catarata quando operar

Catarata. Quando Operar?

Quando operar da catarata? A cirurgia de catarata é recomendada quando a visão está comprometida realizando a substituição do cristalino através de uma lente intraocular (LIO), uma vez que a opacidade cristalino prejudica a vista.

A catarata é uma doença que nos faz perder a transparência do cristalino, ou seja, ele fica mais opaco e perdemos uma parte importante das lentes dos nossos olhos. Por isso, é a doença que mais provoca perda de visão no mundo! 

O cristalino começa a se perder automaticamente à medida em que envelhecemos, devido ao acúmulo de “sujeira” (como gordura, proteínas, células mortas etc). Daí os riscos de catarata em pessoas idosas.

A catarata pode ocorrer por conta da idade, estar relacionada à doenças e até por causa de uso de medicamentos como corticoides.

catarata quando perar

Como a catarata afeta a nossa visão?

O cristalino é responsável por levar a luz que vem de fora para os nossos olhos. 

Com a perda do cristalino, os raios de luz não conseguem chegar à retina, e com isso começamos a sentir a visão cada vez mais embaçada e desfocada, aos poucos, até que ela se comprometa de vez. 

Normalmente, a catarata surge após os 50 ou 60 anos. Entretanto, é um tipo de doença reversível e, por isso, é muito comum que a cirurgia seja feita nos pacientes que a possuem, mesmo que tenham idade mais avançada.

catarata

Importância da cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata não é apenas essencial para recuperar a visão. Ela também possui outros benefícios:

  • É um procedimento rápido;
  • Tem riscos reduzidos;
  • Não precisa esperar a doença progredir;
  • Evita que você use óculos;
  • Aumenta a qualidade de vida.

É um procedimento rápido

A cirurgia de catarata dura cerca de 15 a 20 minutos e é feita a laser. Ou seja…sem cortes e com rápida recuperação (o paciente não precisa ficar internado).

Tem riscos reduzidos

O laser proporciona menor risco e maior conforto, ao procedimento e ao paciente. Além disso, uma vez operado, não há chance de retorno da doença.

Não precisa esperar a doença progredir

Com a tecnologia atual e a utilização do laser, é possível realizar a cirurgia logo que o diagnóstico for feito. Ou seja, você elimina o problema mais rapidamente.

Evita que você use óculos 

Isso porque, muitas das pessoas que possuem catarata podem ter também outros problemas de visão (miopia, hipermetropia, astigmatismo), e, dependendo da lente de cristalino que for implantada para corrigir a catarata, ela pode corrigir também o seu outro problema – isso reduz muito a necessidade de utilizar óculos.

Aumenta a qualidade de vida 

Após a cirurgia, a sua visão não ficará mais comprometida, e dessa forma é possível realizar atividades do dia a dia, como sair, trabalhar, fazer exercícios físicos. Desse modo, sua qualidade de vida aumenta também!

Cirurgia de catarata

Como já dito, a catarata pode ser corrigida por meio de uma cirurgia à laser. Essa cirurgia coloca lentes artificiais transparentes (LIO), também chamadas de “lentes intraoculares transparentes”, uma vez que a catarata deixa o cristalino opaco (embaçado).

A cirurgia de catarata faz uso, além do laser, de facoemulsificação (ou seja, faz incisões de cano no seu olho) para fazer incisões no olho, enquanto o cano aspira e dilui a catarata. 

Outras opções

A cirurgia é o meio de tratamento mais indicado e utilizado para evitar a perda de visão. Entretanto, dependendo do problema que você tiver, você pode também utilizar óculos e lentes. Existem pessoas que se adaptam apenas com essas soluções e a doença não progride.

Entretanto, cada caso é um caso, e apenas o diagnóstico pode atestar a melhor solução!

Vamos ficar por aqui. Mas lembre-se: apenas o seu médico oftalmologista (ou no caso da catarata, o geriatra também!) pode te diagnosticar e te encaminhar para o melhor tratamento. 

Por isso, é importante que sejam realizadas visitas periódicas ao médico, para prevenção e/ou tratamento tanto da catarata quando de outros problemas e doenças que possam comprometer a saúde dos nossos olhos ao longo da vida.

catarata quando operar

Então, o que achou do artigo? Foi esclarecedor? Conte para nós nos comentários!

Catarata. Quando Operar?
Média 5 de 6 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest