Ceratocone: saiba tudo sobre ceratocone

  • por
0
(0)

No artigo de hoje vamos falar sobre o ceratocone. Trata-se de uma doença degenerativa da córnea que pode comprometer severamente a visão. Então, nos acompanhe nessa leitura e te guiaremos com as informações mais importantes sobre a doença.

Nesse sentido, iremos te apresentar as causas do ceratocone, seus sintomas e os tratamentos disponíveis. Além disso, mostraremos quais os procedimentos cirúrgicos e também se há cura para o ceratocone. Vamos lá!

O que é o ceratocone?

A princípio, o ceratocone é uma doença genética degenerativa crônica que atinge a córnea. Para entendermos melhor, podemos comparar a córnea com o pára-brisa de um carro, que serve como uma proteção para os olhos.  Acontece que há em nossos olhos estruturas de fibra de colágeno que servem como sustentação e mantém as córneas no lugar.

Sendo assim, os portadores de ceratocone apresentam algum tipo de deficiência nessas estruturas, o que compromete a córnea e desencadeia a doença.  Por isso, a principal característica da condição é o afinamento e a deformação das córneas. Nesse sentido, ganham gradativamente um formato cônico e prejudicam sensivelmente a visão. 

ceratocone

 

Desta forma, as pessoas portadoras de ceratocone apresentam alto grau de astigmatismo e até miopia. 

Graus do Ceratocone e como afeta a visão

Conforme a doença avança, há fases, ou graus de severidade da mesma. Sendo assim, graus que indicam qual o melhor tratamento e o quanto a visão do paciente será comprometida. Podemos classificar assim:

  • Grau 1: chamado de ceratocone incipiente. Aqui, a distorção na córnea ainda é leve e o grau geralmente é baixo. Por isso, é indicado o uso de óculos de grau ou lentes de contato;
  • Grau 2: neste estágio, já percebe-se danos e alterações na córnea típicos do ceratocone. Geralmente, o tratamento mais eficaz é com lentes de contato rígidas; 
  • Grau 3: o ceratocone grau 3 é um estado avançado da doença, onde a córnea é irregular e bastante comprometida. Por isso, recomenda-se o uso de uma lente de contato gelatinosa para proteger a córnea. Além disso, por cima desta, a lente rígida para correção do grau;
  • Grau 4: aqui está o estágio mais avançado do ceratocone. Sendo assim, a visão está severamente comprometida. Desta forma, a córnea fica opaca e não oferece mais sustentação a nenhum tipo de lente. Neste caso o único tratamento é o transplante de córnea.

Principais sintomas do Ceratocone

Há alguns sinais e sintomas que devemos observar mesmo antes do diagnóstico do ceratocone:

  • Coceira nos olhos;
  • Necessidade frequente de troca de grau do óculos;
  • Visão dupla e/ou turva;
  • Maior sensibilidade à luz;
  • Visão desfocada;
  • Dor de cabeça;
  • Enxergar halos ao redor de fontes de luz; 
  • Astigmatismo;
  • Miopia, entre outros.

Como é feito o diagnóstico do ceratocone

 Há alguns exames que fazem o diagnóstico para o ceratocone. Sendo que todos eles são rápidos e indolores:

  • Exame de paquimetria: embora tenha um nome incomum, trata-se de um exame simples e indolor. Nesse sentido, o objetivo principal é medir com precisão a espessura da córnea. Essencialmente, há dois tipos de exame de paquimetria, sendo:
    •  paquimetria ultrassônica, usa-se um ultrassom para realizar o exame, e 
    •  paquimetria óptica, que faz uso de um microscópio;
  • Topografia córnea: mais um aliado importante no diagnóstico do ceratocone. A topografia da córnea avalia a curvatura da córnea em toda sua extensão, desde o centro até a sua periferia. Além disso, um exame de topografia da córnea vai indicar o melhor tratamento. Isso baseado na degeneração da córnea observada; 
  • Biomicroscopia: também conhecido como exame de lâmpada de fenda, este é um exame essencial na oftalmologia. Bem como o exame de paquimetria óptica, aqui se usa um microscópio. Porém, em conjunto com uma potente lâmpada que analisa diversas estruturas oculares, entre elas a córnea.  

Quais são as causas do ceratocone?

Atualmente, sabe-se que o ceratocone tem origem principalmente genética e hereditária. Porém, há alguns fatores que podem aumentar as chances de contrair a doença. 

  • Histórico familiar: caso haja alguém em sua família com essa condição, deve-se tomar cuidado redobrado. Dessa forma, fazendo exames periodicamente; 
  • Esfregar os olhos com frequência: coçar ou esfregar exageradamente os olhos pode eventualmente danificar  as córneas;
  • Doenças e síndromes, como asma, rinite alérgica, síndrome de Down e Ehlers-Danlos, entre outras, estão relacionadas ao aparecimento do ceratocone;
  • Idade: frequentemente, o ceratocone é mais comum dos 10 aos 30 anos. Porém há casos de pacientes que contraem o ceratocone depois dos 40 anos de idade.

Tratamento disponível para o ceratocone

Ao passo que há graus de avanço do ceratocone, estão disponíveis tratamentos para cada um deles. Assim, são basicamente divididos em uso de óculos ou lentes de contato e cirurgia para o ceratocone.Veremos a seguir.

  • Óculos ou lentes de contato:  o uso de óculos é o que se recomenda para o grau inicial da doença. Porém quando seu uso não produz o resultado satisfatório, deve-se passar para o uso de lentes de contato para ceratocone. Nesse caso, podem ser gelatinosas, semi rígidas ou rígidas. Isso dependendo do grau da doença e da adaptação de cada paciente;
  • Cirurgia para ceratocone: o tratamento mais indicado por especialistas é recorrer à cirurgia para correção da curvatura da córnea após o ceratocone avançar para os graus 3 ou 4, . Todavia, se a córnea não apresenta mais condições físicas ou está muito turva ou cônica, a melhor alternativa passa a ser o transplante de córnea.

Ceratocone tem cura? Cirurgia para ceratocone

Infelizmente, o ceratocone não tem cura. Por outro lado, quando diagnosticado e tratado corretamente, pode-se restabelecer ao paciente uma boa acuidade visual e, consequentemente, melhor qualidade de vida. Nesse sentido, nos casos mais severos de ceratocone em que a córnea ainda não está totalmente comprometida, há procedimentos com resultados encorajadores:

  • Anel Corneano: também conhecido como Anel de Ferrara ou Intracorneano.Trata-se de um pequeno anel implantado na camada interior da córnea. Assim, tem o objetivo de aumentar sua rigidez e auxiliar a regular a sua  curvatura. Desta forma, este é o processo indicado imediatamente após o uso de óculos e lentes de contato que não trouxeram resultados satisfatórios;  
  • Crosslinking da córnea: este é um procedimento simples. Após aplicação de anestesia local, o paciente recebe um colírio de vitamina B2 e, posteriormente, aplicações de raio laser de luz UV em sua córnea. Deste modo, o resultado é um aumento na rigidez da córnea e a estabilização da mesma. O Crosslinking da córnea serve bem para os casos iniciais a moderados do ceratocone. Também, para a faixa etária mais atingida pela doença, entre 18 e 25 anos;
  • Transplante de córnea: o último recurso, quando nenhum outro procedimento teve resultados positivos, é o transplante de córnea. A cirurgia funciona como qualquer outro transplante. Por isso, o paciente deve se cadastrar em um Banco de Olhos e estar apto a receber o órgão. Ou seja, saudável e sem doenças. Aqui, ressaltamos a importância de ser um doador de órgãos!      

Quanto custa uma cirurgia?

A princípio, uma cirurgia para ceratocone depende de vários fatores. Assim, como qual o tipo do procedimento indicado para  cada caso, bem como a clínica onde se realizará. Também, depende do seu plano de saúde e também a equipe de profissionais que fará a cirurgia. Por isso, somente após uma avaliação completa será possível saber o valor exato da intervenção cirúrgica.

Como prevenir o surgimento do Ceratocone?

Evidentemente, alguns fatores, como o genético e hereditário, fogem ao nosso controle. Contudo, o diagnóstico precoce e evitar alguns hábitos como coçar e esfregar demais os olhos, por exemplo, são valiosos aliados na prevenção do ceratocone. Por isso, se há histórico na família de pacientes com ceratocone, é importante realizar exames periodicamente. Isso no sentido de avaliar alguma eventual alteração nas córneas.

Lentes de óculos para ceratocone

De acordo com o que vimos ao longo dessa leitura, em suas fases iniciais, o tratamento do ceratocone se faz com o uso de óculos de grau e lentes de contato. Dessa forma, proporcionando uma visão nítida, mesmo sendo portador de ceratocone.

Por isso, mesmo que você opte por usar lentes de contato, e devido à sua vida útil relativamente curta, é válido considerar e adquirir um óculos de grau para situações de emergência. Por exemplo, uma longa viagem de avião, onde o ar da cabine é notavelmente mais seco. Desta forma, nós da Lenscope, disponibilizamos as lentes mais finas para todas as finalidades, com a comodidade de comprar sem sair de casa!

instagram

Tenha a melhor versão do seu óculos de grau sem sair de casa

Por último, agora que você já conhece o nosso portal de notícias, que tal conferir nosso serviço online de troca de lentes? Aqui, é possível fazer apenas a troca das lentes, caso você já tenha sua armação favorita. Então, faça um orçamento gratuito online com a gente! 

ceratocone - orçamento

Fontes: 

Webmd

Johns Hopkins Medicine

AAO

Mayo Clinic

Swagel Eye Institute

Keratoconus Australia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *