caspa na sobrancelha

Caspa na sobrancelha: causas e receitas caseiras

3.3
(3)

Caspa é uma condição muito comum que ocorre quando a pele do couro cabeludo começa a descamar. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que além do cabelo, também é possível ter caspa na sobrancelha.

Apesar de bastante incômoda, a boa notícia é que a caspa é muito fácil de tratar, tanto no cabelo, quanto na sobrancelha. Vale lembrar ainda que a caspa não é contagiosa e muito menos está relacionada à falta de higiene.

Trata-se de uma doença crônica que pode acontecer com qualquer pessoa e até mesmo afetar a região dos olhos. 

Embora não seja uma condição grave, em alguns casos, a caspa acaba causando uma inflamação chamada blefarite. Por isso é importante se atentar aos sintomas e iniciar o tratamento o quanto antes.

No artigo de hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre caspa na sobrancelha. Então continue a leitura para saber mais.

Caspa na sobrancelha existe? Existe sim!

Qualquer pessoa pode ter caspa na sobrancelha, até mesmo bebês. Porém é na puberdade que geralmente começam os primeiros sintomas. Isso porque a caspa se desenvolve nas regiões onde há muitas glândulas produtoras de óleo e é nessa fase que a pele fica mais oleosa.

Apesar de pouco conhecida, caspa na sobrancelha é algo bastante comum. Nos casos leves, é possível cuidar com tratamentos caseiros. Já em casos avançados, é necessário recorrer ao tratamento com dermatologista.

Dermatite seborreica

É a dermatite seborreica que causa a caspa, uma inflamação que provoca descamação e vermelhidão em algumas partes do rosto. Por ser um problema crônico, costuma apresentar períodos de melhora e piora dos sintomas.

Já quando apresentada em recém-nascidos, a dermatite seborreica é uma condição inofensiva e temporária. Nessa fase costumam aparecer cascas grossas amareladas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. 

E além do couro cabeludo, essas cascas também podem se desenvolver nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha. 

O que causa caspa na sobrancelha

Embora a causa da doença não seja totalmente conhecida, a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos. 

Quando não é genética, as principais causas da dermatite seborreica são:

  • algumas alergias;
  • baixa temperatura;
  • consumo de álcool;
  • uso de medicamentos; 
  • excesso de oleosidade;
  • presença do fungo Pityrosporum ovale. 

Caspas na sobrancelha por estresse

Embora não sejam a causa principal da doença, passar por situações de estresse ou tensão emocional pode agravar o quadro da caspa na sobrancelha.

Sintomas mais comuns que acompanham a caspa na sobrancelha

Os sintomas da caspa na sobrancelha são parecidos com os da caspa no couro cabeludo, então, entre eles estão: 

  • pedaços de pele brancos ou amarelos;
  • coceira; 
  • manchas vermelhas na pele;
  • aparência escamosa em torno da sobrancelha, com aspecto oleoso;

Em alguns casos, dependendo da causa da caspa, também pode haver uma erupção cutânea.

Caspa na sobrancelha pode afetar os olhos

Tanto a caspa no couro cabeludo quanto na sobrancelha podem afetar o olho levando a uma condição chamada blefarite.

A blefarite é uma inflamação das pálpebras que como resultado causa vermelhidão, irritação e coceira nos olhos. Assim como a caspa, a blefarite também forma cascas nos cílios. 

Trata-se de uma doença ocular bastante comum que ocorre quando as glândulas sebáceas próximas à base dos cílios ficam obstruídas.

Piercing na sobrancelha: conheça os cuidados e riscos envolvidos

Tratamentos para caspa na sobrancelha

Existem diversos tratamentos para caspa na sobrancelha que variam de acordo com a causa da doença. Da mesma forma, existem tratamentos medicamentosos e remédios caseiros. 

Em casos mais graves, pode ser necessário consultar um dermatologista, mas no geral os tratamentos caseiros, com shampoos-anticaspa e óleos, resolvem o problema. 

Como a sobrancelha fica muito próxima do olho, é preciso tomar cuidado ao usar shampoo na região para que a espuma não entre nos olhos.

Tratamentos caseiros: 5 formas caseiras de tratar

Existem diversos tratamentos caseiros que ajudam a diminuir os sintomas da caspa da sobrancelha. Conheça abaixo alguns deles:

  • 1. Óleo de amêndoa – basta massagear suas sobrancelhas com algumas gotas de óleo de amêndoa quente antes de dormir. No dia seguinte, não se esqueça de lavar o rosto. 
  • 2. Óleo de coco – assim como outros óleos, o óleo de coco ajuda a hidratar a pele e possui propriedades microbianas que ajudam no combate à caspa.
  • 3. Babosa – quando aplicada na pele, a babosa alivia problemas dermatológicos como queimaduras e herpes labial. Da mesma forma, suas propriedades antibacterianas e antifúngicas ajudam a acabar com a caspa.
  • 4. Vinagre de maçã – o vinagre de maçã também pode ser usado no tratamento da caspa na sobrancelha,  pois ele equilibra o pH da pele, reduzindo o crescimento de fungos.
  • 5. Sal – esfregar a pele da sobrancelha com um pouco de sal também é um remédio natural eficaz para se livrar do problema da caspa.

Se feitos frequentemente, todos esses métodos irão te ajudar a reduzir os sintomas da caspa na sobrancelha. No entanto, tome cuidado no momento da aplicação para que os produtos não caiam no seu olho, ok?

Quando procurar um médico?

É possível saber que está na hora de procurar um dermatologista quando os tratamentos com shampoos anti-caspa e remédios caseiros já não dão resultados. Mas, outra forma de saber se é necessário buscar ajuda médica é reparar se o quadro está piorando, com sintomas mais graves e vermelhidão.

E você, sabia que existe caspa na sobrancelha?

Apesar de pouco conhecida e não perigosa, é importante tratar a caspa na sobrancelha para evitar complicações, principalmente nos olhos, como a blefarite, por exemplo. 

Além disso, também é fundamental consultar regularmente o oftalmologista para saber como anda a visão e se está tudo sob controle. 

Somos uma Health Tech e aqui na Lenscope nos comprometemos com o acesso fácil a lentes de qualidade. Por isso, investimos em tecnologia e desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva que mede miopia e astigmatismo. 

Faça agora mesmo seu teste de visão online e gratuito e saiba se é hora de consultar um oftalmologista

caspa na sobrancelha - teste de visão

Mas agora conta pra gente, o que achou do artigo de hoje? Antes de sair não esqueça de deixar sua opinião em nossos comentários.

Fontes:

Health Line

American Optometric Association

Well and Good

eCycle

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *