Benefícios do morango para a saúde dos olhos

benefícios do morango
  • por
3.8
(5)

Além de ser lindo e saboroso, o morango já foi o “muso inspirador” de muitos artistas. Tanto é que está presente na música brasileira “Morango do Nordeste” – que é um verdadeiro clássico popular – e até no hino “Strawberry Fields Forever” da incomparável banda de rock inglesa The Beatles.

Sendo assim, não à toa, os benefícios do morango foi tema de destaque no programa de TV Domingo Espetacular, na edição desse fim de semana.

O morango é um excelente alimento para os olhos, além de oferecer vários outros benefícios para a sua saúde. Isso porque a fruta é rica, principalmente em vitamina A.

Nesta leitura você vai descobrir como a fruta pode ajudar a sua visão e outras áreas do corpo.

Benefícios do morango em destaque no Domingo Espetacular

O fruto vermelho do morangueiro pertence à família das rosáceas, porém – aqui vai uma curiosidade bastante interessante – cientificamente, o morango não é considerado um fruto, já que é formado pela flor.

A planta tem origem na Europa, mas, atualmente é cultivado em quase todo o mundo. Tem baixo índice glicêmico e baixa caloria, portanto, pode ser uma boa opção pra quem quer emagrecer.

Dessa forma, a cada 10 unidades da fruta você irá consumir cerca de 33 calorias. Além disso entre os muitos benefícios do morango também estão:

  • auxilia no controle da pressão arterial e do colesterol,
  • é anti-inflamatório,
  • e contribui para prevenir o câncer.

É riquíssimo em vitamina C, até mais que a laranja, o limão e melão. Só para exemplificar em números, uma porção de uma xícara de:

  • morangos contém 85 miligramas de vitamina C, enquanto a 
  • laranja contém cerca de 50 miligramas.

Por dentro dos benefícios do morango para os olhos

O morango, além de fazer bem para o paladar, também traz benefícios para os nossos olhos, pois ajuda a manter a saúde da visão.

Isso porque ele é rico em vitamina A que é uma espécie de proteção para os olhos. Uma boa opção para você que usa óculos e para quem não é usuário do acessório também.

Confira uma lista que preparamos pra você com os principais benefícios do morango para a visão. Além da vitamina A, conheça outras vitaminas para os olhos que estão presentes na fruta.

  • Vitamina C é capaz de proteger a visão contra doenças associadas ao avanço da idade, além de manter saudável o tecido conjuntivo e os vasos sanguíneos dos olhos. A vitamina C também pode aliviar e relaxar o inchaço dos olhos.
  • Folato – uma variedade de vitamina B.
  • Fibras
  • Fitoquímicos/ Antioxidantes podem proteger a visão e até adiar o avanço de doenças oculares como a catarata, por exemplo. Os antioxidantes existentes no morango, além de ser responsáveis pela cor linda que ele tem e proteger contra doenças, ajuda a prevenir a degeneração macular, secura e problemas de visão. Os agentes antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres. 
  • Zeaxantina – encarregado pela cor vermelha do morango, protege a visão dos efeitos da luz solar e dos raios ultravioletas do sol, sendo assim, previne a catarata.

Mas a lista dos benefícios do morango não acaba por aqui. Pelo contrário, o suculento e vermelhinho alimento é também uma alternativa para quem tem diabetes ou faz algum controle de açúcar sanguíneo, pois tem baixo índice glicêmico.

Igualmente, ajuda a evitar problemas no aparelho digestivo, pois contém ácido elágico. A fruta também conta com um trio de minerais importantes:

  • potássio
  • magnésio 
  • fósforo.

Importantes componentes para a saúde muscular e o sistema nervoso.

Outras frutas boas para a saúde dos olhos

Você já pode conferir até aqui inúmeros benefícios do morango para a saúde da sua visão, mas resolvemos aproveitar para te apresentar outras frutas que vão te ajudar a ficar em dia com os cuidados com os seus olhos.

As frutas que possuem altas taxas de antioxidantes e vitaminas apresentam, como resultado, benefícios extraordinários para a saúde dos olhos.

Veja algumas opções de frutas ricos em antioxidantes para a saúde dos olhos:

  • banana – o potássio presente no fruto oferece uma enorme variedade de privilégios. Entre seus muitos benefícios está o de compor o filme lacrimal e ajudar a manter a sua espessura.
  • manga e mamão – os antioxidantes luteína e zeaxantina protegem os olhos da luz azul (extremamente prejudicial para a visão), além de atuar como um protetor solar natural, pois absorve o excesso de luz que chega na retina.
  • damasco – contêm vitaminas A, C e E e carotenóides, além de ser rico em betacaroteno. Suas propriedades ajudam na visao noturna e na capacidade que o olho tem de se ajustar em ambientes escuros.
  • abacate – com alto teor de ácidos graxos (ômega 3). Assim, reduz o dano oxidativo ao cristalino e à retina, além de promover a saúde dos olhos como um todo.

Frutas vermelhas

  • cranberry,
  • blackberries,
  • mirtilo (blueberry),

Suas vitaminas e minerais nutritivos são primordialmente benéficas para o cuidado da saúde ocular. 

Frutas cítricas

  • toranja,
  • laranja,
  • limão.

A vitamina C ajuda o corpo a produzir e conservar o tecido conjuntivo, isso inclui o colágeno localizado na córnea do olho.

E mais:

  • kiwi,
  • goiaba.

Fique de olho em sua nutrição!

Ter um estilo de vida saudável pode te garantir menos riscos de problemas oculares. Isso inclui uma dieta balanceada, exercícios regulares e acompanhamento médico. Logo, você terá melhores resultados no seu bem-estar e proteção contra várias doenças oculares.

Pois uma má nutrição (alimentos pobres em vitaminas, por exemplo) e hábitos ruins podem causar sérios problemas de visão. Ademais, é importante estar em dia com as suas consultas oftalmológicas. Afinal, os olhos, por vezes, além de apresentarem doenças, dão sinais de algumas delas.

Quer checar agora mesmo como anda a saúde dos seus olhos? Faça nosso teste de visão Lenscope. É online e gratuito!

Nosso teste identifica miopia e astigmatismo, então com ele você receberá os resultados da sua avaliação ocular sem sair de casa, direto no seu dispositivo (celular, tablet, etc).

O teste não substitui a consulta com oftalmologista, mas te ajuda a saber quando procurar um médico e conferir a qualidade de sua visão. 

benefícios do morango - teste de visão

Por fim, nós te convidamos a assinar nossa newsletter. Somos um portal de saúde da visão com artigos diários, assim você ficará sempre bem-informado.

Fontes:

Eyesupply.co.za

Insightvisioncenter.com

Health.ny.gov

Eyecliniclondon.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *