Arterite Temporal: causas, sintomas e tratamentos

arterite temporal
4.6
(15)

A arterite temporal é uma condição autoimune que afeta as artérias da circulação sanguínea por meio de uma inflamação. Essa inflamação ocorre nas artérias que fornecem sangue para a cabeça e para o cérebro. Em casos mais graves, pode levar à cegueira. 

Apesar do nome “temporal”, é uma doença crônica, ou seja, não tem cura.

É mais comum em pessoas por volta dos 50 anos, sendo ainda mais comum a partir dos 70. A arterite temporal pode também ser chamada de Doença de Horton, Arterite de células gigantes (ACG) ou Arterite craniana.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da arterite temporal são:

  • Febre
  • Visão dupla
  • Rigidez
  • Anemia
  • Dor de cabeça
  • Cansaço
  • Fraqueza muscular
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Fadiga
  • Dor para mastigar ou falar por muito tempo

Em casos mais graves, a arterite temporal pode levar à perda da visão.

Causas

No caso da arterite temporal e de outras doenças autoimunes, muitas vezes a causa não é bem definida. Só sabemos que se dá por conta de um desequilíbrio na imunidade. 

Isso porque, todas as doenças autoimunes têm como característica reações diversas, que variam no organismo de cada pessoa à medida em que os anticorpos, ao invés de proteger o nosso corpo, o “atacam”.  

Pessoas que possuem polimialgia reumática frequentemente também apresentam arterite temporal. 

Como é feito o diagnóstico

O médico primeiro vai observar os sintomas e alguns sinais que podem indicar a arterite temporal, como por exemplo condições neurológicas, problemas de visão e as artérias da cabeça sobressaltadas.

Com isso, serão feitos exames de sangue para medir a quantidade e funcionamento de glóbulos vermelhos. Além disso, também é medido a quantidade de proteínas, que podem indicar que há uma inflamação no corpo.

Um exame de fundo de olho também pode ser requisitado.

Entretanto, para o diagnóstico final, ainda é necessário, realizar uma biópsia da artéria suspeita. Só a partir daí, é possível ter um diagnóstico específico e definitivo.

Tratamento

A arterite temporal é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Mas com o tratamento adequado, é possível ter uma vida normal e, principalmente, evitar a perda da visão.

O tratamento é feito com o uso de corticóide, ou outros medicamentos imunossupressores. Eles evitam danos nos tecidos, que podem acontecer porque a doença pode causar problemas no fluxo sanguíneo.

Além disso, podem ser necessários analgésicos para dores e outros sintomas. Além de vitaminas para controle da fadiga e da fraqueza causada pela doença. 

Mesmo com o tratamento encaminhado, é importante visitar o médico periodicamente, pois os imunossupressores podem ter efeitos colaterais fortes. 

Complicações da Arterite temporal

Se não for tratada corretamente, a arterite temporal pode levar a danos mais graves. As principais complicações da doença são: 

  • Perda da visão
  • Surgimento de aneurismas
  • Fraqueza dos músculos dos olhos
  • Inflamação e rompimento de vasos sanguíneos do corpo

Portanto, é importante lembrar que, ao menor dos sintomas, devemos sempre procurar orientação médica.

E se você já teve ou está suspeitando que esteja com arterite temporal, conta pra gente nos comentários. Assim podemos ajudar ajudar mais pessoas com a mesma condição, compartilhando informações.

Esperamos conversar com você aqui nos comentários.

Fontes

Healthline

Cleveland Clinic

NHS

Aspectos Clínicos da Arterite temporal 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

12 comentários em “Arterite Temporal: causas, sintomas e tratamentos”

    1. Olá Paola, tudo bem?
      Quanto a sua dúvida, nós não podemos respondê-la sem uma avaliação médica!
      Nós recomendamos que você consulte o médico responsável pela saúde dos olhos, para que ele possa te auxiliar com esse dúvida! Assim ele pode te explicar certinho tudo a respeito da arterite!

    2. senti um vaso bem Alterado A 2 dias Atrás proximo ao olho esquerdo , e hoje abaixei a cabeça do nada senti forte dores . Agora a noite também senti ..bem recente

      1. Olá, Vera. Tudo bem? O ideal é que procure um médico de confiança para entender a origem dessas dores, e também as melhores opções de tratamento. Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  1. André Luiz de Castro Ferreira

    Boa tarde!
    Me chamo André Castro, tenho 38 anos e sou tetraparético desde 2005 devido a um acidente de moto.
    Há uns três anos, tenho sentido minha visão direita um pouco embaçada e, de vez em quando, minha veia temporal do lado direito fica sobressaltada.
    Ainda não fiz o exame mas, estou preocupado com esses sintomas.
    Gostaria de saber qual especialista eu procuro na rede SUS pois não tenho plano de saúde.

    1. Olá André, tudo bem?

      O mais indicado para sua situação, é procurar um oftalmologista. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo!

      Qualquer dúvida, é só contar com a gente 🙂

  2. Hoje , 09/10/2023 percebi a alteração da veia temporal a esquerda, como aqui na minha cidade estava muito quente e eu acabo transpirando muito na cabeça, testa, pescoço… é muito suor. Também tem a questão da policitemia, faço uso de hidroxiureia 500mg. Por conto do calor? Alteração do sono…

    1. Olá, Eliana. Tudo bem? O ideal é que consulte com o oftalmologista da sua confiança, ele é o profissional adequado para esclarecer suas dúvidas e orientá-la com precisão. Esperamos ter ajudado. 🙂

  3. Ontem tive uma quarta crise.
    Geralmente o couro cabeludo fica sensível em algumas partes do crânio, ao tocar dói, e ao apalpar as têmporas sinto o vaso dilatado, já na parte do crânio, sinto a região de dor inchada.
    Já as crises são diferentes… elas doem, parece que o vaso sanguíneo vai explodir… dilata, dilata muito! As três crises foram na temporada esquerda, e acabam evoluindo para uma sensibilidade ao piscar e e virar o olhar, é a pressão arterial altera muito, chegou as 17×11.
    Nesses estágios que não consigo controlar tomando um corticoide oral, pq não vai cessar a dor rapidamente, me encaminho ao PS… e geralmente tomo um intravenoso, o que resolve em minutos.
    Mas, nesse momento, a sensação que tenho é que os médicos pouco conhecem sobre arterite, e o que pode ser feito para o tratamento e pouco buscam também.

    1. Olá, Mirca. Tudo bem? O ideal é que leve o paciente no oftalmologista de confiança, ele é o profissional adequado para esclarecer suas dúvidas e orientá-la com precisão. Esperamos ter ajudado. 🙂

    2. Olá, Mirca. Tudo bem? O prognóstico da arterite temporal depende da fase da doença em que é diagnosticada. Em estágios iniciais, a perspectiva é mais favorável. No entanto, como é uma doença autoimune, o tratamento apenas visa retardar a progressão da doença e melhorar a sintomatologia do doente.
      Quando não detecta a tempo, a arterite temporal pode provocar complicações graves como a perda da visão. Por isso, o ideal é que consulte com um médico da sua confiança, ele é o profissional adequado para esclarecer suas dúvidas e orientá-la com precisão. Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *