Campo visual: como saber quando há um problema e exames indicados

campo visual
  • por
3.8
(18)

A perda de campo visual pode impactar a qualidade de vida e a mobilidade de quem sofre com o problema. Por isso, é importante medir sua visão frequentemente a fim de acompanhar possíveis alterações.

Para isso, o teste de campo visual é uma boa forma de medir sua visão em cada olho e verificar se houve alguma perda de visão e o quanto essa perda representa. Além disso, o teste é também uma parte importante do check-up para pessoas que correm o risco de perder a visão devido a doenças e outros problemas, ou doenças na família.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar com detalhes o que é o campo visual, sintomas que indicam problemas e quais doenças podem afetá-lo. Então, continue lendo para saber mais.

O que é o campo visual

O campo visual é a área total que uma pessoa pode enxergar ao seu redor. Ele é importante porque auxilia nas atividades diárias, como dirigir ou cozinhar, por exemplo. Mas também porque a partir dele, o sistema visual pode detectar estímulos, por meio da referência de um ponto fixo para onde se olha. 

Muitas doenças podem afetar adversamente o campo visual, incluindo: 

  • Glaucoma;
  • Derrames;
  • Pressão alta (hipertensão);
  • Diabetes;
  • Esclerose múltipla;
  • Hiperatividade da glândula tireoide (hipertireoidismo). 

Por isso, pessoas com alguma dessas condições preexistentes devem monitorar regularmente o campo visual. Além de que, alguns sintomas podem facilmente indicar problemas no campo de visão.

Sintomas que indicam problemas no campo visual

A perda do campo visual ocorre quando um indivíduo sofre danos em qualquer parte de seu caminho visual, o caminho que os sinais viajam do olho ao cérebro.  Existem muitas causas diferentes de perda de campo visual. O tipo de perda depende de qual parte exata da via foi danificada. 

Lembre-se de que também pode não ser um processo de doença, mas um problema de processamento que causa uma perda temporária do campo visual funcional. Contudo, independentemente da causa ou tipo de perda, os sintomas ou sinais mais comuns de perda do campo visual são:

  • manchas na visão;
  • perda total (um ponto cego) na visão. 

No entanto, em muitos casos, um indivíduo nem mesmo tem consciência de que está sofrendo de perda de campo visual. Conheça a seguir algumas doenças que-o afetam.

Doenças que afetam o campo visual

Os problemas do campo visual têm uma série de causas, incluindo distúrbios que não se originam no olho, mas no sistema nervoso central ou na parte do cérebro que lida com a visão. Assim, as causas e doenças podem afetar o campo de visão e consequentemente provocar alterações na visão.

Dessa forma, o médico pode usar as informações dos testes de campo visual para diagnosticar:

  • Glaucoma;
  • Degeneração macular;
  • Glioma óptico;
  • Tumor cerebral;
  • Esclerose múltipla;
  • Golpe;
  • Arterite temporal;
  • Distúrbios do sistema nervoso central;
  • Distúrbios da glândula pituitária;
  • Pressão alta.

Além disso, o médico pode solicitar outros exames oftalmológicos para diagnosticar um problema específico. Nesse caso, se um problema de visão não for indicado como a causa da perda do campo visual, o médico poderá encaminhá-lo para um exame físico e exames de sangue.

Limitações do campo visual afetado

Quando o campo visual é afetado, ele pode trazer várias limitações como:

  • Dificuldade para dirigir;
  • Aumento de quedas;
  • Perda de mobilidade;
  • Comprometimento da realização de atividades diárias;
  • Dificuldade em fazer atividades físicas.

De acordo com um estudo do Wilmer Eye Institute,“ atividade física ocorre em uma variedade de locais e configurações, e muitas intervenções para melhorar a atividade física se concentram em aumentar a atividade em um local específico, como em casa ou dentro de uma academia de ginástica,”.

Jian-Yu E, doutor em medicina do Wilmer Eye Institute, e seus colegas usaram o rastreamento por GPS para ver a distância que 229 participantes do estudo viajaram de suas casas e a intensidade de seus níveis de atividade física por 7 dias consecutivos. A idade média dos participantes era de 71 anos e 51% eram homens.

Os pesquisadores calcularam o dano do campo visual dos indivíduos, definido como “sensibilidade média dentro do campo de visão integrada.” Metade dos participantes teve dano de campo visual normal ou leve, 40% teve dano de  moderado e 10% teve dano grave.

De acordo com os dados do estudo, os participantes com dano grave de campo de visão passaram mais tempo em casa do que pacientes com dano normal ou leve.

Campo visual, doenças da retina e glaucoma

Como o glaucoma costuma ocorrer em pessoas que sofrem com a pressão intraocular elevada, as alterações visuais podem afetar o nervo ótico desses pacientes e levar à perda de visão. Da mesma forma acontece com quem tem doenças da retina, já que ela está diretamente conectada ao nosso cérebro por meio do nervo óptico.

Além disso, há outras limitações que, assim como o glaucoma e as doenças da retina, estão entre as principais e mais perigosas limitações das alterações no campo visual. Por exemplo, a deficiência visual associada à mortalidade.

Assim, é muito importante acompanhar a saúde ocular, monitorando seus olhos constantemente por meio de exames de vista. Dessa forma, é possível evitar problemas mais sérios nos olhos ou mesmo acidentes relacionados à perda de visão.

Exame de campimetria

O teste de campo visual, mais conhecido como campimetria, é uma forma do seu oftalmologista medir a quantidade de visão que você tem em cada um dos olhos e a quantidade de perda de visão que pode ter ocorrido com o tempo. Além disso, ele pode determinar se você tem pontos cegos (escotoma) em sua visão e onde eles estão. 

O tamanho e a forma de um escotoma podem mostrar como uma doença ocular ou um distúrbio cerebral está afetando sua visão. Por exemplo, se você tem glaucoma, este teste ajuda a mostrar qualquer possível perda de visão lateral (periférica) devido a essa doença.

Os oftalmologistas também usam testes de campo visual para avaliar como a visão pode ser limitada por problemas palpebrais, como ptose e pálpebras caídas. Portanto, a campimetria é uma parte importante do cuidado regular com os olhos para pessoas que correm o risco de perder a visão devido a doenças e outros problemas.

Assim, pessoas com as seguintes condições devem ser monitoradas regularmente pelo oftalmologista, que determinará com que frequência o teste de campo visual é necessário:

  • Glaucoma;
  • Esclerose múltipla;
  • Doença dos olhos da tireoide;
  • Distúrbios da glândula pituitária;
  • Problemas do sistema nervoso central (como um tumor que pode estar pressionando partes visuais do cérebro);
  • Golpe.

Além disso, pessoas com diabetes e hipertensão têm maior risco de desenvolver vasos sanguíneos bloqueados no nervo óptico e na retina. Dessa forma, elas podem precisar de teste de campo visual para monitorar quaisquer efeitos dessas condições em sua visão.

Cuide da saúde da sua visão: visite seu oftalmologista regularmente

Nossos olhos são verdadeiros indicadores da nossa saúde e estar atento aos sinais e sintomas que eles nos mostram é de extrema importância. Cuidar da saúde ocular regularmente, visitando um oftalmologista, é essencial para garantir uma boa visão ao longo da vida, seja prevenindo doenças oculares ou tratando problemas de visão existentes.

Aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular a todos e proporcionar acesso a lentes mais finas e óculos de qualidade por um valor mais acessível e com atendimento personalizado. . Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as nossas lentes de qualidade. Saiba mais sobre nossas lentes fazendo um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

Fonte

Healio

Medicinenet

Visionforlifeworks

Healthline

Ncbi

Aao

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

5 comentários em “Campo visual: como saber quando há um problema e exames indicados”

  1. Quando tinha uns 10 anos, perdi a visão em um canto da visão por alguns minutos. Foi horrível, 2 anos depois aconteceu a mesma coisa, no mesmo canto. Falei pra minha mãe e ela me mandou em um médico, ele disse ser porque eu forçava muito a visão, e me mandou usar um óculos de descanso. Me senti mal mesmo assim, morro de medo de acontecer algo com a minha visão, mas continuei com um sentimento ruim, pois eu não expliquei nada, ele só examinou meus olhos e disse que precisava dos óculos de descanso. Pesquisei um pouco mais, e me assustei mais ainda, não quero que nada ruim aconteça com a minha visão, tenho muito medo, se alguém puder me ajudar eu agradeço.

    1. Oi, Sophia! O ideal é que você mantenha consultas de rotina com o seu médico oftalmo de confiança, para acompanhar a saúde dos seus olhos. Além disso, você pode conversar abertamente com ele sobre os seus receios e dúvidas quanto ao seu diagnóstico.

      Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  2. Meus 2 olhos tem uma parte que não enxergo, quando eu fecho um deles e coloco um dedo ou algo na frente dessa parte ela simplesmente desaparece, e quando faço isso e mudo a visão de um canto pro outro aparece meio que uma luz brilhante no local, e também quando coloco a visão do olho esquerdo no canto do olho esquerdo aparece uma mancha esverdeada e preta na visão.

    1. Olá, Rafael. Tudo bem? O ideal é que consulte com um oftalmologista da sua confiança e conte o que acontece com os seus olhos, ele é o profissional adequado para orientá-lo com precisão. Esperamos ter ajudado.🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *