artrite psoriática

Artrite psoriática: entenda como afeta os olhos

5
(1)

A artrite psoriática, ou APs, é uma forma de artrite associada à psoríase e que afeta as articulações e as áreas do corpo onde os tendões e ligamentos se conectam aos ossos. 

Em alguns casos, pessoas com artrite psoriática podem desenvolver problemas nos olhos, que podem variar de irritação a perda de visão. Uma das causas para isso acontecer é a perda da habilidade de produzir lágrimas pelos dutos lacrimais, aumentando o risco de infecções oculares.

Contudo, há inúmeros problemas oculares relacionados à artrite psoriática. Alguns, inclusive, podem levar à perda de visão. Por isso, neste artigo vamos explicar como a artrite psoriática afeta os olhos e como tratar e prevenir suas complicações.

Continue lendo para saber mais!

Qual é a relação da artrite psoriática com os olhos?

Pessoas que têm artrite psoriática, provavelmente estão familiarizadas com a inflamação nas articulações e a dor que ela pode causar. Contudo, em alguns casos, essas pessoas também desenvolvem inflamação nos olhos mesmo que eles estejam saudáveis.

De forma geral, a inflamação é o inchaço que pode se desenvolver em várias partes do corpo como resultado de uma resposta imunológica. Ou seja, é uma resposta normal e saudável a lesões ou infecções que devem parar quando seu corpo entra no processo de cura.

Mas em condições inflamatórias como psoríase e APs, o sistema imunológico ataca partes saudáveis de seu corpo e isso causa inflamação crônica.

Por isso, em alguns casos, pacientes com artrite psoriática podem desenvolver também inflamação dos olhos e, consequentemente, apresentar sintomas desconfortáveis. Além de que, em casos graves, pode ocorrer perda de visão.

Então, continue lendo para entender exatamente como a artrite psoriática afeta os olhos!

Como a artrite psoriática afeta os olhos?

Pessoas com artrite psoriática podem desenvolver doenças oculares que causam sintomas como, por exemplo:

  • Olhos vermelhos;
  • Coceira nos olhos;
  • Olhos secos ou sensação de areia nos olhos;
  • Dificuldade de foco ou visão turva;
  • Dor ou sensibilidade nos olhos, especialmente em reação à luz brilhante.

Às vezes, esses sintomas são causados por inflamação associada a artrite psoriática. Mas, em outros casos, os sintomas oculares podem resultar de uma doença ocular ou outra causa não relacionada à APs.

Além disso, pessoas que têm artrite psoriática podem apresentar olho seco crônico ou ceratoconjuntivite seca. Os especialistas acreditam que cerca de 2,7% das pessoas com APs têm essa condição. No entanto, alguns estudos sugerem que o número pode chegar a 18,75%.

Estas condições ocorrem porque em uma pessoa com artrite psoriática, os dutos lacrimais perdem a capacidade de produzir lágrimas, que são vitais para a lubrificação adequada dos olhos. Assim, a falta de lubrificação adequada aumenta o risco de infecções oculares e pode danificar a córnea.

Mas, há ainda outros sinais e sintomas oculares da artrite psoriática. Alguns, inclusive, podem justificar uma visita ao médico, por isso fizemos uma lista com os principais. 

Uveíte

Uveíte é um tipo de inflamação ocular que afeta a camada intermediária de tecido dentro do globo ocular, chamada de úvea. Os sintomas da uveíte incluem, por exemplo: vermelhidão nas partes brancas dos olhos, visão turva, sensibilidade à luz, dor e moscas volantes.

Existem quatro tipos de uveíte:

  • Uveíte anterior: Este tipo envolve a parte frontal do olho e pode causar inflamação da íris;
  • Intermediária: Esse tipo ocorre no meio da úvea e envolve inflamação do vítreo;
  • Posterior: A uveíte posterior envolve a parte posterior da úvea e pode afetar a retina;
  • Panuveíte: Em pessoas com este tipo de uveíte, a inflamação afeta todas as partes do olho.

O tratamento da uveíte geralmente começa com colírios de corticosteróide para reduzir a inflamação. Mas, se isso não funcionar, um oftalmologista pode recomendar a injeção de um corticosteróide no olho. Em casos de infecção, um oftalmologista pode recomendar antibióticos.

Catarata

A catarata é o resultado de filmes turvos que se desenvolvem sobre o cristalino, levando a uma visão prejudicada. A Arthritis Foundation observa que condições inflamatórias como a artrite psoriática podem promover a formação de cataratas.

Os sintomas incluem, por exemplo:

  • Visão nublada;
  • Dificuldade em ver cores;
  • Aumento do brilho de luzes artificiais e luz solar;
  • Visão dupla;
  • Visão noturna reduzida.

Pessoas com catarata precisam de cirurgia para remover o cristalino turvo e substituí-lo por um artificial.

Glaucoma

Glaucoma é o termo que designa um grupo de doenças oculares que danificam o nervo óptico, o que pode levar à perda de visão.

A inflamação crônica de condições artríticas, incluindo a artrite psoriática, pode contribuir para o glaucoma, porque aumenta a pressão nos olhos.

Esta doença ocular não apresenta sintomas nos estágios iniciais, quando é a mais tratável. No entanto, um oftalmologista pode detectá-lo ao realizar um exame oftalmológico regular.

Os sintomas que uma pessoa pode sentir incluem dor, visão turva e visão de pontos em branco ou halos ao redor das luzes. O médico pode prescrever colírios para reduzir a pressão nos olhos. Contudo, algumas pessoas podem necessitar de cirurgia.

Ceratite ulcerativa periférica

A ceratite ulcerativa periférica faz com que a córnea, que é a camada externa transparente na parte frontal do olho, inflame, o que a torna propensa a afinar.

Os sintomas de ceratite ulcerosa periférica incluem, por exemplo:

  • Dor;
  • Vermelhidão;
  • Visão reduzida;
  • Sensibilidade à luz;

Neste caso, lágrimas artificiais e gotas de antibióticos podem promover a cura e prevenir infecções.

Picos de psoríase ao redor do olho

Quando ocorre um surto de psoríase ao redor dos olhos, as pálpebras e os cílios ficam vermelhos e com crostas e cobertos por escamas, fazendo com que as bordas das pálpebras subam ou desçam. Neste caso, se as bordas virarem para baixo, os cílios podem esfregar contra o globo ocular e causar mais irritação.

O tratamento geralmente envolve a aplicação de medicação tópica para remover as escamas das pálpebras. No entanto, é importante se atentar às instruções do médico sobre como aplicar tratamentos tópicos ao redor do olho. Afinal, o uso excessivo de certos tópicos na área dos olhos pode aumentar o risco de catarata e glaucoma.

Conjuntivite

Comumente conhecida como olho-de-rosa, a conjuntivite é o inchaço ou inflamação da conjuntiva, a camada fina e transparente de tecido que reveste a pálpebra interna e cobre a parte branca do olho. 

É comum que olhos vermelhos e coceira devido à conjuntivite ocorram de forma mais frequente em pessoas com artrite psoriática. Inclusive, algumas pesquisas publicadas em fevereiro de 2017 no Open Access Text sugerem que mais de 60% dos pacientes com psoríase apresentam conjuntivite em algum momento.

Os sintomas de conjuntivite incluem: 

  • Vermelhidão na parte branca dos olhos; 
  • Coceira nos olhos; 
  • Aumento do lacrimejamento. 

Se você tiver qualquer sinal de olho-de-rosa, entre em contato com seu médico. O tratamento geralmente envolve colírios ou pomadas, mas também pode incluir medicamentos orais para tratar a artrite psoriática subjacente.

Mudanças nas pálpebras

Raramente, pessoas com problemas oculares de artrite psoriática podem desenvolver ectrópio, uma doença ocular grave em que as pálpebras e os cílios ficam voltados para fora do globo ocular. 

A condição, que prevalece em adultos mais velhos, afeta mais comumente a pálpebra inferior e pode ser moderada (onde apenas uma parte da pálpebra desvia do olho) ou grave (onde toda a pálpebra é virada para fora).

Os sintomas de ectrópio incluem: 

  • Lacrimejamento excessivo ou secura ocular; 
  • Irritação;
  • Queimação;
  • Vermelhidão ou conjuntivite crônica;
  • Queda visível da pálpebra inferior.

Se você tiver qualquer sinal de ectrópio, procure ajuda médica imediatamente. Afinal, este é um problema muito sério se o tratamento não começar rápido. 

Embora as lágrimas artificiais e as pomadas lubrificantes possam oferecer um alívio temporário, o tratamento do ectrópio geralmente requer cirurgia.

Saiba mais sobre os tratamentos para os olhos afetados pela artrite psoriática, a seguir!

Quais os tratamentos para os olhos afetados pela artrite psoriática?

O tratamento recomendado para os olhos afetados pela artrite psoriática dependerá dos sintomas específicos e de sua causa. Então, o plano de tratamento recomendado pelo médico terá como objetivo aliviar os sintomas, tratar a causa subjacente dos sintomas ou ambos.

Muitas doenças oculares são tratadas com colírios. Dessa forma, dependendo dos sintomas e diagnóstico, o médico pode recomendar colírios esteróides, antibacterianos ou lubrificantes.

Contudo, em alguns casos, pode ser recomendado medicação oral, cirurgia ou outros tratamentos.

Além disso, se o caso em questão for um surto de sintomas de artrite psoriática, o médico pode recomendar tratamentos para reduzir a inflamação em todo o corpo. Isso pode ajudar a aliviar a inflamação nas articulações e nos olhos.

Mas, afinal, quando procurar um médico em caso de sintomas oculares relacionados à artrite psoriática? Descubra a seguir!

Quando procurar um médico em caso de artrite psoriática afetando os olhos?

Qualquer pessoa com artrite psoriática deve considerar a realização de exames oftalmológicos anuais e visitas regulares ao médico para discutir quaisquer sintomas novos ou existentes relacionados aos olhos.

Algumas doenças oculares não apresentam sinais nos estágios iniciais. Devido a isso, é vital fazer exames oftalmológicos regulares para detectar quaisquer problemas o mais rápido possível.

Além de que, o médico pode ajudar também a desenvolver um plano de tratamento para quaisquer sintomas oculares novos que a pessoa venha a sentir. Pois, deixar uma doença ocular sem tratamento pode colocar o paciente em risco de complicações, incluindo perda de visão em casos graves.

Ou seja, é de extrema importância que quem tem artrite psoriática faça um acompanhamento médico para evitar que a condição afete os olhos ou gere crises da doença. 

Contudo, é importante lembrar que, independente se você já tenha alguma condição ou não, é fundamental fazer consultas regulares ao oftalmologista, além de testes de visão frequentes a fim de manter a saúde dos seus olhos em dia.

Agora que você já conhece a relação da artrite psoriática com os olhos, diga pra gente nos comentários: o que você está fazendo para cuidar da saúde dos seus olhos?

Você sabia que nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva, feito por especialistas e pensado especificamente para você que quer ter mais comodidade e precisão em seus exames de vista? Isso mesmo! 

Agora você pode testar seus olhos no conforto da sua casa e de forma totalmente online e gratuita. Ou seja, não há mais desculpas para você não cuidar da sua saúde ocular.

Faça agora mesmo nosso teste de acuidade visual online e gratuito!

Artrite psoriática - teste de visão

Gostou do conteúdo? Mas antes de ir, conte o que achou deixando um comentário abaixo, depois prossiga navegando por nossos artigos.

Fontes:

Medicalnewstoday

Everydayhealth

Healthline

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

1 comentário em “Artrite psoriática: entenda como afeta os olhos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *