Calázio: como é, causas, sintomas e tratamentos

calázio
2.3
(3)

O calázio é um inchaço que ocorre normalmente na pálpebra superior. Tem aspecto de um caroço, como se tivesse uma bolinha na sua pálpebra, e é causado por uma glândula bloqueada pelo acúmulo de secreções sebáceas na pálpebra.

calázio

A glândula em si é a meibômio, responsável por produzir as lágrimas. 

O calázio é diferente do terçol. Apesar de serem fisicamente bastante semelhantes, o terçol é causado por uma bactéria estafilococos, que infecciona os olhos. Tanto é que o terçol causa dor, e o calázio é indolor.

Causas do calázio

O calázio é causado pelo bloqueio das glândulas meibômio. Essa glândula, juntamente com as lágrimas que também produz um óleo responsável por lubrificar e proteger os nossos olhos. 

Então, o excesso de óleo, o bloqueio das glândulas ou qualquer doença ou problema que afete essas glândulas pode provocar calázio.

Diferença entre calázio e terçol

É bem comum o calázio ser confundido com o terçol, que também pode ser chamado de “terçol interno”.

Entretanto, essa é a diferença: apesar de ambos serem um nódulo causado por disfunção da glândula, o calázio é mais interno. Além disso, o terçol infecciona e tende a ser dolorido, enquanto o calázio não.

calázio

Diferenças entre calázio e terçol

Fatores de risco

É mais comum ter esse problema quem que já possui algum tipo de inflamação no organismo, ou pré-disposição para tal. Por isso, algumas doenças podem também provocar calázio. São elas:

Sintomas

Como é o diagnóstico do calázio

O exame de diagnóstico do calázio é simples. Sendo assim, o médico pode simplesmente olhar com uma lanterna e ver as características do nódulo. Além disso, os sintomas fazem a diferença na hora de ter o diagnóstico.

Tratamento

Normalmente, o calázio tende a sumir sozinho ou com tratamentos domiciliares em alguns dias. 

Entretanto, se ele persistir, é preciso procurar ajuda médica. O oftalmologista pode indicar colírios, pomadas, uma injeção de corticosteróide, ou ainda, em casos mais graves, uma cirurgia para drenar a área.

Tratamentos e remédios caseiros

Alguns procedimentos caseiros podem se mostrar bastante eficazes para o tratamento do calázio. São eles:

  • Lavar os olhos várias vezes ao dia
  • Fazer compressa com água quente na área – quatro vezes ao dia, por cerca de 10 minutos

E vale salientar que é muito importante não tentar apertar o calázio, e sempre que for tocá-lo, estar com as mãos bem higienizadas.

Quando tempo dura o calázio?

O calázio costuma durar entre 2 dias e uma semana, e desaparecer sozinho.

Entretanto, cada caso é um caso. É sempre indicado procurar ajuda médica, para um tratamento mais adequado.

Complicações do calázio

Caso o calázio não desaparecer após uma semana, ele pode causar visão turva, dificuldade para abrir os olhos, e intensificar os sintomas.

É possível de prevenir de ter calázio?

Sim, é possível se prevenir do calázio realizando a higiene dos olhos diariamente é a melhor forma de prevenir o calázio e outras doenças. É indicado a limpeza das pálpebras duas vezes ao dia, com lenços e produtos próprios para os olhos ou mesmo um algodão embebido com água.

Além disso, algumas medidas também são importantes:

Quando ir ao médico?

Se o calázio não desaparecer, é necessário procurar ajuda médica. 

Isso porque, nesse caso, é preciso que o médico verifique a evolução do problema, pois existem alguns tipos de nódulos que são possíveis de se formar nos nossos olhos e podem indicar algo mais grave. 

Como tratar a sensibilidade a luz característica do calázio

Além de causar desconforto ao piscar os olhos, o calázio também causa bastante sensibilidade à luz intensa.

Para quem não pode alterar muito a rotina, uma dica que ajuda é usar e abusar do óculos de sol enquanto você tiver com a inflamação.

Além do óculos de sol diminuir a intensidade da luz que chega aos nossos olhos, ele também os protege dos raios UV.

E aqui a dica de ouro é que os óculos de sol também podem ser feitos com o seu grau. Então, se você precisa de óculos para enxergar, ele é uma ótima opção.

Se você já usa óculos de grau, uma outra opção também é usar óculos com lentes fotossensíveis, que escurecem e clareiam de acordo com a intensidade do ambiente. Com essas lentes, você nem precisa ficar tirando e colocando o óculos. Legal, né?

Cada pequeno cuidado que tomamos evita  a piora do calázio e a extensão do período dos sintomas.

Então, fique atento à sensibilidade e à fotofobia. E nunca é demais lembrar: tenha cuidado com a higiene sempre que for colocar as mãos nos olhos.

E você, já teve calázio? Em quanto tempo ele desapareceu? Conte sua experiência para nós nos comentários!

Fontes

Moorfields Eye Hospital

Medical News Today

Everyday Health

Healthline

American Academy of Ophthalmology 

WebMd

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *