Bolsa nos olhos: como tirar e o que causa

bolsa nos olhos
  • por
4.2
(46)

Bolsa nos olhos é uma condição comum que surge pelo acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores. Embora não precise de tratamento, existem procedimentos estéticos e até mesmo medidas caseiras que reduzem ou eliminam a bolsa nos olhos.

Além disso, algumas mudanças no estilo de vida também ajudam a suavizar a aparência dessas olheiras.

Sintomas

Bolsa nos olhos costuma ser um problema somente estético, que não apresenta risco à saúde. Os principais sinais de bolsa nos olhos são:

  • Inchaço leve
  • Pele flácida ou solta
  • Círculos escuros

Causas

Conforme envelhecemos, as estruturas dos tecidos e músculos que sustentam as pálpebras enfraquecem. Assim, a pele fica mais flácida e a gordura começa a acumular na área abaixo dos olhos. 

Além disso, a região das pálpebras inferiores também pode acumular líquido, dando a impressão de inchaço no local.

Outros fatores que contribuem com o surgimento das bolsas estão relacionados ao estilo de vida, como beber e fumar.

Em um artigo publicado pela BBC, Hayley Goldbach, médica residente em dermatologia na UCLA, afirma que “outra coisa que pode causar bolsas sob os olhos é retenção de líquidos, ou inchaço”. Quando acordamos, é normal que a pele embaixo dos olhos fique mais inchada.

Consumir muito sal, principalmente antes de dormir, também pode causar olhos inchados. 

Além disso, outras condições também causam bolsa nos olhos, como:

Como tirar bolsa nos olhos?

Existem diversos procedimentos estéticos que eliminam as bolsas nos olhos. Os principais tratamentos incluem: luz intensa pulsada, peeling químico, carboxiterapia, terapia à laser, preenchimento com ácido hialurônico, cirurgia plástica e uso de cosméticos. 

Saiba mais sobre cada um desses métodos a seguir.

Luz intensa pulsada

Esse tipo de tratamento utiliza pulsos de luz na pele para corrigir imperfeições. Dessa forma, esse procedimento é feito em vários casos, como, para remover manchas e marcas de expressão. E também é usado para eliminar bolsas nos olhos. 

O fotorrejuvenescimento também ajuda a melhorar a circulação dos vasos sanguíneos da região. Portanto, é eficaz na redução do inchaço.

Peeling químico

A técnica consiste na aplicação de ácidos que remove as camadas externas da pele. O peeling químico ajuda a diminuir a flacidez da pele sob os olhos, suavizando a aparência das bolsas.

É mais recomendado para casos mais leves.

Carboxiterapia

Nesse tratamento, é aplicado gás carbônico sob a pele para dilatar os vasos, melhorando o fluxo sanguíneo na região e estimulando a produção de colágeno.

Isso diminui a flacidez da pele e as marcas de expressão, ajudando também a tratar as bolsas nos olhos.

Terapia à laser

O laser ajuda a eliminar moléculas que escurecem a pele e também acaba com a flacidez da região. 

Preenchimento com ácido hialurônico

Conhecido no tratamento de rugas, o preenchimento com ácido hialurônico também é uma ótima opção para acabar com as bolsas nos olhos. 

O procedimento é indicado nos casos em que as bolsas são acentuadas por sulcos na pele ou pela presença de flacidez na região. 

Cirurgia plástica

A cirurgia plástica é o melhor tratamento para remoção das bolsas nos olhos. Indicada para casos graves em que outros tratamentos não funcionam, a cirurgia  consiste em remover o excesso de gordura sob a pálpebra.

Outra cirurgia utilizada para remover bolsa nos olhos é a blefaroplastia, que retira o excesso de pele das pálpebras.

Uso de cosméticos

Existem diversos cremes, pomadas e géis que auxiliam no tratamento das bolsas nos olhos. Esses cosméticos contém propriedades hidratantes que aumentam a elasticidade da pele e ajudam a drenar o acúmulo de líquido na região.

No entanto, os produtos devem ser indicados pelo dermatologista pois variam de acordo com as características da pele de cada pessoa.

As principais opções incluem produtos à base de polipeptídeos, ácido hialurônico, extrato de chá verde, óleo de algodão ou andiroba.

Métodos caseiros para reduzir ou eliminar a bolsa nos olhos

Também é possível tratar as bolsas nos olhos em casa, fazendo compressa fria nas pálpebras inferiores.

Para isso, você pode utilizar:

  • Colher de chá gelada
  • Rodelas de pepino
  • Toalha molhada
  • Saco de vegetais congelados

Usar protetor solar para o rosto diariamente também é uma forma de aliviar as bolsas, além de outros benefícios para a pele.

Quando ir ao médico?

Na maioria dos casos, bolsa nos olhos não é um problema grave e gera incômodos apenas estéticos. Porém, se os sintomas aparecerem em apenas um olho ou se o quadro piorar com o tempo, o ideal é procurar um médico.

Apesar de raros, em alguns casos, a bolsa nos olhos pode ser o resultado de uma infecção.

Também é recomendado ir ao médico se a bolsa nos olhos:

  • For severa e duradoura;
  • Apresentar vermelhidão, dor ou coceira;
  • Afetar outras partes do seu corpo, como suas pernas.

Alguns cosméticos que podem ajudar a eliminar a bolsa nos olhos

Separamos algumas marcas de cosméticos que auxiliam na redução das bolsas nos olhos.

Mas reforçamos que o mais indicado é apenas usar qualquer um dos produtos abaixo sob orientação de um profissional de saúde da área e de sua confiança. Assim, você evita possíveis reações alérgicas, e não corre o risco de comprar sem de fato usar o produto.

Confira abaixo quais são e a média de preço:

bolsa nos olhos - Instagram

Fontes

Mayo Clinic

BBC

Hopkins Medicine

Cosmopolitan

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 46

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *