Armação de óculos para hipermetropia

armação de óculos para hipermetropia
  • por
4.6
(11)

Todo mundo que precisa usar óculos fica em dúvida para decidir a armação que vai escolher. E dependendo do seu grau de hipermetropia (dificuldade para ver de perto) essa escolha influenciará bastante no resultado final. Por isso, reunimos nesse artigo, as armações de óculos para hipermetropia mais indicadas para cada grau.

Veja a seguir para quantos graus de hipermetropia é mais indicada as armações de aro fechado, meio aro, três peças e muitos outros modelos. Mas, antes, descubra abaixo se o seu grau de hipermetropia é baixo ou alto:   

  • baixa hipermetropia: 0 a 3 graus
  • hipermetropia moderada: 3 a 6 graus
  • alta hipermetropia: acima de 6 graus

O que você precisa saber antes:

As lentes de hipermetropia têm como característica serem mais finas nas bordas e mais grossas no centro, então dependendo do grau e da armação,  o efeito de olho grande ou olho de boi pode ficar evidente. Além disso, outros fatores vão influenciar a escolha da armação dos óculos para hipermetropia, como o índice de refração e o design das lentes (asféricos ou esféricos).

Mas por enquanto, vamos focar na parte mais legal de usar óculos: a escolha da armação. Afinal, quem não ama experimentar várias e ter uma coleção de óculos, não é mesmo? Aqui na Lenscope nós simplificamos mais ainda as dicas para você escolher a melhor armação caso você tenha até 4 graus ou mais de 4 graus. Dá uma conferida:

Armação de óculos para até 4 graus de hipermetropia

Quem tem baixa hipermetropia tem mais liberdade de escolha para a armação. Com tanta opção, fica fácil ficar na dúvida na hora de escolher.

Os modelos mais buscados são: o clássico Ray-ban Aviator , o Club Mastermodelo gatinho ou tortoise (tartaruga) – aquelas armações todas manchadinhas. Dá uma olhada na variedade de opções para quem tem até 4 graus de hipermetropia:

Armação de óculos para miopia

Mas uma dica importante: não exagere no tamanho do óculos, hein? Se for armação muito grande pode impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância naso-pupilar).

Armações grandes para hipermetropia

Armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz). Isso acontece, porque é durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação. Também nessa etapa, o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP.

Armações maiores podem ser maiores que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação. Veja só o exemplo para vocês entenderem na prática.

armação de óculos para miopia

Mas não se preocupe! Para saber a medida, basta olhar na haste do óculos e procurar por uma sequência de três números acompanhados por um quadradinho. Esses números indicam o tamanho da sua armação, em milímetros. Veja um exemplo abaixo:

Armação para miopia

O tamanho do aro da armação está em uma das hastes do óculos

 

O primeiro número, antes do quadradinho, indica o tamanho do aro, ou seja, a largura da lente. O segundo número indica o tamanho da ponte, onde a armação apoia-se no nariz. E o terceiro número indica o comprimento das hastes. O que vai determinar se sua armação é maior ou menor é o tamanho do aro. Para baixo grau, armações acima de 56mm são consideradas grandes e podem impossibilitar a montagem das lentes.

Armação de óculos para hipermetropia mais de 4 graus

A principal característica das lentes de hipermetropia é que elas são grossas do centro e mais finas nas bordas. Ao escolher uma armação grande, o óculos fica mais pesado no centro, onde é mais grosso, e bem mais leves na bordas que são mais finas. Essa diferença de peso entre o centro e as extremidades do óculos faz com que ele fique instável e bem mais frágil. É por isso que graus elevados de hipermetropia não combinam com armações grandes.

Dessa forma, quem tem grau alto de hipermetropia deve escolher armações de aro fechado e bordas mais espessas. Assim, a própria estrutura da armação contribui para disfarçar o centro da lente, onde é mais grosso. Veja a seguir um exemplo de óculos de aro fechado comum (sem borda espessa):

ARMAÇÃO DE ÓCULOS PARA MIOPIA

Modelo de armação aro fechado mais fino

 

Agora, um óculos também de aro fechado, mas com bordas espessas:

 

armação de óculos para miopia

Armação de aro fechado mais grossa (borda espessa)

 

Se você tem mais de +4 graus, você pode escolher por um aro fechado e borda mais espessa.

A importância do tamanho das armações para hipermetropia

Se você tem um grau alto, é importante saber que quanto maior for a armação, mais grossas as lentes ficam. É por isso que o mais indicado é escolher armações menores, de aro fechado e borda mais espessas.

Quando você escolhe armações menores, com aro fechado e borda mais espessa, as lentes se encaixam melhor e a própria armação acaba disfarçando a borda da lente. Mas você se engana se pensa que existem poucas opções de armações menores e de aro fechado.

Na verdade, existem muitas marcas de óculos que confeccionam esse tipo de armação em diferentes modelos e estilos para ajudar quem sofre de alto grau. Olha só essas armações recomendadas para grau alto de hipermetropia que já passaram pela Lenscope:

E por que as outras armações não são uma opção?

As armações mais finas e delicadas, como as armações de meio aro (aro somente em cima) e três peças possuem a borda mais fina (ou nem tem borda), então a chance da lente ficar evidente é muito maior. Veja a seguir as armações que não são indicados para mais de 4 graus.

Armações não recomendadas para mais de 4 graus de hipermetropia

Além das armações grandes não serem recomendadas para quem tem grau alto, modelo de armação três peças (balgriff) e curvada também não são recomendadas. Veja os modelos de armações que não são indicados para quem tem grau alto de hipermetropia

armação de óculos para miopia

Evite: armações grandes (aro da foto: 61mm)

armação de óculos para miopia

Para evitar: armação esportiva curvada

armação de óculos para miopia

Evite: armação meio-aro

Então, não se esqueça: dê preferência para armações de aro fechado e bordas mais espessas quando for escolher a armação para óculos de alta hipermetropia.

Como saber a armação ideal para mim?

Mas, você sente dificuldade em acertar o aro ideal para o seu grau de hipermetropia?

Saiba que a Lenscope oferece uma ferramenta gratuita pra você descobrir qual o tamanho ideal da armação para os seus óculosAssim fica fácil descobrir como deve ser o tamanho e modelo da sua armação de acordo com o seu grau de miopia e astigmatismo.

Mas lembre-se: outros fatores influenciam na espessura do óculos e também devem ser levados em conta na hora de escolher a melhor armação de óculos para miopia. Os principais fatores são: design das lentes e também a o índice de refração das lentes.

Agora, conta pra gente: acertou na armação do seu óculos? Você já teve alguma armação que não foi a mais indicada para o seu grau? Mande nos comentários e, qualquer dúvida, sempre estamos à disposição!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Armação de óculos para hipermetropia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *