Preciso de tratamento antirrisco em meus óculos?

0
(0)

Os óculos, tanto de sol, quanto de grau, podem receber diferentes tratamentos especiais para proteger ainda mais sua visão, além de prolongar a vida útil das lentes do seu óculos. Conheça o tratamento antirrisco que protege as lentes de pequenos arranhões que podem acontecer no dia a dia. 

Além do tratamento antirrisco, é possível encontrar outras opções de tratamentos em lentes para óculos,  como: filtro de luz azul, proteção UVA e UVB, antirreflexo, entre outros.

Saiba mais sobre o antirrisco neste artigo. 

Tratamento antirrisco: como proteger seus óculos de arranhões

O tratamento antirrisco funciona como um revestimento capaz de tornar seu par de óculos menos vulnerável a arranhões que podem acontecer durante o uso em nosso dia a dia.

Muitas lentes para óculos não durariam um dia sem isso, é o que explica Michael Vitale, diretor técnico sênior da divisão de lentes do The Vision Council (associação comercial sem fins lucrativos para fabricantes e fornecedores da indústria ótica nos Estados Unidos)

E você deve estar se perguntando: para quem é indicado o tratamento antirrisco? E a resposta é que é indicado para todos que usam óculos, uma vez que todos se beneficiam com as lentes resistentes a arranhões.

Quem tem uma rotina mais agitada, como os praticantes de atividade física, por exemplo, podem se beneficiar ainda mais. Além disso, se você é mais despojado e não tem o hábito de guardar corretamente seu acessório, definitivamente as lentes antirrisco são uma boa opção.

Idosos e crianças também se beneficiam desse tratamento, pois a rotina deles naturalmente requer mais cuidados, uma vez que quedas acidentais geralmente acontecem com frequência.

Mas é importante saber que o tratamento antirrisco não faz com que as lentes nunca risquem. Elas oferecem uma proteção mais, mas nada pode garantir que seu óculos não fique com arranhões se você não cuidar bem do seu óculos. E, principalmente, se você não seguir todos as recomendações e cuidados na hora de limpar as lentes do seu óculos.

Também vamos falar sobre tudo isso ao longo deste artigo. Acompanhe:

Quanto custa um óculos com antirrisco?

Na óticas tradicionais, o tratamento antirrisco frequentemente é oferecido por um valor adicional, contribuindo para que sua lente fique ainda mais cara. Por isso, é importante ficar de olho. Além disso, a tendência é que as lentes já venham com o tratamento antirrisco básico.

Aqui na Lenscope, todas as nossas lentes para óculos já possuem o tratamento antirrisco, além do tratamento antirreflexo e proteção 100%UVA e UVB.

O que é o tratamento antirrisco

Antes de explicarmos o que é o tratamento antirrisco, é importante que você saiba que nenhuma lente de óculos é à prova de arranhões. 

Dessa forma, o tratamento antirrisco é uma camada a mais de proteção aplicada nas lentes dos óculos. Também pode ser chamado como revestimento e  pode ser aplicado tanto na superfície frontal da lente, como na superfície da parte de dentro da lente. 

Atualmente muitas lentes já recebem o tratamento antirrisco no processo de fabricação. Principalmente as lentes de policarbonato (indicadas para até 4 graus) e as lentes de alto índice de refração (indicadas para quem tem mais de 4 graus).

Conheça 5 razoes pra sempre usar lentes com antirreflexo, antirrisco e proteção UV

No entanto, em alguns casos, o tratamento antirrisco pode ser opcional. Por isso, o ideal é sempre perguntar antes da compra. Vale lembrar que é importante você procurar saber sobre a garantia das lentes com tratamento antirrisco em comparação com aquelas sem esse tratamento. 

Ainda assim, mesmo o melhor tratamento antirrisco não significa que suas lentes estão protegidas do desgaste e arranhões, caso você não cuide dos seus óculos de forma correta.

Para seus óculos estarem sempre com a aparência de novos, lembre-se de guardá-los em um estojo, de preferência acolchoado, quando não estiver usando. Além disso, use sempre uma flanela de microfibra e solução própria para a limpeza das lentes.

Atenção: produtos que prometem consertar lentes arranhadas podem até preencher os arranhões, mas é impossível que eles consigam fazer desaparecer os riscos e renovar as lentes como novas. Em alguns casos, esses produtos podem até mesmo retirar as camadas de tratamentos das lentes do seu óculos. 

Veja aqui os produtos que você pode usar para limpar as lentes do seu óculos em danificá-las. 

Benefícios de usar lentes com antirrisco

Os benefícios das lentes que possuem antirrisco são vários. Confira algumas características das lentes antirrisco:

  • Mais resistente a arranhões
  • Maior durabilidade
  • Menores chances de quebrar com o impacto
  • Proporcionam uma visão mais clara, por mais tempo
  • Mantêm a aparência de novo por um período maior

Se nesta leitura você está se perguntando como saber se preciso de óculos, este nosso artigo pode te ajudar.

O que fazer em caso de arranhões nas lentes

Mesmo com antirrisco, a lente não tem proteção total contra arranhões. Principalmente se você não tiver os cuidados necessários. Portanto, para diminuir as chances de danificar suas lentes, use somente os materiais próprios de limpeza, indicado por um profissional e especialistas de sua confiança. 

Não use camisetas, guardanapo, papel higiênico, álcool em gel,  ou qualquer outro material que não seja específico para limpeza de lentes.

Se precisar lavar o seu óculos, use somente água na temperatura ambiente e sabão neutro. Ou um spray limpa-lentes de marcas confiáveis. Esses produtos costumam ser testados em uma série de tipos de lentes e tratamentos, garantindo a limpeza de suas lentes sem riscar ou danificar os tratamentos.

Saiba mais sobre spray limpa-lentes, benefícios e onde compar.

E, quando não estiver usando seu óculo, lembre sempre de colocá-lo no estojo de proteção. Evite ao máximo deixar seu óculos em cima da mesa, cama, sofás, cadeiras, sem nenhuma proteção.  mesmo que a melhor opção pareça apenas deixar em cima da mesa. 

Você já sofreu com óculos arranhados?

É normal que após usarmos o mesmo óculos durante anos, apareçam alguns riscos e algumas camadas de tratamento comecem a desgastar. Mas para evitar que isso aconteça antes do tempo, não deixe de seguir nossas dicas neste artigo. 

E dê sempre preferência para as lentes de óculos que possuem os tratamentos essenciais que garantem durabilidade para seu óculos, além de conforto e proteção para seu óculos. Os tratamentos mais importantes nas lentes para óculos são: antirrisco, antirreflexo e proteção 100%UV.

E se você está para começar a usar óculos pela primeira vez, dá uma olhada nesse artigo que ele vai te ajudar a conseguir a melhor versão do seu primeiro óculos.

Quer fazer agora um teste de visão para checar como está a saúde dos seus olhos? Clique na imagem a seguir e conheça nosso Teste de visão online e gratuito, desenvolvido com tecnologia exclusiva que permite saber a distância correta dos seus olhos da câmera do seu celular. Assim, você faz o teste com muito mais precisão. 

antirrisco - tete de visão

Ficou com alguma dúvida? É só deixar aqui nos comentários que vamos te responder.

Fontes:

Consumerreports

Essilorindia

Allaboutvision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *