Astigmatismo influencia na espessura do óculos?

astigmatismo influencia na espessura do óculos
  • por
4.9
(8)

#LenscopeResponde: Astigmatismo influencia na espessura do óculos?

Será que o astigmatismo pode influenciar na espessura final do óculos? Essa dúvida surgiu no grupo Alta Miopia no Facebook e a Lenscope respondeu. Como sabemos que essa dúvida também pode ser sua,  vamos explicar aqui em nosso Portal de Notícias o porquê isso acontece.  Então, veja só a postagem publicada:

“Boa noite. Tenho miopia e, recentemente descobri ter astigmatismo. Ainda não fiz o óculos, pretendo ir amanhã. Mas tenho uma dúvida: o astigmatismo influência da espessura da lente?” ‎

astigmatismo influencia na espessura do óculos

Pergunta publicada no grupo Alta Miopia do Facebook

A resposta é sim. O astigmatismo influencia na espessura da lente. Vamos te explicar o porquê isso acontece.

Por que o astigmatismo influencia na espessura do óculos? 

Para entender como o astigmatismo influencia na espessura da lente do óculos, é preciso entendermos o que é o astigmatismo e como esse problema de visão surge em nossos olhos.

Para começar, é importante saber que o astigmatismo é caracterizado pela dificuldade de enxergar tanto de perto, quanto de longe. E acontece devido ao formato irregular da córnea.  Dessa forma, em quem não tem astigmatismo, por exemplo, a córnea tem um formato oval, parecido com um bola de basquete. Ou seja, a córnea tem o mesmo grau de curvatura em toda a sua extensão. Assim, há apenas um ponto de foco de luz e a visão é nítida.

Já quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente. Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Dessa forma,  quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

Esses pontos focais nada mais são que eixos que possuem uma determinada localização, que varia de 0 a 180 graus. É por isso que o grau de astigmatismo, sempre vem acompanhado com o grau do eixo de astigmatismo na sua receita de óculos. Olha só um exemplo de receita de óculos indicando o astigmatismo.

astigmatismo influencia na espessura do óculos

Exemplo de receita com astigmatismo

Se você ainda tem dúvidas para ler sua receita de óculos, nós te ajudamos. E fazemos o convite para você assistir a nossa série sobre astigmatismo publicada no Youtube para saber mais.

 

Eixo do astigmatismo e a espessura da lente do óculos

Agora que você sabe o que é astigmatismo, é hora de entender melhor o que é o eixo de astigmatismo.

O eixo de astigmatismo nada mais é que a localização do grau de astigmatismo na nossa córnea. É uma medida que varia de 0 a 180 graus. Dessa forma, é a localização do grau de astigmatismo que pode deixar nossas lentes com aparência de serem mais grossas.  Então, entenda como esses números influenciam no resultado:

Eixo de astigmatismo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. Consequentemente, seu óculos ficará mais finos nas laterais das lentes. Olha o exemplo abaixo: 

astigmatismo influencia na espessura do óculos

Lentes mais grossas na parte superior e inferior nas lentes para eixo do grau de 0 e 25ºs e 165 e 180º.

Já quando o eixo é entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas têmporas, nas laterais das lentes. astigmatismo influencia na espessura do óculos

Para 70º e 110º, ou próximo de 90º lentes mais grossas nas lateraisOlha só a tabela resumindo como pode ficar a espessura do seu óculos dependendo do grau do eixo de astigmatismo.  

astigmatismo influencia na espessura do óculos

O que mais deixa o óculos fino?

Se o seu grau do eixo do astigmatismo for entre 70º e 110º, a lente do seu óculos vai ficar mais grossa na borda, infelizmente. E, quanto maior o grau, mais grossas as lentes vão ficar. Porém, é possível reduzir a espessura da lente escolhendo uma lente de alto índice de refração. E agora uma dica importante: 

Quanto maior o índice de refração das lentes, mais finas elas podem ficar. Por exemplo, se você possui mais de 2 graus de astigmatismo, dê preferência para as lentes de resina e de alto índice de refração. 

 astigmatismo influencia na espessura do óculos

Imagem de comparação entre diferentes índices de refração de lentes para óculos

As características principais das lentes de resina de alto índice de refração são a leveza e a resistência. Ou seja, elas facilitam o seu uso no dia a dia, pois o óculos não fica pesado e nem faz você ficar com marquinhas no nariz.

Hoje as lentes com maior índice de refração em resina são as Lentes Lenscope LensAI 1.74. Além de serem as lentes superfinas, são lentes de design asférico. Essa característica proporciona um equilíbrio maior da distribuição do material da lente em toda a sua superfície, dimiuindo as distorções nas laterais que provocam os efeitos indesejados, como o fundo de garrafa ou olho de boi.

Nossa dica para você que tem astigmatismo

Agora que você sabe como o astigmatismo influencia na espessura do óculos, preparamos um guia completo de como ter óculos de grau mais finoTemos certeza que com essas dicas, você vai conseguir a melhor versão do seu óculos de grau. E conte com a gente para não precisar pagar uma fortuna das próximas lentes do seu óculos.

Somos uma Health Tech que está mudando a forma como fazemos nossas lentes para óculos, através de um processo 100% online, sem que você precise sair de casa. Faça um orçamento online e gratuito em nosso site.

E se tiver alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários. Quem sabe sua pergunta não se transforma em um artigo da nossa série #LenscopeResponde!

Atualizado dia 30/08/2021

orçamento

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *