Benefício do óculos com filtro de luz azul

Óculos com filtro de luz azul
  • por
3.9
(24)

Escolher um óculos com filtro de luz azul não ajuda somente a evitar a fadiga ocular provocada por celulares, computadores ou tablets, mas também melhora o funcionamento do nosso sistema circadiano.

Isso porque quando usamos aparelhos eletrônicos por muito tempo (principalmente à noite) a produção de melatonina é bloqueada.

A melatonina é responsável por regular nosso sono e quando mexemos no celular antes de dormir, ocorre um desequilíbrio na produção desse hormônio.

O resultado é que ficamos vidrados e queremos rolar a tela cada vez mais. Parece que depois é ainda mais difícil conseguir dormir, não é mesmo?

Continue acompanhando nosso artigo para saber em detalhes o porquê isso acontece. 

O que é a luz azul?

Existem dois tipos de luz azul: a luz azul turquesa e a luz azul violeta. A luz azul violeta é prejudicial para nossos olhos e, consequentemente, é a que mais somos expostos diariamente. Essa luz está nos aparelhos eletrônicos que usamos todos os dias: celulares, computador, tablets, dentre outros. Ou seja, ela está em toda parte.

A luz azul violeta também bloqueia a nossa produção do hormônio de melatonina que é responsável por induzir nosso sono. E ao usar aparelhos como os smartphones antes de dormir, passamos a mensagem para nosso corpo de que é dia e estamos acordados. Dessa forma, isso nos causa insônia e impede que tenhamos uma boa noite de sono.

Pesquisadores de Harvard conduziram um experimento comparando os efeitos de exposição à luz azul e à luz verde (comum), de brilho comparável, durante 6,5 horas.

O que eles concluíram foi que a luz azul suprimiu a melatonina por cerca de duas vezes mais que a luz verde e alterou o ritmo circadiano em duas vezes mais.

Simplificando, o ritmo de sono em horas reduziu para 1,5 horas de sono.

Ou seja, de dia produzimos a melatonina naturalmente devido à luz do sol (luz azul turquesa). Já à noite essa produção cessa, justamente porque não estamos em contato com a luz azul boa.

Mas, quando usamos o celular, há o estímulo de produção pelo contato da luz azul ruim (luz azul violeta), por isso que perdemos o sono.

Por isso, existem maneiras de evitar que essa luz azul ruim prejudique nossos olhos, como o uso de óculos com filtro de luz azul.

Acompanhe os benefícios que vamos te mostrar.

Óculos com filtro de luz azul (Lentes Blue Light)

Usar óculos com filtro de luz azul é super importante, mesmo que você não tenha grau. Os efeitos da exposição prolongada à essa luz são a fadiga ocular, visão embaçada e dores de cabeça constantes. Por isso, cada vez mais profissionais da saúde recomendam a proteção dos olhos contra os raios nocivos. Hoje existem lentes para óculos que contam com a tecnologia de proteção contra luz azul.

Esse tipo de lente também atende pelo nome de Blue Light. Ela filtra a luz azul violeta prejudicial aos nossos olhos, impedindo que ela chegue a nossa retina. Ou seja, essas lentes bloqueiam a luz nociva (luz azul violeta) e deixam passar apenas a luz azul boa para visão (luz azul turquesa). Assim, nossa visão não é prejudicada e enxergamos com melhor nitidez.

Os principais benefícios do óculos com lentes de filtro azul são:

  • Diminuição da fadiga ocular;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Redução ou até mesmo eliminação das fortes dores de cabeça causada pela exposição excessiva das telas digitais;
  • Melhora na produção de melatonina (hormônio que regula o sono);
  • Proteção a a longo prazo na retina, ajudando na prevenção de doenças como catarata ou degeneração macular.

Óculos com filtro de luz azul

Preços de óculos com filtro de luz azul (blue light)

Uma característica dos óculos com filtro de luz azul é que suas lentes possuem um tom amareladas, indicando a existência do filtro da luz nociva. Mas o problema é que as lentes com filtro de luz azul do mercado são muito mais amarelas do que transparentes. E isso acaba distorcendo as cores dos objetos.

As lentes Digital Comfort da Lenscope, além de serem menos amareladas que as demais marcas, têm a proteção contra a luz azul aplicada diretamente na resina da lente. Esse detalhe elimina o forte reflexo nas cores azul ou violeta, característico de outras lentes. Em outras marcas a proteção é aplicada no antirreflexo da lente.

Entenda melhor a diferença através dessa imagem que preparamos para você:

óculos com filtro de luz azul

Comparação lentes de outras marcas (esquerda) e Lenscope (direita)

 

O óculos com filtro de luz azul costuma ter preços muito elevados no mercado óptico.  Isso acontece porque essa lente já vem acompanhada do antirreflexo, antirrisco e todas as demais proteções. É como se fosse o melhor tratamento, top de linha de todas as marcas.

Listamos abaixo as marcas e o tratamento de filtro de luz azul que cada uma possui:

  • Essilor – Tratamento Antirreflexo Crizal Prevencia
  • Hoya – Tratamento Antirreflexo Blue Control
  • Zeiss – Tratamento Antirreflexo DuraVision Blue Protect
  • Lenscope – Tratamento Antirreflexo Digital Comfort

Veja também alguns preços que separamos de cada marca:

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74 hipermetropia]

Considerações finais

Usar óculos com filtro de luz azul é importante porque evita a fadiga ocular e melhora o funcionamento do sistema circadiano. Ao usar óculos com esse tipo de proteção, você ajuda na qualidade do sono, bem como a dormir bem e com mais facilidade.

Infelizmente, a maioria das lentes com filtro de luz azul do mercado é cara e possui um tom mais amarelado.

Aqui na Lenscope, nós temos as Lentes Lenscope Digital Comfort que são menos amareladas que as demais opções de lentes disponíveis no mercado, e possuem o filtro da luz azul-violeta aplicado diretamente na resina da lente. E é essa a característica responsável por eliminar o forte reflexo nas cores azul ou violeta, característico das lentes de outras marcas.

Com as Lentes Lenscope Digital Comfort, nós atendemos até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 de astigmatismo e elas custam a partir de R$447,00.

Nos esforçamos para oferecer uma lente com filtro de luz azul com todos os tratamentos que você precisa e com todas as características de produção que vão gerar maior conforto para seus olhos, porque acreditamos que não é necessário pagar uma fortuna para ter qualidade em sua visão.

E se você for da região da Grande São Paulo ou Campinas (interior de São Paulo), você conta com nosso serviço de Coleta e Entrega Lenscope que é gratuito! O processo de compra é feito 100% online e você nem precisa sair de casa. 

Agora, queremos saber…

Por acaso você já sabia das vantagens do óculos com filtro de luz azul ou já tem uma lente dessas? Então deixe sua opinião nos nossos comentários!

óculos com filtro de luz azul - lentes lenscope digital comfort

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

24 comentários em “Benefício do óculos com filtro de luz azul”

  1. Oi amigos, eu tomo Melatonina para Insônia já fazem 3 anos e posso afirmar que a Melatonina só tem benefícios para a nossa saúde.
    Se mais alguém toma a mais de 1 ano fala ai também para trocarmos idéias e informações.
    Obrigado.

    1. Oi, Claudia! Tudo bem?
      Obrigada por deixar seu comentário
      Você levou o seu óculos para o oftalmo conferir se estava tudo certo com ele? Uma característica muito comum das lentes com filtro de luz azul é o antirreflexo violeta/azulado que possui, assim distorcendo as cores de objetos ao seu redor 🙁
      Leve até a ótica que você fez seu óculos e peça um auxílio para eles em questão disso que está lhe atrapalhando.
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Digital Comfort com o antirreflexo mais verde (comum), assim você tem mais conforto para usar seu óculos sem que as cores sejam distorcidas Você pode conhecer mais sobre elas aqui no link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort
      Quando for fazer seu próximo óculos, te convidamos a conhecer a Lenscope! Até mais!

  2. Comecei a trabalhar com computador diretamente e comecei a sentir fadiga nos olhos e dor de cabeça, então fui atrás dessa lente, faz pouco tempo que estou usando e aparentemente estou gostando sim, faz muita diferença quando você é obrigado a usar muito tempo aparelhos eletrônicos.

    1. Olá, Dani! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui
      Ficamos muito contentes em saber como esse tipo de óculos tem melhorado nas suas tarefas diárias. Obrigada por acompanhar o nosso blog
      Sempre que precisar, estamos aqui

  3. Olá. Uso computador quase o dia todo. Ao saber dessa luz azul que é nociva, instalei um programa chamado Iris Mini. Ele deixa a tela amarelada e diz proteger a visão. De fato substitui os óculos com filtro de luz azul?

    1. Olá, Paulo! Tudo bom?
      Obrigada pelo comentário
      O aplicativo vai ajudar a você ter mais conforto para usar as telas do celular, entretanto, você pode continuar sentindo os desconfortos ao assistir TV, computador, dentre outros dispositivos digitais, principalmente se você tiver algum grau de algum problema de visão.
      O óculos com filtro de luz azul pode te acompanhar em tudo que fizer. Aqui na Lenscope possuímos esse óculos com essa lente que filtra a luz azul que são as Lentes Lenscope Digital Comfort
      O diferencial da nossa lente é que ela possui a cor do antirreflexo comum (verde), não distorcendo as cores dos objetos com reflexos violetas que normalmente são características dessa lente.
      Esse é o link para você conhecer: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort. Ela está disponível por R$ 399.
      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos? É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Aguardo seu contato!
      Até mais!

        1. Olá. Mariângela! Tudo bom?
          Muito obrigada pelo seu comentário e pelo interesse em conhecer a Lenscope
          A Lenscope é um serviço inovador de venda de lentes para óculos pela internet. Nós atendemos pelo nosso site https://lenscope.com.br/ pois assim conseguimos enviar para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda Todas as nossas lentes são vendidas pela internet exclusivamente em nosso site.
          Nós podemos te ajudar de duas maneiras Se você quiser fazer somente óculos para perto e/ou para longe, nós oferecemos nossas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para corrigir seu tipo de grau e não ter uma lente grossa Essas lentes são feitas de policarbonato, sendo 30% mais fina e mais leve que a lente comum no mercado que é o acrílico, garantindo resistência e leveza a um preço justo comparada com a de acrílico.
          Também temos as nossas lentes progressivas (multifocais) que são nossas Lentes Lenscope Progress que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida
          Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias.
          Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado.
          Não trabalhamos com lentes bifocais, mas queremos te ajudar no melhor e máximo de conforto para os seus olhos
          Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes:
          Lente Lenscope Poli 1.59: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
          Lente Lenscope Progress: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
          O que acha de enviar para nós sua receita de óculos?
          É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br que podemos te ajudar 😀
          Aguardo seu contato!
          Até mais!

  4. Boa noite! Por favor, poderiam me informar se estas lentes multifocais ajudam a dirigir a noite por causa dos faróis dos carros e também em chuvas, neblinas e poeiras? Aguardo. Grato.

    1. Oi, Jorge! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário
      As lentes multifocais possuem três campos de visão. Visão para perto, visão intermediária e visão para longe. Ou seja, você tem muito mais conforto na transição de grau sem precisar ficar tirando e colocando ou trocando de óculos dependendo da distância que quer enxergar
      Quando combinadas com antirreflexo, elas podem contribuir para reduzir o ofuscamento provocado na hora que está dirigindo, por exemplo, nas luzes do semáforo ou de outros carros na sua frente.
      Além disso, existem também as próprias lentes para dirigir que costumam ter um alto preço no mercado 🙁
      Aqui na Lenscope nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas. Ou seja, fazemos as lentes baseada no estilo de vida que você leva, tornando uma lente exclusivamente sua
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado e tendo mais espaço na sua lente multifocal. Diferente das lentes multifocais comuns que costumam ter os campos para perto, intermediário e longe com o mesmo tamanho, não levando em conta qual deles você mais utiliza no seu dia.
      Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?
      A nossa lente está disponível a partir de R$ 737 e já incluem antirreflexo, antirrisco, proteção 100% UV, camada hidrorrepelente e camada liporrepelente.
      Você pode conhecer nossas lentes em https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

    1. Olá, Renan! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário Ficamos contentes em saber do seu interesse em nossas lentes e estar conosco
      Sim, nós oferecemos as lentes com filtro de luz azul sem grau São as nossas Lentes Lenscope Digital Comfort e você pode acessar aqui https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort
      Na hora de fazer o pedido das lentes é só nos informar que é sem grau Envie um e-mail para nós em ajuda@lenscope.com.br que ficaremos felizes em estar ao seu lado

  5. ELIANA MARIA GARISTO

    Prezados, achei a matéria esclarecedora e didática. Agradeço sua orientação: é possível sobrepor um óculos com a Lenscope sobre um óculos de grau? Óculos para sol pode ajudar como um filtro para ver TV? Muito grata pela atenção. Espero que estejam muito em de saúde. Abs,

    1. Olá, Eliana! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário e interesse em estar com a gente!
      Se você tem uma armação de óculos em casa, é possível sim reutilizá-la só trocando as lentes dela Como você assiste TV, nós recomendamos que você escolha por lentes que possuem o filtro de luz azul. Vou te explicar como elas funcionam
      A luz azul violeta está muito presente nos aparelhos eletrônicos. O contato constante com esses aparelhos provoca alguns desconfortos nos olhos como o cansaço visual, ardência nos olhos, olhos ressecados ou até mesmo dores de cabeça.
      O objetivo da lente com filtro de luz azul é filtrar essa luz artificial presente, proporcionando melhor qualidade de visão permitindo que apenas a luz boa atinja seus olhos, bem como evitar os incômodos provocados por essa luz.
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos esse tipo de lente com filtro de luz azul com as Lentes Lenscope Digital Comfort que podem ser feitas com ou sem grau
      As Lentes Lenscope Digital Comfort ajudam a filtrar a luz nociva aos olhos, permitindo que só a luz boa chegue a sua visão proporcionando mais conforto ao ficar conectado O diferencial da nossa lente é a cor do antirreflexo verde, cor característica das lentes para óculos que contam com esse tratamento.
      Conheça nossa lente com filtro de luz azul acessando https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort
      Se quiser, envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br Ficaremos felizes em poder te ajudar

  6. Alguma opção para alta miopia?
    Sou consumidora das lentes da Lenscope. Gosto dos meus óculos, mas trabalho o dia todo no computador e isso me causa certos problemas.
    Como quase tudo no mercado, dificilmente os produtos se enquadram e atendem a demanda da alta miopia no meu nível.. -18°
    Alguma previsão, quem sabe?

  7. Por favor, eu tenho uma lente de óculos somente com proteção UV. É possível acrescentar proteção contra luz azul ou só comprando uma lente nova que já venha nesse material? Obrigado! Francisco

    1. Oi, Francisco! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário em nosso artigo
      Para ter lentes com filtro de luz azul, você vai precisar adquirir novas lentes para o seu óculos Mas, pode ficar tranquilo que a gente consegue te ajudar com as Lentes Lenscope Digital Comfort que contam com as proteções: filtro de luz azul, antirreflexo, proteção 100% UV, antirrisco, camada oleofóbica e camada hidrofóbica
      Esse é o link para você conhecer https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort e se tiver alguma dúvida, é só nos procurar! Vamos ficar muito contentes em poder te ajudar! ☺️

    1. Olá Irenice, tudo bem?
      O antirreflexo e o filtro de luz azul são tratamentos distintos! Você pode ter um óculos com os dois tratamentos 🙂

  8. Ótimas explicações. Estou atrás de um bom. Pq tem por aí uns no mercado que são até 50 reais. Fico desconfiado se realmente filtram a luz azul. E com os olhos não se brinca. Gostaria de uma garantia. Vou em
    Vcs. Mas não tenho rs to dinheiro pra comprar esses de mil e pouco. Vcs trabalham com armação redonda estilo john Lennon ?

    1. Olá, Chadles tudo bem?
      Que bom saber que nosso conteúdo te ajudou
      Em nosso site, você pode ver todas as nossas armações disponíveis para adquirir junto com nossas lentes que filtram a luz azul. Segue o link https://lenscope.com.br/6-armacoes
      E caso, você queira aproveitar uma armação que já tenha ou adquirir a armação em outro local, não tem problema. Você pode enviar a armação pra gente, nós colocamos as lentes e devolvemos seu óculos pronto. Com as lentes com filtro de luz azul para o seu grau.
      Te esperamos em nosso site. E, se tiver alguma dúvida, é só nos chamar pelo Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *