A artrite reumatóide é uma inflamação dos tecidos do corpo e também pode afetar os olhos, causando olho seco, esclerite, uveíte, além de sensibilidade à luz, irritação nos olhos e coceira. Além dos olhos, a artrite reumatóide pode causa sintomas em outras partes do corpo, como:
- Pele
- Olhos
- Pulmões
- Coração
- Rins
- Glândulas salivares
- Tecido nervoso
- Medula óssea
- Veias de sangue
O que é artrite reumatóide?
A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crônica dos tecidos do corpo, que causa problemas principalmente nas articulações. Ainda não se sabe qual é a causa exata da doença, mas a principal hipótese está em um componente genético.
Isso porque a inflamação afeta a cartilagem das articulações, responsável por cobrir as extremidades dos ossos. Esse tecido é feito principalmente de colágeno, mesmo material que compõe grande parte do olho, como o globo ocular e a córnea.
Causas
A causa exata da artrite reumatóide ainda não é conhecida, mas trata-se de um distúrbio autoimune. Ou seja, a doença ocorre quando o sistema imunológico ataca por engano os tecidos do próprio corpo.
A inflamação acontece principalmente na sinóvia, secreção da membrana sinovial, situada entre a pele e certas partes ósseas ou cartilaginosas.
Com o tempo, os tendões e ligamentos que mantêm a articulação enfraquecem e se esticam. Essa inflamação pode até mesmo destruir a cartilagem e o osso dentro da articulação.
A causa mais provável para explicar esse processo autoimune está na composição genética do paciente. Acredita-se que alguns genes podem aumentar a chance de desenvolver infecções virais e bacterianas que podem levar à condição.
Sintomas
Os sintomas da artrite reumatóide costumam incluir:
- Articulações sensíveis, quentes e inchadas
- Rigidez articular
- Fadiga
- Febre
- Perda de apetite
- Olhos vermelhos
- Dor nas articulações
- Sensibilidade à luz
- Irritação ou coceira
- Problemas ocasionais de visão.
Artrite reumatóide também pode afetar os olhos
Além das articulações, os olhos também podem ser afetados pela condição, ocasionando alguns problemas oculares. Aqui vão as principais condições advindas da doença:
Olho seco
Pessoas que têm artrite reumatóide geralmente desenvolvem síndrome do Olho Seco, principalmente as mulheres. Quando os olhos estão secos, a sensação é de que eles estão com areia e lacrimejando o tempo inteiro. Os sintomas costumam piorar depois de dormir, ler, assistir TV e usar o computador.
Esclerite
A artrite reumatóide também pode inflamar a esclera, camada externa branca do olho. Essa inflamação pode ser grave porque existe chance de causar uma lesão ocular. No entanto, a esclerite é mais comum em pessoas entre 40 e 70 anos.
Uveíte
Nessa condição, a artrite reumatóide provoca inflamação da úvea, camada de tecido entre a retina e a esclera. Além da dor nos olhos e da sensibilidade à luz, na uveíte a visão também fica embaçada.
Diagnóstico de problemas nos olhos causados pela Artrite Reumatóide
Para diagnosticar essa condição, o especialista fará perguntas sobre seu histórico médico e sintomas. Além disso, ele também examinará seus olhos.
O médico que irá diagnosticar a Artrite é o reumatologista, mas você pode precisar se consultar com um oftalmologista para identificar seu problema ocular. Juntos, esses dois médicos podem descobrir qual tratamento é o mais indicado para o seu caso.
Tratamentos de problemas oculares relacionados a Artrite Reumatóide
O primeiro passo do tratamento é cuidar da artrite reumatóide, que também ajudará a aliviar o problema ocular. Geralmente o reumatologista prescreve antiinflamatórios a princípio e encaminha o paciente ao oftalmologista.
O tratamento indicado pelo oftalmologista irá variar de acordo com o problema ocular apresentado. Em casos leves, recomenda-se o uso de colírios ou pomadas para aliviar a inflamação .
No entanto, se o problema ocular for mais grave, o oftalmologista pode prescrever medicamentos orais e medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico. Para olhos secos, pomadas lubrificantes, colírios e lágrimas artificiais podem ajudar a proteger os olhos.