Ceratocone causas. Como tratar esse problema?

ceratocone causas
4
(2)

As principais causas do ceratocone estão ligadas a origem genética e hereditária. Uma característica típica da doença é afetar a superfície corneana e, por esse motivo, pode ser tratada como consequência do astigmatismo irregular, problema que causa a deformação da córnea do olho.

As causas para o problema podem ser: ceratocone ou doenças e alterações congênitas na superfície da córnea do olho. Embora possam estar interligados, ceratocone e astigmatismo irregular são problemas de visão diferentes.

Pessoas com ceratocone apresentam a região central do olho mais fina e fraca e, devido a isso, passam a enxergar de maneira distorcida, com pouca nitidez. Ou seja, podem apresentar graus elevados de miopia ou astigmatismo. 

E é por esse motivo que, no início, o ceratocone pode se apresentar como um astigmatismo irregular. Ou seja, quando a superfície da córnea e do cristalino apresentam irregularidades.

ceratocone causas

Sintomas

Os principais sintomas que indicam que uma pessoa tem ceratocone são:

  • Dores de cabeça
  • Visão dupla
  • Coceira nos olhos
  • Muita sensibilidade à luz ou claridade
  • Ver círculos (halos) ao redor de fontes de luz
  • Visão embaçada ou distorcida (para longe e/ou para perto)

Os sintomas do ceratocone podem ser semelhantes com os de outros problemas de visão, mas é essencial lembrar que para os casos de ceratocone a evolução do problema é muito rápida.

Além disso, são sintomas que variam de acordo com os estágios da doença. 

Como exemplo, para os estágios avançados, acaba acontecendo o recuo da pálpebra inferior. Isso ocorre devido ao aumento do formato cônico do olho, levando o paciente a uma perda progressiva da visão.

Assim, o paciente nota que é cada vez mais comum precisar aumentar o grau das lentes dos óculos até, por fim, a única solução ser o uso das lentes de contato, podendo ser de diferentes tipos.

Tratamentos 

O tratamento do ceratocone pode ser feito através do uso de óculos e lentes de contato quando o diagnóstico é precoce.

ceratocone causas

Para casos mais avançados da doença, é necessário realizar procedimentos cirúrgicos, como transplante de córnea ou Crosslinking (a laser).

Porém, quem define o melhor tratamento a ser seguido é o médico especialista. Isso porque ele sempre vai priorizar a qualidade da visão e o bem-estar do paciente.

Na primeira fase da doença, o ceratocone pode ser tratado por meio do uso de óculos de grau.

Isso porque neste estágio a córnea ainda não está muito deformada e o astigmatismo irregular ainda é baixo. No entanto, conforme a doença evolui, os óculos já não conseguem corrigir o problema.

Na segunda fase o astigmatismo já está mais elevado e só é possível recuperar a acuidade visual com lente de contato rígidas, que vão uniformizar o formato da córnea.

Quando chega à terceira fase, o ceratocone já está em um nível intermediário e a córnea já está bastante comprometida.

Nesse caso, a implantação dos anéis intracorneanos é uma ótima opção para tratar a doença. Os anéis irão corrigir a curvatura da córnea e impedir que a doença se agrave. É um procedimento simples e rápido que pode evitar uma possível cirurgia mais séria.

Veja detalhes de cada cirurgia neste link.

Valor de cirurgia para ceratocone

Desde 2016, é possível fazer o Crosslinking, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Anualmente, 2.434 pessoas com ceratocone são tratadas pelo SUS, no Brasil. Além do Crosslinking, o SUS também oferece o implante intracorneano para tratar o ceratocone e outras doenças oculares, como o glaucoma e a catarata

Em clínicas e hospitais particulares a média de preço pago do Crosslinking pode chegar em torno de R$4.000. Já para implantar os anéis de Ferrara (anéis intracorneano) o valor pode chegar a R$ 7.000 por implante. 

Por esse motivo que a doação de órgãos é tão importante no Brasil e no mundo. Afinal é um gesto de gentileza que ajuda no tratamento gratuito do ceratocone para futuros portadores da doença, além de vários outros sérios problemas de saúde. 

Se você deseja se tornar um doador, a atitude mais importante é informar sua vontade a seus familiares uma vez que, após sua morte, eles decidirão sobre a doação.

Lembre-se sempre que o ceratocone e o astigmatismo irregular são problemas oculares distintos e que merecem seus cuidados. O ceratocone pode surgir como uma consequência do astigmatismo irregular, uma vez que esse problema resulta na deformação da córnea do olho.

Não se esqueça de se consultar com o oftalmologista frequentemente e discuta com seu médico os melhores tratamentos, após o diagnóstico do ceratocone, para aliar o seu bem-estar à solução da doença.

Quer deixar sua dúvida ou sugestão nos comentários? Fique à vontade! Vamos adorar te ver por aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *