alta miopia

Alta miopia: entenda o que é, como ter lentes finas para óculos de grau

5
(1)

Alta miopia é como é chamado os casos de miopia que ultrapassam 6 graus. Se você tem essa condição, não consegue enxergar sem o óculos de grau ou lentes de contato.  No artigo de hoje, vamos falar sobre os pontos mais importantes para você ficar atento e tratar seu alto grau de miopia.  

O que é considerado alta miopia?

Os médicos geralmente definem miopia alta como miopia de 6 graus ou mais, de acordo com a American Association for Pediatric Ophthalmology & Strabismus. A associação também observa que a alta miopia geralmente ocorre quando o olho é muito longo e geralmente aparece durante a primeira infância.

Conheça mais detalhes sobre qual grau de miopia é considerado alto.

O que é alta miopia

Se você tem alta miopia, têm o formato do globo ocular mais longo, o que chamamos de alongamento axial, o que significa que a retina é mais esticada. É por isso, inclusive, que quem tem alta miopia é mais propenso a ter rupturas retinais periféricas. Além disso, os olhos míopes têm um vítreo degenerado, tendo maior probabilidade de colapsar e se separar da retina. E essa característica aumenta também o risco de rupturas retinais. 

Alta miopia também pode causar alterações degenerativas da retina central, como estafiloma posterior, rachaduras na laca e atrofia coriorretiniana; estes têm sido usados para classificar a maculopatia miópica.

Como enxerga uma pessoa com miopia alta?

Devido ao formato do globo ocular, no olho míope a luz se concentra mais longe de suas retinas, tornando a visão à distância extremamente embaçada.

Isso ocorre porque quando o globo ocular é muito longo, a luz se concentra muito na frente da retina, uma membrana fina que “recebe” toda a luz do mundo externo. Isso faz com que as pessoas com enxerguem os objetos próximos nitidamente, mas vejam os objetos distantes embaçados.

Os tratamentos para alta miopia

Atualmente, os tratamentos para alta miopia envolvem o uso de lentes ou cirurgia. Esses tratamentos não curam, mas controlam a condição. Por isso, veremos um pouco mais sobre essas medidas.

Lentes de contato para grau alto de miopia e astigmatismo

Há duas lentes de contato mais indicadas para míopes com grau alto: as lentes gelatinosas e as lentes RGP.

As lentes de contato gelatinosas são um pouco mais grossas nas bordas do que as de baixa potência e são mais fáceis de serem sentidas durante o uso. Mesmo assim, elas são confortáveis ​​o suficiente para a maioria das pessoas que optam por usá-las, pois se adaptam ao formato do olho.

Já as lentes RGP não se adaptam ao formato do olho e geralmente demoram algum tempo para se acostumar. Contudo, elas corrigem até 20 graus de miopia além de ter maior durabilidade e capacidade de evitar depósitos de proteínas e longa vida útil.

Cirurgia para alta miopia: é possível?

O tratamento cirúrgico da alta miopia sempre foi muito desafiador. As opções incluem LASIK, PRK, Troca de lente refrativa (RLE) e LIO fácica.

O LASIK não é frequentemente usado para alta miopia acima de 10 a 12 graus devido ao risco de ectasia (ceratocone induzido por cirurgia), que pode criar problemas visuais significativos. Além de que há também o risco de visão de baixa qualidade, resultando em brilho e halo de luz, e perda de sensibilidade ao contraste.

A baixa qualidade da visão também é um problema para PRK na alta miopia. Além disso, quanto maior a miopia tratada com PRK, maior o risco de turvação da córnea.

Já a RLE envolve a remoção do cristalino natural do olho com facoemulsificação e sua substituição por uma LIO, é uma solução bastante viável para o tratamento de alta miopia em pacientes com mais de 50 anos. 

O principal risco de RLE é o risco aumentado de descolamento de retina. Por isso, as LIO’s fácicas se tornaram o padrão de tratamento para o tratar miopia alta e se tornaram mais populares para a miopia moderada.

Óculos para alto grau de miopia: as melhores lentes e como ter óculos mais finos

Os óculos de grau são também uma forma de tratar e ter qualidade de vida. Por isso, a seguir falaremos sobre as lentes de óculos para alto grau de miopia, além de te mostrar como ter lentes finas para alto grau.

Lentes para alto grau de miopia

Ao escolher uma lente para alta miopia, há alguns atributos que você deve levar em consideração. Entre eles estão:

  • Os materiais: Tanto as lentes de cristal quanto as de resina possuem um alto índice de refração. Contudo, por serem de vidro, as de cristal são mais pesadas e frágeis, diferente das lentes de resina que são leves e resistentes;
  • Os índices de refração: As lentes de alto índice de refração diminuem o efeito fundo de garrafa e as distorções nas bordas da lente. Assim, os três índices de refração mais indicados para quem possui alta miopia são:  1.67, 1.74 e 1.76.

Conheça melhor as lentes para alta miopia e descubra como ter lentes mais finas!

Como ter lentes finas para alta miopia?

O índice de refração é o primeiro fator a observar se você está à procura de lentes mais finas e leves. Contudo, é preciso saber que o design também é importante. Isso porque o design esférico pode aumentar o efeito fundo de garrafa ou olho de boi, dependendo do seu grau. Por isso, o design asférico é o mais indicado para os casos de alta miopia.

Além disso, o tamanho escolhido para a armação também pode influenciar no resultado final. Isso porque as lentes com alto grau para miopia são mais finas no centro e mais grossas na borda

Aqui na Lenscope nós trabalhamos com o grau máximo de miopia, sempre pensando em proporcionar o melhor resultado final.

Armação de óculos de grau alta miopia

Uma armação menor, tanto em espessura quanto em altura é a mais indicada para alta miopia. Isso porque além do formato e do design, o tamanho do aro é predominante para um bom resultado final.

Por exemplo, 3 peças não são indicadas para um alto grau. Mas, se você se atentar a esses detalhes é possível ter um resultado estético mais favorável.

Contudo, para evitar esse tipo de preocupação, você pode conhecer e realizar nosso teste de formato de rosto que indica o modelo mais harmônico de acordo com o seu rosto. Ainda, além de descobrir qual é o formato do seu rosto ele indica a armação que mais combina com você.

Realizar o teste de formato de rosto

Óculos para alto grau de miopia são mais caros?

Óculos para alto grau costumam ter o valor elevado se comparado aos de baixo grau. Contudo, é possível economizar na hora de comprar seus óculos para alta miopia.

Uma dica é você comprar online, pois é possível encontrar as mesmas armações que você compraria em lojas físicas, mas por um preço bem inferior. 

Nós da Lenscope, por exemplo, buscamos facilitar o acesso a lentes de qualidade por um valor bastante acessível. As lentes Tokai 1.76, por exemplo, são feitas com resina e são as lentes mais finas do mundo, vendidas exclusivamente pela internet através do nosso site.

Como nós somos uma health tech pioneira em venda de lentes para óculos pela internet, fomos a primeira a usar a tecnologia para criar processos inteligentes. Dessa forma, foi possível eliminar uma série de intermediários que encarecem o preço final das lentes para óculos.

Entenda melhor porque você pode ter o óculos dos seus sonhos e que realmente atenda às suas necessidades

Doenças associadas a alto grau de miopia

Agora, conheça algumas doenças associadas a alto grau de miopia.

Catarata

Pessoas com alta miopia, particularmente quando de início precoce ou detectada antes dos 20 anos de idade, têm maior probabilidade de desenvolver catarata mais tarde. 

Embora a causa exata permaneça uma área cinzenta, os pesquisadores sugerem que o aumento do comprimento axial do globo ocular em olhos míopes pode impedir o fornecimento de nutrientes para o lado posterior das lentes. Como resultado, eles perdem sua clareza e começam a formar cataratas.

Glaucoma

O glaucoma está associado a danos ao nervo óptico e, geralmente, a causa do dano real é o aumento da pressão na câmara aquosa do olho. Às vezes, o glaucoma pode se desenvolver com pressão normal.

Vários estudos descobriram que o glaucoma é encontrado significativamente mais frequentemente em pessoas com miopia, especialmente alta. Às vezes, o olho pode esticar para fora de sua forma esférica, resultando em um erro de refração pior; portanto, pacientes com miopia alta devem ser verificados quanto à causa de sua miopia.

Degeneração da retina

Pessoas com alto grau correm maior risco de descolamento de retina devido ao alongamento do olho e subsequente alongamento da retina. Os sintomas mais comuns são o início repentino de flashes e moscas volantes. Algumas pessoas também podem notar visão reduzida ou uma cortina ou sombra no olho afetado.

Além disso, o alongamento da retina na miopia faz com que a retina se torne mais fina, o que pode levar a áreas de atrofia da retina (colapso) e perda de visão associada.

Edema na macula

Novos vasos sanguíneos podem crescer em áreas de atrofia ou rachaduras de verniz e podem envolver a mácula. Esses novos vasos sanguíneos são frágeis, com paredes gotejantes e podem causar cicatrizes e perda de visão.

Dúvidas frequentes sobre alta miopia: veja as respostas

Você ou alguém da sua família tem alta miopia? Esclarecemos as suas dúvidas com as perguntas e respostas mais frequentes sobre o tema.

Alta miopia tem cura?

Infelizmente a miopia não pode ser curada, pois não é uma doença como a diabetes, por exemplo, mas sim um erro de refração. Ou seja, uma falha na maneira como seus olhos focalizam a luz. Contudo, há tratamentos corretivos como os óculos, lentes de contato ou mesmo a cirurgia.

 Alta miopia pode causar cegueira?

Em circunstâncias extremas, a miopia pode levar a complicações graves que ameaçam a visão, incluindo cegueira. No entanto, isso é raro e ocorre principalmente nos casos em que a alta miopia atingiu um estágio avançado denominado miopia degenerativa (ou miopia patológica).

O alto grau de miopia dá direito a aposentadoria?

A miopia por si só não garante o direito à aposentadoria. Contudo, deve ser avaliado, junto ao seu oftalmologista, o nível de comprometimento da visão para então procurar assistência, caso a lei permita.

Porque meus olhos ficam pequenos ou com efeito fundo de garrafa com óculos de alto grau? Entenda como evitar

A alta miopia é um dos fatores que contribuem para olhos pequenos com óculos. Isso acontece porque as lentes para miopia são mais finas no centro e mais grossas na borda, distorcendo o tamanho real dos olhos.

Contudo, para os casos de miopia não há uma solução 100% efetiva para esse problema. Porém, você pode evitá-lo com as seguintes dicas:

  • Sabendo o tamanho da armação ideal para você;
  • Dando preferência para lentes de resina;
  • Utilizando lentes de alto índice de refração;
  • Escolhendo uma lente de design asférico;
  • Evitando fazer rebaixamento de borda.

Importante! Alto grau de miopia afeta a gestação?

A gravidez pode provocar alterações nos olhos e na visão devido a flutuações nos hormônios, metabolismo, retenção de líquidos, circulação sanguínea e sistema imunológico. Essas alterações podem fazer com que a espessura e a curvatura da córnea aumentem, por exemplo, o que pode alterar a visão.

Contudo, a miopia alta por si só não afeta a gestação. Apesar de existir um mito de que mulheres grávidas estavam em risco de descolamento de retina durante o trabalho de parte, isso é de fato apenas um mito.

Quer saber mais? Veja o vídeo a Carol onde ela conta como está sendo a gestação vivendo com alta miopia.

Já sabe tudo sobre alta miopia! 

Agora você sabe que um dos tratamentos é o uso de óculos ou lentes de contato, certo?

Contudo, é importante ter em mente que nós da Lenscope somos uma health tech comprometida em tornar mais fácil o acesso a lentes de qualidade e com custo benefícios. Afinal, temos um propósito claro de criar um mundo onde todos possam enxergar melhor, um par de olhos de cada vez.

Por isso, além de facilitar o acesso às lentes, revolucionamos o modelo de compras de óculos. Com o nosso processo de compras 100% online, você só precisa acessar nosso site e escolher clicar em uma de nossas três principais opções: 

E o mais legal, é que você não é obrigado a comprar a armação com a gente para poder aproveitar o melhor custo-benefício que oferecemos em lentes para óculos. 

Se você tiver uma armação que só está precisando de novas lentes, é só enviá-la pra gente. Nós colocamos as lentes e devolvemos seu óculos pronto. 

Ainda temos o diferencial de disponibilizar recomendações personalizadas de acordo com o seu grau, em relação a escolha da armação e das lentes. 

Ou seja, somos a única marca que se preocupa com cada detalhe para que as pessoas tenham a melhor versão do seu óculos. Assim, todos podem se sentir bem usando o óculos, independente do grau. Isso tudo porque usamos a tecnologia a seu favor.

Para saber como isso acontece basta realizar um orçamento em nosso site.

alta miopia - orçamento

Confira os resultados de óculos, incluindo resultados para alta miopia com as Lentes Lenscope!

E aí, gostou deste conteúdo? Que tal receber atualizações todos os dias sobre tudo relacionado à saúde dos olhos?

Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Fontes:

Ncbi

Allaboutvision

Mebmd

Doughertylaservision

Crstoday

Myopiainstitute

Parkslopeeye

Mdfoundation

Oclvision

Nature

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *