Armação de óculos antialérgica: confira principais tipos

Armação de óculos antialérgica: confira principais tipos
  • por
5
(2)

Escolher o óculos perfeito já é um desafio por si só, mas quando alergias entram na equação, a tarefa pode se tornar ainda mais complexa. Por isso, se você está em busca da combinação ideal entre estilo e conforto, a armação de óculos antialérgica é a solução que procura. 

Neste artigo, mostraremos os principais tipos de armações para minimizar reações alérgicas, proporcionando não apenas um visual estiloso, mas também o cuidado necessário para quem enfrenta sensibilidades cutâneas. Então, continue lendo e descubra as características de cada modelo e informações essenciais para uma escolha assertiva.

Armação de óculos antialérgica: veja que materiais escolher

Para muitas pessoas, alguns tecidos, jóias e até mesmo os próprios óculos podem desencadear reações desconfortáveis. Nesse contexto, é essencial entender a composição das armações dos óculos e quais materiais são seguros para quem sofre com alergias. 

A seguir, exploraremos quais materiais podem ser escolhidos com segurança por aqueles propensos a alergias, além de observações importantes para facilitar a busca pelo par perfeito. 

Acetato

O acetato de celulose, geralmente derivado do algodão, é um material plástico que surgiu na década de 1940. Desde então, ganhou destaque na indústria óptica. 

Por ser um material à base de plantas, em contraste com outros plásticos derivados de petróleo, o acetato apresenta elementos mais naturais, tornando-o mais suave para a pele. Além disso, este material sintético biodegradável é conhecido por sua maleabilidade, permitindo que os fabricantes criem cores e designs diversificados e interessantes.

Desse modo, o acetato de celulose é geralmente um material inócuo, oferecendo uma escolha segura. No entanto, é importante notar que, durante o processo de tingimento do acetato, são necessários alguns aditivos. Embora esses aditivos possam variar entre os diferentes modelos, em geral, não costumam ser alergênicos. Mas, é fundamental que os usuários estejam atentos a esses aditivos, especialmente se possuírem alergias específicas. 

 armação de óculos antialérgica

Armação de óculos em acetato – Imagem

Titânio

O titânio é uma escolha popular para quem busca óculos hipoalergênicos, destacando-se por ser um material mais leve que o aço, o que proporciona maior conforto ao usar, além de apresentar alta robustez e excepcional resistência à corrosão. Além disso, seu sucesso também se deve à variedade de cores e estilos disponíveis, conferindo um apelo estético moderno.

No entanto, é importante considerar a presença de níquel em armações de titânio, já que armações compostas inteiramente desse material as tornam restritivas devido a questões de custo. Para indivíduos alérgicos ao níquel, é vital agir com cautela ao escolher óculos de titânio e verificar a composição específica da liga de titânio das armações.

Uma alternativa ao titânio é o berílio, embora seja importante ressaltar que esse material não é hipoalergênico. Por isso, pessoas com pele sensível devem evitar o berílio, mesmo sendo uma opção mais acessível ao titânio. 

 armação de óculos antialérgica

Armação em titânio – Imagem

Aço inoxidável

O aço inoxidável é uma liga de baixa toxicidade que, assim como as melhores armações de  titânio, evita o uso de níquel, com um preço mais acessível. Essa liga é reconhecida por sua notável resistência à corrosão e, em geral, é amigável à pele. Amplamente utilizado em instrumentos cirúrgicos, o aço inoxidável é uma boa escolha para armações de óculos de alta qualidade.

Apesar de sua natureza hipoalergênica em grande parte, pessoas com alergias devem adotar algumas precauções ao escolher óculos de aço inoxidável. Por exemplo, recomenda-se assegurar que as partes da armação que entram em contato com a pele possuam um revestimento hipoalergênico, como o acetato ou a laca hipoalergênica, garantindo assim maior conforto e prevenindo potenciais reações alérgicas.

armação de óculos antialérgica

Óculos em aço inox – Imagem

Nylon

O nylon se apresenta como uma excelente opção para armações de óculos hipoalergênicas, sendo reconhecido por sua leveza e resistência, características que o assemelham ao acetato de celulose. Desse modo, as armações de nylon se tornam uma escolha particularmente vantajosa para aqueles que são mais ativos no dia a dia ou para a prática de esportes ao ar livre, pois exibe sólida resistência ao frio e calor extremos, além de ser rígido e flexível ao mesmo tempo.

Além disso, sua popularidade também se deve à sua versatilidade, permitindo maior variedade na forma das armações. Por isso, o nylon é um material predominante na utilização em armações mais difíceis de moldar ou que possuem designs mais exclusivos, proporcionando opções estilísticas diversificadas.

 armação de óculos antialérgica

Armação de óculos em nylon – Imagem

Lenscope: especialista em facilitar sua busca pelo óculos certo 

Conhecer o universo das armações de óculos antialérgicas é essencial para garantir conforto e estilo para aqueles propensos a reações cutâneas. Desse modo, aqui na Lenscope, além de orientarmos sobre os principais tipos de armações antialérgicas e muitas outras informações relevantes sobre saúde ocular, oferecemos uma solução completa para a melhor versão do seu óculos de grau.

Para isso, disponibilizamos lentes finas para alto e baixo grau por um preço justo, sem custos adicionais para tratamentos essenciais, como antirreflexo, antirrisco e proteção UV, entre outros, garantindo uma visão nítida e protegida.

Além disso, na Lenscope, entendemos que a comodidade é fundamental. Por isso, oferecemos a opção de adquirir apenas as lentes e enviar sua armação para a montagem, tudo sem sair de casa. Sobretudo, nossa missão é simplificar o processo, proporcionando uma experiência conveniente e personalizada.

Por fim, convidamos você, leitor, a visitar nosso site e realizar um orçamento, online e gratuito, e descobrir a qualidade, praticidade e transparência que a Lenscope oferece, para que você tenha o melhor em visão sem abrir mão do conforto e estilo. Cuidar da sua saúde ocular nunca foi tão simples e acessível.

orçamento

Fontes:

classic:specs | All About Vision | Luniverse!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *