Cegueira noturna: como é, causas e como tratar

cegueira noturna
  • por
3.9
(17)

A cegueira noturna é a dificuldade em enxergar à noite ou com baixa luz. Não é uma doença, mas um sintoma de que algo pode estar em desequilíbrio na nossa visão. Por isso, devemos observar e procurar ajuda médica.

É uma condição que não causa cegueira permanente, apenas desconforto e maior dificuldade na visão em algumas situações, como dirigir à noite por exemplo.

O que pode provocar cegueira noturna?

A cegueira noturna é causada pela diminuição dos pigmentos dos receptores da retina (que chamamos de rodopsina), que são responsáveis por ajudar os nossos olhos a enxergar objetos que tenham mais luz.

Além disso, outros fatores podem provocar a cegueira noturna:

Sintomas

Os principais sintomas da cegueira noturna são:

Além disso, o que pode caracterizar a cegueira noturna é a sua presença nas tarefas do dia a dia: pode ser que seja muito difícil para você enxergar em um ambiente iluminado, ou fazer a transição de um ambiente escuro para o claro. Pode ser que sentiu dificuldade para dirigir ou ver o pôr-do-sol no fim da tarde.

Por isso, devemos estar sempre atentos aos sintomas, e cuidar da saúde dos nossos olhos.

Tratamentos

O tratamento para a cegueira noturna vai depender bastante da causa. Se é derivada de uma lesão ou problema ocular, como a miopia ou glaucoma por exemplo, é indicado o uso de óculos escuros ou lentes de contato

Se a causa é falta de vitamina A, deve-se incluir mais alimentos ricos nessa vitamina na dieta (ovos, leite, laranja, entre outros).

Para casos mais graves, o tratamento para cegueira noturna pode incluir cirurgia LASIK. 

Como a cegueira noturna é diagnosticada?

O oftalmologista terá que fazer exames oculares gerais e profundos, para descartar algumas hipóteses.

Pode ser também que ele faça um exame com um gráfico de cores, para detectar se de fato (e quanto) a sua visão está prejudicada.

Além disso, também é comum que o médico peça alguns exames clínicos, para medir o seu nível de vitamina A, a sua glicemia, e outros fatores que possam gerar cegueira noturna.

Como se prevenir da cegueira noturna

Quando a cegueira noturna é genética, não há chance de prevenção. Do contrário, alguns hábitos podem nos ajudar a prevenir a condição. 

  • Ingerir mais vitamina A na alimentação
  • Agendar exames médicos regulares – assim você descobre no início qualquer problema nos olhos
  • Usar óculos de sol ao ar livre
  • Fazer exercícios regularmente 

A vitamina que evita a cegueira noturna

Você já deve ter ouvido a sua mãe ou a sua avó falarem que cenoura faz bem para a visão. E elas estão certas!

A vitamina A é essencial para a saúde dos nossos olhos, pois ajuda a transformar positivamente os impulsos nervosos que formam a imagem na nossa retina. Por isso é tão importante ter como hábito ingerir na alimentação.

Ela está presente normalmente em alimentos alaranjados e avermelhados (como cenoura, abóbora etc) ou ainda, nas verduras de cor verde escuro (como couve, espinafre etc.).

A falta da vitamina A pode gerar uma doença progressiva chamada xeroftalmia. Para saber mais, acesse o nosso artigo completo sobre a condição.

Esperamos que nosso conteúdo possa ter te ajudado. Você já sabia que a cegueira noturna não é uma doença, mas um sintoma que pode indicar que algo não está certo com a sua saúde? 

Conte pra gente nos comentários.

Informação sobre saúde ocular na palma da sua mão

Nossos olhos são verdadeiros indicadores da nossa saúde e estar atento aos sinais e sintomas que eles nos mostram é de extrema importância. Cuidar da saúde ocular regularmente, visitando um oftalmologista, é essencial para garantir uma boa visão ao longo da vida, seja prevenindo doenças oculares ou tratando problemas de visão existentes.

Aqui na Lenscope, nós temos o propósito de levar informações sobre saúde ocular a todos e proporcionar acesso a lentes mais finas e óculos de qualidade por um valor mais acessível e com atendimento personalizado. . Então, caso você precise de lentes mais finas, pode contar com as nossas lentes de qualidade. Saiba mais sobre nossas lentes fazendo um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

Fontes

Healthline

Optometrist

Medical News Today

Hospital de olhos 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

1 comentário em “Cegueira noturna: como é, causas e como tratar”

  1. É comum, empresas nos enviarem funcionários para avaliar capacidades laborativas. Devemos instruir quanto a algumas restrições, pois não se trara de uma doença e sim, alguma incapacidade para algumas atividades especiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *