Astigmatismo teste: veja como fazer o teste sem sair de casa

  • por
0
(0)

Um exame específico feito com um oftalmologista é a maneira mais segura de garantir um resultado assertivo, na hora de saber se você tem astigmatismo ou não. Contudo, há alguns testes que podem ajudá-lo a identificar se você tem esse erro refrativo. 

Por isso, no artigo de hoje, vamos tratar sobre o que é o astigmatismo, sobre o teste online e sobre o diagnóstico. Além disso, mostraremos também quais são os tratamentos para o astigmatismo. Então, continue lendo para saber mais e descubra também como conseguir lentes de óculos mais acessíveis!

O que é o astigmatismo?

O astigmatismo é um erro refrativo comum e geralmente tratável que ocorre na curvatura do olho. Nesse sentido,  causa visão borrada de longe e perto. A condição ocorre quando a superfície frontal do olho (córnea) ou a lente dentro do olho tem curvas incompatíveis. Ou seja, em vez de ter uma curva como uma bola redonda, a superfície é em formato oval. Causando, assim, sintomas como:

  • Visão turva ou distorcida;
  • Fadiga ou desconforto ocular;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade com visão noturna;
  • Aperto nos olhos.

Como o formato da córnea de um olho com astigmatismo é oval, a luz se propaga de maneira mais difusa. Dessa forma, causando inúmeros pontos de foco de luz, quando o normal seria apenas um ponto, na retina. Veja na imagem a seguir a diferença entre um olho normal e um olho com astigmatismo.

astigmatismo

Astigmatismo teste: como fazer o teste sem sair de casa

Para identificar se você tem astigmatismo, é possível fazer o teste online. No entanto, apenas um oftalmologista pode diagnosticar e prescrever as recomendações corretas para corrigir o seu problema, caso o teste online dê resultado positivo.

Agora, conheça o teste de astigmatismo online:

  • Primeiro, sente-se a 1 metro da tela do computador. Para melhores resultados, evite utilizar telas menores, de celulares ou tablets.
  • Se você já utiliza óculos ou lentes de contato para outras correções, retire-os.
  • Feche um dos olhos e olhe para as imagens seguintes. Depois, faça a mesma coisa com o outro olho.

Teste 1

teste astigmatismo 1

As linhas pretas variam de intensidade e grossura?

Teste 2

teste 2

Você enxerga as linhas verticais e horizontais da mesma espessura?

Teste 3

teste 3

Você vê as linhas em várias claridades?

 

Se a sua resposta foi “sim” para pelo menos duas perguntas das imagens acima, você provavelmente tem astigmatismo. Mas, claro, você ainda pode fazer o teste online de visão da Lenscope para um resultado mais assertivo e, além de identificar astigmatismo, nosso teste vai te permitir saber como está a saúde geral do seu olho.

Mas lembre-se, o teste online não substitui o diagnóstico médico. Então, se você fez o teste online e deu positivo, procure um médico para obter um diagnóstico oficial. Saiba mais sobre isso a seguir!

Diagnóstico do astigmatismo

Se você suspeita que está com astigmatismo, além do teste online, o diagnóstico deve ser dado por um médico oftalmologista. Mesmo porque a receita só pode ser escrita por ele. 

Além disso, o médico vai fazer um teste chamado retinopatia para confirmar as suspeitas  de astigmatismo. Para realizar esse teste, o oftalmologista deverá emitir um feixe de luz em seu olho e colocando várias lentes diferentes entre a luz e seus olhos.

Agora, e se as suspeitas forem confirmadas e você realmente tiver astigmatismo? Conheça a seguir os tratamentos!

Astigmatismo teste: quais são os tratamentos

Normalmente, você pode corrigir o astigmatismo leve a moderado com óculos ou lentes de contato. Afinal, ambos os tratamentos corrigem o astigmatismo compensando as curvas irregulares da córnea e do cristalino. Por isso, é o tratamento mais comum.

As lentes de contato rígidas (RGP, para gás rígido permeável, ou GP, para gás permeável) costumavam ser as únicas lentes de contato para astigmatismo. Porém, não é mais assim. Agora, lentes gelatinosas chamadas lentes de contato tóricas também podem corrigir o astigmatismo. 

Porém, essas lentes podem ser apropriadas para algumas pessoas. Mas, se você tem astigmatismo grave, lentes de contato rígidas ou óculos podem ser uma opção melhor. De qualquer forma, seu oftalmologista discutirá suas opções de lentes com você.

Agora, além dos óculos de grau, a cirurgia refrativa também é um dos tratamentos para astigmatismo. Contudo, a cirurgia é usada apenas em casos específicos, por exemplo, é preciso ter mais de 18 anos e o grau deverá estar estabilizado a pelo menos 1 ano. Saiba mais sobre as opções de óculos a seguir!

 

Precisa de óculos para astigmatismo?

Se você precisa de óculos para astigmatismo, você precisa saber que nós da Lenscope oferecemos lentes mais finas para todas as necessidades, além de que nossas lentes vêm com todos os tratamentos incluídos sem custo adicional.

Temos, por exemplo, as Lentes Poli 1.59 que são lentes incolores para óculos com máxima resistência e proteção para o seu dia a dia. Além das lentes Lenscope Poli 1.59 Fotocroma que são lentes fotossensíveis que escurecem no sol e proporcionam mais proteção e conforto para seus olhos.

Ou ainda, temos também as lentes Lenscope Digital Comfort que são lentes com filtro de luz azul, para quem passa muito tempo exposto às telas digitais no dia a dia. Além das Lentes Lenscope Shades que são lentes escuras para óculos de sol com o seu grau. Claro que essas são apenas algumas de nossas opções. 

Conheça mais sobre as opções de lentes que temos pra você a seguir!

Instagram

Precisa de lentes com um valor acessível?

Nós da Lenscope temos a missão de oferecer lentes de óculos mais acessíveis e mudar o cenário da saúde visual, um par de olhos de cada vez. Por isso, utilizamos a tecnologia a seu favor para criar processos inteligentes, eliminando os intermediários que existem entre você e as melhores lentes para óculos.

Assim, você consegue óculos de qualidade, por um preço acessível, de forma simples e confortável. Afinal, nós fazemos seus óculos com lentes novas, de acordo com o seu grau, sem você precisar sair de casa e gastar uma fortuna.

Então, aproveite que está aqui, faça nosso orçamento online e gratuito, e descubra as melhores condições que cabem no seu bolso!

orçamento

Fonte

Mayo Clinic

AAO

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *