anisometropia

Anisometropia: O que é, causas e tratamentos

A anisometropia é uma condição em que o erro refrativo é diferente entre os olhos e há uma grande diferença de graus entre o olho direito e o olho esquerdo, normalmente mais de 4 graus.

Em uma publicada no jornal inglês Optometry and Vision Science, a anisometropia em pacientes com hipermetropia pode afetar, inclusive, a visão binocular.

A visão binocular é quando ambos os olhos são usados em conjunto para enxergar. E isso só é possível se a retina recebe imagens iguais dos dois olhos, sendo capaz de juntá-las em uma só.

Quando o grau de um olho é muito diferente do outro, as imagens que nosso cérebro recebe também serão diferentes entre si, sendo impossível juntá-las em uma só. Nessa situação, não conseguimos ter a visão binocular. Nós temos então, a visão chamada monocular

É por isso que a pesquisa também foi constatado que à medida que o grau da anisometropia aumentava, a visão binocular de pacientes com hipermetropia também piorava. Para esses casos, o principal sinal é a falta de nitidez ao usar os dois olhos juntos.

Então, você já pode imaginar como isso afeta o nosso dia a dia, não é?

Inclusive, um outro estudo divulgado no mesmo jornal científico Optometry and Vision Science constatou que a anisometropia pode ser o maior motivo de quedas entre idosos, por exemplo.

Isso acontece porque a anisometropia pode ser desenvolvida em diversas faixas etárias.

Dessa forma, ela pode ocorrer desde o nascimento ou se manifestar em adultos, motivada por outros problemas oculares, como exemplo, o deslocamento de retina.

Entretanto, existem alguns tipos de anisometropia, divididos por níveis de gravidade. E é o que vamos falar neste artigo. 

Acompanhe com a gente!

 Tipos de Anisometropia 

Existem 3 tipos de anisometropia:

  • Anisometropia simples – quando um olho apresenta visão normal e o outro apresenta algum problema de visão como miopia ou hipermetropia)
  • Anisometropia composta – quando os dois olhos possuem o mesmo problema de visão (que pode ser miopia ou hipermetropia), mas existe uma grande diferença de graus entre eles
  • Anisometropia mista – quando cada um dos olhos apresenta um problema de visão diferente. Exemplo: Um olho tem miopia e outro olho tem hipermetropia.  

Causas da Anisometropia 

As causas da anisometropia estão diretamente ligadas com o tipo de erro de refração apresentada. 

Por exemplo: a anisometropia mista acontece quando há miopia em um olho e hipermetropia em outro olho, em graus diferentes.

Ou ainda, na anisometropia composta, quando você tem tem miopia ou hipermetropia em ambos os olhos, mas a diferença de graus entre eles é grande. 

Ou seja, independente do problema ou do erro refrativo que você tiver (miopia ou hipermetropia), se houver uma diferença considerável de grau entre os dois olhos, você possui a anisometropia.

Além disso, outros fatores podem causar a anisometropia, principalmente na vida adulta. São elas:

  • Descolamento de retina
  • Crescimento maior de um olho em relação ao outro 
  • Erros de cálculo de implantes de lentes intra-oculares.

Alguns sintomas também podem te ajudar a identificar a presença da anisometropia. Olha só:

Sintomas da anisometropia

Os sintomas mais comuns da anisometropia são:

  • Dor de cabeça
  • Visão turva
  • Tontura
  • Desconforto visual para enxergar
  • Cansaço
  • Má percepção de profundidade
  • Ambliopia (“olho preguiçoso)

Esses sintomas também são comuns à miopia e a hipermetropia quando não associadas com a anisometropia.

Por isso, apenas um profissional da área, após realizar um exame de vista em você, é que pode avaliar e diagnosticar cada caso, além de indicar o tratamento correto.

Então, conforme sempre recomendamos por aqui: não deixe de visitar periodicamente o profissional da área de sua confiança.

Problemas relacionados à anisometropia 

Infelizmente, a anisometropia oferece alguns riscos à nossa visão e à nossa saúde, caso não seja tratada.

Os principais problemas relacionados à anisometropia são:

  • Ambliopia (olho preguiçoso) – é quando o cérebro, muito rapidamente, passa a favorecer o olho que apresenta menor erro de refração, tentando reduzir os sintomas da anisometropia. Quando isso acontece, ele acaba desfavorecendo a visão do outro olho. Esse é um problema mais comum em crianças e quando identificado no começo da infância, o uso de tampões pode solucionar o problema.
  • Estrabismo – é quando os olhos não olham para o mesmo lugar, ao mesmo tempo (popularmente conhecido como “vesgueira”). Também é um problema mais comum em crianças.
  • Desvio ocular – é quando ocorre o desalinhamento dos olhos por um erro refrativo.

Tanto a ambliopia quanto o estrabismo são problemas mais comuns em crianças, o que as torna mais sujeitas a desenvolver a anisometropia.

Se você quer saber mais estrabismo em crianças, não deixe de ler nosso artigo sobre todos os tratamentos disponíveis para esse problema.

Como descobrir se tenho anisometropia?

Para saber se você tem anisometropia, é só  ler a sua receita de óculos de grau . E não se preocupe. Não é tão difícil como parece.graus de astigmatismo

 

Nós temos um artigo completo sobre como ler a sua receita de óculos, ensinando o passo a passo. Não deixe de acompanhar! 

É na receita do seu óculos que você irá saber qual é o seu problema de visão (miopia, hipermetropia ou astigmatismo). Além de também saber quantos graus você tem em cada olho.

Se a diferença entre eles for grande, você pode ter anisometropia. Mas nunca deixe de confirmar com o profissional de confiança.

Tratamentos para a anisometropia 

Agora você pode estar se perguntando: “como eu trato a anisometropia?”

Para os casos onde o paciente tem uma diferença de grau baixa de um olho para o outro, é possível tratar a anisometropia usando apenas óculos de grau. 

Entretanto, para crianças, o uso do tampão pode ser bastante benéfico, pois também costuma ser muito efetivo para tratar estrabismo.

Agora, para casos em que a dioptria é de mais de 4 graus, dois tipos de tratamento podem ser recomendados, de acordo com a gravidade: lentes de contato ou cirurgia refrativa.

As lentes de contato, assim como os óculos, devem ser feitas com diferença de grau para corrigir o problema de cada olho, de forma separada. 

Já a cirurgia refrativa, conhecida por LASIK, costuma ser mais indicada para adultos, envolvendo uma aplicação de laser na camada interna da córnea.

Entretanto, independente do tratamento indicado, o mais importante é escolher o método de correção da anisometropia que interfira o mínimo possível no seu estilo de vida.

Por isso, é de extrema importância sempre consultar o médico oftalmologista. Só ele pode indicar o tratamento mais adequado, de acordo com as condições e com a sua idade.

Tampão Ocular

O uso do tampão ocular é recomendado para tratamento de diversos problemas oculares entre as crianças, como estrabismo e olho preguiçoso, além da anisometropia.

O tampão funciona da seguinte forma: é colocado um tapa-olho no olho saudável, estimulando a visão no olho preguiçoso.

anisometropia

O tampão é um método de tratamento  mais indicado até os sete anos de idade, quando o desenvolvimento ocular ainda está acontecendo. Dessa forma, sua  eficácia tende a ser maior.

Mas é sempre importante passar pelo médico para que ele ajude a definir o período de uso e a forma de uso de acordo com cada caso.

Óculos de grau 

O óculos de grau também é um dos métodos de tratamento mais comuns para tratar anisometropia.

Isso acontece, porque o óculos é um dos métodos mais acessíveis e indicados para o tratamento de miopia e hipermetropia.

Então, dependendo do tipo de anisometropia, o paciente vai ter seu óculos de grau com lentes para  corrigir a miopia em um olho e a hipermetropia no outro.

Ou ainda, o mesmo erro de refração com correção para a diferença de graus entre os olhos. 

Lente de Contato 

Para casos graves da anisometropia, as lentes de contato são mais indicadas e eficazes no tratamento da anisometropia.

converter receita

Como as lentes de contato ficam em contato direto com os olhos, elas são capazes de introduzirem máximo poder no sistema lente-ar-olho, tendo maiores chances de neutralizar as diferenças de grau entre os olhos.

Lente Intra-Ocular

Outra opção de tratamento é o implante da lente intra-ocular, que se dá por meio de procedimento cirúrgico.

Esse tratamento tem a vantagem de funcionar como uma “integração” ao sistema visual do paciente, pois a lente acaba se acoplando no lugar do cristalino dos olhos.

É um procedimento que costuma ser tranquilo e com recuperação rápida. É bastante utilizado entre adultos.

Mas apenas é recomendado para alguns casos,  pois requer avaliação completa dos olhos, bem como todo o seu histórico de saúde.

Cirurgia Refrativa 

A cirurgia refrativa é um procedimento a laser que modela o formato da curvatura da córnea corrigindo ir os erros refrativos mais comuns que são a miopia e a hipermetropia.

Entretanto, é recomendada apenas para casos mais graves e para adultos, além de outras recomendações: São elas:

  • Ser  maior de 21 anos
  • Ter o grau já estabilizado
  • Não possuir NENHUM tipo de doença ocular
  • Apresentar  algum problema de refração como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

A cirurgia utilizada para o tratamento da anisometropia é a LASIK, um procedimento a laser que, de forma bem resumida e simples, nada mais é que um corte do pedacinho da córnea para fazer a correção da visão.  

É indicada, normalmente, para pacientes que tenham miopia de 4 a 9 graus, dependendo da curvatura e da espessura da córnea.

A LASIK tem um procedimento de pós-operatório bastante prático, sem necessidade de curativos ou pontos, apenas alguns medicamentos e descanso.

Entretanto, tanto para a indicação da cirurgia como para se recuperar bem e com segurança após o procedimento, é importante você consultar um oftalmologista.

Isso porque, mesmo realizando a cirurgia, você ainda pode precisar utilizar óculos ou lentes de contato, pois nem sempre a cirurgia corrige 100% da  visão.

Acesse o nosso artigo completo sobre a cirurgia LASIK

Como deve ser o óculos de grau para anisometropia 

O óculos de grau é um dos métodos de tratamento para a anisometropia mais indicados.

Por isso, vamos te mostrar como você pode escolher a lente certa de acordo com a sua necessidade. Olha só esse resumo que separamos para você.

Lentes para óculos mais indicadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia: 

Para até 4 graus de miopia ou hipermetropia, as lentes mais indicadas são as de policarbonato, de índice de refração de 1.59 e as lentes de resina, de índice de refração de 1.6.

Acre
Óculos de policarbonato com as Lentes Lenscope Poli 1.59.

 

Essas são as lentes que proporcionam um óculos mais leve e mais fino para essa faixa de grau. 

Além do material e do índice de refração, é recomendado se atentar para os tratamentos que acompanham as lentes.

Pois, eles que ajudam a proporcionar mais conforto e maior durabilidade às lentes do seu óculos.

Os tratamentos presentes nas lentes de grau que mais recomendamos para o dia-a-dia são: antirreflexo, antirrisco, proteção 100%UV e ainda proteção contra a luz azul.

Conheça as lentes da Lenscope com todos esses tratamentos inclusos, sem você precisar pagar por taxas adicionais.

Lentes para óculos mais indicadas para mais de 4 graus: 

Quem tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, já começa a se preoucpar com a  estética dos óculos. Isso porque é a partir desse grau que as lentes podem ficar grossas. 

Para evitar que isso aconteça, dê preferência para lentes de  resina e de alto índice de refração.

Isso porque a resina é o material mais leve e resistente quando falamos de lentes para grau alto.

E aqui a dica chave é escolher bem o índice de refração. Quanto maior for o índice de refração de uma lente, mais fino o seu óculos pode ficar.

Conheça as Lentes Tokai 1.76 – a lente com o maior índice de refração em lentes de resina.

adaptar com Lentes Tokai 1.76
Modelo de óculos com as Lentes Tokai 1.76

 

E em relação aos tratamentos, nas lentes de alto índice de refração, você encontra tratamentos mais completos e avançados.

O que é perfeito. Pois além de proporcionar mais conforto para seu óculos, eles garantem maior durabilidade às suas lentes, além de tornar sua limpeza mais fácil.

Conheça os tratamentos hidrofóbico, oleofóbico e a proteção contra micro-fissuras disponíveis nas Lentes Tokai 1.76.

Como fazer as lentes para óculos pela internet na Lenscope?

Quando começamos a entrar no universo das lentes do óculos, sabíamos que precisávamos fazer diferente para que fosse possível oferecer lentes produzidas com as mais recentes tecnologias por um preço mais justo e acessível.

E utilizando a tecnologia ao nosso favor, foi possível criar um processo de compra 100% online e pioneiro no Brasil.

Dessa forma, com a gente você pode contar com a lente mais adequada para a sua necessidade, com o melhor custo benefício e sem precisar sair de casa!

E se você já tem uma armação parada em casa ou que acabou de comprar, é só enviar pra gente. Nós colocamos novas lentes de acordo com a sua receita de óculos e devolvemos o seu óculos pronto.

 Saiba mais sobre como funciona o processo de compra na sua região e veja se você pode aproveitar nosso serviço de Coleta e Entrega Grátis. 

Para saber mais, falar com a nossa equipe ou adquirir as suas lentes, é só acessar o nosso site

Considerações Finais

A Anisometropia pode ser mais comum do que se imagina e dificultar bastante nosso dia-a-dia.

Então, não deixe de visitar um profissional da área de sua confiança confiança pelo menos uma vez por ano.

E saiba que o óculos de grau é uma das formas principais de tratar o problema. E você pode contar com a gente para ter as melhores lentes. Sem gastar uma fortuna. 

Por exemplo, para baixo grau as lentes de policarbonato são uma ótima escolha. O policarbonato é um material mais resistente e pode ser usado em qualquer armação.

Já para graus mais altos, as lentes de resina de alto índice de refração são as mais indicadas. Pois elas proporcionam óculos mais leves, resistentes e finos. Além de ajudar a diminuir o aspecto “fundo de garrafa”, comum em lentes para alto grau.

Agora conta pra gente aqui nos comentários:Você já sabia o que era anisometropia?

 Nos vemos no próximo artigo!

Anisometropia: O que é, causas e tratamentos
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest