catarata

O que é catarata? Sintomas e tratamentos

A catarata é uma lesão ocular que causa opacidade no cristalino, lente natural localizada atrás da íris que auxilia na formação de imagens na retina.

Segundo o site Folha Vitória, essa é a doença ocular que mais cresce no Brasil, por causa do envelhecimento da população.

Além disso, a catarata senil, causada pelo envelhecimento do cristalino com a idade, é o tipo mais comum de ser adquirir.

catarata

Causas da catarata

A principal causa da catarata é o envelhecimento do cristalino com a idade, chamada de catarata senil ou adquirida.

A catarata senil surge geralmente após os 50 anos quando a lente natural dos olhos, o cristalino, começa a perder elasticidade e torna-se opaco. Com isso, a visão do indivíduo vai embaçando aos poucos até enxergar apenas vultos e luzes, podendo levar à cegueira.

catarata

Apesar de rara, a catarata também pode ser congênita. Ou seja, quando o bebê já nasce com a doença.

Esses casos geralmente ocorrem quando as mães tiveram rubéola, sífilis ou toxoplasmose nos três primeiros meses de gestação.

Aliás, existem outros fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento da doença. São eles:

  • Diabetes
  • Doenças metabólicas
  • Uso frequente de colírios com corticóides e sem prescrição médica
  • Inflamações intraoculares
  • Tabagismo e alcoolismo
  • Fortes contusões na região dos olhos (socos ou batidas)
  • Excesso de radiação 

Sintomas de catarata

  • Visão embaçada
  • Alteração contínua no grau dos óculos
  • Fotossensibilidade
  • Imagens distorcidas
  • Visão dupla
  • Dificuldade para ler, dirigir e andar

No entanto, para identificar a doença é preciso consultar um oftalmologista. Ele irá solicitar alguns exames para diagnosticar a doença. 

O exame mais comum é a biomicroscopia, acompanhado de dilatação da pupila. Se confirmada a existência de catarata, outros exames complementares poderão ser realizados, como a Microscopiaespecular, Paquimetria, Fundoscopia e Retinografia.

Tratamentos 

A catarata só pode ser corrigida através de cirurgia. O procedimento consiste em substituir o cristalino por lentes artificiais transparentes, chamadas de  lentes intraoculares transparentes (LIO).

O processo de retirada do cristalino é chamado de facoemulsificação. Trata-se de uma cirurgia simples, rápida e feita sob anestesia local .

Apesar da cirurgia ser a única forma de tratamento eficaz do problema de visão, também é possível melhorar a nitidez da visão com óculos de grau e lentes de contato. 

Em casos menos graves, em que a perda de visão não afeta a qualidade de vida do paciente, é possível até mesmo optar por não fazer a cirurgia.

Além disso, é possível prevenir o desenvolvimento da doença seguindo algumas recomendações. Por exemplo: sempre usar óculos escuros e nunca olhar diretamente para o sol. 

Evitar o uso de colírios sem prescrição médica, principalmente os com corticóides, é outra recomendação importante para prevenir esse problema de visão.

Ter um estilo de vida saudável, além de outros benefícios, também auxilia na prevenção da doença. Hábitos como não fumar e comer vegetais irão proteger os olhos contra a catarata.

Então, esse artigo foi útil para você?

catarata

O que é catarata? Sintomas e tratamentos
Média 5 de 2 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest