astigmatismo alto

Astigmatismo alto: tem cura?

4.4
(14)

O astigmatismo alto é o grau de astigmatismo acima de 4 graus. E é muito comum o astigmatismo vir acompanhado de alto grau de miopia ou hipermetropia

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é a dificuldade de enxergar tanto de longe, quanto de perto. E  ocorre devido à imperfeição da curvatura da córnea, uma vez que, para quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente.

Nesse caso, a córnea é mais parecida com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

astigmatismo alto

Visão normal: um ponto focal e com astigmatismo: diversos pontos focais.

A localização em que os pontos são atingidos em nossa visão é indicado pelo eixo do astigmatismo, medida que varia de 0 a 180º. Veja aqui o que é eixo do astigmatismo.

Como curar o astigmatismo alto?

O astigmatismo alto pode ter cura, já que é uma condição que pode ser corrigida com lentes para óculos ou lentes de contato. Ou mesmo se submetendo a uma cirurgia de correção. Inclusive, é buscando a cura do astigmatismo alto, que muitos procuram pela cirurgia refrativa. Mas, para realizar esse procedimento, alguns requisitos são necessários, como:

  • ser maior de 21 anos
  • ter grau estabilizado
  • não possuir nenhuma doença ocular

Além disso, esse procedimento geralmente tem um custo mais elevado. Por isso, a forma mais comum de corrigir o astigmatismo é usando óculos de grau. Quando fazemos uma boa escolha em relação às lentes e à armação, é possível evitar desconfortos e decepções com o óculos de grau para astigmatismo alto.

Por isso, é muito importante manter a frequência de consultas com seu oftalmologista, pois somente dessa forma é possível acompanhar a evolução do seu grau.

Como escolher óculos para astigmatismo alto?

Uma dica para você que tem grau alto é optar por lentes de resina e de alto índice de refração. Isso porque elas são as lentes mais leves e resistentes para grau elevado. Além disso,  quanto maior o índice de refração da lente, mais fino seu óculos pode ficar.  Nesses casos, o óculos também fica mais leve, evitando as marquinhas indesejadas no nariz.

Para um bom aspecto estético do óculos, o ideal é combinar outros fatores, como a escolha da armação ideal para o seu grau, por exemplo. Veja como sber a armação ideal para o seu astigmatismo.

Lentes para alto grau de astigmatismo

As principais opções de lentes para alto grau de astigmatismo são as lentes 1.67, 1.74 e 1.76. Aliás, todas essas opções de lentes são feitas em resina, que é um material mais leve e resistente, quando comparadas às lentes de vidro, de índices  de refração superiores, como 1.8 e 1.9.

É muito comum as lentes mais finas terem um preço mais elevado, principalmente quando o grau de astigmatismo é superior a 2 graus. Isso acontece porque, nesses casos, a lente é surfaçada. Ou seja, durante sua fabricação, elas passam por um processo de fabricação manual para atingir graus mais elevados, principalmente quando é superior à grade atendida pelas lentes comuns.  É esse processo que muitas vezes encarece as lentes para graus elevados de astigmatismo.

Outro fator que também encare o valor das lentes para astigmatismo alto é o tratamento antirreflexo. Isso acontece, porque esse tratamento funciona como uma espécie de proteção em camadas para as lentes. Então, quanto mais camadas (e melhores) a lente tiver, mais cara a lente fica.

Atualmente, as marcas de lentes para óculos atendem até -6 graus de astigmatismo. Nós da Lenscope, por exemplo, atendemos até -6 graus de astigmatismo com as Lentes Tokai 1.7, as lentes de resina mais finas do mundo. Inclusive, você pode ver como essas lentes ficam com diferentes graus de astigmatismo aqui em nosso blog

Como o astigmatismo influencia na espessura da sua lente?

O astigmatismo influencia na espessura da sua lente dependendo do seu grau do eixo de astigmatismo. Quando recebemos a receita de óculos, o grau cilíndrico vem acompanhado do valor do eixo, que varia de 0 a 180 graus. Essa medida indica a localização do grau de astigmatismo em seu olho.

Na tabela a seguir, nós te explicamos como o grau do eixo do astigmatismo pode fazer com que as lentes do seu óculos fiquem mais grossas ou pareçam mais finas.

astigmatismo tem cura

Saiba mais sobre como o astigmatismo influencia na espessura da sua lente.

Você está em dia com o exame de vista? 

É importante  manter as consultas com médico oftalmologista em dia, assim você evita surpresas e pode prevenir doenças oculares. Além de manter seus óculos atualizados.

Sabia que nós da Lenscope, somos uma health tech empenhada em democratizar o acesso a saúde visual e lentes de qualidade com custo benefício? Por isso nós aliamos tecnologia e conhecimento para revolucionar a forma com fazemos óculos de grau e cuidados dos nossos olhos.  Aqui você consegue comprar lentes para seu óculos, com ou sem armação de forma totalmente online e descomplicada!

Quer entender mais sobre nossos serviços e produtos? É só fazer orçamento online e gratuito em nosso site.

astigmatismo alto

Gostou do conteúdo? Aproveite e assine nossa newsletter, assim você não perde nenhuma atualização.

Atualizado em 19/08/2021. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Loading comments...