A anatomia do olho é formada pela conjuntiva, córnea, coroide, corpo ciliar, humor aquoso, cristalino, esclera, humor vítreo, íris, mácula, nervo óptico, pupila e retina.
O olho humano é um órgão que processa grande quantidade de informação, permitindo que sejamos capazes de ver formas, cores, texturas e movimentos. Você já parou para pensar em como o nosso olho funciona?
Vamos explicar sobre a composição da estrutura do nosso olho, que quando trabalha em equilíbrio, permite que a visão funcione da melhor forma possível.
Como é a anatomia do olho humano
O olho fica em uma órbita óssea protetora e está ligado a músculos extraoculares. Esses músculos extra oculares estão fixados na parte branca do olho chamada esclera e são responsáveis pelo movimento dos olhos.
Conjuntiva
A conjuntiva é a membrana que cobre a superfície interna das pálpebras. É uma membrana mucosa, incolor e bastante fina, que protege a superfície do olho contra agentes externos.
Córnea
A córnea é uma estrutura esférica e transparente, semelhante a uma cúpula, que cobre a íris. É a parte do olho onde a luz é focalizada e por isso, é responsável por formar e focar as imagens na retina.
Coroide
É uma membrana fina que fica entre a esclera e a retina. Os vasos sanguíneos da coróide que suprem as células da retina com o oxigênio e nutrientes, garantindo assim o bom funcionamento da visão.
Corpo ciliar
Está localizado atrás da íris e é responsável pela formação do humor aquoso e pela mobilidade do cristalino, mantendo a pressão intraocular adequada. Além disso, é através da sua contração que temos o foco da visão.
Humor aquoso
É um líquido incolor com consistência aquosa, constituído por água e sais dissolvidos que tem a função de nutrir a córnea e o cristalino e regular a pressão interna do olho.
Cristalino
O cristalino é uma estrutura localizada atrás da pupila. Tem consistência gelatinosa e elástica com uma estrutura convergente.
Essa é a parte do olho responsável por focalizar a luz que penetra na pupila e formar imagens na retina. É considerado como a lente natural do olho, por ser encarregado pelo ajuste fino da visão, como o foco para leitura, por exemplo.
Esclera
A esclera também chamada de esclerótica, essa é a parte branca do olho que está ligada à córnea. É constituída por uma camada fibrosa e tem a função de proteger as estruturas mais internas do olho.
Humor vítreo
O humor vítreo é a estrutura gelatinosa que ocupa a porção central do globo ocular. Com o processo de envelhecimento do nosso corpo, a consistência do humor vítreo pode mudar da forma bem densa para uma consistência mais líquida.
Esse processo pode causar o descolamento do mesmo e, com isso, passamos a perceber pequenas manchas no campo de visão. Essas manchas são chamadas de moscas volantes.
Íris
A íris é a parte dos olhos que fica logo atrás da córnea. Aqui é onde estão presentes diversos músculos responsáveis por definir a proporção de abertura da pupila. Além de ser a parte colorida dos olhos.
Mácula
A mácula está presente na parte central do olho e é a região que distingue detalhes no meio do campo visual.
Nervo óptico
O nervo óptico é a estrutura formada pelos prolongamentos das células nervosas que realiza a conexão entre o olho e o cérebro, sendo essencial para a transmissão da imagem capturada pela retina para o cérebro.
Pupila
A pupila é a abertura localizada na parte central da íris e o seu tamanho muda para regular a entrada de luz no olho.
Retina
A retina é a parte localizada no fundo do olho responsável por captar as imagens, que serão formadas no cérebro, a partir de suas células sensíveis à luz.
Como os olhos funcionam?
Agora que sabemos a função de cada parte do olho, fica mais fácil de entender como somos capazes de ver formas, cores, texturas e movimentos.
Tudo o que vemos é uma tradução que o cérebro faz dos estímulos luminosos que recebemos nos olhos.
Podemos comparar os olhos como uma máquina fotográfica que capta a luz refletida pelos objetos, atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega à retina. É na retina que células especializadas transformam a luz em uma imagem lida pelo cérebro.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris. A pupila tem o papel de regular a quantidade de luz recebida e essa luz é focada sobre a retina.
A retina possui milhões de células fotorreceptoras que transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro formando as imagens.
Problemas de refração como a miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, afetam a forma que a luz chega ao nosso cérebro, pois dificultam a chegada correta de luz na retina.
Mas é possível fazer a correção com com óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa.
Informação sobre saúde ocular para ver o melhor da vida
Nossos olhos são verdadeiros indicadores da nossa saúde e estar atento aos sinais e sintomas que eles nos mostram é de extrema importância. Cuidar da saúde ocular regularmente, visitando um oftalmologista, é essencial para garantir uma boa visão ao longo da vida, seja prevenindo doenças oculares ou tratando problemas de visão existentes.
Aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular a todos e proporcionar acesso a lentes mais finas e óculos de qualidade a um preço justo. Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as nossas lentes de qualidade..
Acreditamos que todos devem ter a oportunidade de enxergar com clareza. Por isso, reinventamos o conceito de óculos de grau. Utilizando a tecnologia, eliminamos intermediários e tornamos as lentes para óculos mais acessíveis, garantindo que você possa enxergar com clareza a um preço justo. Então, está esperando o quê? Faça agora mesmo um orçamento online e gratuito em nosso site.
Fontes:
Conselho Brasileiro de Oftalmologia¹
Conselho Brasileiro de Oftalmologia²