Astigmatismo é grave? Entenda aqui

astigmatismo é grave?
  • por
4.4
(8)

Em resumo, o astigmatismo não é uma doença grave para a saúde dos olhos. Por isso, o que determina se o problema ocular é severo ou não é o grau do paciente.

Ou seja, quanto mais alto for o grau e, caso não haja medidas para correção, mais grave será o astigmatismo.  Isto acontece pois essa combinação de fatores pode oferecer graves riscos para a qualidade da visão.

Nesse sentido, graus mais graves de astigmatismo provocam uma condição chamada  ceratocone. O ceratocone pode vir a ser uma séria condição. Caso não seja acompanhado e tratado por um profissional de saúde, o problema ocular é capaz de afetar  a saúde dos olhos.

Astigmatismo é grave? Entenda

A visão embaçada em todas as distâncias (tanto de perto, quanto de longe) é um dos sintomas do  astigmatismo.

Esse problema ocular é muito comum e acontece quando existe uma curvatura irregular da córnea.  Isso ocorre porque a córnea tem como papel principal garantir a entrada de luz no nosso globo ocular. Dessa maneira, as imagens são formadas sobre a retina.

A princípio, as formas leves de astigmatismo não necessitam de correção. Porém, para quem possui astigmatismo grave, pode ser necessário alguns tratamentos de correção. Dentre eles, o uso de óculos, lentes de contato ou até mesmo a realização de uma cirurgia de correção, por exemplo.

Nas receitas médicas ou nos óculos é possível conferir três números. Assim, os dois últimos dizem respeito ao astigmatismo.

  • Esférico – indica se você tem miopia (sinal de menos) ou hipermetropia (sinal de mais).
  • Cilindro – calcula a gravidade do astigmatismo.
  • Eixo – verifica a localização do astigmatismo em graus de 0 a 180.

Desse modo, o astigmatismo pode ser classificado em cinco categorias. Entenda cada uma delas.

  • Astigmatismo Miópico Simples

Quando a luz atinge dois pontos focais: um antes da retina do olho e outro na retina do olho.

  • Astigmatismo Hiperópico Simples

Acontece quando a luz chega a dois pontos focais: um diretamente na retina do olho e outro na parte posterior da retina do olho.

  • Astigmatismo Miópico Composto

O astigmatismo miópico composto acontece quando a luz alcança dois pontos focais em dois lugares diferentes na frente da retina do olho.

  • Astigmatismo Hiperópico composto

Acontece quando a luz chega em dois locais diferentes atrás da retina do olho.

  • Astigmatismo Misto

Acontece quando os raios de luz alcançam dois pontos focais: um antes da retina do olho e outro atrás da retina do olho.

  • Astigmatismo grave ou severo

É importante saber que o grau de astigmatismo é medido em graus. Para exemplificar, o valor de 0 graus significa que o olho é perfeito, sem astigmatismo. Mesmo assim, é comum algumas pessoas apresentarem entre 0,5 e 0,75 graus de astigmatismo.

Confira a seguir quais são os graus de astigmatismo.

  • Astigmatismo leve: Grau <1

Até 1 grau de astigmatismo ou astigmatismo leve é ​​considerado normal. De acordo com levantamento de dados, quase 33% da população americana tem astigmatismo em algum grau.

Sendo assim, o astigmatismo é muito frequente e não há necessidade de lentes corretivas ou cirurgia para enxergar bem.  Ou seja, é muito provável que, em muitos casos leves de astigmatismo, a presença dos sintomas não seja notada.

  • Astigmatismo moderado: Grau entre 1 e 2

O astigmatismo moderado é um pouco mais sério e normalmente exige tratamento. Sendo assim, o tratamento pode ser feito com  lentes corretivas ou cirurgia a laser. Embora seja possível enxergar sem usar óculos ou lentes de contato, os sintomas continuarão aparecendo. 

  • Astigmatismo Grave: Grau entre 2 e 3

O astigmatismo severo pode provocar sintomas graves que afetam a rotina do seu dia a dia. Além disso, um dos principais sintomas do astigmatismo severo é a visão escurecida. Esse problema pode gerar dores de cabeça e afetar a sua saúde.

  • Astigmatismo extremo: Grau >3

Já o astigmatismo extremo exigirá tratamento para que você possa ver os objetos de longe e de perto com mais facilidade. É muito importante realizar o tratamento do astigmatismo extremo. Caso contrário, você poderá não enxergar claramente.

Astigmatismo é perigoso?

Se você tinha dúvidas sobre pessoas com visão embaçada em todas as distâncias, agora já sabe que esse tipo de erro refrativo nada mais é do que o astigmatismo.

Como vimos até aqui, o astigmatismo significa que a superfície frontal do olho (a córnea) possui uma curvatura diferenciada. Portanto, o astigmatismo não é perigoso.

Ele pode ser identificado através de vários testes que determinam a clareza da sua visão. Entre eles, é provável que o especialista solicite que você faça o teste de acuidade visual.

A boa notícia é que o astigmatismo tem cura. Portanto, mesmo ele não sendo perigoso, requer tratamento para correção. É importante realizar o tratamento porque, frequentemente, a deficiência visual está associada à mortalidade.

Segundo especialistas, os problemas de visão são responsáveis por uma enorme quantidade de acidentes de trânsito e quedas fatais.

Para saber qual a melhor opção de correção para você procure o Oftalmologista. As opções de tratamento são várias. Elas dependerão de diversos fatores, como a sua idade e como está a saúde dos seus olhos.

Além disso, necessidades especiais e preferências pessoais também são levadas em consideração para a realização do tratamento.

Nesse sentido, a cirurgia pode ser uma boa solução permanente, já que abre um mundo de novas possibilidades. Mesmo assim,  os óculos e as lentes de contato também são excelentes escolhas. Por esse motivo, são preferidos pela maioria das pessoas.

Você tem astigmatismo?

Que tal realizar agora mesmo o nosso teste de visão que identifica miopia e astigmatismo.

astigmatismo é grave - teste de visão

 O teste não substitui a consulta ao Oftalmologista. É importante manter as consultas em dia para prevenir doenças e ter um acompanhamento adequado da saúde da sua visão.

Somos uma health tech comprometida em facilitar o acesso a lentes de qualidade. Temos todos os tratamentos inclusos pelo melhor “custo x benefício”.

Inscreva-se na newsletter do nosso portal de saúde. Fique por dentro das principais informações, dicas e novidades sobre a saúde dos seus olhos.

Fontes:

Visioncenter.org

Severity

Goodvisionforlife.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *