cegueira

Cegueira: entenda o que causa e formas de prevenção

0
(0)

A cegueira é a privação dos sentidos da visão em um ou em ambos os olhos. Muitas pessoas nascem cegas. Porém, também é possível ficar cego em decorrência de doenças oculares, principalmente relacionadas à idade.

Entre as doenças mais comuns causadoras de cegueira estão a degeneração macular, a catarata, a retinopatia diabética e o glaucoma. Além disso, acidentes também podem deixar uma pessoa cega. Em alguns casos é possível intervir com tratamentos específicos.

Mas, também há maneiras de prevenir a cegueira. E vamos falar sobre algumas delas neste artigo. 

Sinais que podem anteceder a cegueira

Alguns sinais podem anteceder a cegueira. Por isso, se você sentir algum dos sintomas, é melhor procurar um médico, por exemplo:

  • Visão nublada;
  • Incapacidade de ver formas;
  • Ver apenas sombras;
  • Visão noturna ruim;
  • Visão de túnel.

Sinais que indicam a cegueira em crianças

O sistema visual das crianças começa a se desenvolver no útero, e continua em desenvolvimento até os 2 anos de idade. Por isso, por volta de 6 a 8 semanas de idade, a criança deve ser capaz de fixar o olhar em um objeto e seguir seu movimento.

Então já aos 4 meses de idade, seus olhos devem estar alinhados corretamente e não devem estar voltados para dentro e nem para fora. Mas, caso os olhos do seu filho não siga esses padrões, é importante visitar um profissional.

Aliás, os sinais que indicam a cegueira infantil incluem por exemplo:

  • Esfregar os olhos constantemente;
  • Extrema sensibilidade à luz;
  • Focagem pobre;
  • Vermelhidão crônica dos olhos;
  • Lacrimejamento crônico dos olhos;
  • Pupila branca em vez de preta;
  • Rastreamento visual deficiente ou dificuldade em seguir um objeto com os olhos;
  • Alinhamento ou movimento anormal do olho após 6 meses de idade.

Causas comuns da cegueira

Inúmeros fatores podem ser responsáveis pela cegueira. Por isso, separamos as principais causas responsáveis pela privação de visão, são por exemplo.

Erros refrativos não corrigidos

Erros de refração não corrigidos, como por exemplo miopia, hipermetropia ou astigmatismo, podem causar deficiência visual grave.

Catarata

A catarata geralmente afeta pessoas com mais de 65 anos, mas também é um efeito colateral comum de doenças como diabetes. Aliás quando não diagnosticada e tratada, a catarata pode levar à cegueira.

Degeneração macular relacionado à idade

Não se sabe ao certo o que causa a degeneração macular, exceto que ela está intimamente ligada à idade. Embora seja uma condição indolor, você começará a perder a visão central, ocorre porque a mácula da retina começar a se deteriorar.

Maculopatia

A maculopatia é uma doença que afeta a parte posterior da retina chamada mácula. Portanto é uma doença é progressiva e pode levar à perda de visão, geralmente em ambos os olhos.

Glaucoma

O glaucoma ocorre porque há o acúmulo de fluido e pressão no olho. O dano causado pelo glaucoma pode ser irreversível, por isso é crucial que a condição seja diagnosticada e tratada o mais cedo possível. 

Retinopatia diabética

Mas se você sofre de diabetes, corre um risco maior de desenvolver problemas de visão devido à retinopatia diabética. Porque esta é uma condição em que os vasos sanguíneos do olho são danificados por níveis elevados de glicose no sangue. Aliás ainda em crianças, outras condições podem levar à cegueira. Veja a seguir!

Causas comuns da cegueira em crianças

Em crianças, os fatores mais comuns que podem prejudicar a visão ou causar cegueira, são por exemplo:

  • Infecções, como olho-de-rosa;
  • Dutos lacrimais bloqueados;
  • Catarata;
  • Estrabismo (olhos cruzados);
  • Ambliopia (olho preguiçoso); 
  • Ptose (pálpebra caída);
  • Glaucoma congênito;
  • Retinopatia da prematuridade, que ocorre em bebês prematuros quando os vasos sanguíneos que irrigam sua retina não estão totalmente desenvolvidos;
  • Desatenção visual ou atraso no desenvolvimento do sistema visual da criança;

Mas além disso, há aquelas doenças hereditárias que também podem causar cegueira. 

Doenças que podem causar cegueira e são hereditárias

Fatores genéticos influenciam em muitos tipos de doenças oculares, incluindo aquelas que são a principal causa de cegueira em bebês, crianças e adultos. Porque são mais de 350 doenças oculares hereditárias, entre elas estão por exemplo:

Já nesse caso, envolvendo doenças oculares genéticas, o oftalmologista deve encaminhar você a um centro especializado neste tipo de condição. 

Então após feito um acompanhamento especializado, com exames específicos, o profissional especialista, junto ao seu médico, deverá definir o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

É possível sofrer de cegueira repentinamente?

Embora os riscos são menores em pessoas saudáveis, qualquer pessoa pode ficar cega. Mesmo porque, sempre há o risco de acidentes que podem afetar os olhos e causar danos irreversíveis. Isso mesmo, aliás acidentes estão entre as causas comuns de cegueira.

Por isso é importante usar proteção ocular adequada ao realizar atividades de risco, como por exemplo esportivas ou mesmo em ambientes de trabalho. Mas além disso, é importante ficar atento, pois uma cegueira súbita pode ser sinal de outras doenças como:

Enxaqueca

Pode causar pontos cegos ou você pode sentir que está vendo luzes piscando. Mas, pode causar também cegueira súbita em ambos os olhos;

Arterite de células gigantes

Pode causar cegueira temporária em um olho e perda temporária de visão em pessoas com mais de 50 anos. Aliás se não for tratada, pode causar cegueira permanente ou de longo prazo;

Vasoespasmo retinal

Nesta condição o fluxo sanguíneo é afetado porque ocorre o aperto dos vasos sanguíneos da retina;

Glaucoma de ângulo fechado

Pode causar cegueira temporária em um dos olhos devido à pressão excessiva no olho. Isso é causado devido à protuberância da íris em seu olho, que impede que o fluido ocular drene adequadamente;

Hemorragia vítrea

É uma condição em que ocorre vazamento de sangue e pode causar bloqueio de luz que não pode entrar no olho e por isso torna difícil para você ver qualquer coisa;

Enxaqueca retiniana

Pode causar cegueira súbita em um olho e você pode não conseguir ver por cerca de 20 minutos;

Crises epilépticas

Em cerca de 10% das pessoas que sofrem de epilepsia, as convulsões podem ter um impacto no lobo occipital. Então isso pode causar perda de visão durante a convulsão ou após a convulsão;

Fenômeno uhthoff

Afeta pessoas com esclerose múltipla. Pessoas com esta condição que apresentam aumento da temperatura corporal podem ficar temporariamente cegas em um ou em ambos os olhos;

Coágulos

Bloqueia a artéria retiniana, o que pode causar cegueira. No entanto, em caso contrário, pode ser causado quando há bloqueio devido a um coágulo em um vaso sanguíneo.

Veja a seguir alguns fatores de risco para a cegueira!

Fatores de risco para a cegueira

Algumas condições aumentam o risco de cegueira. Entre os principais fatores de risco estão por exemplo:

  • Doenças oculares, como degeneração macular e glaucoma;
  • Diabetes;
  • Derrame;
  • Cirurgia ocular;
  • Trabalhos com ou perto de objetos pontiagudos ou produtos químicos tóxicos;
  • Nascimento prematuro (em caso de bebês).

Como a cegueira é diagnosticada?

A melhor maneira de diagnosticar a cegueira é fazendo um exame oftalmológico completo. O exame, feito por um optometrista ou oftalmologista, ajudará a determinar a causa de sua cegueira ou perda parcial de visão. O oftalmologista deverá fazer uma série de testes que medem:

  • A clareza da sua visão;
  • A função dos músculos oculares;
  • Como suas pupilas reagem à luz;

Além disso, será examinada a saúde geral de seus olhos usando uma lâmpada de fenda. Esta lâmpada é um microscópio de baixa potência emparelhado com uma luz de alta intensidade.

Diagnóstico de cegueira em crianças

Para diagnosticar a cegueira em crianças, um  pediatra fará um rastreio de problemas oculares no bebê logo após o nascimento. 

Depois disso, quando a criança completar 6 meses de idade, é importante levá-la a um oftalmologista ou pediatra para verificar novamente a acuidade visual, o foco e o alinhamento dos olhos.

O médico observará as estruturas dos olhos do seu filho e verá se eles podem seguir um objeto claro ou colorido. O bebê deve ser capaz de prestar atenção aos estímulos visuais por volta das 6 a 8 semanas de idade. Se ele não reagir à luz brilhando em seus olhos ou não focalizar objetos coloridos por volta dos 2 a 3 meses de idade, você deve pedir um exame dos olhos imediatamente.

Outros fatores que devem ser observados é se os olhos são estrábicos ou se têm quaisquer outros sintomas de deficiência visual. Em qualquer um destes casos é importante fazer um exame o quanto antes.

Tratamentos

Há casos e casos de cegueira. Porém, em algumas situações, uma ou mais das seguintes medidas pode ajudar a restaurar a visão:

  • Óculos;
  • Lentes de contato;
  • Cirurgia;
  • Medicamento.

Caso você sinta cegueira parcial que não pode ser corrigida, seu médico fornecerá orientações sobre como se portar com visão limitada. Por exemplo, você pode usar uma lupa para ler, aumentar o tamanho do texto no computador e usar relógios de áudio e audiolivros.

Já, com relação à cegueira completa, uma abordagem diferente é requerida. É preciso uma nova maneira de viver, além  do aprendizado de novas habilidades. Por exemplo, você pode precisar aprender como:

  • Ler Braille;
  • Usar um cão-guia.

Além disso, é recomendado organizar a casa para que você possa encontrar as coisas facilmente e ficar seguro, e dobrar o dinheiro de maneiras distintas para distinguir os valores das contas. 

Você também pode considerar a obtenção de alguns produtos adaptáveis, como um smartphone especializado, identificador de cor e utensílios de cozinha acessíveis. Há até equipamentos esportivos adaptáveis, como bolas de futebol sensoriais. Ou seja, apesar do novo estilo de vida, não há motivos para pânico. Além de que há formas de prevenir a cegueira. 

Formas de prevenir a cegueira

A melhor maneira de prevenir a cegueira é fazendo exames dos olhos regularmente.

Exames oculares periódicos garantem que você seja tratado precocemente caso tenha algum problema ocular ou em caso de ocorrências repentinas. Por isso, esteja atento! Isso pode evitar que você perca a visão. 

Quando um certo tipo de doença ocular é diagnosticada, é importante seguir as instruções dadas pelo oftalmologista sobre quais cuidados devem ser tomados. Ou seja, a proteção e os cuidados adequados para os olhos também podem reduzir as chances de você ficar cego.

Quando um problema ocular é detectado precocemente, a cegueira pode ser prevenida, desde que você tome as precauções necessárias sugeridas pelo oftalmologista. Por exemplo, quando o glaucoma é detectado precocemente, medidas oportunas e apropriadas podem ser tomadas para prevenir a cegueira. 

A qualquer momento, se você sentir que está sofrendo de cegueira ou qualquer tipo de perda de visão, marque uma consulta o mais cedo possível para garantir um tratamento rápido. Já, com relação às crianças, é indispensável fazer um exame ocular quando elas tiverem 6 meses e depois aos 3 anos. 

Além disso, quando seu filho completar 6 anos de idade, você deve fazer um exame dos olhos uma vez por ano para garantir que permaneçam saudáveis ​​e não apresentem sinais de cegueira. No entanto, se você sentir que ele têm sintomas de doença ocular ou qualquer problema ocular, é melhor consultar um oftalmologista o mais rápido possível. Afinal esperar que o problema desapareça sozinho nunca é a solução e pode levar à perda permanente da visão da criança. 

A importância de cuidados com a visão

Somando a isso, é importante ter em mente que algumas formas de cegueira ocorrem devido a dieta inadequada ou dieta sem valor nutricional. Nesses casos, a cegueira pode ser evitada se você fizer uma dieta adequada. 

Caso você tenha diabetes, por exemplo, é importante se concentrar em comer alimentos com baixo teor de açúcar. Exercícios adequados e a manutenção de um peso saudável são bons para a saúde geral e também para os olhos. 

Embora algumas coisas possam estar fora de seu controle, você deve se concentrar nas coisas que pode controlar. Você deve garantir que, se for obeso, trabalhará para ficar mais saudável, pois isso diminui o risco de cegueira.

Agora que você já sabe como prevenir a cegueira, tenha bons hábitos, pois sabemos que eles são indispensáveis para a saúde dos olhos. Além disso, saiba que é muito importante ir frequentemente ao oftalmologista e realizar testes de visão. Inclusive, você pode começar agora mesmo a cuidar dos seus olhos. Aproveite e Faça nosso teste de visão online e gratuito!

Mas nos conte, ficou com alguma dúvida? Então escreva para gente aqui nos comentários. Afinal, queremos saber mais de você.

Fontes

Cdc

Healthline

Essilor 

Health

Clevelandclinic

Rpbusa

Narayanahealth

Eyeinstitute

Medicinenet

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *