ByteDance: empresa dona do Tik Tok compra fabricante de óculos VR

ByteDance
  • por
5
(2)

A empresa ByteDance é dona da grande sensação do momento nas redes sociais: o Tik Tok. Na intenção de aumentar o portfólio, a ByteDance vem fazendo aquisições de empresas de tecnologia. 

Atualmente, ela fez uma nova aquisição: a empresa Pico, fabricante de óculos de realidade virtual. 

A seguir, explicaremos mais como funcionam os óculos de realidade virtual. Além disso, falaremos mais sobre a aquisição fenomenal. 

Continue com a gente.

Tik tok, empresa da ByteDance

Fonte: TecnoBlog

ByteDance faz aquisição da fabricante “Pico” 

Que o mercado de tecnologia está sempre em crescimento não é novidade alguma. Cada vez mais vemos empresas nesse ramo adquirindo outras, na prospecção de crescer cada vez mais.

A empresa Pico foi a terceira maior fabricante global de óculos de realidade virtual no início de 2021. Porém, seu mercado era mais voltado para o público ocidental, sendo sua aquisição mais difícil no oriente. 

A compra da chinesa “ByteDance” é um investimento de longo prazo. Com isso, a dona do TikTok pretende apoiar a entrada da Pico no mercado mundial de venda de óculos de realidade virtual. 

Além disso, a ByteDance, com a compra entra no mercado mais competitivamente contra o Facebook. Assim, a companhia fica colocada em  páreo contra a Oculus, que é a divisão de tecnologia do rede social do Zuckerberg.

Quem é a “Pico”?

A “Pico” é uma empresa chinesa, fundada em 2015. O objetivo principal da companhia é criar produtos de realidade virtual que possam ser usados em vários segmentos.

Isso significa que, além da criação de óculos de realidade virtual, a empresa também foca no uso da tecnologia para outros usos, como comercial. 

Além disso, ela também foca no design feito para o cliente, no que chamam de “user first design”. Isso visa eliminar qualquer tipo de desconforto causado pelos designs nesses produtos. 

O que é a realidade virtual?

À primeira vista, a realidade virtual é uma tecnologia que cria um ambiente simulado. 

Basicamente, a realidade virtual visa colocar o usuário dentro de um ambiente criado por ela. Assim, se você fizer uso dessa tecnologia, você não fica apenas assistindo à uma tela, mas é imerso em um universo 3D.

Ao passo que o ser humano é um ser muito visual, essa é uma forma de nos sentirmos em uma realidade paralela: pela imersão nas imagens. Porém, não é só isso que a tecnologia faz. Nós somos capazes de sentir diversas sensações durante uma experiência de realidade virtual, como sons e até cheiros.

O que são óculos de realidade virtual?

Antes de tudo, é bom lembrar que a realidade virtual pode ser entregue de diferentes maneiras. Porém, o veículo principal e mais utilizado para essa tecnologia são os óculos de realidade virtual, ou VR Headsets.

A princípio, é um equipamento que cobre os olhos como uma máscara, usado na cabeça. Nesse sentido, o dispositivo tem uma tela, onde o vídeo se passa, que dá esse formato de “realidade virtual”, uma vez que quem usa o equipamento fica imerso nesse mundo.

Óculos de realidade virtual

Fonte: TechTudo

Ainda mais, existem alguns tipos de óculos de realidade virtual. Ou seja, alguns devem ser conectados a consoles de videogame ou computadores para funcionar. Por outro lado, existem os headsets que funcionam por conta própria, ou até os que funcionam conectados à smartphones. 

Nesse sentido, existem vários fatores a se levar em conta ao comprar um óculos de realidade virtual. Assim, se deseja comprar um, deve medir os prós e contras, entender o custo benefício e qual se encaixa melhor com seu estilo de vida. Você pode saber mais no nosso artigo sobre óculos de realidade virtual.

Óculos de realidade virtual com óculos de grau

Antes de mais nada, é sim possível usar óculos de grau junto com os óculos de realidade virtual. Porém, se é seu caso, é necessário prestar atenção em alguns detalhes antes de fazer a compra do seu headset de VR.

Primeiramente, o mais importante é que você encontre conforto ao usar os óculos de realidade virtual junto com suas lentes corretivas. Logo, o ideal é checar se os óculos acomodam as lentes corretivas, e também ajustar o headset para que não te machuque.

É muito importante também que você se proteja da luz azul, que é emitida por telas digitais. Ao longo prazo, ela pode causar danos aos nossos olhos, e principalmente à retina. Se quiser saber mais, você pode também assistir nossa série sobre luz azul no youtube:

Você faz uso da tecnologia de óculos de realidade virtual?

Os óculos de realidade virtual são uma opção inovadora para entrar em ambientes simulados e fugir um pouco da realidade. Porém, nada disso adianta se não conseguirmos enxergar bem o que está acontecendo.

Nós aqui da Lenscope somos uma health tech, e vendemos lentes de óculos com grau (e sem), pela internet. Nós acreditamos que a compra de óculos deve ser algo prático, e por isso adotamos esse modelo de compra para que você possa comprar seus óculos sem sair de casa.

Além da comodidade de comprar seus óculos no conforto de seu lar,  nós acreditamos que óculos devem ser acessíveis, e por isso oferecemos lentes de qualidade com preços justos, que não pesam no bolso. 

Se você quiser descobrir se tem algum problema de visão, você pode fazer o nosso teste de visão, totalmente online e gratuito. Só lembre-se que independente do resultado, é importante que você se consulte com um oftalmologista ou optometrista regularmente. 

ByteDance - teste de visão

Se você gostou do conteúdo e deseja continuar informado sobre assuntos de saúde ocular, assine a nossa newsletter. Assim, você fica em dia sobre as principais notícias oculares!

Fontes:

TecMundo

Pico

Terra

MyStory

Marxent

BH Photo Video

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *