astigmatismo é grave?

Astigmatismo é grave? Entenda aqui

0
(0)

Em resumo, o astigmatismo não é uma doença grave para a saúde dos olhos. Por isso, o que determina se o problema ocular é severo ou não é o grau do paciente.

Ou seja, quanto mais alto for o grau e, caso não haja medidas para correção, mais grave será o astigmatismo.  Isto acontece pois essa combinação de fatores pode oferecer graves riscos para a qualidade da visão.

Nesse sentido, graus mais graves de astigmatismo provocam uma condição chamada  ceratocone. O ceratocone pode vir a ser uma séria condição. Caso não seja acompanhado e tratado por um profissional de saúde, o problema ocular é capaz de afetar  a saúde dos olhos.

Astigmatismo é grave? Entenda

A visão embaçada em todas as distâncias (tanto de perto, quanto de longe) é um dos sintomas do  astigmatismo.

Esse problema ocular é muito comum e acontece quando existe uma curvatura irregular da córnea.  Isso ocorre porque a córnea tem como papel principal garantir a entrada de luz no nosso globo ocular. Dessa maneira, as imagens são formadas sobre a retina.

A princípio, as formas leves de astigmatismo não necessitam de correção. Porém, para quem possui astigmatismo grave, pode ser necessário alguns tratamentos de correção. Dentre eles, o uso de óculos, lentes de contato ou até mesmo a realização de uma cirurgia de correção, por exemplo.

Nas receitas médicas ou nos óculos é possível conferir três números. Assim, os dois últimos dizem respeito ao astigmatismo.

  • Esférico – indica se você tem miopia (sinal de menos) ou hipermetropia (sinal de mais).
  • Cilindro – calcula a gravidade do astigmatismo.
  • Eixo – verifica a localização do astigmatismo em graus de 0 a 180.

Desse modo, o astigmatismo pode ser classificado em cinco categorias. Entenda cada uma delas.

  • Astigmatismo Miópico Simples

Quando a luz atinge dois pontos focais: um antes da retina do olho e outro na retina do olho.

  • Astigmatismo Hiperópico Simples

Acontece quando a luz chega a dois pontos focais: um diretamente na retina do olho e outro na parte posterior da retina do olho.

  • Astigmatismo Miópico Composto

O astigmatismo miópico composto acontece quando a luz alcança dois pontos focais em dois lugares diferentes na frente da retina do olho.

  • Astigmatismo Hiperópico composto

Acontece quando a luz chega em dois locais diferentes atrás da retina do olho.

  • Astigmatismo Misto

Acontece quando os raios de luz alcançam dois pontos focais: um antes da retina do olho e outro atrás da retina do olho.

  • Astigmatismo grave ou severo

É importante saber que o grau de astigmatismo é medido em graus. Para exemplificar, o valor de 0 graus significa que o olho é perfeito, sem astigmatismo. Mesmo assim, é comum algumas pessoas apresentarem entre 0,5 e 0,75 graus de astigmatismo.

Confira a seguir quais são os graus de astigmatismo.

  • Astigmatismo leve: Grau <1

Até 1 grau de astigmatismo ou astigmatismo leve é ​​considerado normal. De acordo com levantamento de dados, quase 33% da população americana tem astigmatismo em algum grau.

Sendo assim, o astigmatismo é muito frequente e não há necessidade de lentes corretivas ou cirurgia para enxergar bem.  Ou seja, é muito provável que, em muitos casos leves de astigmatismo, a presença dos sintomas não seja notada.

  • Astigmatismo moderado: Grau entre 1 e 2

O astigmatismo moderado é um pouco mais sério e normalmente exige tratamento. Sendo assim, o tratamento pode ser feito com  lentes corretivas ou cirurgia a laser. Embora seja possível enxergar sem usar óculos ou lentes de contato, os sintomas continuarão aparecendo. 

  • Astigmatismo Grave: Grau entre 2 e 3

O astigmatismo severo pode provocar sintomas graves que afetam a rotina do seu dia a dia. Além disso, um dos principais sintomas do astigmatismo severo é a visão escurecida. Esse problema pode gerar dores de cabeça e afetar a sua saúde.

  • Astigmatismo extremo: Grau >3

Já o astigmatismo extremo exigirá tratamento para que você possa ver os objetos de longe e de perto com mais facilidade. É muito importante realizar o tratamento do astigmatismo extremo. Caso contrário, você poderá não enxergar claramente.

Astigmatismo é perigoso?

Se você tinha dúvidas sobre pessoas com visão embaçada em todas as distâncias, agora já sabe que esse tipo de erro refrativo nada mais é do que o astigmatismo.

Como vimos até aqui, o astigmatismo significa que a superfície frontal do olho (a córnea) possui uma curvatura diferenciada. Portanto, o astigmatismo não é perigoso.

Ele pode ser identificado através de vários testes que determinam a clareza da sua visão. Entre eles, é provável que o especialista solicite que você faça o teste de acuidade visual.

A boa notícia é que o astigmatismo tem cura. Portanto, mesmo ele não sendo perigoso, requer tratamento para correção. É importante realizar o tratamento porque, frequentemente, a deficiência visual está associada à mortalidade.

Segundo especialistas, os problemas de visão são responsáveis por uma enorme quantidade de acidentes de trânsito e quedas fatais.

Para saber qual a melhor opção de correção para você procure o Oftalmologista. As opções de tratamento são várias. Elas dependerão de diversos fatores, como a sua idade e como está a saúde dos seus olhos.

Além disso, necessidades especiais e preferências pessoais também são levadas em consideração para a realização do tratamento.

Nesse sentido, a cirurgia pode ser uma boa solução permanente, já que abre um mundo de novas possibilidades. Mesmo assim,  os óculos e as lentes de contato também são excelentes escolhas. Por esse motivo, são preferidos pela maioria das pessoas.

Você tem astigmatismo?

Que tal realizar agora mesmo o nosso teste de visão que identifica miopia e astigmatismo.

astigmatismo é grave - teste de visão

 O teste não substitui a consulta ao Oftalmologista. É importante manter as consultas em dia para prevenir doenças e ter um acompanhamento adequado da saúde da sua visão.

Somos uma health tech comprometida em facilitar o acesso a lentes de qualidade. Temos todos os tratamentos inclusos pelo melhor “custo x benefício”.

Inscreva-se na newsletter do nosso portal de saúde. Fique por dentro das principais informações, dicas e novidades sobre a saúde dos seus olhos.

Fontes:

Visioncenter.org

Severity

Goodvisionforlife.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *