astigmatismo alto

Astigmatismo alto: tem cura?

Este post foi atualizado em 2 abril, 2020

O astigmatismo alto é classificado quando a pessoa tem um grau elevado de astigmatismo nos olhos. Normalmente, acima de 4 graus já é considerado alto.

Outra característica muito comum do astigmatismo é que, muitas vezes, ele vem acompanhado de miopia ou hipermetropia.

Neste artigo, vamos explicar sobre:

  • o que é astigmatismo alto
  • as opções para corrigir o astigmatismo alto através de cirurgia ou uso de óculos
  • tipos de lentes para óculos que corrigem o astigmatismo alto

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é a dificuldade de enxergar tanto de longe, quanto de perto. Ele é caracterizado pela imperfeição da curvatura da córnea do globo ocular, um erro de refração que causa distorções nas imagens devido à distorção da luz quando esta entra nos olhos.

Dessa forma, múltiplos pontos focais são formados em nossa visão quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Esses pontos focais podem ser formados antes ou depois da retina. É por isso que quem tem astigmatismo sente dificuldade para enxergar tanto de perto, quanto de longe.

astigmatismo alto
Visão normal: um ponto focal e com astigmatismo: diversos pontos focais.

 

A localização em que os pontos são atingidos em nossa visão é indicado pelo eixo que o astigmatismo está localizado. Veja aqui o que é eixo do astigmatismo.

Como curar isso?

Para curar o astigmatismo alto, muitas pessoas procuram pela cirurgia refrativa. Mas, para realizar esse procedimento, alguns requisitos são necessários, como:

  • ser maior de 21 anos
  • ter grau estabilizado
  • não possuir nenhuma doença ocular

Além disso, esse procedimento geralmente tem um custo mais elevado. Por isso, a forma mais comum de corrigir o astigmatismo é usando óculos de grau.

Quando fazemos uma boa escolha em relação às lentes e à armação, é possível evitar desconfortos e decepções com o óculos de grau para astigmatismo.

Como escolher óculos para astigmatismo alto?

Uma dica para quem tem grau alto é optar por lentes de resina e de alto índice de refração. Isso porque elas são as lentes mais leves e resistentes para grau elevado. Quanto maior o índice de refração da lente, mais fino seu óculos pode ficar.

O óculos também fica mais leve, evitando as marquinhas indesejadas no nariz.

Para um bom aspecto do óculos, o ideal é combinar outros fatores, como a escolha da armação ideal para o seu grau, por exemplo.

Clique aqui para saber a armação ideal para o seu astigmatismo.

Além disso, o eixo do seu astigmatismo pode influenciar na espessura do seu óculos.

Lentes para alto grau de astigmatismo

As principais opções de lentes para quem tem alto grau estão disponíveis nos índices de refração de lente:

  • 1.67
  • 1.74
  • 1.76

Aliás, todas essas lentes são feitas em resina. Um material considerado mais leve e resistente quando comparadas às lentes de vidro, de índices superiores (1.8 e 1.9).

É muito comum os preços dessas lentes terem o custo mais elevado. E dependendo do tratamento antirreflexo que a pessoa escolher, o valor pode elevar ainda mais.

O antirreflexo nada mais é que uma espécie de proteção em camadas. Quanto mais camadas (e melhores) você tiver, mais cara a lente fica.

Atualmente a grade mais comum que as marcas das lentes atendem é até -6 graus de astigmatismo. Nós da Lenscope, por exemplo, atendemos até -6 graus de astigmatismo.

Caso o grau de astigmatismo seja muito elevado e esteja fora dessa grade até -6 graus, normalmente as lentes costumam ser surfaçadas.

O que é uma lente surfaçada?

A lente surfaçada passa por um processo de fabricação manual para atingir graus mais elevados, principalmente quando é superior à grade atendida pelas lentes comuns.  

É esse processo que muitas vezes encarece as lentes para astigmatismo alto.

Infelizmente o astigmatismo alto não tem cura. Ele é um problema de visão que pode ser corrigido usando lentes para óculos ou lentes de contato) ou fazendo a cirurgia de correção.

Pelo fato de não haver cura, as correções podem ser feitas ao longo do tempo.

Por isso, é muito importante manter a frequência de consultas com seu oftalmologista, pois somente dessa forma é possível acompanhar a evolução do seu grau.

Como o astigmatismo afeta na espessura da lente?

O astigmatismo vai influencia na espessura da sua lente dependendo do eixo que ele estiver localizado.

Quando recebemos a receita de óculos o grau cilíndrico vem acompanhado do valor do eixo que varia de 0 a 180 graus. O eixo é a localização em graus do astigmatismo em seu olho e dependendo do seu valor, ele vai influenciar na espessura final podendo deixar mais grossas nas laterais ou no centro.

Veja aqui a relação do grau do eixo do astigmatismo e como afeta espessura da sua lente:

astigmatismo tem cura

Tudo isso vai depender do valor preenchido na sua receita.

Cliquei aqui para saber tudo como o astigmatismo afeta a espessura da sua lente.

Agora conta pra gente. Você já foi ao oftalmologista recentemente e já sabe quantos graus você tem?  Estamos curiosos para saber seu caso!

Conta sua experiência aqui nos nossos comentários, quem sabe não conseguimos te ajudar?

astigmatismo alto

Astigmatismo alto: tem cura?
Média 5 de 3 votos



Comentários

  1. Desabafo – Eu uso óculos desde quando eu tinha 12 anos , hoje no ano de 2020 estou com 22 anos , até o ano passado eu usava 3,26 graus e 4 graus , fui no oftalmologista essa semana , e pelo visto minha visão só piora. Ele disse que agora estou com 5,50 em uma e 4.50 na outra .vou confessar que estou com medo de usar , de optar por essa mudança pois vou regularmente ao médico e mesmo assim, só aumenta , uso colírio , cuido bem dos meus olhos, mas não quero usar esse grau novo, estou com medo, pois a cada mudança ele só aumenta. Desculpa o desabafo , mais alguém aqui já passou por isso? O fato de não querer mudar oque já tem costume por medo

    1. Olá Axlainy, tudo bem?
      Entendo que trocar de óculos pode ser difícil.
      Mas é muito importante continuar fazendo acompanhamento de um profissional que possa sempre prescrever as melhores recomendações diante da sua condição.
      Somente essas pessoas são habilitadas a passar os devidos tratamentos e orientações! 😊

  2. Ola. Meu nome é Aline e minha bebê foi diagnosticada com Astigmatismo e vai ter que usar óculos por conta do estrabismo. Porém ela tem 1 ano e meio e o grau é 2.00
    Mas aparentemente ela enxerga muito bem, será que é necessário mesmo o uso dos óculos, ainda mais nesse grau?

    1. Oi Aline! Tudo bem?

      Você consultou seu o seu oftalmologista?

      Caso ainda não tenha feito isso, tente agendar um retorno com o profissional e relatar todas as dificuldades que sua filha está possuindo 🙂
      Assim, ele pode avaliar e passar a melhor recomendação para o caso de vocês.

      Sempre que precisar, pode contar com a gente! 😊

  3. Recebi o meu óculos quarta passada e estou usando eu tenho astigmatismo o grau e de 2,5 a lente é mutifocal e estou vendo as coisas tipo mesa chão pinas todos inclinados tem um tempo pra me acostumar eu estou usando desde o dia 8 de julho deste ano quanto tempo ainda vou levar para me acostumar

    1. Olá, Fernando!

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Lentes progressivas (multifocais) podem levar pouco mais de 14 dias de adaptação devido aos corredores das lentes serem diferentes em relação ao campo de visão de perto, intermediário e longe.
      De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau 🙂 Quando puder, agende um retorno ao especialista!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente! 😊

  4. Oi meu nome é Alexandre tenho -0,25 graus de astigmatismo, a doutora recomendo o uso de óculos, mas e realmente necessário?, pois enxergo bem , porém tenho uma sensibilidade a luz um pouco forte

    1. Oi, Alexandre! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui 🙂

      Fazer o uso do óculos de grau vai ajudar você ter muito mais conforto na hora de enxergar, além de evitar que os desconfortos provocados pela falta de uso dele persistam. Por exemplo: dores de cabeça, visão embaçada, fadiga ocular, dentre outros sintomas muito comuns 🙂

      Se precisar usar óculos para descansar sua visão, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa 🏠❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/ 😊

  5. Tenho 19 anos, fiz exame no oftalmologista em 2018 e desde então não voltei. Meu olho esquerdo tem 4.0 graus de astigmatismo, não uso óculos frequentemente e tenho medo de ficar cega, mal enxergo.

    1. Olá, Clarice! Tudo bem?

      Pode ficar tranquila 🙂 Ficar sem usar óculos não vai fazer seu grau aumentar, mas vai aliviar os desconfortos que sente ao enxergar. Por exemplo, dores de cabeça por forçar a visão e fadiga ocular.

      O que acha de enviar sua receita de óculos atualizada aqui para a Lenscope 🙂
      É só mandar para ajuda@lenscope.com.br

      Vamos ficar muito felizes em poder te ajudar! 😊

  6. Meu nome é Anderson tenho por volta de 4, 25 de astigmatismo no próximo ano é bem provável que eu tenha que usar lentes mas os preços são altos demais
    Tenho 17 anos o que quer dizer que ainda tenho 4 anos até ter idade pra fazer a cirurgia, isso contando que a miopia estabilize, sinceramente espero que dê alguma forma o meu astigmatismo diminua

    1. Olá, Anderson! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      Continue sempre fazendo acompanhamento médico para que o profissional possa estar avaliando seu grau e passar as melhores recomendações de acordo com sua necessidade! Torcemos para que continue enxergando cada vez melhor! 🙂

      Se precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa 🏠❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/ 😊

    1. Olá, Fernanda! Como vai?

      Muito obrigada por deixar seu comentário por aqui 🙂

      Sintomas como esse que nos contou é muito comum na fase de adaptação com o óculos que pode levar, em média, de 7 a 14 dias (esse prazo pode ser ainda maior quando falamos de lentes multifocais) 🙂 Por isso, tente usar o maior período do seu dia para acostumar seus olhos com a nova maneira de enxergar.
      Também é muito importante fazer o retorno ao seu oftalmo, assim ele pode conferir se está tudo certo com o grau do seu óculos 🙂

      Sempre que precisar, estamos por aqui! 😊

    1. Oi, Hellen! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo seu comentário 🙂

      Na Lenscope, nós temos as Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas que você encontra. Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes que as lentes de cristal, que são de vidro. Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de fundo de garrafa ou olho de boi.
      Elas são vendidas exclusivamente pela internet através do nosso site 😊 Ou seja, todo nosso processo de compra é feito online, assim conseguimos atender todo o Brasil 🙂

      O que acha de enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos te ajudar!
      Se quiser saber o valor para o seu grau é só acessar https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Aguardamos seu contato! 😊

  7. Tenho miopia e astigmatismo, uso óculos a dois anos, meu grau era 1 e meio, eu perdi o óculos e quando voltei a usar, meu grau subiu pra 2 e meio, e agora to com medo de ter subido dinovo em vez de ter corrigido, e quero saber com quanto tempo de uso de óculos a minha miopia e astigmatismo será corrigido.

    1. Oi, Antonia! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário 🙂

      Não usar óculos não vai impedir o grau de evoluir, uma vez que a miopia muitas vezes está ligada a fator genético e alongamento do comprimento da córnea para enxergar. Então caso fique sem óculos, os incômodos serão persistentes como forçar a visão, ter dores de cabeça ou visão embaçada. O óculos vai te ajudar a corrigir as dificuldades que você tem para enxergar, mas o recomendado é sempre fazer visitas frequentes ao oftalmo para que ele acompanhe sua saúde visual prescrevendo o melhor traatamento para você 🙂
      Caso precise trocar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope: https://lenscope.com.br/
      Vamos adorar te ver por aqui 🙂

    1. Olá, Alan! Tudo bom?

      Obrigada pelo comentário 🙂

      Quem pode responder com maior propriedade sobre o assunto é o seu médico oftalmo 🙂 Isso porque ele pode avaliar o seu caso e prescrever o melhor diagnóstico e/ou procedimento para tratar sua visão. Normalmente para realizar a cirurgia refrativa é necessário ter acima de 21 anos, ter grau estabilizado no período de 6 meses a 1 ano e não possui a córnea fina.
      Então, quando puder agende uma consulta como o seu médico para ele prescrever o melhor tratamento para você. Caso precise usar óculos, conte com a Lenscope: https://lenscope.com.br/ 😊

  8. olá meu nome é Larissa, e o meu grau de astigmatismo é altíssimo, é 6 graus para cada olho, e não estabiliza, fico preocupada, mas o médico diz que o que eu tenho a fazer no momento é usar as lentes rígidas e não coçar os olhos em hipótese alguma.

    1. Olá, Larissa!

      Obrigada pelo comentário 😊

      É muito importante seguir a orientação médica, pois avaliando o seu caso, ele pode sempre prescrever o melhor diagnóstico e tratamento para você. Continue fazendo visitas ao médico e se precisar usar óculos, conte sempre com a Lenscope 😊
      https://lenscope.com.br/

  9. Descobri a um ano q tenho astiguimatismo -400 olho direito e -600 olho esquerdo e tbm descobri q tenho glaucoma primário de ângulo aberto .gostaria d saber se um pode piorar o outro e me levar a cegueira ?

    1. Olá, Katia! Como vai?

      Muito obrigada por deixar o seu comentário 🙂

      No seu caso, o ideal é você realizar uma visita ao seu oftalmo ou algums médico relacionado à saúde dos olhos de confiança para que ele possa fazer uma avaliação completa da sua visão. Assim, ele pode passar o melhor diagnóstico e tratamento para você 🙂 Fazemos essa orientação, pois esses profissionais são aptos a passar a melhor orientação à você.
      Se precisar usar óculos, conte com a Lenscope! https://lenscope.com.br/ 😊

  10. Sempre usei óculos e agora quero lentes! A dra colocou para testar a gelatinosa normal e a gelatinosa tórica . Eu gostei mais da normal, a tórica me incomodou um pouco, mesmo sendo gelatinosa, senti ela no olho, irritando e embasando e a outra ficou super confortável . Mas acontece que tenho astigmatismo, e ela me informou que eu comprando a gelatinosa normal pode ser que não veja certinho . Meu astigmatismo é alto? 165/15

    1. Oi, Jessica! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário 🙂

      Quem pode te ajudar com maior propriedade sobre este assunto é seu médico oftalmo ou outro profissional de área relacionada 🙂 Assim, ele pode te explicar as razões de escolher a lente de contato gelatinosa e a tórica.
      Na Lenscope, nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil. Dessa forma, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda.
      Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas se precisar de um orçamento para óculos para descansar seus olhos, conte com a gente: https://lenscope.com.br/ 🙂

  11. Estou um pouco desesperada, usava óculos mas nunca me adaptei, tenho grau alto OD-5,5 OE-5,75, e agr tenho q usar lentes de contato e os valores sao altíssimos, queria mto conseguir fazer a cirurgia mas meu grau n estabiliza, eu realmente n sei o q fazer.

    1. Olá, Fabiana! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      Você já passou pelo seu médico oftalmo para ele fazer uma avaliação sobre a possibilidade de realizar uma cirurgia refrativa? Somente esse profissional pode fazer uma avaliação com maior propriedade sobre o assunto e fazer as recomendações mais indicadas para o seu caso 🙂
      Esperamos que tudo dê certo para a correção do seu grau. Caso precise de novas lentes para o seu óculos novo, disponibilizamos as Lentes de resina mais finas do mundo em nosso catálogo: https://lenscope.com.br/lente-tokai 🙂 Qualquer dúvida, estamos por aqui 😊

    2. Fabiana, eu também nunca me adaptei a nenhum óculos, parece que a visão não fica 100%. Quando estou na rua e na sala de aula é pior ainda. Tenho 3 graus de astigmatismo no olho esquerdo e 2,5 no direito. Meu médico falou que os óculos realmente não corrigem 100%. Eu tentei lente gelatinosa e minha visão continuou ruim. Tentei também a rígida, mas não consegui me adaptar. Gostaria de saber se você está enxergando perfeitamente agora e, se sim, o que está usando (determinado óculos, lente, etc.)? Fico triste, gostaria de enxergar bem como quando eu era criança, antes do meu grau aumentar.

  12. Tenho astigmatismo alto e há um bom tempo venho usando óculos com lentes de baixo índice de refração (policarbonato). Noto uma má qualidade de visão, com distorções e, em ambientes com muita luz, como na sala de aula (estudo à noite), sinto um grande incomodo visual. Será que as lentes de alto índice de refração resolveriam isso?

    1. Olá, Eduardo tudo bem?
      Obrigada pelo comentário 🙂
      Para quem tem astigmatismo alto, as lentes de alto índice de refração são bastante indicadas. Um dos motivos é que elas proporcionam óculos mais fino e, consequentemente, mais conforto na hora de usar o óculos. Para que você consiga reduzir as distorções que você está sentindo, recomendamos que além de ter alto índice de refração, as suas lentes tenham design asférico. 🙂
      As Lentes Tokai 1.76, além de terem alto índice de refração, elas possuem design asférica sendo indicadas também para casos de grau de astigmatismo elevado.
      Você pode saber sobre elas em nosso site https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Se tiver mais alguma dúvida, é só nos enviar um e-mail para ajuda@lenscope.com.br 🙂

  13. Boa tarde! Fiz o meu óculos a 10 dias e estou sentindo dificuldades ao usa lo sinto dor no olho direito e ficar ardendo os dois.

    Para longe O.D esférico +3.50 cilindrico-3.50 Eixo 30 graus

    O.E Esférico +3.25 cilíndrico – 2.75 Eixo 170 graus.

    E perto está O.D e O.E add + 2.75

    Meu óculos já veio com revisão.

    Agradeço se poder me ajudar.

    1. Oi, Maria! Tudo bom?

      Como faz pouco tempo que está usando óculos multifocal, é normal sentir alguns desconfortos como esse que nos contou. Por isso, é necessário que você tente usar o óculos multifocal o dia todo, começando logo que acorda durante os primeiros 7 dias.
      Normalmente o período de adaptação com lentes multifocais (progressivas) leva de 7 a 15 dias, podendo estender para mais, isso porque é necessário acostumar com a transição de grau que acontece em cada campo da lente.
      Ao longo desse período, é para você começar a sentir diminuição da intensidade de alguns sintomas típicos da adaptação com o óculos multifocal.

      Se após esse período, você ainda não conseguir se adaptar com o óculos, leve o óculos para seu oftalmo conferir se está tudo certo com o seu grau e com as medidas do óculos.
      Como seus olhos estão em fase de adaptação, evite também ficar tirando e colocando o óculos, pois isso pode dificultar ainda mais o período de adaptação com as lentes multifocais.

      Qualquer dúvida que tiver, conte com a gente! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest