Caspa é uma condição muito comum que ocorre quando a pele do couro cabeludo começa a descamar. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que além do cabelo, também é possível ter caspa na sobrancelha.
Apesar de bastante incômoda, a boa notícia é que a caspa é muito fácil de tratar, tanto no cabelo, quanto na sobrancelha. Vale lembrar ainda que a caspa não é contagiosa e muito menos está relacionada à falta de higiene.
Trata-se de uma doença crônica que pode acontecer com qualquer pessoa e até mesmo afetar a região dos olhos.
Embora não seja uma condição grave, em alguns casos, a caspa acaba causando uma inflamação chamada blefarite. Por isso é importante se atentar aos sintomas e iniciar o tratamento o quanto antes.
No artigo de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre caspa na sobrancelha. Então continue a leitura para saber mais.
Caspa na sobrancelha existe? Existe sim!
Qualquer pessoa pode ter caspa na sobrancelha, até mesmo bebês. Porém é na puberdade que geralmente começam os primeiros sintomas. Isso porque a caspa se desenvolve nas regiões onde há muitas glândulas produtoras de óleo e é nessa fase que a pele fica mais oleosa.
Apesar de pouco conhecida, caspa na sobrancelha é algo bastante comum. Nos casos leves, é possível cuidar com tratamentos caseiros. Já em casos avançados, é necessário recorrer ao tratamento com dermatologista.
Dermatite seborreica
É a dermatite seborreica que causa a caspa, uma inflamação que provoca descamação e vermelhidão em algumas partes do rosto. Por ser um problema crônico, costuma apresentar períodos de melhora e piora dos sintomas.
Já quando apresentada em recém-nascidos, a dermatite seborreica é uma condição inofensiva e temporária. Nessa fase costumam aparecer cascas grossas amareladas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança.
E além do couro cabeludo, essas cascas também podem se desenvolver nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha.
O que causa caspa na sobrancelha
Embora a causa da doença não seja totalmente conhecida, a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos.
Quando não é genética, as principais causas da dermatite seborreica são:
- algumas alergias;
- baixa temperatura;
- consumo de álcool;
- uso de medicamentos;
- excesso de oleosidade;
- presença do fungo Pityrosporum ovale.
Caspas na sobrancelha por estresse
Embora não sejam a causa principal da doença, passar por situações de estresse ou tensão emocional pode agravar o quadro da caspa na sobrancelha.
Sintomas mais comuns que acompanham a caspa na sobrancelha
Os sintomas da caspa na sobrancelha são parecidos com os da caspa no couro cabeludo, então, entre eles estão:
- pedaços de pele brancos ou amarelos;
- coceira;
- manchas vermelhas na pele;
- aparência escamosa em torno da sobrancelha, com aspecto oleoso;
Em alguns casos, dependendo da causa da caspa, também pode haver uma erupção cutânea.
Caspa na sobrancelha pode afetar os olhos
Tanto a caspa no couro cabeludo quanto na sobrancelha podem afetar o olho levando a uma condição chamada blefarite.
A blefarite é uma inflamação das pálpebras que como resultado causa vermelhidão, irritação e coceira nos olhos. Assim como a caspa, a blefarite também forma cascas nos cílios.
Trata-se de uma doença ocular bastante comum que ocorre quando as glândulas sebáceas próximas à base dos cílios ficam obstruídas.
Piercing na sobrancelha: conheça os cuidados e riscos envolvidos
Tratamentos para caspa na sobrancelha
Existem diversos tratamentos para caspa na sobrancelha que variam de acordo com a causa da doença. Da mesma forma, existem tratamentos medicamentosos e remédios caseiros.
Em casos mais graves, pode ser necessário consultar um dermatologista, mas no geral os tratamentos caseiros, com shampoos-anticaspa e óleos, resolvem o problema.
Como a sobrancelha fica muito próxima do olho, é preciso tomar cuidado ao usar shampoo na região para que a espuma não entre nos olhos.
Tratamentos caseiros: 5 formas caseiras de tratar
Existem diversos tratamentos caseiros que ajudam a diminuir os sintomas da caspa da sobrancelha. Conheça abaixo alguns deles:
- 1. Óleo de amêndoa – basta massagear suas sobrancelhas com algumas gotas de óleo de amêndoa quente antes de dormir. No dia seguinte, não se esqueça de lavar o rosto.
- 2. Óleo de coco – assim como outros óleos, o óleo de coco ajuda a hidratar a pele e possui propriedades microbianas que ajudam no combate à caspa.
- 3. Babosa – quando aplicada na pele, a babosa alivia problemas dermatológicos como queimaduras e herpes labial. Da mesma forma, suas propriedades antibacterianas e antifúngicas ajudam a acabar com a caspa.
- 4. Vinagre de maçã – o vinagre de maçã também pode ser usado no tratamento da caspa na sobrancelha, pois ele equilibra o pH da pele, reduzindo o crescimento de fungos.
- 5. Sal – esfregar a pele da sobrancelha com um pouco de sal também é um remédio natural eficaz para se livrar do problema da caspa.
Se feitos frequentemente, todos esses métodos irão te ajudar a reduzir os sintomas da caspa na sobrancelha. No entanto, tome cuidado no momento da aplicação para que os produtos não caiam no seu olho, ok?
Quando procurar um médico?
É possível saber que está na hora de procurar um dermatologista quando os tratamentos com shampoos anti-caspa e remédios caseiros já não dão resultados. Mas, outra forma de saber se é necessário buscar ajuda médica é reparar se o quadro está piorando, com sintomas mais graves e vermelhidão.
E você, sabia que existe caspa na sobrancelha?
Apesar de pouco conhecida e não perigosa, é importante tratar a caspa na sobrancelha para evitar complicações, principalmente nos olhos, como a blefarite, por exemplo.
Além disso, também é fundamental consultar regularmente o oftalmologista para saber como anda a visão e se está tudo sob controle.
Somos uma Health Tech e aqui na Lenscope nos comprometemos com o acesso fácil a lentes de qualidade. Por isso, investimos em tecnologia e desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva que mede miopia e astigmatismo.
Mas agora conta pra gente, o que achou do artigo de hoje? Antes de sair não esqueça de deixar sua opinião em nossos comentários.