Benefícios do óleo de rícino para os olhos. Saiba como usar a seu favor!

benefícios do óleo de rícino
  • por
4.3
(85)

Os benefícios do óleo de rícino vão além da hidratação da pele e cabelos. Ele pode ser benéfico também para os olhos.

Para entendermos melhor, o óleo de rícino é um óleo produzido a partir de grãos de uma planta medicinal conhecida como mamona, que é comumente cultivada no oeste da Índia, América do Sul e África. 

Em termos de uso médico, a maioria das pessoas conhece o óleo de rícino como um laxante ou hidratante da pele e cabelos.

No entanto, os fabricantes de produtos farmacêuticos também usam óleo de rícino como uma mistura para medicamentos. Por exemplo, o óleo é frequentemente adicionado aos tratamentos de câncer paclitaxel e docetaxel.

Além disso, as pessoas também usam para tratar várias doenças oculares. 

Mas, procure por óleos naturais, que são estéreis e não contêm produtos químicos.

Por isso, para ajudá-lo, trouxemos os riscos do óleo de rícino, mas discutiremos também tudo o que você precisa saber sobre as maravilhosas propriedades deste óleo para a saúde ocular e como você deve usá-lo. 

Os benefícios do óleo de rícino para os olhos

Pode parecer história dos nossos avós. Mas, o óleo de rícino pode ser usado como remédio para problemas nos olhos. Isso sem falar em seus benefícios para a pele, cabelo e olhos.

Pois, como uma forma tradicional de medicina que remonta a séculos, o óleo de rícino é um método naturopático para tratar muitas condições, por exemplo:

  • Olhos secos: O óleo de rícino adiciona lubrificação aos olhos, porque consequentemente, diminui os olhos secos;
  • Inflamação: O óleo de rícino pode também reduzir a irritação e a inflamação nos olhos;
  • Infecções oculares: Ao melhorar a circulação e a lubrificação, o óleo de rícino pode ajudar a prevenir infecções oculares;
  • Cataratas: Pode melhorar potencialmente a visão que foi danificada por cataratas relacionadas à idade;
  • A aparência dos cílios: O óleo de rícino pode fazer os cílios parecerem mais cheios e melhorar o brilho;
  • Olheiras e rugas: Melhorar a hidratação da pele pode diminuir as olheiras e reduzir o aparecimento de rugas sob os olhos;
  • Alergias oculares: As propriedades anti inflamatórias do óleo ajudam a tratar alergias e vermelhidão ocular;
  • Olhos irritados/com coceira: O óleo funciona como um ótimo agente hidratante e ajuda a tratar a coceira nos olhos;
  • Olhos inchados: também chamada de blefarite, essa condição causa inflamação ou inchaço das pálpebras. O óleo de rícino contém ácido ricinoléico, que atua como um agente anti inflamatório e ajuda a tratar esta condição;
  • Sobrancelhas: As proteínas e ácidos graxos do óleo de rícino nutrem os folículos capilares e promovem o crescimento das sobrancelhas.

Comprovação dos benefícios do óleo de rícino para os olhos

Os pesquisadores estudaram os benefícios potenciais do uso do óleo de rícino como colírio, não apenas como aplicação tópica nas pálpebras. Alguns desses estudos incluem por exemplo:

  • Um estudo animal de 2014 publicado no Journal of Veterinary Medical Science mostrou a aplicação de uma solução contendo óleo de rícino e hialuronato de sódio em olhos de porco. Neste estudo, os pesquisadores descobriram que a mistura tinha um efeito protetor contra a secura dos olhos e recomendaram o uso como uma lágrima artificial;
  • Estudo de 2010 publicado na revista Contact Lens and Anterior Eye descobriu que um colírio que continha óleo de rícino ajudou a reduzir a secura dos olhos, aumentando a espessura da camada lipídica da lágrima;
  • Um estudo de 2002 publicado na revista Ophthalmology estudou o uso de colírios contendo óleo de rícino no tratamento da disfunção da glândula meibomiana (DMG), uma causa comum de olho seco. Os pesquisadores aplicaram uma mistura que continha 2% de óleo de rícino e 5% de óleo de rícino polioxietileno e descobriram que o colírio de óleo de rícino foi eficaz no tratamento de MGD;

Além disso, evidências anedóticas sugerem que as pessoas usaram o óleo de rícino como um medicamento tradicional desde os tempos do antigo Egito. E, atualmente, ele é um produto com diversos usos como: 

  • Aditivo alimentar;
  • Medicamento;
  • Ingrediente em produtos cosméticos;
  • Lubrificante industrial; 
  • Combustível biodiesel.

Mas contudo, de nada adianta comprarmos um produto pelos seus benefícios se não soubermos como usar, não é mesmo? Então veja a seguir como usar o óleo de rícino para conseguir seus benefícios!

Como usar e conseguir os benefícios do óleo de rícino nos olhos

Como vimos, são inúmeros os benefícios do óleo de rícino para os olhos. Porém, é necessário alguns cuidados na hora de usá-lo. Aqui estão algumas dicas sobre como usar o óleo de rícino nos olhos por exemplo:

  • Lave as mãos antes de aplicar;
  • Agite as gotas antes de usar;
  • Remova a tampa sem tocar na ponta do frasco;
  • Incline ligeiramente a cabeça para trás e puxe a pálpebra para baixo;
  • Segure o conta-gotas sobre a pálpebra inferior e aperte o frasco, permitindo que o produto caia;
  • Feche os olhos e deixe a gota cobrir seus olhos. Você pode pressionar suavemente a parte interna dos olhos (seus canais lacrimais) para evitar que o colírio escape;
  • Volte a colocar a tampa e lave as mãos;
  • Aplique cerca de quatro vezes ao dia para obter melhores resultados.

Mas apesar de seus benefícios, existem potenciais efeitos colaterais e possíveis perigos do uso de óleo de rícino para os olhos. Portanto, verifique com seu médico antes de usá-lo.

Riscos ou efeitos colaterais ao usar óleo de rícino nos olhos

Um dos efeitos colaterais mais comuns do colírio de óleo de rícino nos olhos é a visão embaçada. Não é porque as gotas estão prejudicando sua visão que isso acontece, mas sim porque o óleo está criando uma película protetora. O desfoque geralmente desaparece após alguns momentos.

Outros efeitos colaterais podem incluir coceira e inchaço dos olhos. Isso é mais comum quando o colírio de óleo de rícino contém conservantes, o que pode ser irritante. Exemplos de conservantes em colírios incluem cloreto de benzalcônio ou clorito de sódio.

Além disso, você também pode ter uma reação alérgica ao produto, que pode causar sintomas que incluem problemas respiratórios, tonturas ou náuseas. Se você sentir esses sintomas, pare de usar o produto imediatamente.

Mas embora o óleo de rícino seja um ingrediente comum em muitos colírios, os médicos não recomendam colocar óleo de rícino diretamente no olho. Veja a seguir outras opções!

Outras opções para os olhos

Olhos secos podem causar sintomas desconfortáveis ​​como ardência, queimação, irritação e visão turva. Os tratamentos podem depender das causas e da gravidade de seus olhos secos, mas de forma geral é utilizado:

  • Lágrimas artificiais de venda livre para olhos secos. Eles podem usar outros ingredientes, como óleo mineral;
  • Uma pomada para lágrimas artificial. Se você tiver olhos muito secos, pode ser necessário usar uma pomada em vez de uma gota;
  • Colírio de prescrição. Essas gotas não apenas lubrificam os olhos, mas também reduzem a inflamação e a irritação. Os exemplos incluem ciclosporina (Restasis) e (lifitegrast) Xiidra;
  • Tampões punctais. Se outras soluções não aliviarem os sintomas de olho seco, seu médico pode recomendar esses dispositivos para permitir que suas lágrimas permaneçam nos olhos por mais tempo;

Além disso, alguns hábitos saudáveis podem ser adotados ​​para melhorar os olhos secos, como:

  • O uso de um umidificador para manter a umidade do ar;
  • Fazer pausas frequentes sem olhar para o computador ou telefone. Neste caso, feche os olhos ou pisque com frequência para reintroduzir as lágrimas;
  • Usar óculos para olhos secos, óculos escuros ou óculos de sol ao ar livre para proteger seus olhos do vento e do ar seco que atinge seus olhos;
  • Parar de fumar e evitar a exposição dos olhos ao fumo.

Mais benefícios do óleo de rícino

Além de seus benefícios para os olhos, o óleo de rícino promove outros inúmeros benefícios como pode ser benéfico para a pele, por exemplo. Não é à toa que ele também é um ingrediente comum em muitos produtos de beleza. Afinal, adiciona um efeito hidratante aos cosméticos sem obstruir os poros ou irritar a pele.

Além disso, pode ser usado por exemplo no tratamento de acne, inflamação e na redução de rugas e manchas senis. 

Óleo de rícino nos cílios

O óleo de rícino tem propriedades que os tornam muito benéficos para o crescimento dos cílios, além de serem ótimos para hidratar e nutrir os fios devido a suas propriedades hidratantes. Contudo é importante usá-lo de forma a prevenir crises alérgicas.

Como usar óleo de rícino nos cílios

Se você pretende fazer tratamento com o óleo de rícino nos cílios, um dia antes do primeiro tratamento, aplique uma pequena quantidade de óleo em outra parte da pele, como o braço, por exemplo. Assim, se você não desenvolver irritação, o óleo é seguro para usar em seus cílios.

Mas tenha em mente que a melhor hora para tratar seus cílios é antes de ir para a cama, siga os seguintes passos:

  • Certifique-se de que seus cílios estão limpos e completamente livres de maquiagem;
  • Pegue uma pequena quantidade de óleo de rícino mergulhando um cotonete delicadamente no óleo;
  • Passe delicadamente o cotonete ao longo da linha dos cílios, tomando muito cuidado para não permitir que o óleo entre em seus olhos (o óleo que entrar em seus olhos pode ser extremamente irritante e deve ser lavado imediatamente com água);
  • Lave o óleo de rícino pela manhã com água ou removedor de maquiagem.

Além disso, o óleo de rícino também pode ser aplicado na sobrancelha, saiba mais a seguir!

Óleo de rícino para sobrancelha

Como acontece com a maioria dos remédios naturais e tradicionais, o uso de óleo de rícino nas sobrancelhas obteve alguns resultados mistos. Por isso, os dermatologistas têm medo de endossá-lo como um produto para essa finalidade. 

Porém, basta dar uma olhada na internet e você encontrará incontáveis casos de pessoas que tiveram excelentes resultados ao aplicar o óleo de rícino nas sobrancelhas. Por outro lado, você também encontrará alguns que dizem que aplicar óleo de rícino não deu resultado.

Por isso, a melhor maneira de descobrir se funcionará para você é simplesmente tentar você mesmo. Claro, sempre lembrando de usar da forma adequada.

Como usar óleo de rícino para sobrancelha

Antes de aplicar óleo de rícino nas sobrancelhas, lembre-se de aplicar algumas gotas na parte inferior do braço e esperar pelo menos um dia para ver se a área desenvolve sintomas como por exemplo: vermelhidão, inchaço e coceira.

Para aplicar óleo de rícino nas sobrancelhas, siga os seguintes passos:

  • Escolha uma hora do dia para aplicar óleo de rícino nas sobrancelhas diariamente. À noite, antes de dormir, é uma boa opção para que o óleo espesso fique nas sobrancelhas enquanto você dorme. Você pode querer proteger sua fronha com uma toalha;
  • Certifique-se de que suas sobrancelhas estão limpas e sem maquiagem;
  • Use um cotonete ou uma varinha de rímel limpa para passar uma pequena quantidade de óleo de rícino nas sobrancelhas;
  • Massageie suavemente o óleo de rícino nas sobrancelhas. Tome cuidado para não permitir que o óleo de rícino entre em contato com os olhos. Se isso acontecer, lave-o imediatamente;
  • Lave o óleo de rícino pela manhã com água ou um limpador suave.

Mas como não há muita pesquisa sobre esse remédio, é difícil saber quanto tempo você precisa usá-lo antes de ver os resultados.

Leia mais sobre como cuidar das sobrancelhas com óleo de rícino

Já conhecia os benefícios do óleo de rícino?

Então agora que você já conhece os benefícios do óleo de rícino para os olhos, tenha em mente que é muito importante cuidar da sua saúde ocular. Portanto para isso, é importante por exemplo manter bons hábitos, fazer visitas regulares ao oftalmologista e sempre discutir com o médico sobre qualquer produto que pense em usar na região dos olhos.

Além disso, fazer testes de visão frequentemente é fundamental para você saber como anda a saúde dos seus olhos. Diz pra gente nos comentários, você faz testes de visão regularmente? 

Caso você ainda não saiba, nossos especialistas desenvolveram um teste de acuidade visual com tecnologia exclusiva Lenscope para você ter mais comodidade e precisão na hora de testar a qualidade da sua visão. Porque afinal agora você pode testar seus olhos em três passos rápidos, de forma totalmente gratuita. 

Por isso, faça agora nosso teste de acuidade visual online e então saiba como está a saúde dos seus olhos!

benefícios do óleo de rícino- teste de visao

Gostou do conteúdo? Mas não vá ainda! Diga aqui nos comentários o que achou e se pretende usar óleo de rícino! Afinal, sempre queremos ouvir você.

Fonte

Medicalnewstoday

Healthline

Stylecraze

Nvisioncenters

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 85

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...