também pode encontrar o grau de hipermetropia (que é a dificuldade de enxergar de perto e é representada pelo sinal positivo  + ao lado do grau, ou por nenhum sinal, somente o número). É importante saber que é impossível ter miopia e hipermetropia no mesmo olho.

adição na receita de óculos

A segunda coluna é a coluna do cilíndrico. Aqui você encontra as informações sobre o astigmatismo.

adição na receita de óculos

Receita de óculos com a coluna de “cilíndrico” preenchida indicando astigmatismo

 

A terceira coluna, a coluna do eixo, só estará preenchida se a pessoa tiver astigmatismo. O eixo informa a localização do grau de astigmatismo e também pode influenciar na espessura da lente do seu óculos, caso o seu grau de astigmatismo seja maior que 2.

O astigmatismo não tem relação alguma com a miopia ou a hipermetropia. Quem tem miopia ou hipermetropia pode ou não ter astigmatismo. Assim como é possível ter somente astigmatismo sem ter miopia ou hipermetropia.

ATENÇÃO: Os graus da coluna esférico e cilíndrico não devem ser somados, pois se tratam de problemas de visão diferentes.

O que significa a adição na receita de óculos

As receitas que tem a informação de adição são as receitas para lentes multifocais.

A adição na receita de óculos indica que além da miopia ou da hipermetropia, você precisa de alguns graus a mais para conseguir enxergar de perto com nitidez. Isso é chamado de presbiopia e é também conhecido como vista cansada.

Em geral, a presbiopia pode começar a partir dos 37 anos.

Isso acontece porque a presbiopia é caracterizada pela perda de nitidez em enxergar objetos próximos. Essa dificuldade causa o chamado “braço curto”. As pessoas que possuem presbiopia são constantemente vistas “esticando” o braço para ler, na tentativa de regular manualmente a clareza visual.

Ao identificar a presbiopia, o médico oftalmo irá prescrever a necessidade de correção visual na receita, indicando quantos graus serão necessários adicionar ao grau existente. Com isso, você tem todas as correções visuais em uma única lente.

Como saber se tenho adição na receita de óculos

Uma receita de óculos só pode ser considerada uma receita com adição, ou uma receita para lentes multifocais, quando no final existir o termo “Adição” ou “Ad”. Ou então quando os campos para perto e para longe estiverem completamente preenchidos com as somas realizadas.

adição na receita de óculos

Exemplo de receita de óculos com adição

 

adição na receita de óculos

Receita de óculos com o campo para perto e para longe preenchidos

Se a sua receita contém essas informações, então significa que você possui presbiopia e pode usar lentes multifocais (progressivas) para perto e para longe.

Descubra o que significa DP e DNP

A DNP (Distância Naso-Pupilar) trata-se da medida, em milímetros, da distância das pupilas em relação ao nariz. Já a DP (ou Distância Pupilar) é a distância entre as duas pupilas. Essas medidas variam de pessoa para pessoa e influenciam na espessura dos óculos, que será montado e ajustado conforme as suas medidas.

Quais tipo de lentes multifocais para óculos devo procurar?

Para aqueles que possuem presbiopia, as lentes indicadas são as chamadas lentes multifocais ou lentes progressivas.

Essas lentes atendem todos as dificuldades de visão como, miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia em uma única lente. Assim, você não precisa ficar trocando de óculos o tempo todo.

As lentes multifocais apresentam três áreas de visão, conhecidas como campos de visão. Cada um dos campos de visão permite a visão de perto, a visão intermediária e a visão de longe em uma única lente.

E é importante escolher lentes que ofereçam campo de visão mais amplo e sejam adequadas para a sua necessidade. Hoje é possível adquirir lentes que tenham os campos de visão produzidos de forma personalizada para o seu estilo de vida, levando em conta todas as atividades que você realiza no dia-a-dia e também a quantidade de tempo.

Conheça todos os benefícios das lentes progressivas personalizadas da Lenscope.

adição na receita de óculos

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 244

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...