calázio

Calázio: como é, causas, sintomas e tratamentos

0
(0)

O calázio é um inchaço que ocorre normalmente na pálpebra superior. Tem aspecto de um caroço, como se tivesse uma bolinha na sua pálpebra, e é causado por uma glândula bloqueada pelo acúmulo de secreções sebáceas na pálpebra.

calázio

A glândula em si é a meibômio, responsável por produzir as lágrimas. 

O calázio é diferente do terçol. Apesar de serem fisicamente bastante semelhantes, o terçol é causado por uma bactéria estafilococos, que infecciona os olhos. Tanto é que o terçol causa dor, e o calázio é indolor.

Causas do calázio

O calázio é causado pelo bloqueio das glândulas meibômio. Essa glândula, juntamente com as lágrimas que também produz um óleo responsável por lubrificar e proteger os nossos olhos. 

Então, o excesso de óleo, o bloqueio das glândulas ou qualquer doença ou problema que afete essas glândulas pode provocar calázio.

Diferença entre calázio e terçol

É bem comum o calázio ser confundido com o terçol, que também pode ser chamado de “terçol interno”.

Entretanto, essa é a diferença: apesar de ambos serem um nódulo causado por disfunção da glândula, o calázio é mais interno. Além disso, o terçol infecciona e tende a ser dolorido, enquanto o calázio não.

calázio

Diferenças entre calázio e terçol

Fatores de risco

É mais comum ter esse problema quem que já possui algum tipo de inflamação no organismo, ou pré-disposição para tal. Por isso, algumas doenças podem também provocar calázio. São elas:

Sintomas

Como é o diagnóstico do calázio

O exame de diagnóstico do calázio é simples. Sendo assim, o médico pode simplesmente olhar com uma lanterna e ver as características do nódulo. Além disso, os sintomas fazem a diferença na hora de ter o diagnóstico.

Tratamento

Normalmente, o calázio tende a sumir sozinho ou com tratamentos domiciliares em alguns dias. 

Entretanto, se ele persistir, é preciso procurar ajuda médica. O oftalmologista pode indicar colírios, pomadas, uma injeção de corticosteróide, ou ainda, em casos mais graves, uma cirurgia para drenar a área.

Tratamentos e remédios caseiros

Alguns procedimentos caseiros podem se mostrar bastante eficazes para o tratamento do calázio. São eles:

  • Lavar os olhos várias vezes ao dia
  • Fazer compressa com água quente na área – quatro vezes ao dia, por cerca de 10 minutos

E vale salientar que é muito importante não tentar apertar o calázio, e sempre que for tocá-lo, estar com as mãos bem higienizadas.

Quando tempo dura o calázio?

O calázio costuma durar entre 2 dias e uma semana, e desaparecer sozinho.

Entretanto, cada caso é um caso. É sempre indicado procurar ajuda médica, para um tratamento mais adequado.

Complicações do calázio

Caso o calázio não desaparecer após uma semana, ele pode causar visão turva, dificuldade para abrir os olhos, e intensificar os sintomas.

É possível de prevenir de ter calázio?

Sim, é possível se prevenir do calázio realizando a higiene dos olhos diariamente é a melhor forma de prevenir o calázio e outras doenças. É indicado a limpeza das pálpebras duas vezes ao dia, com lenços e produtos próprios para os olhos ou mesmo um algodão embebido com água.

Além disso, algumas medidas também são importantes:

Quando ir ao médico?

Se o calázio não desaparecer, é necessário procurar ajuda médica. 

Isso porque, nesse caso, é preciso que o médico verifique a evolução do problema, pois existem alguns tipos de nódulos que são possíveis de se formar nos nossos olhos e podem indicar algo mais grave. 

Como tratar a sensibilidade a luz característica do calázio

Além de causar desconforto ao piscar os olhos, o calázio também causa bastante sensibilidade à luz intensa.

Para quem não pode alterar muito a rotina, uma dica que ajuda é usar e abusar do óculos de sol enquanto você tiver com a inflamação.

Além do óculos de sol diminuir a intensidade da luz que chega aos nossos olhos, ele também os protege dos raios UV.

E aqui a dica de ouro é que os óculos de sol também podem ser feitos com o seu grau. Então, se você precisa de óculos para enxergar, ele é uma ótima opção.

Se você já usa óculos de grau, uma outra opção também é usar óculos com lentes fotossensíveis, que escurecem e clareiam de acordo com a intensidade do ambiente. Com essas lentes, você nem precisa ficar tirando e colocando o óculos. Legal, né?

Cada pequeno cuidado que tomamos evita  a piora do calázio e a extensão do período dos sintomas.

Então, fique atento à sensibilidade e à fotofobia. E nunca é demais lembrar: tenha cuidado com a higiene sempre que for colocar as mãos nos olhos.

E você, já teve calázio? Em quanto tempo ele desapareceu? Conte sua experiência para nós nos comentários!

Fontes

Moorfields Eye Hospital

Medical News Today

Everyday Health

Healthline

American Academy of Ophthalmology 

WebMd

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *