astigmatismo alto

Astigmatismo alto: tem cura?

O astigmatismo alto é classificado quando a pessoa tem graus elevados nos olhos. Normalmente, acima de 6 graus já é considerado alto.

Outra característica muito comum do astigmatismo é que, muitas vezes, ele vem acompanhado de miopiaou hipermetropia.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre:

  • astigmatismo alto
  • opções de correção por cirurgia ou óculos
  • lentes para corrigir alto grau

Basicamente, o astigmatismo é a dificuldade de enxergar tanto de longe, quanto de perto. Ele é caracterizado pela imperfeição da curvatura da córnea do globo ocular, um erro de refração que causa distorções nas imagens.

Isto provoca um erro refrativo que distorce a luz quando esta entra nos olhos.

Dessa forma, múltiplos pontos focais são formados em nossa visão quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Esses pontos focais podem ser formados antes ou depois da retina, por esse motivo que a pessoa que tem astigmatismo tem dificuldade para enxergar tanto de perto, quanto de longe.

astigmatismo alto
Visão normal: um ponto focal e com astigmatismo: diversos pontos focais.

Além disso, os pontos atingidos em nossa visão nada mais são que eixos que o astigmatismo está localizado.

Para saber o que é o eixo do astigmatismo, leia este artigo.

E quando o astigmatismo é alto?

Podemos classificar da seguinte forma:

  • 0 a 3 graus: baixo grau
  • 3 a 6: grau moderado
  • acima de 6 graus: grau alto

alto astigmatismo

Para curar casos de astigmatismo elevados, muitas pessoas procuram por cirurgias refrativas. Mas, para realizar esse procedimento, alguns requisitos são necessários:

  • ser maior de 21 anos
  • ter grau estabilizado
  • não possuir nenhuma doença ocular

Além disso, esse procedimento geralmente tem um custo mais elevado. Por isso, a forma mais comum de corrigir esse tipo de problema de visão é o uso de óculos de grau.

Quando fazemos uma boa escolha, é possível evitar desconfortos com a visão. Por exemplo, uma dica para quem tem grau alto é optar por lentes de resina. Elas com certeza são a melhor opção!

Isso porque são as lentes mais leves e resistentes do mercado para grau elevado. E quanto maior o índice de refração da lente, mais fina ela pode ficar.

O óculos também fica mais leve, evitando as marquinhas indesejadas no nariz.

Para um bom aspecto do óculos, o ideal é combinar outros fatores, como a escolha da armação ideal para o seu grau, por exemplo.

Clique aqui para saber a armação ideal para o seu astigmatismo.

Lentes para alto grau de astigmatismo

Quem sofre de grau alto, a escolha por lentes de resina de alto índice de refração disponíveis são:

  • 1.67
  • 1.74
  • 1.76

É muito comum os preços dessas lentes terem o custo mais elevado. E dependendo do tratamento antirreflexo que a pessoa escolher, o valor pode elevar ainda mais.

O antirreflexo nada mais é que uma espécie de proteção em camadas. Quanto mais camadas (e melhores) você tiver, mais cara a lente fica.

Atualmente a grade mais comum que as marcas das lentes atendem é até -6 graus de astigmatismo. Nós da Lenscope, por exemplo, atendemos até -6 graus de astigmatismo.

Caso o grau de astigmatismo seja muito elevado e esteja fora dessa grade até -6 graus, normalmente as lentes costumam ser surfaçadas.

O que é uma lente surfaçada?

A lente surfaçada passa por um processo de fabricação para atingir graus mais elevados, principalmente quando ele não é tão comum nas grades normais atendidas.

Assim, quando o grau é muito elevado, é necessário aplicar algumas técnicas de surfaçagem para moldar a lente ao grau do cliente.

É muito importante pesquisar e entender os motivos pelos quais uma lente para astigmatismo costuma ter preço elevado.

Infelizmente o astigmatismo alto não tem cura. Ele é um problema de visão que pode ser corrigido usando lentes (de grau ou de contato) ou fazendo a cirurgia de correção.

Pelo fato de não haver cura, as correções podem ser feitas ao longo do tempo.

Por isso, é muito importante manter a frequência de consultas com seu oftalmologista, pois somente dessa forma é possível acompanhar a evolução ou não do seu grau.

Conta pra gente:

Foi ao oftalmologista recentemente e já sabe quantos graus você tem?  Estamos curiosos para saber seu caso!

Conta sua experiência para gente nos nossos comentários, quem sabe não conseguimos te ajudar?

astigmatismo alto

Astigmatismo alto: tem cura?
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest