Amaurose: o que é, causas, tratamentos disponíveis e como se prevenir

amaurose
4.2
(22)

Amaurose é uma perda de visão temporária e indolor que ocorre em um ou ambos os olhos. Trata-se de uma condição causada pela falta de fluxo sanguíneo para o olho. Mas, apesar de alguns fatores contribuírem com o aumento do risco de amaurose, é possível preveni-la e tratá-la, caso você já a tenha desenvolvido.

Veja quais são os sintomas e as causas para a amaurose e descubra quais são os tratamentos disponíveis! 

O que é amaurose

A amaurose é uma condição que causa perda temporária de visão devido ao bloqueio de um vaso sanguíneo. Ou seja, é o mesmo que ter um ‘mini AVC’ ou ‘ataque isquêmico transitório’ (AIT) no olho.

Mas, se o bloqueio ocorrer nas artérias principais ou menores, geralmente é uma placa de colesterol ou coágulo sanguíneo. Porém, se o bloqueio for na artéria retiniana central, pode ser uma condição inflamatória chamada arterite temporal. Contudo, independente de onde ocorra o bloqueio, a pessoa pode perder a visão em um ou em ambos os olhos.

Por isso, outros nomes para a amaurose são cegueira monocular transitória, perda visual monocular transitória ou perda visual temporária.

Sintomas da amaurose

Quando uma pessoa é acometida pela amaurose, sua visão pode parecer subitamente turva. Este é normalmente um efeito temporário que pode durar de alguns segundos a vários minutos, dependendo da causa da perda de visão.  Algumas pessoas descreveram a ocorrência de amaurose como a sensação de tapar o olho com uma sombra.

Em muitos casos, a amaurose é um sintoma de um ataque isquêmico transitório (AIT). Um AIT é um precursor de um acidente vascular cerebral e causa sintomas semelhantes aos do derrame. No entanto, sintomas que são temporários. 

Nestes casos, além da cegueira temporária, outros sintomas associados aos AIT’s incluem dificuldade para falar, queda facial em um lado do rosto e fraqueza súbita em um lado do corpo.

Causas para amaurose

Uma causa comum de amaurose é o bloqueio do fluxo sanguíneo para o olho. Isso acontece devido a um pedaço de placa ou coágulo sanguíneo. Contudo, há outras condições que podem causar a amaurose. Entre elas estão, por exemplo:

  • Tumor cerebral;
  • Ferimento na cabeça;
  • Histórico de esclerose múltipla;
  • Histórico de lúpus eritematoso sistêmico;
  • Enxaqueca;
  • Neurite óptica, (inflamação do nervo óptico);
  • Poliarterite nodosa (doença que afeta os vasos sanguíneos).

Somando a isso, doenças que afetam o sistema nervoso e/ou o fluxo sanguíneo para a cabeça também podem causar a amaurose. 

Além dessas causas, uma pessoa pode ter amaurose devido a um vasoespasmo, onde os vasos sanguíneos do olho se contraem repentinamente, restringindo o fluxo sanguíneo. Exercícios extenuantes, corrida de longa distância e relações sexuais, por exemplo, podem causar vasoespasmo.

Veja a seguir quais são os fatores de risco para a amaurose!

Fatores de risco para amaurose

O coágulo ou placa sanguínea é uma substância dura que se forma quando a gordura, o colesterol e outras substâncias se acumulam nas paredes das artérias. Geralmente ela viaja de uma artéria maior, como a artéria carótida no pescoço ou uma artéria no coração, para uma artéria no olho.

Como uma das principais causas da amaurose é o bloqueio de uma artéria do olho por uma placa ou coágulo sanguíneo, os fatores de risco para esta condição são:

  • Doenças cardíacas, especialmente batimento cardíaco irregular;
  • Abuso de álcool;
  • Uso de cocaína;
  • Diabetes;
  • História familiar de AVC;
  • Pressão alta;
  • Colesterol alto;
  • Idade avançada;
  • Tabagismo (pessoas que fumam um maço por dia dobram o risco de acidente vascular cerebral).

Mas, continue lendo para saber como é feito o diagnóstico da amaurose!

Como amaurose pode ser diagnosticada

Se você estiver experimentando os sintomas, não os ignore. Neste caso, é importante procurar um médico o quanto antes. Porque pode ser o anuncio de eventos vasculares graves, incluindo acidente vascular cerebral. 

Ao procurar ajuda profissional, o médico poderá fazer perguntas direcionadas sobre seus sintomas e analisar o histórico médico. Afinal, a avaliação diagnóstica deve começar pelo histórico médico do paciente, seguida de um exame físico, com particular importância para o exame oftalmológico quanto aos sinais de isquemia ocular. 

Mas, tenha em mente que o médico irá considerar seus sintomas, sua idade e sua saúde geral ao fazer um diagnóstico relacionado a amaurose e perda temporária de visão.

Além disso, o médico fará exames físicos e laboratoriais específicos.

Exames

  • Varreduras de imagem para identificar bloqueios ou danos aos vasos sanguíneos em seus olhos;
  • Teste de sangue para determinar seus níveis de colesterol, bem como a probabilidade de coagulação do sangue;
  • Um eletrocardiograma, ou ECG, porque é importante identificar irregularidades no batimento cardíaco que podem levar a amaurose;
  • Mapeamento duplex da artéria carótida;
  • Exame de vista;
  • TC de crânio ou ressonância magnética concomitante para investigar a presença de uma embolia cerebral clinicamente silenciosa.

Ao identificar a causa dos sintomas, inicia-se o tratamento. Saiba mais sobre os tratamentos disponíveis a seguir.

Tratamentos para amaurose

O tratamento da amaurose fugaz envolve a identificação e o tratamento da condição médica subjacente. 

Se a condição estiver relacionada a níveis elevados de colesterol e/ou coágulos sanguíneos. Portanto, indica que uma pessoa está sob alto risco de derrame. 

Por que um derrame ocorre quando um coágulo de sangue se aloja em um vaso sanguíneo no cérebro, interrompendo o fluxo sanguíneo. Como resultado, alguns dos tratamentos mais imediatos estão relacionados à redução da probabilidade de acidente vascular cerebral. 

Neste caso, alguns dos tratamentos aplicados são, por exemplo:

  • Tomar anticoagulantes, como aspirina ou varfarina (Coumadin);
  • Se submeter a um procedimento cirúrgico conhecido como endarterectomia carotídea, onde um médico irá “limpar” a placa que potencialmente bloqueia as artérias carótidas;
  • Tomar medicamentos para baixar a pressão arterial;

Além dos tratamentos médicos, serão recomendados tratamentos caseiros, por exemplo:

  • Abster-se de comer alimentos ricos em gordura, por exemplo: frituras, processados ​​ou fast food;
  • Parar de fumar;
  • Exercitar pelo menos 30 minutos por dia na maioria dos dias da semana;
  • Gerenciar as condições crônicas, como diabetes, pressão alta ou colesterol alto.

É importante lembrar que bons hábitos ​​e medidas para manter um peso ideal podem ajudar uma pessoa a reduzir o risco de amaurose. Além de manter também os olhos saudáveis.

Veja quais são as possíveis complicações da amaurose!

Complicações possíveis da amaurose

Embora a amaurose seja uma condição passageira que causa sintomas que duram de alguns minutos a uma hora, requer muita atenção. Porque costuma ser um indicador preocupante de uma condição médica grave. 

Essa condição pode ser, por exemplo, um risco aumentado de acidente vascular cerebral, que pode ser mortal. Portanto, se uma pessoa ignorar os sinais da amaurose, corre o risco de ter que lidar com essas complicações graves.

Prognóstico da amaurose

A amaurose é um sintoma preocupante porque pode indicar a probabilidade de um derrame. 

No caso dos AIT’s, quanto mais cedo for tratada, menos provável é que ocorra complicações graves. Por isso é importante saber a hora certa de procurar um médico.

Quando procurar um médico

Em qualquer caso de perda de visão, mesmo que apenas um embaçamento ou algo rápido, marque uma consulta o quanto antes com seu médico. 

Porém, se os sintomas durarem mais do que alguns minutos ou se estiverem associados a outros, procure atendimento médico imediatamente. Porque nesse caso é importante buscar a emergência.

Aliás, tão importante é manter a saúde dos olhos em dia. Por isso, fazer consultas oftalmológicas regularmente e manter bons hábitos é essencial. Isso sem falar na importância dos testes de visão. Afinal, precisamos acompanhar com frequência a saúde dos nossos olhos, não é mesmo? 

Você sabia que nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão com tecnologia inédita no Brasil e no Mundo? Isso mesmo, esse teste permite identificar a distância dos seus olhos com a câmera do seu dispositivo proporcionando resultados precisos.

Além disso, é possível fazer o teste em apenas três passos simples, rápido e de maneira gratuita.

amaurose - teste de visão

Mas, conta pra gente. Você já sabia sobre essa condição? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários. 

Fontes e referências utilizadas

Healthline

Wikipedia

Eyeandear

Medlineplus

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Amaurose: o que é, causas, tratamentos disponíveis e como se prevenir”

  1. Eu tive três vezes cegueira temporária da vista esquerda por média de 3 a 4 minutos. A última foi em dezembro de 2022. Fiz vários exames de vista e o médico disse que a vista esquerda estava recebendo pouco sangue e me encaminhou para um cardiologista. Fiz todos os exames cardiológicos; o médico disse que estou muito bem. Nada foi encontrado e até o exame da carótida estava bem. Continuo apreensivo e pois até o exame de tomografia está bom. O que será?

    1. Olá, Vilmar. Tudo bem? Se você ainda se sente inseguro em relação ao seu diagnóstico, o ideal é que procure pela opinião de outros especialistas, eles são os profissionais adequados para esclarecer suas dúvidas. Esperamos ter ajudado. 🙂

  2. Olá, estou com isso. Já fui no médico, não enxergo há 7 dias , às vezes, vem um pouco de um olho e some denovo, tudo escuro , já fiz ressonância , tomografia , oftalmologista, por favor, me ajudem.

    1. Olá, Juliana. Tudo bem? O ideal é que continue procurando por ajuda de especialistas, eles são os profissionais adequados para esclarecer suas dúvidas e orientá-la com precisão. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *