Astigmatismo alto: tem cura?

astigmatismo alto
  • por
4.3
(18)

O astigmatismo alto é o grau de astigmatismo acima de 4 graus. E é muito comum o astigmatismo vir acompanhado de alto grau de miopia ou hipermetropia

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é a dificuldade de enxergar tanto de longe, quanto de perto. E  ocorre devido à imperfeição da curvatura da córnea, uma vez que, para quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente.

Nesse caso, a córnea é mais parecida com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

astigmatismo alto

Visão normal: um ponto focal e com astigmatismo: diversos pontos focais.

A localização em que os pontos são atingidos em nossa visão é indicado pelo eixo do astigmatismo, medida que varia de 0 a 180º. Veja aqui o que é eixo do astigmatismo.

Como curar o astigmatismo alto?

O astigmatismo alto pode ter cura, já que é uma condição que pode ser corrigida com lentes para óculos ou lentes de contato. Ou mesmo se submetendo a uma cirurgia de correção. Inclusive, é buscando a cura do astigmatismo alto, que muitos procuram pela cirurgia refrativa. Mas, para realizar esse procedimento, alguns requisitos são necessários, como:

  • ser maior de 21 anos
  • ter grau estabilizado
  • não possuir nenhuma doença ocular

Além disso, esse procedimento geralmente tem um custo mais elevado. Por isso, a forma mais comum de corrigir o astigmatismo é usando óculos de grau. Quando fazemos uma boa escolha em relação às lentes e à armação, é possível evitar desconfortos e decepções com o óculos de grau para astigmatismo alto.

Por isso, é muito importante manter a frequência de consultas com seu oftalmologista, pois somente dessa forma é possível acompanhar a evolução do seu grau.

Como escolher óculos para astigmatismo alto?

Uma dica para você que tem grau alto é optar por lentes de resina e de alto índice de refração. Isso porque elas são as lentes mais leves e resistentes para grau elevado. Além disso,  quanto maior o índice de refração da lente, mais fino seu óculos pode ficar.  Nesses casos, o óculos também fica mais leve, evitando as marquinhas indesejadas no nariz.

Para um bom aspecto estético do óculos, o ideal é combinar outros fatores, como a escolha da armação ideal para o seu grau, por exemplo. Veja como sber a armação ideal para o seu astigmatismo.

Lentes para alto grau de astigmatismo

As principais opções de lentes para alto grau de astigmatismo são as lentes 1.67, 1.74 e 1.76. Aliás, todas essas opções de lentes são feitas em resina, que é um material mais leve e resistente, quando comparadas às lentes de vidro, de índices  de refração superiores, como 1.8 e 1.9.

É muito comum as lentes mais finas terem um preço mais elevado, principalmente quando o grau de astigmatismo é superior a 2 graus. Isso acontece porque, nesses casos, a lente é surfaçada. Ou seja, durante sua fabricação, elas passam por um processo de fabricação manual para atingir graus mais elevados, principalmente quando é superior à grade atendida pelas lentes comuns.  É esse processo que muitas vezes encarece as lentes para graus elevados de astigmatismo.

Outro fator que também encare o valor das lentes para astigmatismo alto é o tratamento antirreflexo. Isso acontece, porque esse tratamento funciona como uma espécie de proteção em camadas para as lentes. Então, quanto mais camadas (e melhores) a lente tiver, mais cara a lente fica.

Atualmente, as marcas de lentes para óculos atendem até -6 graus de astigmatismo. Nós da Lenscope, por exemplo, atendemos até -6 graus de astigmatismo com as Lentes Lenscope LensAI 1.74, as lentes de resina superfinas. 

Como o astigmatismo influencia na espessura da sua lente?

O astigmatismo influencia na espessura da sua lente dependendo do seu grau do eixo de astigmatismo. Quando recebemos a receita de óculos, o grau cilíndrico vem acompanhado do valor do eixo, que varia de 0 a 180 graus. Essa medida indica a localização do grau de astigmatismo em seu olho.

Na tabela a seguir, nós te explicamos como o grau do eixo do astigmatismo pode fazer com que as lentes do seu óculos fiquem mais grossas ou pareçam mais finas.

astigmatismo tem cura

Saiba mais sobre como o astigmatismo influencia na espessura da sua lente.

Você está em dia com o exame de vista? 

É importante  manter as consultas com médico oftalmologista em dia, assim você evita surpresas e pode prevenir doenças oculares. Além de manter seus óculos atualizados.

Sabia que nós da Lenscope, somos uma health tech empenhada em democratizar o acesso a saúde visual e lentes de qualidade com custo benefício? Por isso nós aliamos tecnologia e conhecimento para revolucionar a forma com fazemos óculos de grau e cuidados dos nossos olhos.  Aqui você consegue comprar lentes para seu óculos, com ou sem armação de forma totalmente online e descomplicada!

Quer entender mais sobre nossos serviços e produtos? É só fazer orçamento online e gratuito em nosso site.

astigmatismo alto

Gostou do conteúdo? Aproveite e assine nossa newsletter, assim você não perde nenhuma atualização.

Atualizado em 19/08/2021. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

41 comentários em “Astigmatismo alto: tem cura?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *