Yoga em casa

7 Benefícios da yoga em casa por aplicativo

A prática de yoga é milenar e apresenta uma série de benefícios, principalmente à saúde física e mental.

Os efeitos positivos da yoga são sentidos principalmente em nosso condicionamento físico, já que ela fortalece os músculos da coluna e articulações. 

Além disso, a prática também pode ser utilizada para alívio de dores corporais, controle da pressão e dos batimento cardíacos.

Ela ainda melhora nosso sono e respiração, fatores essenciais para se ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Praticar yoga também ajuda a diminuir o estresse e combater a ansiedade. E nesse momento de incertezas que vivemos por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), podemos ser tomados por sentimentos como esses.

Yoga sendo praticada em casa apresenta uma série de benefícios

Por isso, praticar yoga em casa é uma ótima forma de cuidar da nossa saúde física e mental nessa quarentena. Confira abaixo os principais benefícios da yoga:

  • Reduz o estresse e ansiedade

Quando nos sentimos sobrecarregados, nosso corpo libera o hormônio cortisol, também conhecido por “hormônio do estresse”.

Ao praticar yoga, diminuímos os níveis de cortisol, bem como a redução para sentimentos que nos levem a nos sentir ansiosos ou deprimidos.

Aliás, isso está muito ligado com técnicas de respiração que o yoga desenvolve em você com as práticas diárias.

Na prática, você se conecta e busca sua paz interior, estabelecendo equilíbrio emocional, sensação de alívio, relaxamento, auto-confiança e otimismo também.

Veja alguns exercícios de respiração de especialistas.

  • Melhora qualidade de vida

Praticar yoga é uma forma de ter mais consciência da união entre nosso corpo, mente e espírito.

Essa consciência melhora nossa disposição e, consequentemente, provoca um maior bem-estar, aumentando nossa qualidade de vida. 

A yoga é um exercício sobretudo de autoconhecimento, ou seja, ela nos coloca em contato com nosso eu interior. Por isso, ao praticar yoga conseguimos alcançar um estado de paz de espírito.

  • Melhora qualidade do sono

Existem diversos motivos que nos fazem perder o sono, mas um dos mais comuns é a ansiedade.

Como já falamos anteriormente, a prática da yoga ajuda a diminuir esse sentimento de ansiedade.

E estando menos ansioso, a chance de dormir melhor é muito maior.

Além do relaxamento, a yoga também aumenta a produção de melatonina, que é o hormônio responsável por regular o ciclo do sono.

Isso significa que quando fazemos yoga temos um sono mais profundo no dia e portanto descansamos melhor.

  • Melhora a flexibilidade e equilíbrio

As posições da yoga alongam os músculos do nosso corpo como um todo, principalmente nosso coluna. E quanto mais alongados estivermos, mais flexíveis seremos. 

Por isso, a prática da yoga inevitavelmente aumenta também a nossa flexibilidade.

Mas lembre-se que a flexibilidade é fruto da prática constante e é adquirida ao longo longo do tempo.

É preciso ter paciência e avançar nos movimentos aos poucos para não correr o risco de se lesionar. Com calma e dedicação você com certeza atingirá bons resultados!

Conheça 8 exercícios de yoga que aumentam a flexibilidade do corpo.

  • Melhora a saúde do coração

Como corpo e mente estão totalmente conectados, quando melhoramos nossa saúde mental, melhoramos também nossa saúde física.

Isso significa que os benefícios da yoga para o nosso estado emocional interferem positivamente no funcionamento de nossos órgãos. 

Os órgãos que mais se beneficiam com a yoga são o coração e os pulmões.

Praticar yoga regula todo o sistema nervoso, ou seja, melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração e pressão arterial.

  • Aumenta nossa força

Além de melhorar o funcionamento dos órgãos internos, os exercícios de yoga também melhoram a resistência física e fortalecem os músculos.

O que vai determinar a intensidade dos exercícios é a modalidade de yoga praticada. 

Confira aqui os tipos de yoga mais famosos.

E por melhorar o condicionamento físico, a yoga também aumenta a massa magra e deixa os músculos mais definidos. Portanto, praticar yoga também é uma excelente opção para deixar o corpo em forma! 

  • Melhora a respiração

Desde a primeira aula de yoga, o controle da respiração é uma das partes fundamentais da prática.

Com a técnica chamada pranayama você aprende a respirar corretamente e melhorar o funcionamento do seu sistema respiratório, por consequência.

A yoga possui vários exercícios de expansão dos pulmões que ajudam a tornar a respiração mais consciente. Assim conseguimos extrair todos os benefícios da respiração.

Existem diversos tipos de respiração na yoga que devem ser feitos de acordo com cada etapa dos exercícios.

As mais utilizadas são a respiração inferior (abdominal), respiração média (costelas) e respiração superior (clavículas). Juntando as três fases de respiração temos a chamada respiração completa.

Yoga e saúde da mulher

Apesar de ser uma atividade física recomendada para qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, a yoga proporciona diversos benefícios para o corpo da mulher. 

Os efeitos positivos da yoga nas mulheres podem ser sentidos não só nas mudanças corporais, mas também em alguns problemas exclusivos do universo feminino.

Por exemplo, você sabia que a yoga ajuda a amenizar os sintomas da TPM e mantém a fertilidade da mulher alta? Não é a toa que as mulheres são maioria entre os praticantes de yoga!

Clique aqui para conhecer outros benefícios da yoga para o corpo da mulher.

Aplicativos para fazer meditação em casa

Além das escolas de yoga, existem também diversos aplicativos que promovem a prática da yoga e meditação. Inclusive fazer yoga em casa é uma ótima forma de usar o tempo livre agora na quarentena.

O melhor de tudo é que não precisa de muito material (apenas um tapete ou colchonete) e existem aulas na internet para todos os níveis.

Conheça alguns aplicativos para meditar e praticar yoga em casa:

  • Zen

O Zen é um aplicativo para acompanhar sua evolução na jornada de autoconhecimento.

Ele oferece diversas práticas para quem busca evoluir um pouco a cada dia. 

O app conta com exercícios, cursos, textos e vídeos que trabalham a autoconfiança necessária para alcançar seus resultados.

Aplicativo Zen

Ele está disponível para download na Play Store e na Apple Store.

  • Headspace

Ideal para quem não tem muito tempo livre, com o Headspace você consegue meditar apenas alguns minutos por dia.

Além disso, você pode acessar várias sessões sobre saúde física, desenvolvimento pessoal, gerenciamento do estresse e alívio da ansiedade.

Agora nesse momento de crise, o aplicativo liberou algumas meditações gratuitas para te ajudar a passar por essa fase.

Tem opções para todos os gostos, desde exercícios de movimento até meditações específicas para aquilo que você está sentindo no momento. 

Aplicativo Headspace - Imagem: Play Story
Aplicativo Headspace – Imagem: Play Story

Você encontra o Headspace para download na Google Play e Apple Store.

  • Calm

Excelente para meditar e dormir. O app Calm ajuda a pessoa a se sentir menos estressada e ansiosa.

Com meditações guiadas, histórias para dormir, programas de respiração e músicas relaxantes, o aplicativo é perfeito para quem precisa de uma boa noite de sono.

App Calm

Clique aqui para baixar o aplicativo para Android. 

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS.

  • Ioga para Iniciantes

Como o próprio nome já diz, esse app é feito para quem está começando a praticar yoga. O aplicativo oferece três tipos de ioga grátis para novatos: Vinyasa, Hatha e Ioga Restaurativa. 

  • Daily Yoga

Um dos aplicativo mais completos quando o assunto é material sobre yoga, tanto que está entre os aplicativos mais baixados. São mais de 200 aulas guiadas e mais de 50 planos de exercícios. 

E além do material disponível, você também consegue tirar dúvidas com especialistas do mundo inteiro. 

No entanto o investimento não é dos menores. O custo é de aproximadamente R$60, mas para quem deseja se aprofundar no mundo da yoga vale a pena.

  • Pocket Yoga

As explicações e aulas são feitas através de uma animação, não há professores. No entanto existem mais de 200 posições ilustradas e um dicionário sobre cada uma e seus respectivos benefícios. 

O mais legal é que você consegue montar sua própria lista de música para reprodução. Apesar de ser em inglês, é um aplicativo intuitivo e fácil de acompanhar. 

Você pratica alguma atividade nova agora em isolamento social?

Estamos ansiosos para saber e queremos muito transformar em novas dicas aqui para vocês!

É só deixar o seu comentário 🙂 Até a próxima dica!

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