Catarata em cachorro: como os cães são afetados pela doença

catarata em cachorro
  • por
4.7
(3)

Embora humanos e cachorros enxerguem o mundo de maneira diferente, nossos amigos de quatro patas tem olhos com estruturas similares aos nossos. Eles também têm córnea, pupila, íris e cristalino. Isso entre outras estruturas que compõem o olho.

Justamente por seus olhos serem similares aos nossos, os cachorros podem desenvolver algumas doenças oculares que também nos atingem. Tal qual, uma dessas condições que compartilhamos é a catarata.

Nos acompanhe a seguir e saiba o que causa a catarata em cachorros, seus sintomas e tratamentos. Também vamos dar dicas importantes para você prevenir a doença. Além disso, vamos dar dicas de como descobrir se seu fiel companheiro está com catarata. Também, a melhor maneira de ajudar seu pet.

O que é a catarata em cachorros?

Catarata em cachorro

A princípio, a catarata se desenvolve nos cachorros da mesma forma que em nós, humanos. Ou seja, à medida que envelhecem, acontecem mudanças no equilíbrio das proteínas. Isso ocorre no humor vítreo, o líquido que está entre o cristalino e a íris. Assim, com o tempo, ele se torna opaco. Por isso, a luz chega com mais dificuldade à retina.

Aqui devemos destacar que, além da catarata, existe uma outra doença que atinge os olhos de nossos melhores amigos. Trata-se  da esclerose nuclear canina. Ao passo que o cão envelhece, há um processo natural de enrijecimento do cristalino, o que dá o aspecto opaco semelhante a catarata. A boa notícia é que, ao contrário da catarata, apesar de dificultar a visão, a doença não vai tirar a visão de seu pet.

Por outro lado, conforme a catarata se agrava, a visão piora, levando a cegueira. Porém, nos cachorros há outros fatores que podem causar a catarata, não só a idade. Veremos a seguir.

Quais são as causas da catarata em cães?

Ao passo que o envelhecimento natural do cristalino seja a principal causa da catarata em humanos e também nos cachorros, há outros fatores que contribuem ainda mais que a velhice quando o assunto é catarata em cachorro. A seguir vamos explicar as principais causas da doença:

  • Idade: embora não seja tão comum quanto nos humanos, a idade avançada também pode causar a doença. 
  • Diabetes: quase todos os cães com diabetes irão desenvolver a catarata em um período de até dois anos após o diagnóstico inicial. Assim, não é raro a catarata diabética surgir rapidamente. Atualmente, há casos de comprometimento da visão em dois dias!
  • Fatores hereditários: é a causa mais comum de catarata nos cachorros. Afinal, estudos identificaram mutações genéticas em várias raças conhecidas por apresentarem mais casos da doença. Atualmente existem testes genéticos disponíveis, que identificam indivíduos com grande potencial de desenvolver a catarata por serem portadores da mutação.

Raças de cães mais propensas a catarata:

  • Cocker Spaniel,
  • Poodle,
  • Labrador,
  • Beagle,
  • Pequinês,
  • Shih Tzu, 
  • Dálmata,
  • Pastor Alemão, entre outras.   

Sintomas da catarata em cachorro

  • Excesso de umidade nos olhos;
  • Dificuldade de enxergar em lugares pouco iluminados;
  • Hesitação ao subir ou pular em lugares;
  • Estrabismo;
  • Esbarrar em objetos ao caminhar ou não reconhecer pessoas próximas;
  • Coceira nos olhos;
  • Pupilas nubladas em um ou dois olhos;
  • Alteração na cor, tamanho ou forma das pupilas.

Como saber se meu cachorro tem catarata?

Primeiramente, somente um médico veterinário pode diagnosticar a catarata em cachorro, através dos exames necessários. Assim, em caso de diagnóstico positivo, é possível determinar o grau da catarata. Ela pode variar entre incipiente, imatura, madura e hipermadura.

É importante acompanhar a evolução da catarata em seu cão. Afinal, o agravamento da doença, em caso de catarata diabética, por exemplo, pode ocorrer num intervalo de dias!

Além disso, como já dissemos aqui, só o médico veterinário pode dar o diagnóstico. Porém, é seu dever como tutor prestar atenção nos sintomas que seu cachorro apresentar, e levar ele ao médico assim que qualquer alteração for notada. 

Quais os tratamentos para catarata em cachorro?

Antes de tudo, não há colírio ou medicamento que previna, trate ou faça regredir a catarata em cachorros. A boa notícia é que, assim como em humanos, as cirurgias de remoção da catarata são comuns. Ou seja, restauram a visão de seu pet, geralmente sem maiores complicações.

Porém, nem todos os cachorros estão aptos a passar pela cirurgia. Seja pela idade avançada, assim como por alguma doença que possa apresentar risco elevado na anestesia. Neste caso, o uso de colírios para evitar a inflamação da catarata podem ajudar. Afinal, a inflamação possivelmente pode desenvolver um glaucoma em seu cão. Ou seja, o colírio pode ser uma solução no sentido de melhorar a qualidade de vida de seu fiel companheiro.

Como prevenir doenças oculares no meu cachorro?

Além de deixar seu melhor amigo estiloso, o uso de óculos nos cachorros proporciona uma dose extra de proteção. 

Raças de cães que tem olhos saltados, como o Bulldog ou o Pug, por exemplo, se beneficiam com uso de óculos na prevenção de traumas e acidentes.

Há também a proteção contra os raios ultravioleta, que podem agravar doenças como uveíte, pannus e câncer. A proteção contra esses raios nocivos é feita da mesma maneira do que em humanos. Ou seja, por meio do uso de óculos de sol.

Como acostumar meu cachorro a usar óculos?

Não estranhe se seu amigo peludo não quiser usar óculos já nas primeiras vezes. Já publicamos um artigo sobre óculos para cachorros, detalhando essa dificuldade e também seus benefícios. Aqui vão algumas dicas para ajudar seu cão a ficar mais seguro e ainda mais fofo! 

  • Treine ao ar livre, com boa iluminação;
  • Comece com sessões curtas de treinamento;
  • Ofereça sempre guloseimas e faça elogios como recompensa;
  • Deixe seu cão se familiarizar com o óculos, cheirando e examinando o acessório.

E como está a sua visão?

Para você poder cuidar de seu amigo de quatro patas como ele merece, é preciso estar com a visão em dia também! Para isso, oferecemos totalmente gratuito e online, nosso teste de visão desenvolvido por especialistas. Ele poderá indicar se você tem algum problema de visão. Porém, é necessário a vista ao oftalmologista para fazer a medição de grau, além de pegar sua receita para óculos.

catarata em cachorro - teste de visão

Nós aqui da Lenscope temos como missão levar saúde visual acessível a todo o país. Antes de tudo, prezamos por levar informação de qualidade. Ainda mais, prezamos oferecer lentes de óculos de alta qualidade com preços que não pesam no bolso.

Nosso modelo de negócio prioriza agilidade, segurança e qualidade a um preço justo. Somos pioneiros na venda de óculos pela internet. Assim, você pode receber seus óculos perfeitos, e no conforto do seu lar.

Aproveite para assinar nossa newsletter e fique sempre bem informado sobre a saúde visual.    

Fontes:

Resources Best Friends

Pets WebMD

VCA Hospitals

Animal ER

Petful

The Happy Puppy

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *