alergia a animais

Alergia a animais: como os pets podem causar alergia nos olhos

5
(1)

Além de serem as responsáveis por alguns incômodos nos olhos, as alergias a animais podem ser de diferentes tipos. Mas, como se não bastasse o incômodo, essas alergias são capazes de causar outros sintomas como inchaço da pálpebra e olhos vermelhos, por exemplo. 

Por isso, preparamos este artigo te mostrando porque as alergias a animais causam irritações nos olhos e como podemos diagnosticar uma alergia a animais.

Então, continue lendo para saber mais e descubra também como são os tratamentos para alergia a cachorro e gatos!

O que causa alergia a animais?

A função do sistema imunológico é encontrar substâncias estranhas, como vírus e bactérias, e se livrar delas. 

Normalmente, essa resposta nos protege de doenças perigosas. No entanto, pessoas com alergia a animais de estimação têm sistemas imunológicos super sensíveis. Assim, elas podem reagir a proteínas inofensivas e os sintomas resultantes são uma reação alérgica. 

Os alérgenos (substâncias que causam reações alérgicas) de animais de estimação podem se acumular em móveis e outras superfícies. Como, esses alérgenos não perderão sua força por muito tempo, às vezes eles podem permanecer em níveis elevados por vários meses e grudar nas paredes, móveis, roupas e outras superfícies.

Por isso, fizemos uma lista com os alérgenos animais mais comuns em nosso dia a dia e que podem causar irritação nos olhos.

Pelos

Pelos de animais (células mortas da pele) são uma das principais causas de irritação ocular relacionada a animais de estimação. 

Em caso de reação alérgica causada por pêlos, os olhos coçam, ficam vermelhos e lacrimejantes depois de entrar em uma sala onde os animais de estimação ficam ou depois de entrar em contato com eles. 

Caspa

Caspa é um dos alérgenos mais comuns e teimosos. Cães, gatos e animais de estimação com penas geram caspa. As células mortas da pele têm flocos microscópicos de proteínas e pele da urina e saliva, que são responsáveis ​​por desencadear desconforto ocular.

Como os pelos de animais pioram com o envelhecimento, a caspa deles também é pior do que a de animais mais jovens. 

A caspa é transportada pelo ar até entrar nas membranas mucosas dos olhos e dos pulmões. Então, um ou ambos os olhos podem ser afetados. Em alguns casos, esses sintomas podem ser acompanhados por espirros, coriza ou congestão.

Saliva

Quando os animais de estimação mastigam, lambem ou babam em objetos domésticos ou pessoas, os alérgenos se espalham pelo ar. Seus olhos ficam expostos a esses alérgenos quando você entra em contato direto com seu animal de estimação ou quando toca seu olho posteriormente.

Para controlar essa irritação, evite tocar seu rosto ou olhos imediatamente após interagir com seu animal de estimação. Os gatos têm maior probabilidade de espalhar irritantes na saliva porque limpam o pêlo com frequência.

Urina

A urina de gato e cachorro tem um cheiro forte de amônia e a exposição extrema à amônia pode causar irritação nos olhos. 

A urina do animal de estimação fica enraizada em tapetes, móveis e rodapés, representando riscos para você e seus entes queridos.

Baixas concentrações de amônia na urina podem causar irritação rápida nos olhos. Porém, a exposição prolongada pode causar danos permanentes aos olhos e cegueira. Na verdade, as crianças são mais suscetíveis a problemas nos olhos devido à inalação de amônia.

Continue lendo e saiba porque alergia a animais causa irritação nos olhos!

Por que alergia a animais causa irritação no olho?

Quase 62% das famílias têm animais de estimação e cerca de 10% de todas as pessoas têm alergia a animais. Portanto, um número significativo de pessoas são afetadas por essa condição.

Ao contrário da crença popular, os pêlos dos animais geralmente não são um alérgeno, mas podem conter pólen, poeira, mofo ou outros alérgenos. Por isso, animais de pêlo curto não causam menos problemas e realmente não existem verdadeiras “raças hipoalergênicas”, mas algumas raças podem causar uma reação mais baixa. 

Como as alergias são causadas pelo sistema imunológico do seu corpo decidindo que uma substância inofensiva é um alérgeno, essa resposta, eventualmente, causa a produção de anticorpos chamados IgE.

Os anticorpos IgE são responsáveis ​​pela reação alérgica resultante. As alergias oculares ocorrem quando algo a que você é alérgico irrita uma parte do olho conhecida como conjuntiva. Como resultado, seus olhos lacrimejam, coçam, doem ou ficam vermelhos e inchados. O aumento da produção de lágrimas pode, por sua vez, causar corrimento nasal.

Então, se você está com desconforto ocular, uma possibilidade pode ser a alergia a animais. Saiba mais a seguir!

Alergia a animais: alergia a cachorro pode ser a razão do seu desconforto

Como os alérgenos de cães são encontrados nas células da pele que os animais eliminam (pêlos), bem como na saliva, na urina e no suor, uma reação alérgica a essas substâncias podem ser responsáveis por um desconforto ocular repentino. 

Apesar de os chamados cães e gatos hipoalergênicos poderem perder menos pêlos do que os outros tipos, nenhuma raça é verdadeiramente hipoalergênica.

Alergia a gato: coceira nos olhos é um dos sintomas

De forma parecida com os cachorros, acontece com os gatos. Porém, apesar de muitas pessoas associarem a alergia a animais aos pêlos dos gatos, não é o que acontece na prática.

A causa da alergia ao gato é uma proteína encontrada na saliva, nas secreções, no suor e na pele. Contudo, em decorrência do hábito do gato se lamber, ele acaba transferindo essa proteína da saliva para o pêlo.

Veja a seguir quais são os sintomas de alergia a animais!

Quais são os sintomas de alergia a animais?

Os sintomas de alergia a animais de estimação que afetam os olhos incluem:

  • Pele inchada e de cor azul sob os olhos;
  • Ardentes ou com coceira;
  • Marejados;
  • Olhos vermelhos ou rosa;
  • Pálpebras inchadas.

Como é feito o diagnóstico de alergia a animais?

O médico deverá diagnosticar uma alergia a animais de estimação com base em seus sintomas, exame físico, histórico médico e resultados de exames. Além disso, ele pode pedir um exame de sangue ou um exame cutâneo para ajudar no diagnóstico. Feito isso, o teste de alergia mostrará se há sensibilização alérgica ao animal.

Algumas pessoas acham difícil acreditar que podem ser alérgicas a seus animais de estimação. Neste caso, o médico pode pedir para a pessoa ficar fora da casa onde o animal mora e verificar se os sintomas desaparecem. 

Como os alérgenos podem causar sintomas meses após o animal ter partido, não adianta remover o cão ou o gato. 

Veja a seguir quais são os tratamentos para alergia a animais de estimação!

Quais são os tratamentos para alergia a cachorro e gatos?

O melhor tratamento é evitar o contato com cães ou gatos ou com as áreas onde vivem. 

Se você é alérgico, mantenha os animais de estimação fora de sua casa. Se possível, evite visitar casas com animais de estimação aos quais você é alérgico. Evitar cães e gatos pode lhe dar alívio suficiente para que você não precise de medicamentos.

Contudo, apesar de retirar o animal do ambiente ser o melhor tratamento, se você ainda quiser mantê-lo pode haver algumas estratégias para reduzir a exposição, veja: 

  • Remover a mobília favorita do animal e o carpete de parede;
  • Mantenha as superfícies em toda a casa limpas e organizadas;
  • Se você precisar de carpete, selecione um com pêlo baixo e limpe-o a vapor com frequência;
  • Use uma máscara anti-pó para aspirar;
  • Troque de roupa após exposição prolongada a um animal;
  • Adicione um filtro de ar ao aquecimento central do ar condicionado, pois pode ajudar a remover os alérgenos de animais de estimação do ar;
  • Dê banho no animal todas as semanas para reduzir os alérgenos transportados pelo ar;
  • Peça a alguém que não seja alérgico a animais de estimação para escová-lo do lado de fora da casa, bem como limpar a caixa sanitária ou a gaiola.

 Além disso, é importante conversar com o seu alergista sobre as opções de medicamentos ou imunoterapia.

Mas, afinal, será que existem animais de estimação que não causam alergias? Descubra a seguir!

Existe um animal de estimação que não causa alergia?

De forma simples e direta, a resposta é sim. Então, se você quer um animal de estimação e é alérgico, uma boa opção é escolher animais que não tenham pêlos ou penas. Peixes, cobras ou tartarugas são algumas opções.

A alergia a animais de estimação pode ser um problema social que torna difícil visitar amigos e parentes que têm cães e gatos (e às vezes cavalos e outros animais). Isso pode ser especialmente problemático para crianças que não podem participar de atividades na casa de amigos. 

Por isso, converse com seu médico sobre o possível uso de medicamentos antes dessas exposições sociais e sobre as medidas específicas a serem tomadas após a exposição.

O seu melhor amigo já te deixou com irritação nos olhos?

Agora que você já sabe tudo sobre alergia a animais e como elas podem afetar seus olhos, é importante lembrá-lo de ficar atento aos cuidados de higiene e com o ambiente  onde você vive. Dessa forma, você consegue reduzir os alérgenos e o risco de outras condições de saúde.

Afinal, é muito importante cuidar da sua própria saúde e também da saúde do animal de estimação. Pois, existem doenças que podemos transmitir de um para o outro de diferentes maneiras.

Lembre-se, a alergia pode ser driblada, mas é preciso buscar ajuda médica para encontrar a melhor solução para o seu caso. Principalmente quando uma crise alérgica afeta os olhos.

Aliás, você está cuidando da sua saúde ocular? Tenha sempre em mente que para cuidar dos seus olhos é necessário visitar um oftalmologista anualmente e fazer exames de vista com frequência. 

Por isso, nós desenvolvemos um teste de visão totalmente online e com tecnologia exclusiva, para que você tenha conforto e precisão. Ou seja, você pode começar agora mesmo a cuidar da saúde dos seus olhos.

alergia a animais

E então, você tem alergia a animais de estimação? Diga pra gente nos comentários e aproveite para opinar sobre o que você achou deste conteúdo!

Fontes

Versanthealth

Aafa

Mayoclinic

Heritage

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

1 comentário em “Alergia a animais: como os pets podem causar alergia nos olhos”

  1. Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
    conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
    que lí aqui… Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *