Armação de óculos para astigmatismo

Armação de óculos para astigmatismo
  • por
4.6
(14)

A armação de óculos para astigmatismo ideal vai depender do seu grau de astigmatismo, e de miopia ou hipermetropia, caso você também tenha esses problemas de visão. Então, se você está a procura de uma armação de óculos para astigmatismo, nosso artigo de hoje vai te ajudar. Reunimos aqui algumas dicas valiosas que vão te ajudar a escolher a sua nova armação. 

Mas antes, vamos entender o que é o astigmatismo e o porquê existe algumas dicas importantes que você deve levar em conta na hora de escolher uma armação de óculos para astigmatismo.

O que é astigmatismo e porque ele surge em nossa visão?

A principal característica do astigmatismo é a dificuldade para ver de perto e de longe. E um dos principais motivos pra isso acontecer é o formato da córnea, que é diferente entre quem tem astigmatismo e quem não tem.

Em quem não tem astigmatismo, por exemplo, a córnea tem com um formato oval, parecido com um bola de basquete. Ou seja, a córnea tem o mesmo grau de curvatura em toda a sua extensão. Assim, há apenas um ponto de foco de luz e a visão é nítida.

Já quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente. Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau de astigmatismo.

Olha só a imagem a seguir mostrando como é a visão de um olho sem astigmatismo e a visão de um olho com astigmatismo

Armação de óculos para astigmatismo

O grau do eixo do astigmatismo influencia na espessura da lente

Acompanhado do grau de astigmatismo, há também o grau do eixo de astigmatismo que influencia na espessura final das lentes do seu óculos.

O eixo do astigmatismo é a localização do grau de astigmatismo em nossa córnea, sendo uma medida que varia de 0 a 180 graus. Ou seja, o grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente, mas apenas em um determinado eixo. Dependendo da posição do eixo do astigmatismo, ele pode influenciar na espessura da lente. Por isso é tão importante a escolha da armação correta, principalmente para quem tem grau alto de astigmatismo.

Dessa forma, quando o grau do eixo do astigmatismo está entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. Consequentemente, seu óculos ficará mais finos nas laterais das lentes. Isso é ótimo para a estética do óculos, já que geralmente olhamos nas laterais para ver se a lente é grossa ou não.

Veja um exemplo na imagem que preparamos a seguir:

Armação de óculos para astigmatismo

Já quando o eixo é entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas têmporas. Ou seja, nas laterais das lentes. Infelizmente, esse é o pior caso em relação a estética e é válido para qualquer tipo de lente utilizada.  Olha só como isso acontece neste outro exemplo:

Armação de óculos para astigmatismo

Olha só essa tabela resumo que fizemos para você entender em quais casos a lente do seu óculos pode fica mais grossa.

Armação de óculos para astigmatismo

Veja também: óculos com miopia e astigmatismo: como fica?

Então, vamos para as nossas dicas de armação para astigmatismo?

Armação de óculos para astigmatismo: até 2 graus de astigmatismo 

Quem tem até 2 graus de astigmatismo, tem mais liberdade para escolher a armação. E, com tanta variedade, fica até difícil decidir qual o melhor a escolher, não é mesmo? Isso porque existem os modelos mais quadrados, os redondos e os em formato gatinho e etc. Veja alguns exemplos:

Armação de óculos para astigmatismo

Mas, lembre-se que o ideal é não exagerar em tamanho da armação, porque armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da sua medida de DNP (distância da pupila em relação ao nariz)Isso acontece, porque é durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação. E é também nessa etapa que o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP.

Dessa forma, armações maiores podem ser  maior que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação.  Veja só o exemplo para vocês entenderem na prática.

Armação de óculos para astigmatismo

Como medir o tamanho da armação para saber se ela é grande ou não? 

É bem fácil saber se sua armação é muito grande ou tem um tamanho normal, evitando que isso aconteça. Para saber o tamanho do seu óculos, basta olhar na haste e procurar por uma sequência de três números acompanhados por um quadradinho. Esses números indicam o tamanho da sua armação, em milímetros. Veja um exemplo abaixo:

atender à todas as especificações de impressão e do seu pedido

O primeiro número, antes do quadradinho, indica o tamanho do aro, ou seja, a largura da lente. Já o segundo número indica o tamanho da ponte, onde a armação apoia-se no nariz. E o terceiro número indica o comprimento das hastes. 

O que vai determinar se sua armação é maior ou menor é o tamanho do aro. Para baixo grau, armações acima de 56mm são consideradas grandes e podem impossibilitar a montagem das lentes.

Armações de óculos para astigmatismo: acima de 2 graus de astigmatismo

Como o eixo do astigmatismo pode influenciar  na espessura da lente do seu óculos, aqui vão dicas valiosas para um ótimo resultado. Para quem tem mais de 2 graus de astigmatismo, a escolha por armações de aro fechado e bordas mais espessas são as melhores opções. Isso porque as armações com essas características contribuem para disfarçar a borda de lente que pode ficar evidente. Olha só esses modelos de armação para astigmatismo que separamos pra você. 

Armação de óculos para astigmatismo de aro fechado com bordas mais espessas: 

Como saber a armação ideal para mim?

Você sente dificuldade em acertar na escolha do tamanho da armação para astigmatismo ou miopia e hipermetropia?  Nós da Lenscope  desenvolvemos uma ferramenta gratuita pra você descobrir qual o tamanho ideal da armação para o seu óculos. É online e 100% gratuito. 

Armação de óculos para astigmatismo

Assim fica fácil para você descobrir como deve ser o tamanho e modelo da sua armação de acordo com o seu grau de astigmatismo, miopia e astigmatismo ou hipermetropia com astigmatismo.  

Mas lembre-se: outros fatores influenciam na espessura do óculos e também devem ser levados em conta na hora de escolher a melhor armação. Os principais fatores são: design das lentes e também a o índice de refração das lentes.

Pronto para escolher a melhor armação para astigmatismo para você?

Agora que você já sabe como escolher a armação perfeita para o seu grau, chegou o momento de adquirir as lentes para seu óculos. Nós da Lenscope somos uma Health Tech que está criando uma nova jornada de compra de lentes para óculos. Através de um processe de compra 100% online, conseguimos oferecer lentes mais acessíveis, sem que você precise sair de casa para receber seu óculos pronto.

Quer conhecer nossos serviços? Acesse e realize um orçamento online, sem compromisso e super rápido!

armação para astigmatismo

Aproveite e assine nossa newsletter, assim não perde nenhuma atualização!

Atualizado em 30/08/2021.

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Armação de óculos para astigmatismo”

    1. Olá, Paulo tudo bem?
      Em nosso site, nós temos uma ferramenta que pode te ajudar
      É só você colocar o seu grau, que você já vai ficar sabendo como deve ser sua armação de acordo com o seu grau. Assim você garante o melhor resultado possível com o seu óculos de grau
      https://lenscope.com.br/orcamento
      Se tiver alguma dúvida, é só falar com a gente

    1. Olá, Thiago tudo bem?
      Geralmente as lentes para astigmatismo alto são lentes de alto índice de refração. As lentes de alto índice de refração, como as Lentes Tokai 1.76, por exemplo, elas não são compatíveis com armações curvas, como essa de curvatura 6 🙁 Teria que ser uma armação sem curvatura.
      Convidamos você a conhecer nossas Lentes Tokai 1.76 em nosso site https://lenscope.com.br/lente-tokai
      E se tiver alguma dúvida, pode nos chamar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *